Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Boletim semanal da dengue confirma 1.598 novos casos e mais um óbito no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (18) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 1.598 novos casos da doença e mais um óbito.
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 28.401 notificações, 5.323 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.
O novo óbito, ocorrido em 24 de janeiro de 2025, é de uma paciente de 43 anos, com comorbidades e que residia no município de Carlópolis, na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. No total, 367 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 216 tiveram casos confirmados.
As regionais com mais casos confirmados neste período epidemiológico são a de Paranavaí (1.726); de Londrina (1.075); de Umuarama (391); Cianorte (387) e Maringá (371). As com menos registros são Irati (1), União da Vitória (3), Campo Mourão (4), Ivaiporã (8) e Pato Branco (16).
OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 162 casos de Chikungunya, com um total de 529 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 14 notificações, sem casos confirmados.
Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.
“CONEXÃO COLABORATIVA” apresenta à AMP Soluções inovadoras em educação para os municípios
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos, esteve nesta terça-feira, 18, em São Paulo participando do evento “CONEXÃO COLABORATIVA”. Promovido pela Colaborativa e pela Google For Education, o evento discutiu a adoção de iniciativas inovadoras nas redes públicas de ensino.
Edimar destacou a importância do encontro. “O evento é relevante porque oferece às prefeituras soluções inovadoras para acelerar a educação nos nossos municípios”, avaliou.
“Nosso objetivo é mostrar caminhos para estabelecimentos jornada de inovação”, disse José Dutra Neto, diretor Pedagógico da Colaborativa. As ações e vantagens incluem a implantação de tecnologias educacionais, a segurança da informação e boas práticas de governança, a digitalização de processos administrativos e a redução de custos operacionais.
Fabiana Klinger, gerente de Parcerias do Google, apresentou várias ferramentas oferecidas pela empresa, como o Google Workspace e o Google Classrooom.
CASE DE SUCESSO
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), foi um dos palestrantes do evento.
Ele destacou a parceria com a Colaborativa. “Tivemos a preocupação de não fazer a tecnologia agir sozinha. Ela tem que estar alinhada com o projeto pedagógico do município”, disse o prefeito.
FONTE: ASSESSORIA AMP
Alexandre Curi anuncia sessões da Assembleia Itinerante nos bairros de Curitiba
O programa Assembleia Itinerante, que percorre o Paraná levando o Parlamento para perto da população, agora estará também mais próximo dos curitibanos. O presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou nesta segunda-feira (17) que serão realizadas edições do programa em Curitiba, com o objetivo de ouvir as demandas locais.
“A novidade é que vamos levar a Assembleia Itinerante para a capital do Estado. A ideia é começar pelo bairro Boqueirão. Já conversei com o prefeito Eduardo Pimentel para que possamos realizar essas reuniões em conjunto com a prefeitura”, afirmou Curi durante uma coletiva de imprensa antes da sessão plenária. A intenção é realizar a edição inaugural alusiva ao aniversário de 332 anos da cidade.
As sessões especiais em Curitiba reforçam a intensa agenda do programa para 2025, iniciativa da Mesa Executiva para aprimorar a interlocução da Casa Legislativa com os paranaenses. Segundo Curi, a meta é ampliar o número de eventos.
“Já temos participação confirmada em quatro cidades. Estaremos, pela primeira vez, em Paranavaí, na Exposição Feira Agropecuária e Industrial (março), na Expo Telêmaco (março), na Expo Londrina (abril) e na Expoingá (maio)”, destacou o presidente.
Curi fez um balanço positivo das últimas interiorizações, que contaram com grande participação de parlamentares, tanto no Show Rural Coopavel, em Cascavel, quanto em Foz do Iguaçu, onde um estande foi montado no evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo governo estadual. No início do mês, o programa também esteve em Arapongas, durante a Movelpar Home Show.
“Foi uma semana muito produtiva. Pela primeira vez na história, a Assembleia esteve na cidade de Cascavel, na maior feira agropecuária da América Latina, com a presença de 38 deputados. Saímos de lá com diversas demandas, além de prestarmos homenagens a várias personalidades. Tivemos também a presença de quase 70 prefeitos do Sudoeste do Paraná. Em Foz do Iguaçu, estivemos no maior encontro de lideranças políticas da história do Estado, com 370 prefeitos e 100 ex-prefeitos presentes. Nossa expectativa é aumentar a participação dos deputados, pois nosso objetivo é percorrer as diferentes regiões e alcançar os 399 municípios até dezembro de 2026”, acrescentou.
Desde 2023, já foram realizadas 17 sessões especiais de interiorização, além de estandes em quatro grandes eventos paranaenses. Nesse período, mais de quatro mil reivindicações foram recebidas de diversos segmentos da sociedade.
FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Prefeita Elizabeth recebe entidades e debate ações para continuidade de voos em PG
Palhares assina Pacto pela Inovação para Jacarezinho
O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, assinou a adesão do município ao Pacto pela Inovação, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que visa fortalecer a cultura da inovação, qualificar jovens e modernizar a administração pública. A assinatura ocorreu durante o evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, e contou com a presença do vice-prefeito Antonio Neto e do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Leandro Lima.
A adesão ao pacto garante que Jacarezinho avance em estratégias de transformação digital, possibilitando a implementação de políticas públicas voltadas para ciência e tecnologia e a captação de recursos estaduais para investimentos no setor. Entre as principais iniciativas estão a criação de fundos e conselhos municipais de inovação, além da oferta de cursos e capacitações para jovens em programação, robótica e informática.
“Essa é uma grande conquista para Jacarezinho. A inovação é um caminho essencial para o desenvolvimento, e agora teremos ainda mais suporte para implementar soluções tecnológicas que beneficiem toda a população”, destacou Palhares.
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
O programa também prevê a chegada da Carreta da Inovação, uma unidade móvel equipada com tecnologia de ponta que oferecerá oficinas e treinamentos para a população em diversas áreas.
Com essa iniciativa, Jacarezinho se posiciona entre os municípios que mais investem no futuro da educação e da inovação, garantindo novas oportunidades para os jovens e maior eficiência na gestão pública.
FONTE: ASSESSORIA
Turismo na Escola: projeto de educação para valorizar riquezas locais chega a Tomazina
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promoveu nesta terça-feira (18) mais uma etapa inicial de capacitação de professores dentro do projeto Turismo na Escola, desta vez em Tomazina, no Norte Pioneiro. Foram capacitados 10 profissionais da Escola Municipal do Campo José Emídio Martins E.I.E.F, na área rural do município.
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
O Turismo da Escola leva a alunos de ensino fundamental de escolas municipais conteúdos que visam despertar a atenção para as riquezas naturais e culturais do Paraná e da região e valorizar o turismo. O conteúdo é aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A capacitação com educadores, promovida pela Setu-PR, é a primeira etapa do projeto, quando são explicadas as diretrizes da ação.
Tomazina, com 8.426 habitantes (IBGE, 2022), possui atração de turismo religioso, abrigando o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio, considerado a Capela Sistina do Norte Pioneiro do Paraná. O município tem também o Morro do Cruzeiro, muito buscado por praticantes de asa-delta e paraglider; o Parque das Corredeiras; o Salto Cavalcanti, que conta com restaurante à beira de uma cachoeira. Tomazina também faz parte do trajeto da Rota do Rosário, importante roteiro ligado ao turismo religioso paranaense.
O projeto Turismo na Escola já vem sendo implantado no Estado de forma individualizada em alguns municípios desde 2023. A Setu-PR também elaborou uma cartilha que explica os benefícios da ação dentro dos municípios. Com o evento desta terça-feira em Tomazina, o projeto já abrange cinco regiões: Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Oeste e, agora, Norte Pioneiro. A iniciativa alcança a marca de 260 profissionais capacitados, impactando mais de 1.960 alunos.
A adesão dos municípios se dá através das escolas e das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que são instituições responsáveis por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. São desenvolvidas atividades com os alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental.
“Com esse projeto, estamos incentivando que os alunos desenvolvam um senso de pertencimento, de orgulho de seus municípios, regiões e do próprio Estado. Quando o aluno entra em contato com turismo, espalha esse conhecimento também na família, entre os amigos e para todo um círculo de convivência, divulgando de forma natural o setor paranaense”, diz o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
FOMENTO AO CONHECIMENTO – A capacitação inicial é um momento de grande entusiasmo dos docentes, que passam a interpretar e entender o turismo também como ferramenta de ensino, incitando a busca pela identificação de potenciais locais. Tomazina, por exemplo, conta com diversos atrativos ligados a diferentes segmentos turísticos.
A secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Thayany Heidgger, acredita que, por meio da educação, é possível construir um futuro melhor e fortalecer o turismo local. “Estamos felizes e entusiasmados em dar início a esse projeto. Levar o turismo aos alunos é passar a eles o potencial que temos, nossa história e atrativos, para que valorizem o lugar onde vivem, enxergando o setor como uma fonte de renda e de oportunidades ao município”, explicou.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
CONSEG Jacarezinho recebe Carta Constitutiva em solenidade com autoridades estaduais e municipais
O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Jacarezinho oficializou sua atuação com a entrega da Carta Constitutiva, em um Ato Solene realizado na última segunda-feira (17), no Sindicato Rural do município.
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Coronel RR Chehade Elias Geha, chefe estadual dos CONSEGs, o vereador José Antônio Costa (Republicanos) e o secretário municipal Vanderlei Pereira, que representou o prefeito Marcelo Palhares. Também participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Departamento Penitenciário (DEPEN), além de vereadores de Carlópolis, reforçando o compromisso regional com a segurança pública.
Para o presidente do CONSEG Jacarezinho, Sargento Aparecido Luís, a oficialização do conselho representa um avanço significativo para a segurança da cidade.
“O CONSEG fortalece a parceria entre a sociedade e as forças de segurança, permitindo que a população tenha voz ativa nas decisões que impactam diretamente a segurança do município. Nosso compromisso agora é ampliar esse diálogo e buscar soluções eficazes”, afirmou.
O Coronel RR Chehade Elias Geha destacou a importância da estruturação do CONSEG em Jacarezinho e ressaltou que a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da segurança local. Representantes das forças de segurança também reforçaram a importância da atuação integrada entre as instituições e a sociedade civil.
Com a entrega da Carta Constitutiva, o CONSEG Jacarezinho passa a atuar de forma ainda mais estruturada, promovendo ações voltadas à segurança pública e à participação comunitária na prevenção da criminalidade.
FONTE: ASSESSORIA
Prefeito dá posse a sete novas Professoras na rede Municipal
A semana da gestão do Prefeito Gil Martins começou com uma agenda muito importante com a posse de sete novas Professoras: Ana Flávia Moreira Richter, que irá trabalhar na Escola Municipal Sagrada Família; Daiane Maria de Mello Prado, também na Escola Sagrada Família; Dhulirrane da Silva, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Loja Maçônica; Ivone Lourenço, no Cmei São Gabriel; Letícia Loiola de Souza, no Cmei Professora Neuza Mari (Cmei João Galdino); Silvana Bianconi, na Escola Rural Bairro dos Glórias; e Suelen Ferreira Capelini, no Cmei Loja Maçônica (Cmei Hermínia Patrial).
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
O ato de posse se deu no gabinete do Executivo na manhã desta segunda-feira, dia 17, contando com a presença da Secretária Municipal de Educação e Esporte, Lucimara Ildefonso; da Coordenadora do Ensino Fundamental, Célia Maria Candido da Silva; Assessor Jurídico da Prefeitura, advogado Adilson Anacleto; Secretário Municipal de Gestão, advogado Tobias de Almeida; e o Diretor Municipal de Recursos Humanos, Maurício Moreira Júnior.
Na ocasião o Prefeito Gil destacou que “vejo a Educação como ferramenta mais de transformação da vida das pessoas, pois é a mãe das profissões”. E completou: “meu desejo e da Secretária de Educação também é que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) avance, mas devemos dar ferramentas e condições para um bom trabalho, ou seja, é mais do que uma nota, é a valorização de quem executa, de quem está na ponta, que são os professores e, na construção de nosso Plano de Governo deixamos bem claro a humanização”.
A Secretária Lucimara ressaltou que “a Secretaria estará sempre à disposição, apoiando, ouvindo e, os locais onde irão trabalhar, já estão de portas abertas esperando por vocês”. E o Secretário de Gestão Tobias enfatizou: “admiro esta bela profissão”.
Silvana Bianconi, que já é Professora do Estado, disse que era um sonho também estar no quadro de professores do Município. “Queria muito fazer o concurso e ainda fui bastante incentivada por uma amiga. Fiz, passei e, hoje, é uma alegria imensa estar aqui na Prefeitura e tomar posse”. Ivone Lourenço, que reside no Bairro Aparecidinho 3 falou: “estou muito feliz, também era um sonho tanto fazer o concurso, passar, como ser convocada e hoje isso é uma realidade. Eu trabalhei no Projeto Bóia Fria por dois anos e Deus permitiu que este sonho se realizasse. Também agradeço o Prefeito e a Secretária que nos acolheram com tanto carinho”.
Em seguida, todas as professoras assinaram o termo de posse e, na parte da tarde, já se deslocaram para seus locais de trabalho.
Assessoria
Romanelli pede ampliação do Cartão Comida Boa no Paraná
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) pediu nesta segunda-feira (17) ao governo do Estado, no requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa, que reavalie os valores pagos pelo Cartão Comida Boa frente à alta dos preços dos alimentos que impactam sobremaneira o custo de vida para as famílias mais pobres e desfavorecidas.
"Em época de carestia do preço dos alimentos, é necessário que os governos tomem medidas efetivas para reduzir o impacto para as famílias de menor renda. Uma das medidas é claro, é aumentar a produção de alimentos, a outra é o governo federal criar estoques reguladores para manter os preços de forma adequada para o consumidor", afirmou Romanelli ao defender o aumento do benefício estadual pago hoje a 122,8 mil famílias paranaenses.
Atualmente, as famílias beneficiadas recebem o auxílio por meio de um cartão magnético, com carga mensal no dia 25 de cada mês, no valor de R$ 80,00, explica o deputado do programa criado em 2021 durante a pandemia da covid. "O valor não é alto, mas permite por exemplo uma família média comprar mistura do mês, não vai conseguir é claro comprar a carne vermelha, mas vai comprar frango. É hora de reavaliar esse valor e pagar o benefício pelo número de integrantes de uma família", apontou o deputado.
O benefício deve ser utilizado somente em compra direta em supermercados, exceto bebidas alcoólicas e fumígenos, e funciona como uma renda complementar para a aquisição de comida pelas famílias de baixa renda. O investimento do Governo do Paraná desde 2021 já chegou a R$ 158,3 milhões.
*Carestia*
Romanelli considera que a alta dos preços nos alimentos e a consequente dificuldade enfrentada das pessoas em situação de vulnerabilidade social para adquirir produtos essenciais a uma alimentação adequada, justificam a realização de um estudo para a reavaliação do Programa Comida Boa. "A reavaliação pretendida busca adequar o valor pago, levando em consideração o número de integrantes de cada família beneficiada. Dessa forma, um repasse ajustado à realidade de cada núcleo familiar é fundamental para que o Programa Comida Boa cumpra sua finalidade", disse.
Pesquisa Quaest divulgada neste domingo, 16, aponta que oito de cada dez brasileiros sentem a alta nos preços dos alimentos. A percepção alcança todas as classes sociais, mas o impacto maior, obviamente, nos setores mais vulneráveis da população. Dados do IPCA apontam que os preços dos itens do grupo de alimentos e bebidas subiram nos últimos cinco meses. A alta acumulada de 5,4% no período supera a inflação de todo o ano de 2024 (4,83%).
Já o estudo do Centro de Liderança Pública avalia que "fatores internos" desempenharam um papel muito mais relevante no aumento dos preços domésticos de alimentos no ano passado. E recomenda transferências diretas aos mais vulneráveis para combater os seus efeitos. "É justamente isto que pretendemos com a ampliação do Comida Boa, que é um programa estadual de transferência de renda".
FONTE: ASSESSORIA
Hemonúcleo do Paraná celebra recorde de compatibilidade de medula óssea; veja como doar
Em um feito inédito, o Hemonúcleo de Francisco Beltrão, vinculado à 8ª Regional de Saúde, registrou, em apenas 12 meses, três doadores de medula óssea compatíveis, levando esperança a pacientes que aguardavam um transplante. Pode parecer pouco, mas esse resultado representa um marco para o Hemonúcleo e para todo o Paraná e destaca a importância do cadastro de novos doadores para ampliar as chances de salvar vidas.
De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), atualmente, 650 pessoas aguardam um doador, enquanto 5,7 milhões de voluntários estão cadastrados no sistema em todo o Brasil. Desses, 575.500 são do Paraná, colocando o estado na terceira posição do ranking nacional, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
No entanto, mesmo com esse número expressivo, as chances de um paciente encontrar um doador compatível variam de 1 em 100 mil (nos casos entre parentes) a 1 em 1 milhão de pessoas, quando considerado o registro geral. Devido às particularidades genéticas, por exemplo, a chance de compatibilidade entre irmãos é de apenas 30%, tornando ainda mais difícil encontrar um doador fora do círculo familiar.
Caso seja identificada compatibilidade com um paciente, o doador será contatado para a realização de novos testes que confirmem a viabilidade da doação. A coleta da medula óssea pode ocorrer de duas formas, sendo o método determinado pelo médico conforme cada caso.
Uma das técnicas ocorre em centro cirúrgico, onde a medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de uma punção com agulha. Na outra, o doador recebe uma medicação que estimula a mobilização das células-tronco da medula para a corrente sanguínea, permitindo sua coleta por punção venosa no antebraço.
ALEGRIA DE SALVAR VIDAS – Foi exatamente esse último procedimento que a empresária Fabiani Greggio Kobielski, moradora de Francisco Beltrão e cadastrada como doadora desde 2012, realizou. No ano passado, ela foi surpreendida por uma ligação que mudaria não apenas a sua vida, mas também a de alguém que não conhecia.
“Doar medula óssea é um sentimento que, até hoje, não consigo explicar. Desde o momento em que o REDOME entrou em contato, comecei a rezar por alguém que eu nem conhecia. A gente incluiu essa pessoa nas orações e torceu muito para que tudo desse certo. É algo indescritível, só quem passa por isso sabe", relatou.
Para o estudante Leonardo Laurindo, que se cadastrou como doador em 2019 e fez a doação no ano passado, o processo foi uma experiência transformadora.
"A sensação de poder ajudar alguém dessa forma é simplesmente inexplicável. É um gesto de solidariedade que não tem preço, algo que poucos podem oferecer, mas que faz toda a diferença na vida de quem precisa. Decidi me cadastrar porque é um processo simples, mas que pode representar a única esperança para alguém. Saber que minha doação pode salvar uma vida é a experiência mais gratificante que já vivi", relatou.
No final deste mês a vendedora Dangela Beatriz Bogoni, residente de Dois Vizinhos, na 8ª RS, viajará para São Paulo para realizar a doação de medula óssea, com todas as despesas custeadas pelo SUS. Para ela, a experiência tem sido extremamente gratificante.
“A sensação de poder salvar uma vida é indescritível, uma mistura de felicidade, orgulho e emoção. Desde o primeiro contato com o REDOME e o Hemonúcleo, fui muito bem acolhida por profissionais incríveis, que explicam tudo com atenção e carinho. Me sinto até uma celebridade", brinca. "É algo transformador. Percebi o quanto podemos ser importantes na vida de alguém. Por isso, estou incentivando amigos e conhecidos a se cadastrarem como doadores e viverem essa experiência única.”
DOAÇÕES – No Paraná são disponibilizadas 10 mil cotas/ano para novos cadastros de doadores de medula óssea. Essas cotas estão distribuídas mensalmente entre as 25 unidades de coleta para garantir que mais pessoas tenham acesso ao cadastro como potenciais doadores. Esses doadores podem ser a esperança para o tratamento de até 80 doenças, incluindo leucemia, anemia e diversos tipos de câncer, beneficiando pacientes de diferentes idades e estágios da doença.
“A doação de medula óssea representa, para muitos pacientes, a única chance de sobrevivência. Cada novo cadastro amplia as possibilidades de encontrar um doador compatível e, consequentemente, salvar vidas. Por isso, é fundamental que mais pessoas se conscientizem e façam esse gesto de solidariedade", destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos, sem doenças impeditivas como HIV, hepatites B e C ou doenças autoimunes, pode se cadastrar no REDOME, sistema nacional que armazena e gerencia as informações de milhões de voluntários em todo o Brasil.
O cadastro é feito nas unidades de coleta, uma única vez, e exige apenas um documento oficial com foto, o cartão do SUS e a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para o teste de compatibilidade. Caso um doador seja compatível com alguém, ele será contatado e passará por exames mais detalhados antes do procedimento de doação.
Por isso, manter os dados sempre atualizados no sistema é fundamental para garantir que o contato seja feito rapidamente e que a convocação chegue ao doador. Essa atualização pode ser pelo próprio doador no aplicativo do REDOME ou nas Unidades de Coleta.
AÇÕES – Nas unidades da Hemorrede diversas campanhas são promovidas anualmente para incentivar o cadastro de novos doadores – o mês de setembro é dedicado ao doador de medula óssea.
Em Francisco Beltrão, na Semana Municipal de Incentivo à Doação, o Hemonúcleo promove ações de conscientização no calçadão central da cidade. Essas iniciativas contam com o apoio da World Marrow Donor Association (WMDA), organização internacional que conecta doadores e pacientes ao redor do mundo.
“Precisamos trabalhar continuamente na orientação, educação e conscientização da população sobre a importância de se cadastrar no REDOME e se tornar um potencial doador de medula óssea. Além disso, é fundamental desmistificar o processo de doação, que ainda afasta muitas pessoas. Estamos muito satisfeitos com o fato inédito de, no período de um ano, termos registrado três doadores compatíveis em nossa região”, destacou o diretor do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, Fábio Ebert.
MEDULA – A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e é responsável pela produção dos componentes do sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas). O processo de coleta é criterioso e envolve várias etapas para garantir a segurança e saúde do doador.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Pedro Lupion fala sobre Marco Temporal na mesa de concilação do STF
O deputado Pedro Lupion, presidente da FPA, ressalta a ausência do Marco Temporal no texto de conciliação apresentado no STF. Ele destaca que o acordo coloca em xeque a segurança jurídica para proprietários rurais e fragiliza a negociação sem a inclusão de uma data limite.
Lupion citou os conflitos por disputas de terras que ocorrem nos municípios Guaíra e Terra Roxa (PR), justamente pela falta de definição legal, levando violência para o campo.
📎 Confira a fala completa pelo link: https://youtu.be/ZAPkRtBSf8U
CONFIRA O POSICIONAMENTO
A ideia de diminuir tarifas de importação de generos alimentícios é mais uma medida desesperada e mal pensada do governo que insiste em ignorar os problemas macroeconômicos, o controle inflacionário, câmbio descontrolado e gasto público exorbitante.
A desconfiança do mercado e a falta credibilidade agravam a situação.
Não existe desabastecimento, não há problemas de safra, não há sobrepreço!
Os preços dos produtos agropecuários brasileiros seguem os padrões mundiais, anunciar que vai abrir importações é simplesmente jogo de cena demagógico para induzir a população a achar que estão fazendo algo prático para baixar preços.
O agro faz sua parte ao produzir com qualidade e quantidade, apesar dos desafios econômicos que aumentam os custos de produção e diminuem a competitividade, num cenário em que medidas de apoio e estímulo à produção não conseguem fazer frente à alta de juros e câmbio.
A inflação como um todo, não apenas dos alimentos, está descontrolada pela falta de capacidade e compromisso do governo em cortar seus próprios gastos e ter o mínimo de responsabilidade com as suas contas.
O governo segue apenas fazendo discurso político e procurando transferir a culpa da sua incompetência para os outros.
Medidas efetivas de corte de gastos e valorização da economia seriam muito mais eficientes que mais essa desastrada tentativa, meramente política, de enganar a população…
Dep Fed Pedro Lupion (PP-PR)
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
FPA
Presidente da AMUNORPI destaca décadas de serviços prestados pelo Bombeiros
O presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e
Prefeito de Jaboti, Régis William, destacou na última semana sobre a
trajetória, dedicação e profissionalismo da corporação dos Bombeiros. A unidade
de Jacarezinho completou 40 anos de trabalho desempenhando um papel essencial
no atendimento da população.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho é responsável pelo
atendimento de quatro municípios: Jacarezinho, Cambará, Ribeirão Claro e
Carlópolis. Ao longo de quatro anos, a corporação realizou cerca de 30 mil
atendimentos, destacando-se pela qualidade e agilidade em suas ações.
Municípios do Norte Pioneiro irão receber recursos para equipamentos
Os 23 municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Norte
Pioneiro (AMUNORPI) irão receber o valor de R$ 80,5 milhões. A informação foi
repassada pelo governador Ratinho Júnior durante o Paraná Mais Cidades, evento
promovido pelo Governo do Estado em Foz do Iguaçu.
Cada município, independentemente do tamanho, terá um teto de R$ 3,5 milhões para adquirir os equipamentos que se adaptem às suas necessidades, podendo escolher entre motoniveladoras, trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, caminhão basculante e rolo compactador.
O Presidente da AMUNORPI, Régis William, destaca que é um recurso importante
que irá auxiliar o pátio de máquina das Prefeituras. “Os veículos poderão
realizar ações em cada município que irá beneficiar diretamente os moradores”,
comenta Régis William.
Carlópolis pretende criar a Guarda Municipal
O município de Carlópolis realizou na última quinta-feira, 13, uma
Audiência Pública sobre a criação da Guarda Municipal. O encontro contou com o
vice-prefeito Fabiano Barbosa, o Presidente da Câmara, Elton Hernandes, o
Subcomandante do 2º BPM, Major Carlos Ricelli Leal, o presidente do Conselho
Comunitário de Segurança de Jacarezinho (CONSEG), 2º Sargento Aparecido, os
Guardas Municipais (GMs) de Arapongas, Da Costa e Miqueleti, entre outras
autoridades.
Representando o comando do 2º BPM, o Major Leal externou o total apoio da Polícia Militar para a criação das Guardas Municipais no Norte Pioneiro. Enfatizou o quanto é imprescindível a união das forças de segurança, Judiciário e Ministério Público para a construção de uma sociedade segura, bem como o uso de tecnologia e serviço de inteligência paro combate à criminalidade.
Neste sentido, o Sargento Aparecido falou também como a sociedade pode
se organizar através dos CONSEGs para contribuir para a segurança pública.
Explicou como funcionam os CONSEGs e como pode atuar em parceria com as forças
de segurança, inclusive, para modernização e aquisição de tecnologias, como,
por exemplo, câmeras de segurança na via públicas das cidades e conscientização
do cidadão sobre seu papel na segurança.
Os Guardas Municipais Da Costa e Miqueleti trouxeram sua vasta
experiência na implementação de uma Guarda Municipal, explicando qual a missão
desta Instituição, seus benefícios, desafios e atuação em conjunto com as
demais forças de segurança.
Com informações do Setor de Comunicação do 2º BPM
Ibiporã recebe produtos da Receita Federal
A Prefeitura de Ibiporã foi contemplada com a destinação de bens apreendidos pela Receita Federal de Londrina, em um montante total avaliado em R$ 258.629,80. O ato de entrega foi formalizada na manhã desta quarta-feira (12/2), na sede da Receita Federal em Londrina, com a presença do prefeito José Maria e do delegado Adjunto, Luiz Henrique Barros.
Educação de União da Vitória recebe Selo Ouro de Alfabetização
A Educação de União da Vitória foi reconhecida com a categoria Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A entrega oficial foi realizada na segunda-feira, 10, em cerimônia realizada em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana. A secretária de Educação, professora Solange Garcia Behrens, e o articulador municipal do CNCA, professor Jefferson Rodrigues Lirio, representaram o município.
O Selo reconhece os esforços e as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, de acordo com o compromisso determina que até o 2º ano, os alunos estejam lendo e escrevendo.
Entre os principais requisitos atendidos pela Educação de União da Vitória para receber o Selo de Ouro estão a priorização da alfabetização como pilar fundamental do ensino básico, o oferecimento de formação continuada a docentes e equipes escolares e o monitoramento constante do progresso no aprendizado das crianças.
“Mais do que uma premiação, o selo representa o esforço conjunto de nossos educadores, gestores, e comunidade escolar para garantir que cada criança tenha acesso a uma alfabetização de qualidade, e esse resultado é um resultado de um trabalho continuo realizado na nossa rede. Acreditamos ainda que junto com as ações já implementadas, buscando cada vez mais suporte pedagógico, continuaremos a transformar a qualidade da nossa educação, garantindo um futuro melhor para as nossas crianças. Agradeço a dedicação de cada profissional, e reafirmamos o nosso compromisso para uma educação de excelência.” destacou a secretária de Educação.
FONTE: PREFEITURA DE UNIÃO DA VITÓRIA
Prefeitura leva atendimentos odontológicos para mais de 50 de idosos de Instituição de Longa Permanência
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 14, a primeira edição do projeto ‘Sorrisos na Melhor Idade’, com atendimentos odontológicos para mais de 50 idosos residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), antigo Asilo São Vicente de Paulo. O objetivo da iniciativa foi garantir a prevenção e identificação precoce de lesões bucais para proporcionar mais qualidade de vida aos idosos acolhidos na instituição.
A ação faz parte de um programa contínuo que será realizado a cada três meses para acompanhamento regular dos idosos. Neste primeiro dia, a equipe da Gerência de Saúde Bucal realizou a triagem odontológica e preparou os pacientes para a segunda fase, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 21, com a realização dos procedimentos necessários.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, acompanhou os atendimentos e afirmou que a secretaria está empenhada em levar atendimento odontológico às demais instituições do município. “Essa ação reforça a nossa missão de promover a saúde em Maringá de forma integral, com atendimento preventivo e tratamento adequado”, disse.
Para o desenvolvimento do projeto, a equipe da Secretaria de Saúde montou um consultório odontológico portátil na unidade de acolhimento, com duas cadeiras odontológicas móveis, mesas de apoio para instrumentais e uma área para exposição de materiais educativos sobre higiene bucal, incluindo escovas dentárias, próteses, cremes dentais, flúor e fio dental.
“Iniciamos este projeto na Instituição de Longa Permanência para Idosos e queremos expandir para outras instituições do município. Além disso, com o consultório portátil, planejamos ampliar os atendimentos odontológicos domiciliares, o que beneficiará idosos acamados que não têm acesso regular ao dentista”, explica a gerente de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Marisa Michelle Romeiro.
A ação contou com a participação de quatro profissionais de odontologia, dois auxiliares, um técnico e um estagiário, reforçando o compromisso da Prefeitura de Maringá com a saúde integral da população idosa. “A detecção precoce de lesões bucais é fundamental para um tratamento eficaz e para a saúde geral do paciente, principalmente para os idosos”, reforçou o dentista Michael Pereira Rangel.
FONTE: