Prefeito Gil inicia gestão visando zerar fila de espera no Pronto Socorro

 

No dia 2 de janeiro (quinta-feira), o Prefeito Gil Martins (Republicanos), a Vice-prefeita Terezinha Maiorky, chefe de gabinete, alguns secretários e advogados, estiveram no Pronto Socorro (PS) visitando toda a estrutura do local.

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Gil chegou às 8h30 acompanhado da primeira-dama Fátima Izak, onde permaneceu por mais de 2h30. Ele acompanhou de perto a realidade funcional daquela unidade de saúde pública, anexa ao Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), assim como a estrutura física, os equipamentos e as melhorias que o local precisa passar de imediato.



 O Prefeito foi recepcionado pela Secretária Municipal de Saúde, Adriana Almeida e pela recém-nomeada Diretora do Pronto Socorro, Fernanda Sanches. A primeira ação imediata da Gestão foi à criação de duas equipes de serviço, uma denominada de Pronto Atendimento (PA) e a outra de Pronto Socorro (PS).


A equipe PA conta com 2 Médicos, 1 Enfermeiro(a) e 3 Técnicos(as) de Enfermagem, enquanto que a de PS tem um 1 Médico, 1 Enfermeiro(a) e também 3 Técnicos. “Em um mesmo prédio temos dois serviços distintos com equipes separadas para atender da melhor forma possível, com isso nós conseguimos manejar a frente e o fundo ao mesmo tempo”, disse a Secretária Adriana acrescentando que “antes havia uma equipe de enfermagem. Agora não, temos duas. PA na frente e o PS ao fundo. Isso vai nos permitir que mesmo que tenha uma emergência no fundo, a equipe de Enfermagem da frente estará atendendo os pacientes”. Somam-se a estas equipes o pessoal de recepção e limpeza.



Esta alteração na funcionalidade segundo Adriana era de extrema necessidade, pois “antes tinha uma emergência, parava o atendimento na frente, as pessoas ficavam horas ali esperando porque o médico deixava de atender para socorrer a emergência com toda a equipe. Agora com duas equipes, cada qual maneja os trabalhos em seus setores: frente e fundo (emergência) por isso a tendência é não ter mais as reclamações de que não estão atendendo e zerarmos a fila de espera”.


A Diretora do Pronto Socorro, Fernanda Sanches, tem 24 anos de experiência como Enfermeira e aceitou o desafio de melhorar o atendimento a convite do prefeito Gil Martins. Ela também tem uma convivência profissional bem atuante com a Secretária Adriana. Fernanda da mesma forma entende que “antes a equipe da frente parava de atender para socorrer as emergências. Agora não. A equipe da frente não para, pois são seis profissionais atuando. Enquanto isso a equipe do fundo (emergência), conta com cinco profissionais a todo o tempo pronta para os casos emergenciais”.



Fernanda ainda acrescentou que este novo processo de trabalho permitirá que os usuários do sistema de saúde pública sejam atendidos de forma resolutiva, acabando com este ir e vir procurando um local para serem atendidos e que Santo Antônio da Platina evolui em número de habitantes e merece um serviço de saúde que atenda de forma integral os usuários.


Filas de espera – Sanches acredita que nestes primeiros 10 dias de trabalho da Gestão do Prefeito Gil, a população sentirá de imediato que “vamos acabar com a fila de espera. Não vai ter tempo de aguardar a consulta do médico. Vai ser uma consulta de imediato. E nós estamos mudando o protocolo de classificação de risco que será utilizado de forma humanizada, com o devido acolhimento na triagem, voltado para ver a situação que a pessoa está para destinar qual médico vai atender ela, e não mais que seja preciso esperar até 2h, 4h. Isto não vai existir mais. O paciente vai entrar e vai ser classificado só para saber qual o tipo de médico que irá atender se do Pronto Atendimento ou do Pronto Socorro”.


A Secretária Adriana informou que os médicos são contratados por empresa terceirizada que presta serviços para o Pronto Socorro. Assim como as funcionárias da recepção vão fazer um treinamento (humanizado), a Gestão vai priorizar por médicos clínicos gerais bem preparados para o Pronto Atendimento e um médico emergencista para o Pronto Socorro, com curso de socorrista de preferência ou que tenha curso de Suporte Básico e Avançado que é a ATLS (Advanced Trauma Life Support – suporte avançado de vida no trauma) e ACLS (Advanced Cardiovacular Life Support – suporte avançado de vida cardiovascular).


“Eu acredito que com esta divisão do processo de trabalho de PA e PS a gente já vai ter um impacto positivo. Na frente os casos de dor de cabeça, uma febre, gripe, mal estar, uma diarreia (fichas verdes e azuis) que se referem a casos de menor dificuldade. Agora se o paciente tem uma queixa maior, já vamos remanejar para dentro no serviço de PS que é de mais complexidade (fichas amarelas e vermelhas), que diz respeito à classificação de risco”, esclareceu Adriana.


Ao todo o Pronto Socorro, hoje, conta com 56 funcionários: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, pessoal da limpeza e atendimento (recepção).


De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, “nosso compromisso como gestão, além do atendimento de mais qualidade à população, temos que dar condições melhores de trabalho aos servidores da unidade, como por exemplo, de terem direito a tomar café, como o prefeito constatou a realidade aqui que nem isso havia, então tem que ter material de trabalho adequado e necessário. Temos aqui uma equipe de enfermagem que está capacitada para todos os tipos de atendimentos. Não esquecendo que vamos dar mais condições de capacitação para quem está entrando, inclusive a equipe da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) já se manifestou em vir a Santo Antônio da Platina trazer mais qualificação ao pessoal, então este apoio do Governo do Estado que vai primeiro avaliar nosso processo de trabalho e ser parceiro já é um ponto importante que se dá porque temos um prefeito bem articulado com a esfera estadual e federal” afirmou Adriana.


A Secretária ainda colocou que “hoje o Pronto Socorro não conta com nenhum recurso financeiro extra, nem Estadual e nem Federal para que funcione. Vamos a partir de agora é buscar fundos para manter este local ainda melhor”.



A média diária de atendimento no Pronto Socorro é de 156 pessoas e a expectativa da Diretora Fernanda é que chegue até 300 por dia. “Quando você tem mais oferta, você automaticamente tem mais procura do serviço devido ao método de funcionalidade. Quando o sistema é mais resolutivo você tem uma procura maior. E estamos preparados para isso. Dobrar este tipo de assistência”, disse.


Pronto Atendimento – A Secretária Adriana tem mais de 20 anos de experiência na área de Saúde Pública e algo que a incomoda há muito tempo é que o Município “sempre precisou de um serviço de um Pronto Atendimento, porque as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam até às 17h e, após este horário, se a pessoa sente um desconforto mais simples relacionada a uma consulta do dia a dia, então não pode frequentar o Pronto Socorro!?, pois quando se fala em PS, logo sabemos que são casos de urgência e emergência. Então Santo Antônio sempre teve esta lacuna entre UBS e PS, sempre faltou este serviço intermediário que é o Pronto Atendimento. Por isso, nos sentimos orgulhosos de implantar esta novidade de suma importância ali na frente, facilitando para que todos possam ser atendidos em suas necessidades”.


Otimista – Adriana afirmou que “estou muito confiante nesta Gestão, agradecida pelo convite que o Prefeito me fez, acredito que vai dar tudo certo. Gil é muito articulado, tem bons contatos e isso vai nos ajudar com relação aos recursos não só no PS, mas no setor de Saúde do Município. Temos uma equipe qualificada, recrutamos pessoas boas com capacidade técnica para diferentes locais e isso vai nos ajudar bastante, pois sozinho ninguém faz nada e essa união da equipe fará a diferença, todos estão otimistas. Em pouco tempo vamos melhorar as condições da Saúde Pública platinense. Fizemos um diagnóstico dos 10 primeiros dias e a Farmácia e o PS eram as prioridades. Temos o principal que é o apoio do Prefeito em todas as nossas ações”.


FONTE: ASSESSORIA

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