O prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, criou uma força-tarefa com mais de 100 homens que, a partir desta segunda-feira (3/2), concentrará os trabalhos na recuperação de vias, estradas rurais, espaços públicos e imóveis da administração municipal, danificados pela forte chuva que atingiu a cidade na noite do último sábado. Durante a reunião emergencial, foi feito um diagnóstico da situação e traçadas estratégias de trabalho para a recuperação da cidade.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Segundo a avaliação dos técnicos da Prefeitura e da Secretaria de Administração, os prejuízos causados pela chuva podem ultrapassar R$ 3 milhões. “Essa é uma previsão inicial, após a avaliação de engenheiros da Prefeitura e técnicos que, desde as primeiras horas do dia, estavam nas ruas participando da limpeza da cidade”, declarou Orlando Fonseca, secretário de Administração.
Segundo o secretário de Agricultura, Cristiano Leite, a ocorrência foi registrada na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná. “Já adiantei ao prefeito Raphael que foi feito o FIDE – Formulário de Informações de Desastre, registrando que o município havia sofrido danos causados pelas chuvas, como alagamentos e enxurradas, com a destruição de estruturas e invadindo prédios públicos e moradias”, disse.
Na noite de sábado, diversos pluviômetros espalhados pela cidade registraram um volume de chuva entre 100 e 150 milímetros. Segundo o economista Santo Pulcinelli, que trabalhou na Emater – Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, em apenas 40 minutos de chuva foram registrados 150 milímetros em Cornélio Procópio, o maior índice registrado no município.
De acordo com o prefeito Raphael Sampaio, para reforçar a equipe de recuperação da cidade, foi solicitado inclusive o apoio de funcionários e equipamentos do Subdistrito de Congonhas. O trabalho estará concentrado na limpeza e reparação do Parque São Luiz e no Jardim São Judas Tadeu. “O Lago São Luiz e o entorno, como o Céu das Artes, sofreram muitas avarias. A situação lá está bem grave. No caso do Céu das Artes, a chuva revelou uma série de problemas estruturais na obra, que terão de ser reparados pela construtora. Para o parque, no entorno do lago, vamos realizar o desassoreamento e a recuperação imediata do calçamento”, explicou.
Profissionais da Secretaria de Saúde trabalharam durante todo o domingo para limpar o Posto de Saúde da Vila São Pedro. As águas das chuvas invadiram a unidade. “Felizmente, toda a equipe que atua no local se mobilizou e já fizemos toda a limpeza. Lavamos tudo. Era muita lama e um cheiro terrível de esgoto. A unidade está pronta para o atendimento nesta segunda-feira (3/2). Só é necessário lavar externamente, mas isso não afetará o atendimento”, afirmou a secretária de Saúde Claudiane Andrade.
No Instituto Bom Samaritano, a água atingiu praticamente todo o estoque de alimentos destinado à população em situação de risco, além de danificar equipamentos, como freezers. Por toda a cidade, como na Vila América e no Condomínio do Idoso, os estragos foram significativos. Muitas tampas de bueiros quebraram e a sujeira entupiu diversas galerias pluviais. “Na zona rural, duas pontes foram arrastadas: uma próxima ao Posto 15 e outra perto da Kanebo”, informou o prefeito, que percorreu, durante todo o domingo, os pontos afetados.
Ontem mesmo, o vice-prefeito Hermes Fonseca se dirigiu a Curitiba para solicitar recursos do Governo do Estado para a recuperação da cidade. Ações imediatas já foram desencadeadas, como o recolhimento de galhos e árvores caídas pela cidade, a vinda da equipe do Subdistrito e a estruturação de uma equipe para a limpeza de bocas de lobo. Também foi solicitado ao secretário de Planejamento João Maurício para que envie técnicos para avaliar estragos e definir projetos para reparo nas pontes e no Condomínio do Idoso.
Participaram da reunião na Prefeitura o prefeito Raphael Sampaio, o vice Hermes Fonseca, a chefe de gabinete Mirna Soares, o secretário de Administração Orlando Fonseca, o controlador-geral do município Antônio Lima, a procuradora Rosamaria Feracin, o secretário de Planejamento João Maurício Ferrarezi, o secretário de Infraestrutura Waldir da Rocha, o secretário de Agricultura Cristiano Leite, o diretor de Cultura Eduardo Lavado, a secretária da Mulher Luciene Ribeiro, a secretária da Saúde Claudiane Andrade, o diretor de Departamento de Serviços Urbanos Alberto Donizete e o jornalista Ruy Sampaio.
*PRINCIPAIS PONTOS AFETADOS*
Parque São Luiz
Céu das Artes
Jardim São Judas Tadeu
Instituto Bom Samaritano
Condomínio do Idoso
Posto de Saúde da Vila São Pedro
Rua Ceará
Avenida São Paulo
Rua Goiás
Vila América
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???