Um passo significativo na melhoria da segurança pública de Pato Branco foi dado nesta quinta-feira (20), com novas iniciativas que integram tecnologia, inteligência artificial e colaboração entre os municípios do Sudoeste do Paraná, com a realização do evento Segurança Pública no Sudoeste, por iniciativa da Proc Group em parceria com a Amsop, 3º e 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 12ª Cia. Independente de Polícia Militar e 6ª Cia. de Polícia Rodoviária. O encontro, ocorrido no Gabbana Jardins, contou com a presença do prefeito Géri Dutra, e diversas autoridades locais e regionais, além de representantes da Assembleia Legislativa do Paraná e do Governo do Estado.
Uma das principais ações anunciadas foi a doação e implementação do Botão do Pânico nas escolas municipais de Pato Branco e da região. O recurso, viabilizado por meio de doação da empresa Proc Group, irá beneficiar as escolas de 42 municípios da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). O sistema é uma ferramenta de segurança digital que permite que as vítimas de violência, principalmente mulheres, acionem as autoridades de forma rápida e discreta em situações de risco, proporcionando uma maior sensação de segurança dentro das instituições de ensino.
Durante o evento, também foi realizada a assinatura de um protocolo de convênio entre o Sistema Córtex (plataforma do Ministério da Justiça), a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que visa fortalecer a integração e a inteligência policial no Estado. A iniciativa tem como objetivo a criação de um “cercamento digital regional”, conectando as câmeras de videomonitoramento de diversos municípios ao Sistema Córtex, que já é utilizado pela Polícia Federal e pela PRF. Com isso, será possível ampliar o alcance da segurança e melhorar a atuação das forças de segurança na identificação e combate à criminalidade.
Câmeras de videomonitoramento
Pato Branco se destaca pelo avanço no uso de câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e de placas. O município já iniciou a ampliação do sistema para 700 câmeras, equipadas com tecnologia de inteligência artificial para facilitar o trabalho das forças de segurança. Essas câmeras são capazes de identificar veículos roubados e pessoas com pendências judiciais, além de gerar alertas em tempo real para a Polícia Militar.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, ressaltou a importância do sistema de monitoramento, que começou a ser implantado em 2013 e foi aprimorado com o uso de tecnologias de ponta desde 2019. “Pato Branco vai se tornar um modelo para o Brasil, com um dos maiores números de câmeras de segurança proporcionalmente à sua população. Essas câmeras ajudam a identificar suspeitos e crimes em tempo real, o que facilita a atuação das forças policiais”, explicou.
FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO
0 Comments:
O que você achou desta matéria???