A Itaipu Binacional recebeu. na manhã desta quarta-feira (23), uma comitiva com prefeitos e representantes das 10 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná, a AMCESPAR, com o objetivo de conhecer a empresa e entender melhor a destinação dos recursos do programa Itaipu Mais que Energia, em consonância com o governo federal. Obras que envolvem saneamento ambiental, manejo de água e solo e energias renováveis somam quase R$ 20 milhões em investimentos da Itaipu nesses municípios.
A comitiva foi recebida no Centro de Recepção de Visitantes pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. Ele ressaltou a importância das ações da Itaipu para o desenvolvimento socioambiental, lembrando que em oportunidades de conversa como essa, os prefeitos têm a oportunidade de conhecer não apenas a estrutura, mas também os propósitos das ações desenvolvidas pela empresa.
JÁ CONHECE O NOTA PARANÁ? SAIBA MAIS
“Nós trazemos esse debate das mudanças climáticas, de como nós podemos somar esforços para cuidar do meio ambiente, cuidar da economia, cuidar das pessoas, e é esse nosso objetivo com ações que nós desenvolvemos. E é um compromisso com todos os prefeitos. Aqui, são dez municípios, municípios que têm muita agricultura familiar, que têm dificuldade com estrutura, e nós já temos algumas parcerias para ajudar a comunidade”, ressaltou Carboni.
Para o prefeito de Rio Azul e presidente da AMCESPAR, Leandro Jasinski, a Itaipu é uma empresa que traz muito orgulho para o estado do Paraná e para o Brasil. Ele destacou a importância e alegria de conhecer as instalações da Usina, além de entender melhor sobre os investimentos realizados. “A gente sempre via esses benefícios para outros municípios aqui da região oeste, e nós, que pertencemos a outra região, agora estamos sendo beneficiados também, então a gente fica feliz com essa oportunidade que a Itaipu está nos concedendo. Todos os nossos municípios precisam de ajuda, precisam de investimentos, e vão com certeza contribuir bastante para o crescimento e desenvolvimento de toda a região”, disse Jasinski.
Irati, dentre as cidades pertencentes da AMCESPAR, é a que tem o maior avanço nas obras do pacote de investimentos do Itaipu Mais que Energia. Estão previstas a instalação de dois biodigestores, de um sistema de abastecimento de água potável, de um, sistema de geração fotovoltaica, pavimentação asfáltica e recuperação de nascentes. A vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa, comentou sobre a instalação da usina fotovoltaica no paço municipal: “É uma grande satisfação para a gente receber da Itaipu, que é uma geradora de energia, esse sistema. Representa uma grande economia para o nosso município, principalmente no paço municipal, que gasta realmente muita energia. Hoje, temos 100% da obra concluída”.
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO DETRAN? SAIBA MAIS
Larissa comentou ainda que os valores economizados poderão voltar para a população, com a destinação desses recursos para outras áreas do município. “Provavelmente estaremos destinando ou para a área da saúde ou para a área da educação, que são aquelas que mais sofrem com a falta de subsídio”, comentou a vice-prefeita.
Outra obra com avanços significativos na cidade é a pavimentação asfáltica na localidade Monjolo, no interior do município, que já conta com 33% de conclusão e vai beneficiar muitas famílias da região. Larissa Mazepa destacou ainda que “antigamente, a Itaipu levava subsídios só para cidades lindeiras, e hoje, nós temos uma cidade que não é lindeira, como Irati, recebendo subsídios da Itaipu e podendo ajudar cada vez mais os seus munícipes, dentro do estado do Paraná”.
Esses investimentos fazem parte da missão de Itaipu e ajudaram a empresa a se tornar o que ela é hoje, como disse o diretor de Coordenação, Carlos Carboni. “Os investimentos socioambientais são parte da ação da Itaipu Binacional; não existiria Itaipu Binacional, com a grandeza que é, com a importância que ela tem, se ela não fizesse esses investimentos”.
Além do prefeito de Rio Azul e da vice-prefeita de Irati, também estiveram na comitiva representantes das cidades de Teixeira Soares, Rebouças, Prudentópolis, Mallet, Imbituva, Inacio Martins, Guamiranga e Fernandes Pinheiro.
FONTE: ITAIPU
0 Comments:
O que você achou desta matéria???