Governador sanciona programa de apoio a mulheres



O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira, 31, em Curitiba, durante o Encontro Estadual Cuida + Paraná, a liberação de R$ 100 milhões em recursos para a proteção e o acolhimento de mulheres e pessoas idosas. No encontro, Ratinho Junior lançou o Projeto Ampara (serviço gratuito voltados a mulheres em situação de violência), anunciou recursos para obras na Casa da Mulher Paranaense, a sanção do Programa Recomeço (de auxílio social para mulheres em situação de violência),  investimentos na pessoa idosa e 72 veículos para reforçar as ações em defesa das mulheres. 

Apoiado pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e pelo MMM (Movimento das Mulheres Municipalistas, o Encontro Estadual Cuida + Paraná é voltado a gestores e técnicos de políticas públicas para a mulher, igualdade racial e pessoa idosa nos municípios, e teve a participação especial do médico Drauzio Varella. 



A abertura oficial registrou as presenças do governador Carlos Massa Ratinho Junior, da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte; do presidente da presidente da AMP e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos; e da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo. A prefeita de Japurá, Adriana Polizer, representou as prefeitas no encontro.

REFERÊNCIA NACIONAL 

O governador disse que o Paraná é referência tanto na defesa da mulher quanto da pessoa idosa. "Temos um arcabouço de programas em defesa da mulher e das pessoas idosas no Paraná. Isto é fruto de uma grande dedicação do governo e da equipe da Semipi, com o apoio das deputadas e deputados da Assembleia Legislativa. Agradeço a todas estas pessoas e às deputadas que fortalecem políticas públicas para a mulher e os idosos. Viva o dia e o mês da mulher paranaense", afirmou.




Leandre destacou a importância da presença de Drauzio e de mais de duas mil pessoas na abertura. "O evento mostra a força do Paraná e das mulheres ", disse. "Não  queremos mais mulheres em situação de violência. Queremos que elas busquem seu espaço e tenham respeito da sociedade". 

Suzie Pucillo explicou a atuação do MMM em benefício  das mulheres. “No Paraná,  temos 37 prefeitas, 70 vice-prefeitas e 684 vereadoras. É uma representação importante, que mostra a força das mulheres, mas ainda pequena, que precisa ser ampliada", disse.

Ela historiou sua vida e destacou a sua participação na diretoria da AMP e da MMM. "Nós não queremos ser melhores que os homens. Queremos equilibro. Queremos trabalhar junto com todos os homens para construir uma sociedade  com mais justiça e igualdade social" comentou. 

Drauzio destacou o fato de que a expectativa  de vida das pessoas está mudando, com o aumento da população idosa, principalmente das mulheres. "Temos que entender esta mudança e nos prepararmos para isso. É o que o Paraná está fazendo. Não dá para deixar as pessoas envelhecerem mal porque o sistema de saúde não vai suportar", comentou. Ele destacou o papel do SUS que, segundo ele, vai ter que se preparar para atender aos pacientes com doenças crônicas.



FONTE: AMP

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???