IPVA 2025: segunda parcela para placas de finais 3 e 4 vence nesta sexta-feira

 


A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 para proprietários de veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta sexta-feira (21). Em todo o Paraná, mais de 2,8 milhões de carros, caminhões e motocicletas optaram pelo parcelamento em cinco vezes, segundo dados da Receita Estadual.

Isso corresponde a cerca de 71% dos mais de 4 milhões de veículos tributados em todo o Estado. Para esses proprietários, é fundamental acompanhar os prazos de vencimento, que variam conforme o final da placa do veículo.

Para esta segunda parcela, as datas de vencimento variam entre 20 e 26 de fevereiro, a depender do final da placa. 

Finais 1 e 2: 20/02 (vencido)

Finais 3 e 4: 21/02

Finais 5 e 6: 24/02

Finais 7 e 8: 25/02

Finais 9 e 0: 26/02


À VISTA – Desde o último 30 de janeiro, os proprietários de veículos não têm mais a opção de fazer o pagamento do IPVA 2025 em cota única — ou seja, sem a possibilidade de aproveitar o desconto de 6% oferecido a quem fizesse a quitação do imposto à vista. Ao todo, 1,1 milhão de motoristas aproveitaram o benefício neste ano.

COMO PAGAR – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Assim, para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android iOS.

A recomendação é que o contribuinte acesse diretamente os canais oficiais, evitando clicar em links enviados por e-mail ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, o ideal é sempre garantir que ele termine com a extensão “pr.gov.br”.

Outra dica importante é sempre conferir o destinatário do pagamento, seja pela guia quanto no pagamento via Pix. No caso, a informação que deve constar é sempre “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS 

Com novas contratações, Estado vai acelerar 731 mil atendimentos em especialidades



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou, nesta quarta-feira (19), o Ato Convocatório nº 09/2025 , uma forma de convocar e contratar estabelecimentos de saúde (privados/filantrópicos/municipais) para a Oferta de Cuidados Integrados (OCI). Com a implementação desse modelo, estima-se que sejam realizados 731.716 novos atendimentos em 2025 em especialidades como cardiologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

O valor total estimado para esta fase da política é de R$ 130,4 milhões, dos quais R$ 57,7 milhões serão destinados aos contratos firmados com estabelecimentos sob gestão estadual. O montante financeiro contempla a execução dos procedimentos previstos no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP).

A iniciativa busca ampliar a integralidade e o acesso a serviços ambulatoriais especializados de forma regionalizada, reduzindo filas e o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.O ato faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), vinculado à Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES), do Ministério da Saúde (MS).

As chamadas OCIs representam um modelo diferente na atenção ambulatorial especializada, organizando um conjunto de procedimentos — consultas, exames e outras intervenções — e tecnologias de cuidado de forma integrada, inclusive com adesão dos municípios. O objetivo é garantir um atendimento mais rápido, facilitando diagnósticos e tratamentos, além de assegurar um processo eficiente de referência e contrarreferência entre os diferentes níveis de atenção à saúde.

Além da ampliação dos atendimentos, a Sesa prevê uma série de ações de capacitação profissional ao longo de 2025. Estão programados eventos estaduais, macrorregionais e regionais, além de oficinas, cursos de aperfeiçoamento e especialização, com a expectativa de qualificar pelo menos 4.000 profissionais na área.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca a importância da iniciativa para a ampliação do acesso a especialistas no SUS. “O Paraná tem se empenhado em buscar soluções para garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população. Com as Ofertas de Cuidados Integrados, fortalecemos a regionalização da saúde, reduzimos o tempo de espera e proporcionamos mais qualidade na assistência aos paranaenses", afirmou.

A coordenadora de Contratualização de Cuidados em Saúde da Sesa, Raquel Mazetti Castro, reforça a relevância da iniciativa. “O Paraná é um dos primeiros estados a concluir todas as etapas de implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O modelo representa um avanço importante na organização da atenção ambulatorial especializada e irá promover um atendimento muito mais eficiente e humanizado para a população”, disse.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Assembleia debate resultados do primeiro ano dos novos pedágios no Paraná

 


A cobrança das tarifas nos novos contratos de pedágio do Paraná completa um ano em março. Para avaliar esse primeiro período, a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná realizará uma audiência pública no dia 24 de março, às 9h, no Plenarinho.

O evento tem como objetivo analisar os resultados, desdobramentos e perspectivas da nova concessão. Com o tema "Primeiro Ano dos Pedágios: Resultados, Desdobramentos e Perspectivas", a audiência reunirá autoridades, representantes das concessionárias, órgãos fiscalizadores e a sociedade civil organizada.

Por proposição do deputado Fabio Oliveira, a audiência será essencial para orientar os próximos anos dos contratos de concessão. “Não podemos esquecer o passado, quando obras ficaram inacabadas, denúncias foram feitas e acordos de leniência foram firmados com as concessionárias”, alertou o parlamentar.

“O nosso objetivo é garantir transparência ao cidadão paranaense e fiscalizar as ações realizadas nesse primeiro ano, além de acompanhar os planos para o futuro”, acrescentou Fabio Oliveira. Também participarão representantes do setor produtivo e de entidades de classe, como o CREA-PR e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

A Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura tem acompanhado de perto o novo modelo de concessão, promovendo reuniões periódicas com o setor produtivo e entidades como o G7, grupo que reúne as principais federações empresariais do estado.

Esses encontros têm sido fundamentais para debater os contratos e avaliar a qualidade da infraestrutura viária do Paraná. O evento será aberto ao público e representará uma oportunidade para que a população acompanhe a evolução do novo pedágio e contribua com sugestões e questionamentos.

Serviço:

Data: segunda-feira, 24 de março

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

Tema: "Primeiro Ano dos Pedágios: Resultados, Desdobramentos e Perspectivas"



FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Capital do Vinho do Paraná, Bituruna é destaque em roteiro nacional de enoturismo

 

O Paraná é palco, ao longo desta semana, de uma Press Trip Nacional – quando comunicadores, como influenciadores e jornalistas, são convidados para conhecer um destino turístico e divulgá-lo. Promovida pelo Sebrae Nacional em parceria com outras organizações, ela tem como foco a valorização das vitivinícolas e locais de enoturismo, segmento turístico que envolve o plantio, produção e degustação de vinhos.

Por conta de suas fortes raízes ligadas à produção da bebida, além da presença de roteiros e locais com grande apelo turístico, abertos para visitação, o município de Bituruna, no Sul do Paraná, foi escolhido como pano de fundo para esta edição da iniciativa.

A ação começou na segunda (17) e segue até sexta-feira (21), com visitas técnicas, degustações e experiências envolvendo o enoturismo estadual. Todo o roteiro da semana conta com acompanhamento do Viaje Paraná – órgão de promoção do Estado vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

Os participantes já visitaram locais como a Vinícola Sanber, onde houve degustações e harmonizações dos vinhos da cidade e de queijos do Sudoeste paranaense. Também estão no roteiro visitas a outros locais ligados ao turismo da região, como produções que têm como principal produto a Erva-mate, empórios, restaurantes e demais propriedades.

Outras experiências são um passeio de trator em meio aos parreirais e um city tour por Bituruna, conhecendo pontos turísticos como a Estátua de Santa Bárbara, o Parque de Eventos  e o Garrafão, uma grande escultura que reflete toda a tradição do município com o manejo da uva.

“Eu já tinha visitado algumas vinícolas em São José dos Pinhais, próximas a Curitiba, então tinha noção dessa herança da colonização do Estado, mas essa experiência aqui foi uma surpresa, porque não conhecia esse núcleo italiano tão forte que há no Interior paranaense. Provamos o vinho de Indicação Geográfica aqui de Bituruna e tanto o sabor quanto a experiência são incríveis”, relatou Francine Agnoletto, de Estrela, do Rio Grande do Sul.

O jornalista Willian Batista, de Guarapuava, explica que visitar Bituruna é mergulhar em uma experiência envolvendo os vinhos, as produções e, sobretudo, a história da região.

“Tem sido uma experiência incrível conhecer a Capital do Vinho do Paraná. Conhecemos vinícolas incríveis, que têm muita história, por meio dessa herança familiar que se desenvolve nesta região do Estado. A avaliação que fazemos deste município é das melhores, por conta dos atrativos e da cultura, aliados aos aspectos contemporâneos. Vale a pena conhecer Bituruna”, explicou.

Nesta quarta os participantes devem visitar a Vinícola Bertoletti e outros produtores rurais especializados na vitivinicultura. Até a sexta-feira terão contato como outros atrativos, vinícolas, pontos turísticos e experiências envolvendo o enoturismo da cidade.

INICIATIVA – A Press Trip é organizada pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).

Denominado de Projeto Imagem (PI), a ação busca valorizar e dar visibilidade a polos vitivinícolas e enoturísticos no País, mostrando para os brasileiros a diversidade e riqueza dos destinos turísticos ligados à cultura e produção da uva e do vinho no Brasil.

“Queremos mostrar os potenciais regionais dentro da vitivinicultura e do enoturismo, desde os desenvolvidos até os mais autênticos, para que os próprios brasileiros conheçam e reconheçam esse valor cultural e essa herança que o local carrega”, diz Martha Caus, coordenadora do projeto.

BITURUNA – Conhecida como a Capital Paranaense do Vinho, Bituruna está localizada na região Sul do Estado, a aproximadamente 313 quilômetros de Curitiba. O município conta com grande influência de sua colonização de origem italiana e gaúcha, o que refletiu ao longo dos anos em um grande desenvolvimento do cultivo da uva, usada na produção do vinho, mas também em sua gastronomia, turismo e como fonte de renda de muitos produtores locais.

Dentre os 16 selos paranaenses de Indicação Geográfica (IG), Bituruna também conta com um reconhecimento. Concedido ao vinho fabricado com a uva do tipo “Casca Dura”, a indicação foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O título certifica produtos ou serviços cujas características e métodos de produção estão ligados à sua origem geográfica, valorizando história, tradição, cultura e economia locais. Serve, assim, como um atestado de excelência de qualidade.

O reconhecimento foi dado à Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), formada por quatro vinícolas: Bertoletti, Sanber, Di Sandi e Dell Mont. A Agência Estadual de Notícias conta com uma série de reportagens especiais sobre os produtos paranaenses chancelados pela Indicação Geográfica, entre eles, os Vinhos de Bituruna. Saiba mais AQUI.

Desde 2019, o Governo do Estado reforça o incentivo à produção de uvas, sucos e vinhos com a criação do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis). Além de ajudar a produzir mais e com qualidade superior, o programa também apoia a industrialização, a comercialização e o desenvolvimento do turismo em torno da uva.

CMTU inicia pintura na praça da Concha Acústica

 

Em breve, a icônica Concha Acústica, erguida há 68 anos na Praça Primeiro de Maio, no centro de Londrina, vai estar de cara nova. A Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), começou a revitalizar o tradicional espaço com serviço completo de pintura. O trabalho, conduzido por uma equipe especial do setor de Operações da companhia, deverá ser concluído até a semana que vem, dependendo das condições meteorológicas.

No local, estão sendo repintadas as grades, os bancos de concreto, bancos de madeira, muretas, meio-fio, o piso do espaço da concha e o próprio monumento. As ações vão consumir cerca de 6 galões e 8 baldes de tinta, além de 5 litros de solvente, entre outros materiais especiais. O trabalho da companhia faz parte do “Viva o Centro”, programa iniciado e promovido pela gestão do prefeito Tiago Amaral.

De acordo com o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a proposta é tornar as manutenções e os cuidados rotineiros “não só ali na Conchamas também em outros espaços públicos”. Segundo ele, capina, roçagem e pintura são prioridades.

Capinas – Além de reparos e pinturas na Concha Acústica, a Prefeitura e a CMTU estão efetuando a capina e roçagem de pelo menos 67 pontos de 24 bairros, especialmente na periferia. Nesta semana, por exemplo, a companhia iniciou a programação de capina de 523.400 metros quadrados de áreas verdes (áreas públicas, fundos de vale, praças, vielas, canteiros, laterais e outros lotes), que devem ser concluídos ainda neste mês. O trabalho também está sendo executado pela equipe de Operações da CMTU.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Novas obras no Litoral: Estado projeta ampla revitalização do centro histórico de Paranaguá

 

O Governo do Estado trabalha em um projeto para uma ampla revitalização do centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê. O objetivo é promover requalificação urbana da região, o que deverá garantir mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes, assim como reforçar o potencial turístico da cidade litorânea, conhecida pela sua relevância cultural e histórica.

As intervenções englobam uma área de mais de 55 mil metros quadrados do centro histórico. Entre as obras previstas, estão melhorias na pavimentação, calçamento, iluminação pública, paisagismo, além de construção de novos trapiches, ciclovia, estacionamento, centro gastronômico e a ampliação do Mercado Municipal, com a anexação do Mercado do Peixe em sua estrutura.

Os estudos estão sendo coordenados pela Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, que contratou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) para prestação de serviços técnicos visando a elaboração do anteprojeto. O projeto arquitetônico é assinado pela Ricardo Amaral Arquitetos Associados, escritório que também foi responsável pela proposta da Fábrica da Ideias de Curitiba.

As obras devem ser licitadas por meio de processo licitatório conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, a revitalização do Centro Histórico de Paranaguá faz parte de um grande pacote de melhorias estruturais e logísticas do Litoral do Estado visando a valorização da região.

“Nos últimos anos o Estado investiu em obras emblemáticas para o Litoral, como a revitalização da Orla de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba, e Paranaguá, que é a cidade mãe do Paraná, também precisava de uma repaginação para poder atrair mais turistas, assim como dar mais qualidade de vida aos seus moradores”, afirmou.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura de Paranaguá. Como contrapartida ao projeto, a administração municipal é responsável pela obtenção da licença ambiental inicial junto ao IAT, chamada de licença prévia, além da realização de estudos complementares.

“Todos os projetos prévios que competem ao Estado estão praticamente prontos e aguardamos agora um estudo de sondagem por parte da Prefeitura de Paranaguá”, esclareceu o secretário do Planejamento. “Nossa expectativa é publicar o edital até o final de março e, se tudo correr conforme o planejado, até o segundo semestre poderemos dar a ordem de serviço da obra, que tem um cronograma de execução em 12 meses”.

REQUALIFICAÇÃO COMPLETA – Entre as principais obras planejadas, está a construção de um novo mercado de peixes anexo ao Mercado Municipal Nilton Abel de Lima, localizado em um terreno de quase 4,3 mil hectares, que também será revitalizado.

Esta obra estava prevista em uma contrato de 2016, mas até 2020 a empresa havia executado apenas 30% dos serviços, o que fez com que o Governo do Estado rescindisse o contrato por causa da incapacidade da contratada.

Depois da rescisão, o governador decidiu ampliar o projeto, que além do novo Mercado do Peixe passou a englobar uma área muito mais ampla, incluindo boa a Orla do Rio Itiberê, a construção de um novo centro gastronômico, novos trapiches, a requalificação da passarela dos Valadares e obras de pavimentação, acessibilidade, iluminação pública e paisagismo ao longo da região.

A reforma e ampliação do Mercado Municipal inclui a construção de 30 boxes para o comércio de pescados e três boxes para o comércio de ostras, além da inclusão de sanitários para os visitantes, vestiários, espaços para limpeza de produtos destinados aos comerciantes e uma nova circulação vertical, com escadaria e elevador. Um novo trapiche também será construído para facilitar o descarregamento diário dos pescadores.

No pavimento superior, haverá a ampliação do terraço para o atendimento dos restaurantes existentes no local, enquanto na área externa serão construídas novas estruturas, incluindo uma fábrica de gelo e cisterna. A fachada do Mercado Municipal também será revitalizada com uma nova pintura e a instalação de janelas.

Com a construção do novo mercado de peixes, a antiga estrutura será demolida para dar espaço a um novo estacionamento, também já incluso no projeto de requalificação.

Diferentemente das demais estruturas, o anteprojeto do Mercado do Peixe está sendo elaborado pelo próprio IAT.

Para o presidente do Instituto, José Luiz Scroccaro, a conclusão da obra vai garantir um espaço de trabalho definitivo, organizado e bem distribuído para que os pescadores de Paranaguá possam comercializar seus produtos.

“Vai ser um empreendimento importante para o desenvolvimento do município, não apenas por movimentar o mercado de peixes da região, mas também pelo potencial turístico do mercado, que está muito bem localizado dentro de Paranaguá”, explicou.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

FECOP abre inscrições para as Escolinhas de Esporte

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da FECOP - Fundação de Esportes de Cornélio Procópio, abriu as inscrições para as Escolinhas de Esporte. As aulas são gratuitas e voltadas para crianças e adolescentes, abrangendo três modalidades: futebol de campo, futsal e handebol. Segundo Eurico Pedroso, presidente da FECOP, as atividades fazem parte de um projeto de incentivo à prática esportiva e ocorrem em diversos locais da cidade. As inscrições podem ser feitas nos locais onde as atividades serão realizadas.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Veja os dias da semana e horários:
Futebol de Campo
• Terças e quintas-feiras: 9h e 14h, no campo da Vila.
• Segundas e quartas-feiras: 14h, no campo sintético do centro.
• Quartas-feiras: 9h, no campo sintético do centro.
Futsal
• Jovens nascidos entre 2005 e 2008: terças e quintas, às 18h, no Clube da Gente.
• Nascidos entre 2008 e 2011: terças, quintas e sextas, às 14h, no Ginásio de Esportes Gatinho.
• Nascidos entre 2012 e 2015: segundas, quartas e sextas, às 17h, na quadra da Escola Municipal Eunice Gatti.
Handebol
• Terças-feiras: 16h, no Ginásio de Esportes Gatinho.
As aulas são ministradas por profissionais capacitados e têm como objetivo não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também a promoção da saúde e o incentivo à convivência social entre os jovens. De acordo com Eurico Pedroso, a iniciativa busca democratizar o acesso ao esporte e formar novas gerações de atletas. “Queremos que todas as crianças e jovens da cidade tenham a oportunidade de praticar esportes de forma gratuita e com qualidade”, afirma.
O prefeito Raphael Sampaio também destacou a importância do projeto: “O esporte é uma ferramenta poderosa para a educação e a formação cidadã. Este trabalho que estamos desenvolvendo junto à FECOP é essencial para o futuro dos nossos jovens”, declarou.


FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Boletim semanal da dengue confirma 1.598 novos casos e mais um óbito no Paraná

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (18) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 1.598 novos casos da doença e mais um óbito.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 28.401 notificações, 5.323 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.

O novo óbito, ocorrido em 24 de janeiro de 2025, é de uma paciente de 43 anos, com comorbidades e que residia no município de Carlópolis, na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. No total, 367 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 216 tiveram casos confirmados.

As regionais com mais casos confirmados neste período epidemiológico são a de Paranavaí (1.726); de Londrina (1.075); de Umuarama (391); Cianorte (387) e Maringá (371). As com menos registros são Irati (1), União da Vitória (3), Campo Mourão (4), Ivaiporã (8) e Pato Branco (16).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 162 casos de Chikungunya, com um total de 529 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 14 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.


“CONEXÃO COLABORATIVA” apresenta à AMP Soluções inovadoras em educação para os municípios

 

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos, esteve nesta terça-feira, 18, em São Paulo participando do evento “CONEXÃO COLABORATIVA”. Promovido pela Colaborativa e pela Google For Education, o evento discutiu a adoção de iniciativas inovadoras nas redes públicas de ensino.

Edimar destacou a importância do encontro. “O evento é  relevante porque oferece às prefeituras soluções inovadoras para acelerar a educação nos nossos municípios”, avaliou.

“Nosso objetivo é  mostrar caminhos para estabelecimentos jornada de inovação”, disse José Dutra Neto, diretor Pedagógico da Colaborativa. As ações e vantagens incluem a implantação de tecnologias educacionais, a segurança da informação e boas práticas de governança, a digitalização de processos administrativos e a redução de custos operacionais.

Fabiana Klinger, gerente de Parcerias do Google, apresentou várias ferramentas oferecidas pela empresa, como o Google Workspace e o Google Classrooom.

CASE DE SUCESSO

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), foi um dos palestrantes do evento.

Ele destacou a parceria com a Colaborativa. “Tivemos a preocupação de não fazer a tecnologia agir sozinha. Ela tem que estar alinhada com o projeto pedagógico do município”, disse o prefeito.



FONTE: ASSESSORIA AMP

Alexandre Curi anuncia sessões da Assembleia Itinerante nos bairros de Curitiba

 

O programa Assembleia Itinerante, que percorre o Paraná levando o Parlamento para perto da população, agora estará também mais próximo dos curitibanos. O presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou nesta segunda-feira (17) que serão realizadas edições do programa em Curitiba, com o objetivo de ouvir as demandas locais.

“A novidade é que vamos levar a Assembleia Itinerante para a capital do Estado. A ideia é começar pelo bairro Boqueirão. Já conversei com o prefeito Eduardo Pimentel para que possamos realizar essas reuniões em conjunto com a prefeitura”, afirmou Curi durante uma coletiva de imprensa antes da sessão plenária. A intenção é realizar a edição inaugural alusiva ao aniversário de 332 anos da cidade.

As sessões especiais em Curitiba reforçam a intensa agenda do programa para 2025, iniciativa da Mesa Executiva para aprimorar a interlocução da Casa Legislativa com os paranaenses. Segundo Curi, a meta é ampliar o número de eventos.

“Já temos participação confirmada em quatro cidades. Estaremos, pela primeira vez, em Paranavaí, na Exposição Feira Agropecuária e Industrial (março), na Expo Telêmaco (março), na Expo Londrina (abril) e na Expoingá (maio)”, destacou o presidente.

Curi fez um balanço positivo das últimas interiorizações, que contaram com grande participação de parlamentares, tanto no Show Rural Coopavel, em Cascavel, quanto em Foz do Iguaçu, onde um estande foi montado no evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo governo estadual. No início do mês, o programa também esteve em Arapongas, durante a Movelpar Home Show.

“Foi uma semana muito produtiva. Pela primeira vez na história, a Assembleia esteve na cidade de Cascavel, na maior feira agropecuária da América Latina, com a presença de 38 deputados. Saímos de lá com diversas demandas, além de prestarmos homenagens a várias personalidades. Tivemos também a presença de quase 70 prefeitos do Sudoeste do Paraná. Em Foz do Iguaçu, estivemos no maior encontro de lideranças políticas da história do Estado, com 370 prefeitos e 100 ex-prefeitos presentes. Nossa expectativa é aumentar a participação dos deputados, pois nosso objetivo é percorrer as diferentes regiões e alcançar os 399 municípios até dezembro de 2026”, acrescentou.

Desde 2023, já foram realizadas 17 sessões especiais de interiorização, além de estandes em quatro grandes eventos paranaenses. Nesse período, mais de quatro mil reivindicações foram recebidas de diversos segmentos da sociedade.



FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Prefeita Elizabeth recebe entidades e debate ações para continuidade de voos em PG

 

Em reunião na tarde desta terça-feira (18) com representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e do Núcleo das Indústrias, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a necessidade de ampliar a frequência dos voos no Aeroporto Sant'Ana e diversificar os destinos, indo além da atual rota para Campinas (SP).

A prefeita já solicitou uma audiência com o governador Ratinho Junior para garantir a continuidade dos voos comerciais. O objetivo é viabilizar incentivos fiscais, como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, para tornar as operações mais atrativas para as companhias aéreas, em especial a Azul.

“A nossa meta é garantir que Ponta Grossa tenha um aeroporto funcional e competitivo. Para isso, precisamos do apoio do Governo do Estado na concessão de incentivos e da adesão do setor empresarial na utilização dos serviços aéreos. Essa é uma demanda essencial para o crescimento econômico da cidade”, afirmou Elizabeth.

A Prefeitura de Ponta Grossa segue em articulação com o setor público e privado para viabilizar as condições necessárias para que o Aeroporto Sant’Ana opere plenamente. “Somos a quarta cidade que mais gera riquezas para o Paraná, e a que mais gera no interior do estado. Queremos um transporte aéreo eficiente e acessível para os ponta-grossenses”, finalizou a prefeita.

Posicionamento da ACIPG

Presente na reunião, a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, reforçou a importância do Aeroporto Sant'Ana para o desenvolvimento regional. “A continuidade dos voos comerciais impulsiona não só o turismo, mas também a atração de investimentos e a mobilidade empresarial”, ressaltou no encontro.


FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA

Palhares assina Pacto pela Inovação para Jacarezinho

 

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, assinou a adesão do município ao Pacto pela Inovação, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que visa fortalecer a cultura da inovação, qualificar jovens e modernizar a administração pública. A assinatura ocorreu durante o evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, e contou com a presença do vice-prefeito Antonio Neto e do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Leandro Lima.


A adesão ao pacto garante que Jacarezinho avance em estratégias de transformação digital, possibilitando a implementação de políticas públicas voltadas para ciência e tecnologia e a captação de recursos estaduais para investimentos no setor. Entre as principais iniciativas estão a criação de fundos e conselhos municipais de inovação, além da oferta de cursos e capacitações para jovens em programação, robótica e informática.




“Essa é uma grande conquista para Jacarezinho. A inovação é um caminho essencial para o desenvolvimento, e agora teremos ainda mais suporte para implementar soluções tecnológicas que beneficiem toda a população”, destacou Palhares.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O programa também prevê a chegada da Carreta da Inovação, uma unidade móvel equipada com tecnologia de ponta que oferecerá oficinas e treinamentos para a população em diversas áreas. 


Com essa iniciativa, Jacarezinho se posiciona entre os municípios que mais investem no futuro da educação e da inovação, garantindo novas oportunidades para os jovens e maior eficiência na gestão pública.



FONTE: ASSESSORIA

Secretaria de Saúde realiza reunião com agentes comunitários

Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Primeiro de Maio promoveu uma reunião de trabalho com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nas unidades de saúde da cidade, incluindo os distritos de Ibiaci e Vila Gandhy. O encontro teve como principal objetivo alinhar estratégias para melhorar o atendimento e o monitoramento das condições de saúde nas comunidades, além de fortalecer a atuação dos ACS no território.

Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel essencial na promoção de saúde e prevenção de doenças. Suas funções incluem visitas domiciliares, acompanhamento da saúde das famílias, orientação sobre cuidados preventivos e realização de atividades educativas. Além disso, eles atuam como importantes interlocutores entre a população e as unidades de saúde, garantindo que as necessidades da comunidade sejam atendidas de forma mais próxima e eficaz.

Durante a reunião, foi discutido o trabalho realizado também nas áreas de Ibiaci e Vila Gandhy, destacando a importância de estreitar ainda mais a comunicação e a colaboração entre os ACS e as equipes das unidades de saúde. A Secretaria de Saúde enfatizou a relevância de cada agente como peça chave na identificação precoce de problemas de saúde e no acompanhamento contínuo das condições de vida da população.

A reunião também abordou temas como a necessidade de atualização constante das práticas dos ACS, além de ações voltadas para a prevenção de doenças crônicas, controle de epidemias e educação em saúde, reforçando o compromisso da Secretaria com o bem-estar da comunidade local.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Primeiro de Maio

Turismo na Escola: projeto de educação para valorizar riquezas locais chega a Tomazina

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promoveu nesta terça-feira (18) mais uma etapa inicial de capacitação de professores dentro do projeto Turismo na Escola, desta vez em Tomazina, no Norte Pioneiro. Foram capacitados 10 profissionais da Escola Municipal do Campo José Emídio Martins E.I.E.F, na área rural do município.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


O Turismo da Escola leva a alunos de ensino fundamental de escolas municipais conteúdos que visam despertar a atenção para as riquezas naturais e culturais do Paraná e da região e valorizar o turismo. O conteúdo é aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A capacitação com educadores, promovida pela Setu-PR, é a primeira etapa do projeto, quando são explicadas as diretrizes da ação.

Tomazina, com 8.426 habitantes (IBGE, 2022), possui atração de turismo religioso, abrigando o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio, considerado a Capela Sistina do Norte Pioneiro do Paraná. O município tem também o Morro do Cruzeiro, muito buscado por praticantes de asa-delta e paraglider; o Parque das Corredeiras; o Salto Cavalcanti, que conta com restaurante à beira de uma cachoeira. Tomazina também faz parte do trajeto da Rota do Rosário, importante roteiro ligado ao turismo religioso paranaense.

O projeto Turismo na Escola já vem sendo implantado no Estado de forma individualizada em alguns municípios desde 2023. A Setu-PR também elaborou uma cartilha que explica os benefícios da ação dentro dos municípios. Com o evento desta terça-feira em Tomazina, o projeto já abrange cinco regiões: Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Oeste e, agora, Norte Pioneiro. A iniciativa alcança a marca de 260 profissionais capacitados, impactando mais de 1.960 alunos.

A adesão dos municípios se dá através das escolas e das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que são instituições responsáveis por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. São desenvolvidas atividades com os alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental.

“Com esse projeto, estamos incentivando que os alunos desenvolvam um senso de pertencimento, de orgulho de seus municípios, regiões e do próprio Estado. Quando o aluno entra em contato com turismo, espalha esse conhecimento também na família, entre os amigos e para todo um círculo de convivência, divulgando de forma natural o setor paranaense”, diz o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

FOMENTO AO CONHECIMENTO – A capacitação inicial é um momento de grande entusiasmo dos docentes, que passam a interpretar e entender o turismo também como ferramenta de ensino, incitando a busca pela identificação de potenciais locais. Tomazina, por exemplo, conta com diversos atrativos ligados a diferentes segmentos turísticos.

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Thayany Heidgger, acredita que, por meio da educação, é possível construir um futuro melhor e fortalecer o turismo local. “Estamos felizes e entusiasmados em dar início a esse projeto. Levar o turismo aos alunos é passar a eles o potencial que temos, nossa história e atrativos, para que valorizem o lugar onde vivem, enxergando o setor como uma fonte de renda e de oportunidades ao município”, explicou.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

CONSEG Jacarezinho recebe Carta Constitutiva em solenidade com autoridades estaduais e municipais

 

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Jacarezinho oficializou sua atuação com a entrega da Carta Constitutiva, em um Ato Solene realizado na última segunda-feira (17), no Sindicato Rural do município.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Coronel RR Chehade Elias Geha, chefe estadual dos CONSEGs, o vereador José Antônio Costa (Republicanos) e o secretário municipal Vanderlei Pereira, que representou o prefeito Marcelo Palhares. Também participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Departamento Penitenciário (DEPEN), além de vereadores de Carlópolis, reforçando o compromisso regional com a segurança pública.

Para o presidente do CONSEG Jacarezinho, Sargento Aparecido Luís, a oficialização do conselho representa um avanço significativo para a segurança da cidade.

“O CONSEG fortalece a parceria entre a sociedade e as forças de segurança, permitindo que a população tenha voz ativa nas decisões que impactam diretamente a segurança do município. Nosso compromisso agora é ampliar esse diálogo e buscar soluções eficazes”, afirmou.

O Coronel RR Chehade Elias Geha destacou a importância da estruturação do CONSEG em Jacarezinho e ressaltou que a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da segurança local. Representantes das forças de segurança também reforçaram a importância da atuação integrada entre as instituições e a sociedade civil.

 Com a entrega da Carta Constitutiva, o CONSEG Jacarezinho passa a atuar de forma ainda mais estruturada, promovendo ações voltadas à segurança pública e à participação comunitária na prevenção da criminalidade.


FONTE: ASSESSORIA

Prefeito dá posse a sete novas Professoras na rede Municipal



A semana da gestão do Prefeito Gil Martins começou com uma agenda muito importante com a posse de sete novas Professoras: Ana Flávia Moreira Richter, que irá trabalhar na Escola Municipal Sagrada Família; Daiane Maria de Mello Prado, também na Escola Sagrada Família; Dhulirrane da Silva, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Loja Maçônica; Ivone Lourenço, no Cmei São Gabriel; Letícia Loiola de Souza, no Cmei Professora Neuza Mari (Cmei João Galdino); Silvana Bianconi, na Escola Rural Bairro dos Glórias; e Suelen Ferreira Capelini, no Cmei Loja Maçônica (Cmei Hermínia Patrial).

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O ato de posse se deu no gabinete do Executivo na manhã desta segunda-feira, dia 17, contando com a presença da Secretária Municipal de Educação e Esporte, Lucimara Ildefonso; da Coordenadora do Ensino Fundamental, Célia Maria Candido da Silva; Assessor Jurídico da Prefeitura, advogado Adilson Anacleto; Secretário Municipal de Gestão, advogado Tobias de Almeida; e o Diretor Municipal de Recursos Humanos, Maurício Moreira Júnior.



Na ocasião o Prefeito Gil destacou que “vejo a Educação como ferramenta mais de transformação da vida das pessoas, pois é a mãe das profissões”. E completou: “meu desejo e da Secretária de Educação também é que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) avance, mas devemos dar ferramentas e condições para um bom trabalho, ou seja, é mais do que uma nota, é a valorização de quem executa, de quem está na ponta, que são os professores e, na construção de nosso Plano de Governo deixamos bem claro a humanização”.


A Secretária Lucimara ressaltou que “a Secretaria estará sempre à disposição, apoiando, ouvindo e, os locais onde irão trabalhar, já estão de portas abertas esperando por vocês”. E o Secretário de Gestão Tobias enfatizou: “admiro esta bela profissão”.


Silvana Bianconi, que já é Professora do Estado, disse que era um sonho também estar no quadro de professores do Município. “Queria muito fazer o concurso e ainda fui bastante incentivada por uma amiga. Fiz, passei e, hoje, é uma alegria imensa estar aqui na Prefeitura e tomar posse”. Ivone Lourenço, que reside no Bairro Aparecidinho 3 falou: “estou muito feliz, também era um sonho tanto fazer o concurso, passar, como ser convocada e hoje isso é uma realidade. Eu trabalhei no Projeto Bóia Fria por dois anos e Deus permitiu que este sonho se realizasse. Também agradeço o Prefeito e a Secretária que nos acolheram com tanto carinho”.


Em seguida, todas as professoras assinaram o termo de posse e, na parte da tarde, já se deslocaram para seus locais de trabalho.



Assessoria

Romanelli pede ampliação do Cartão Comida Boa no Paraná

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) pediu nesta segunda-feira (17) ao governo do Estado, no requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa, que reavalie os valores pagos pelo Cartão Comida Boa frente à alta dos preços dos alimentos que impactam sobremaneira o custo de vida para as famílias mais pobres e desfavorecidas.


"Em época de carestia do preço dos alimentos, é necessário que os governos tomem medidas efetivas para reduzir o impacto para as famílias de menor renda. Uma das medidas é claro, é aumentar a produção de alimentos, a outra é o governo federal criar estoques reguladores para manter os preços de forma adequada para o consumidor", afirmou Romanelli ao defender o aumento do benefício estadual pago hoje a 122,8 mil famílias paranaenses.


Atualmente, as famílias beneficiadas recebem o auxílio por meio de um cartão magnético, com carga mensal no dia 25 de cada mês, no valor de R$ 80,00, explica o deputado do programa criado em 2021 durante a pandemia da covid. "O valor não é alto, mas permite por exemplo uma família média comprar mistura do mês, não vai conseguir é claro comprar a carne vermelha, mas vai comprar frango. É hora de reavaliar esse valor e pagar o benefício pelo número de integrantes de uma família", apontou o deputado.


O benefício deve ser utilizado somente em compra direta em supermercados, exceto bebidas alcoólicas e fumígenos, e funciona como uma renda complementar para a aquisição de comida pelas famílias de baixa renda. O investimento do Governo do Paraná desde 2021 já chegou a R$ 158,3 milhões.


*Carestia*

Romanelli considera que a alta dos preços nos alimentos e a consequente dificuldade enfrentada das pessoas em situação de vulnerabilidade social para adquirir produtos essenciais a uma alimentação adequada, justificam a realização de um estudo para a reavaliação do Programa Comida Boa. "A reavaliação pretendida busca adequar o valor pago, levando em consideração o número de integrantes de cada família beneficiada. Dessa forma, um repasse ajustado à realidade de cada núcleo familiar é fundamental para que o Programa Comida Boa cumpra sua finalidade", disse.


Pesquisa Quaest divulgada neste domingo, 16, aponta que oito de cada dez brasileiros sentem a alta nos preços dos alimentos. A percepção alcança todas as classes sociais, mas o impacto  maior, obviamente, nos setores mais vulneráveis da população. Dados do IPCA apontam que os preços dos itens do grupo de alimentos e bebidas subiram nos últimos cinco meses. A alta acumulada de 5,4% no período supera a inflação de todo o ano de 2024 (4,83%).  


Já o estudo do Centro de Liderança Pública avalia que "fatores internos" desempenharam um papel muito mais relevante no aumento dos preços domésticos de alimentos no ano passado. E recomenda transferências diretas aos mais vulneráveis para combater os seus efeitos. "É justamente isto que pretendemos com a ampliação do Comida Boa, que é um programa estadual de transferência de renda".


FONTE: ASSESSORIA