O Norte Pioneiro e seus artigos que conquistaram o mundo

 

Vai longe o tempo em que o Norte Pioneiro era considerado um ramal esquecido, este estigma acabou, hoje desponta entre os primeiros na produção de cafés especiais, dos morangos, dos queijos premiados e das goiabas elevando a região a ser conhecida não só à nível estadual e nacional como internacionalmente.

 

Mas para que tantas conquistas fossem possíveis muitas inovações foram realizadas, dentre tantos podemos falar da FICAFÉ - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná e Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná que são os maiores eventos de inovação em cafeicultura e em produtos especiais e certificados do Agro do Paraná. A Ficafé acontece desde 2008 e movimenta a economia do Norte Pioneiro do Paraná, sendo uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior.

 

Já a Feira Sabores acontece desde 2022, sendo vitrine para outros produtos diferenciados da região, como goiabas, morangos, legumes e produtos da agroindústria. Evento que reúne cafés especiais e produtos certificados no Norte Pioneiro, e atrai a atenção de especialistas do mundo todo para a região.

A produção de cafés especiais se tornou tão forte, que dentre os cinco principais produtores do Estado do Paraná quatro são do Norte Pioneiro: Carlópolis, Pinhalão, Ibaiti, Tomazina (Apucarana, no Vale do Ivaí), que juntos responderam com 48,5% do volume paranaense.

 

O Norte Pioneiro participou em todas as edições do Café Qualidade Paraná promovido pelo Governo do Estado e em quase todas as versões esteve entre os primeiros colocados. Nesta edição 2024 o Município de Tomazina foi o grande campeão competindo com 119 lotes originários de todas as regiões produtoras do Estado.

 

O Concurso Café Qualidade Paraná é o terceiro maior prêmio do gênero no Brasil, atrás apenas de iniciativas realizadas em Minas Gerais e Espírito Santo, os maiores produtores nacionais de café. A competição é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina. É o Norte Pioneiro se firmando cada vez mais na cadeia produtiva de Cafés Especiais.

 

Outro produto da cadeia produtiva do Norte Pioneiro que ganhou o mundo é o Morango produzido por um grupo de fruticultores dos municípios de Jaboti, Japira, Pinhalão e Tomazina, com produção com sustentabilidade conquistaram em 2002 a Indicação Geográfica (IG) que é um diferencial competitivo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) facilitando o acesso em mercados nacional e internacional além de garantir maior valor agregado.

 

Segundo dados divulgados durante a certificação, os quatro municípios concentram mais de 500 pequenos fruticultores, cerca de 8 milhões de plantas cultivadas em quase 200 hectares, e volume de produção anual que chega perto de 7 mil toneladas. Os números consideram a região do Norte Pioneiro como o maior produtor de morango do Estado segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

 

Mas não é só isto, no Norte Pioneiro também tem produtores familiares que conquistam o mundo com a produção de queijos. Como os queijos de Ribeirão Claro e de Santana do Itararé que foram premiados na 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo conquistando cada um três medalhas com queijos de nomes e categorias diferentes, competindo com 1.900 produtos de 13 países. E não para por ai, em 2021 o município de Santana do Itararé foi o único Município do Paraná premiado na 6ª Edição Mundial de Queijo no “Mondial Du Fromage na cidade de Tours na França um dos principais concursos de queijo do mundo. O “Mondial Du Fromage” envolveu o setor de alimentos de leite com disputas em diferentes categorias e participantes de diversos países como Itália, Bélgica, Brasil, Japão, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça entre outros.

 

Um quarto produto que coloca o Norte Pioneiro nas prateleiras de todo o mundo é a goiaba produzida no município de Carlópolis. Com o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2016 o produto tem conquistado consumidores em vários países da Europa e Oriente Médio. Para chegar até este patamar, os produtores passaram por diversos treinamentos e cursos para atender às exigências da certificação internacional. Um grande parceiro foi o IDR-Paraná que levou cursos para essa conquista.

 

E assim é que o Norte Pioneiro está reconquistando seu posto de celeiro do Paraná, pois diariamente se vê notícias sobre os cafés especiais de Carlopolis, Japira, Tomazina e Pinhalão, os morangos de Jaboti, os queijos premiados de Ribeirão Claro e Santana do Itararé e as goiabas produzidas em Carlópolis, produtos que já ganharam as prateleiras internacionais.

 

ARTIGO:

Autor: Engenheira Agrônoma - Viviane Chueiri - Presidente AREA - IBAITI

FOTO: FICAFÉ EDIÇÕS ANTERIORES


Este artigo foi produzido na "REVISTA TÉCNICA" produzida pela AREA -IBAITI em parceria com o CREA/PR


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???