Iniciativa preventiva reúne setor público e pede apoio da população

 

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Endemias, promoveu na manhã de quinta-feira, 16, Mutirão contra a Dengue para combater a proliferarão do mosquito Aedes Aegypti (Dengue).

À pedido do Prefeito Gil Martins, as unidades de Saúde adotaram um procedimento de mapeamento dos bairros para conhecer a realidade e detectar os pontos mais críticos, onde há acúmulo de lixo, recipientes acumuladores de água parada, terrenos baldios em situação de abandono, casas desocupadas e outros materiais jogados.


De acordo com a Diretora Municipal de Vigilância em Saúde, Tânia Canto Bardal, este “mutirão multidisciplinar tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da participação de todos no processo saúde-doença, como por exemplo, combater o mosquito, buscar atendimento médico e seguir as orientações, como a correta hidratação, manter repouso, entre outros cuidados”.



Ela também lembrou que é importante “preparar os platinenses, para que pelo menos uma pessoa na família a cada 10 dias possa vistoriar a sua casa, identificar e eliminar possíveis criadouros”.


Outro fator importante mencionado por Tânia Bardal é que “sobre os sinais da Dengue é importantíssimo fazer a notificação já no início dos sintomas, porque somente a partir do informe é que os agentes de combate a Dengue poderão identificar e remover possíveis criadouros do mosquito e a nebulização que apenas mata o mosquito e não elimina ovos e nem larvas do Aedes Aegypti”.



Envolvimento – O Prefeito Gil Martins disse que o Mutirão é uma ação importante no Município que envolve o apoio de todas as Secretarias, vereadores, servidores e parabenizou Tânia Bardal e equipes pela organização. “Trata-se de uma grande iniciativa com os nossos 34 Agentes de Endemias em ação. Estamos convidando a população a somar conosco neste processo de prevenção. Estamos fazendo a nossa parte, disponibilizando saco de lixo, folheto de orientação, para que mais a frente seja recolhido conforme um calendário pré-agendado. Precisamos do envolvimento da comunidade. Não é possível que poderemos perder entes queridos, as preciosas vidas concedidas por Deus, por um mosquisto”.


FONTE: ASSESSORIA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???