A Prefeitura de Maringá celebrou neste domingo, 13, os 100 primeiros dias de trabalho de 2025 com uma programação especial voltada à comunidade e com a entrega da obra de reforma do Salão Comunitário no Jardim Alvorada. O espaço de lazer e convivência, que passou por uma reforma completa por meio de recursos obtidos de emendas dos deputados Zeca Dirceu e Ricardo Barros, foi devolvido aos moradores do bairro.
Durante toda a manhã, a comunidade teve acesso a diversos serviços gratuitos por meio do projeto ‘Maringá + Cidadania’. A ação, organizada pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com diversas secretarias municipais e instituições de ensino superior da cidade, reuniu serviços como avaliação odontológica, teste de glicemia, aferição de pressão, aulão de dança, brinquedos infláveis e muito mais.
O prefeito Silvio Barros destacou a alegria e agradeceu a presença da comunidade e autoridades na celebração dos 100 dias. “Agradeço a confiança que todos vocês depositam em nós. Hoje, de forma muito especial, estamos devolvendo para a comunidade o Salão Comunitário que estava fechado há mais de cinco anos. As pessoas poderão voltar a usar esse espaço, que está no padrão que a população merece”, disse.
A vice-prefeita Sandra Jacovós destacou a dedicação contínua da gestão municipal desde o primeiro dia do ano. “Foram 100 dias de ações, de muito trabalho, respeito pelos maringaenses e também de ajustes. Hoje estamos aqui para apresentar tudo o que foi feito, mas sabemos que temos muito mais para fazer e estamos comprometidos com isso.” Ela lembrou as ações realizadas pelo município, como a entrega de dois módulos da Guarda Civil Municipal, um em Iguatemi e outro na Zona Sul, as melhorias em infraestrutura e limpeza urbana, a antecipação da entrega de 10 novos leitos de UTI no Hospital da Criança, entre outros avanços.
A secretária da Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, reforçou o compromisso de aproximar os serviços da população. “Hoje é um dia de muita alegria. Essa é a segunda edição do nosso projeto ‘Maringá + Cidadania’, com muitas instituições nos auxiliando e com a presença da população. Estaremos a cada mês em um bairro de Maringá para atender a comunidade e trazer os serviços até vocês”, afirmou
O presidente da União de Moradores do Jardim Alvorada, Ademir Vanzo, celebrou a reabertura do Salão Comunitário. “Esse é um momento de muita alegria, ver o Salão Comunitário voltar para a comunidade. Essa era uma reivindicação muito antiga dos moradores aqui do bairro. Vamos voltar a fazer a festa no nosso Salão”, celebrou. O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Alvorada, Valdeci Ponceti, também agradeceu à gestão pela reabertura do espaço. “Faz cinco anos que este Salão está fechado e em menos de 100 dias, vocês entregaram esse espaço, que agora está à disposição da comunidade”, comemorou.
O vereador Mário Hossokawa destacou a importância do Salão Comunitário para a população. “Finalmente a comunidade poderá utilizar esse espaço e realizar grandes eventos. Quero parabenizar o prefeito e todas as secretarias pelas grandes obras e realizações deste dia. Tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, disse.
O deputado estadual Delegado Jacovós celebrou os avanços. “Foram 100 dias voltados à comunidade. A entrega do Salão Comunitário representa o respeito à comunidade do Jardim Alvorada, com essas pessoas que são pioneiras e fizeram com que Maringá fosse grande”, frisou. Já o deputado federal Ricardo Barros reforçou que “o objetivo é atender as demandas da população. Nosso compromisso é com a gente de Maringá. Vamos continuar nesse trabalho, de buscar recursos para a nossa cidade”.
O deputado federal Zeca Dirceu reafirmou o compromisso da União com o desenvolvimento da cidade. “Quando vi a situação do Salão Comunitário, não pensei duas vezes para destinar recursos do orçamento federal. É gratificante estar aqui e ver que o esforço valeu a pena”. O deputado estadual Adriano José também reafirmou o compromisso de trazer recursos para a cidade. “Tenho certeza de que, juntos, transformaremos Maringá”, frisou.
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, que representou o governador Ratinho Jr., falou das conquistas para Maringá. “Essa gestão pegou a cidade com várias demandas e sem dinheiro para investimento. Uma cidade inteira para colocar em ordem. Com muito trabalho e competência da equipe, Maringá será colocada novamente em evidência”, reforçou.
Também estiveram presentes no evento a presidente da Câmara, vereadora Majô Capdeboscq, os vereadores William Gentil, Uilian da Farmácia, Ângelo Salgueiro, Akemi Nishimori, Professora Ana Lúcia, Giselli Bianchini, Diogo Altamir, Júnior Bravin, Luiz Neto, Pastor Jeremias, Lemuel Rodrigues, Ítalo Maronezze e Pastor Sandro, além de secretários municipais e outras autoridades.
Participação da comunidade - Moradora do Jardim Alvorada há 38 anos, Neusa Silva Camargo, de 67 anos, celebrou a reabertura do Salão Comunitário. “Eu vendia roupas e sapatos no Salão Comunitário e soube que o espaço será reaberto, agora vou retomar as vendas. Também aproveitei para pegar roupas usadas para minha filha que mora no sítio.” Francisca Rosa Cristo, de 47 anos, que também é moradora do bairro, participou das ações do ‘Maringá + Cidadania’. “Achei o evento maravilhoso. Fiz o teste de glicemia e aferi pressão arterial e está tudo certo, graças a Deus”, afirmou.
A Odélia de Souza Almeida, de 61 anos, mora no Parque Avenida e também prestigiou o evento. “Soube do evento pela internet e vim com meu filho para fazer os serviços de saúde”, disse.
Novas ambulâncias - Durante o evento, também foram entregues cinco novas ambulâncias do Samu, viabilizadas por meio de emenda do deputado federal Zeca Dirceu. “Além da entrega do Salão Comunitário, hoje também celebramos a entrega de cinco ambulâncias para o Samu, um investimento muito necessário para renovar a frota que tem mais de 10 anos de uso.” Outras quatro ambulâncias serão entregues em maio, por meio de emenda do deputado federal Ricardo Barros.
Obras da Morangueira - Também neste domingo, 13, a Prefeitura entregou as obras na Avenida Morangueira, solucionando um problema histórico de alagamentos registrados no local. As obras, realizadas por meio das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura, incluem a implantação de um dreno natural, ampliação das galerias pluviais e instalação de novas bocas de lobo.
Os serviços realizados pela equipe do município e com materiais da Pedreira Municipal reforçam a eficiência do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. A obra teve investimento de R$ 300 mil e, ao ser realizada pela equipe própria do município, garantiu economia de mais de R$ 600 mil.