Parque das Águas de Toledo é opção de lazer neste verão
O Parque das Águas de Toledo está de portas abertas para a população nesta temporada de verão. São aproximadamente quatro mil metros quadrados de estrutura que abrigam piscina para adultos e para crianças, tobobóia, rio lento, quiosques, sombreiros, vestiários e banheiros. O parque comporta até 500 pessoas, é uma estrutura completa que oferece momentos de lazer para as famílias.
A segurança dentro do parque é feita por seis pessoas, entre elas, monitores e guarda-vidas, que ficam atentas para agir em casos de afogamento ou condutas perigosas nas piscinas. Isso é para garantir que a diversão seja segura para todos.
A entrada no parque é gratuita, sendo necessária apenas a apresentação de um exame médico. Menores de 18 anos de idade precisam estar acompanhados por um responsável, e é obrigatório o uso de trajes apropriados para piscina, como biquíni, maiô, sunga, bermuda de tactel, e também é aceito o uso de camiseta térmica.
O secretário designado de Esportes e Lazer, André Alcará, explica que é importante seguir as orientações dos monitores e guarda-vidas para garantir a segurança de todos, bem como seguir o regulamento do parque. “Quero convidar toda a população a vir conhecer nosso parque, um espaço amplo para toda a família. Temos atividades aquáticas para crianças e adultos”, ressaltou o secretário.
O horário de funcionamento do Parque das Águas é de quarta a sexta-feira das 9:00 às 11:30 e 14:00 às 17:30; e sábado e domingo das 9:00 às 11:30 e 15:00 às 19:00. A temporada se estende até o final de março de 2025.
O parque fica localizado na, Rua Alemanha, Jardim Bandeirantes, (Parque dos Pioneiros). Telefone: (45) 3196 2313.
FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO
Parada de navio de cruzeiro em Paranaguá aumenta procura por pacotes turísticos
Os passageiros de vários países, vindos do navio MSC Armonia, consumiram mais de 300 pacotes turísticos e movimentaram a economia do litoral, nesta sexta-feira (03). Eles foram recepcionados no centro histórico de Paranaguá, na estrutura montada pela pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral).
Esta é a quarta parada do mesmo navio durante esta temporada. A embarcação atracou às 8h com cerca de 2,4 mil turistas a bordo, dos quais 455 desembarcaram em Paranaguá, os demais estavam em trânsito, podendo descer e conhecer os atrativos da região. Outros 440 turistas embarcaram no navio, que permanece atracado no Porto de Paranaguá até as 19h, quando segue para Itajaí (SC).
Desembarcaram em Paranaguá, turistas da Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México. Eles foram conduzidos até o centro histórico onde encontraram, na área de receptivo da Secretaria, áreas de descanso, lounges, um palco com shows, apresentações culturais, ativações, divulgações, casa de câmbio e água gratuita.
Além disso, o espaço conta com estandes de todos os municípios do Litoral do Paraná, que apresentaram seus atrativos turísticos e venderam passeios.
Marcio Nunes, secretário estadual do Turismo, afirma que a iniciativa privada e a população perceberam a importância das paradas de navios. "O cruzeirista que desce em Paranaguá acaba conhecendo mais do Litoral paranaense como um todo, aquecendo as economias locais. Desde a ultima edição, em 2023/2024, os pequenos e grandes empresários da região esperam ansiosos pela nova temporada de cruzeiros, porque sabem, e nos relatam, que ela faz a diferença no comércio e na vida das população", afirmou.
"O papel do Estado é divulgar os potenciais turísticos e fomentar um ambiente em que o empresariado tenha condições de desenvolver suas atividades. Graças ao olhar dedicado do Governo do Estado, o turismo paranaense está gerando renda, criando empregos, promovendo o senso de pertencimento na população e melhorando a qualidade de vida das pessoas", completou o secretário.
PASSEIOS - Os turistas que compraram pacotes no receptivo aprovaram as estruturas, a beleza dos destinos regionais e as variadas opções de passeios que é possível fazer ao desembarcar na cidade.
"Somos de Medellin, na Colômbia, e está é nossa primeira vez em Paranaguá. Trouxemos no cruzeiro os avós, irmãos, filhos, netos e sobrinhos. Estamos fazendo um passeio com uma operadora e esperamos ter um dia incrível. Acredito que vamos guardar muitas memórias boas dessa cidade", disse Sandra Alvarez, acompanhada de 17 membros de sua família.
"Estamos em 12 pessoas no cruzeiro, toda a família. É a primeira vez que visitamos o Paraná e vamos de barco até a Ilha do Mel. Escolhemos esse passeio por conta das muitas opções de caminhada em meio a natureza", disse Julieta Muñoz, de Buenos Aires, capital da Argentina.
EMPRESARIADO - Os expositores do receptivo são, em geral, de agências e operadoras turísticas da região do Litoral. Somando todas as empresas, estima-se que mais de 330 pacotes foram vendidos ao turistas do navio, entre travessias para a Ilha do Mel, passeios à municípios da região e demais atividades em Paranaguá. Algumas empresas conseguiram vender todos os pacotes disponíveis.
Rhavy Costa, da empresa Guará Ilhas e Trilhas, conta que o mais buscado é o "day use" em parceria com uma pousada na praia. "Vendemos todos os pacotes que tínhamos disponíveis, porque esses turistas, sobretudo os argentinos, gostam muito das nossas praias. Nossa empresa é nova no mercado, então poder participar do receptivo é uma oportunidade incrível por conta das vendas, mas também pelo networking", disse.
Karina Farias, da VPATUR, também vibrou com a venda dos passeios. "Para a Ilha do Mel, nossa operadora vendeu cerca de 150 pacotes. Enquanto os passeios pela baía de Paranaguá e pelo centro histórico somaram cerca de 35 pacotes. As vendas foram muito boas, porque os turistas descem empolgados em conhecer a nossa cidade e os arredores. Para a nossa empresa, agrega muito valor participar desse receptivo", comentou.
Quem trabalha com o comércio ambulante na cidade também percebe o crescimento nas vendas, consequência da chegada de turistas. Gislaine Maria Bianchi, vendedora ambulante há 20 anos na Praça Mario Roque, é um desse casos.
"As paradas de navios estão sendo maravilhosas, porque estão ajudando muito meu comércio. Os turistas compram muita água, docinhos e amendoim", relatou.
BALANÇO - Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é que mais de 15 mil turistas - entre embarques, desembarques e trânsito - fomentem o turismo da região por meio dos cruzeiros.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor no Estado - faz um dossiê das primeiras quatro paradas, metade da temporada. "O receptivo está consolidado em Paranaguá, com tudo organizado, objetivo e bem aceito pelos turistas. Nosso papel agora é continuar aprimorando essa estrutura e atendimento para as próximas paradas e até mesmo temporadas", disse.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá, os cruzeiros devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.
O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, reafirma que o balanço da temporada é positivo. "Apenas nesta escala, temos mais de 1 mil turistas nacionais e internacionais transitando na cidade histórica. Para nós, é um sentimento de orgulho poder fomentar o turismo do Litoral por meio do Porto de Paranaguá. Um balanço positivo da temporada, que trará muitos frutos para toda a região", disse.
METADE - Com a escala desta sexta-feira (03), a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiro no Litoral do Paraná chega em sua metade. Estão previstas outras quatro escalas até o final de janeiro.
Manutenção emergencial afeta abastecimento de água na cidade de Jacarezinho
A Sanepar informa que, em função de uma manutenção emergencial no sistema de abastecimento de Jacarezinho, pode haver falta de água especialmente nas regiões altas da cidade nesta sexta-feira (3). Equipes trabalham com a previsão de concluir o serviço até o fim da tarde. A normalização da distribuição de água deve ocorrer à noite, de maneira gradativa.
A população precisa priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal.
Vale lembrar, que só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile
Reunião de alinhamento nos primeiros dias em Japira
O prefeito de Japira, Hariel Fogaça, realizou nesta sexta-feira, 3, uma
reunião de alinhamento e estratégias em prol de melhorias para o município. Ele
destaca que o foco principal foi planejar uma gestão eficaz, pautada na
colaboração e união entre os secretários de diferentes áreas.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
“Juntos, buscamos traçar ações concretas para melhorar a qualidade de
vida da população, garantir o crescimento sustentável e enfrentar os desafios
com soluções integradas”, comenta Hariel Fogaça.
Na quarta-feira, 1, juntamente com o vice-prefeito Banana foram
oficialmente empossados. Eles foram eleitos com 1.683 votos, ou seja, 52,38%
dos votos válidos na disputa eleitoral de 06 de outubro de 2024.
De engraxate a Prefeito: Moises Santos toma posse em Jardim Alegre
Em um gesto simbólico , o novo prefeito de Jardim Alegre, Moises Santos, marcou a solenidade de posse neste 1º de janeiro de 2025 ao entrar no evento carregando uma caixa de engraxate. A ação foi uma homenagem aos seus pais adotivos, já falecidos, e uma maneira de relembrar sua própria trajetória de vida.
Moises, que começou a trabalhar como engraxate na juventude, usou o objeto para simbolizar a humildade e o esforço de sua família na sua criação. “Essa caixa representa a luta dos meus pais e as minhas raízes. É uma lembrança da minha origem e da força que recebi deles para chegar até aqui”, declarou, emocionado.
Nascido em 4 de junho de 1977 no antigo Hospital do Dr. José, Moises Santos carrega outro marco histórico: ele é o primeiro prefeito de Jardim Alegre nascido no município e o primeiro representante da família pioneira Aires Machado a assumir o cargo. Sua eleição é vista como um momento de celebração das origens e tradições locais.
Em seu discurso de posse, Moises enfatizou seu compromisso com a comunidade, destacando os valores de união e trabalho. “Com compromisso e dedicação, reafirmo meu compromisso em trabalhar incansavelmente em prol do crescimento e desenvolvimento do nosso município, buscando sempre o bem-estar e progresso de nossa comunidade. Juntos, vamos seguir em frente, com fé e esperança, para construir um futuro melhor para todos.”
Na mesma solenidade, os vereadores eleitos também foram empossados. Na sequência aconteceu a eleição para definir a mesa diretiva para o primeiro biênio.
A mesa ficou formada da seguinte forma:
Presidente: Norberto Rohling
Vice-presidente: Agnaldo Alves Bueno
1º secretária: Priscila Bogo
2º secretário: Valdecir Antonio Morschheuser
FONTE: CANAL HP
Walcir Joaquim visita espaços na área da saúde em Cambará
O prefeito de Cambará, Walcir Joaquim, visitou nesta sexta-feira, 3,
todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na unidade do Serviço de Atendimento
Médico de Urgência (SAMU). Ele destacou em vídeos nas suas redes sociais que a
saúde será uma prioridade.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
“Com diálogo aberto e muita atenção, ele conversou com profissionais da
saúde e ouviu as demandas de perto, reforçando o compromisso de oferecer um
atendimento cada vez melhor para nossa população”, comenta o prefeito Walcir
Joaquim.
Equipe da Secretaria da Mulher e prefeito avaliam novos projetos
O prefeito Rodolfo Mota se reuniu nesta sexta-feira (03/01) com a equipe da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Estiveram presentes a secretária e primeira-dama, Karine Priscila da Silva Mota, que estava acompanhada da assessora Cristina Valim.
Rodolfo Mota destacou que, após 24 anos, Apucarana volta a ter uma primeira-dama secretária, que vai desempenhar a função de fazer o acolhimento da população. A reunião foi um momento para encaminhar a continuidade de alguns projetos e para a sugestão de novas ideias.
Conforme Rodolfo Mota, um diagnóstico já foi realizado no período de transição e agora as ações e sugestões serão colocadas em prática. A reunião também foi acompanhada pelo vice-prefeito, Marcos da Vila Reis.
FONTE: PREFEITURA DE APUCARANA
Em vigor: motos de até 170 cilindradas estão isentas do pagamento do IPVA em 2025
Desde o dia 1º de janeiro de 2025, proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas no Paraná já podem contar com a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em dezembro, beneficia cerca de 732 mil paranaenses e representa uma economia média de R$ 474 por ano para cada proprietário.
A isenção busca fortalecer categorias como motoboys e entregadores, profissionais que movimentam a economia estadual. "São trabalhadores essenciais que geram emprego e renda, ajudando o Paraná a crescer", destacou o governador.
OUTRAS MUDANÇAS - A nova lei também trouxe avanços em outras áreas tributárias, como a isenção do IPVA para veículos movidos exclusivamente a gás natural, biometano ou hidrogênio, como ônibus, micro-ônibus e caminhões. A isenção vai até dezembro de 2027 incentivando o uso de alternativas mais limpas.
Além disso, a tributação sobre combustíveis foi simplificada, com o imposto sendo cobrado apenas uma vez no ciclo de comercialização. A medida elimina distorções do modelo anterior e padroniza a cobrança em todo o país.
Já o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações foi ajustado para beneficiar herdeiros e cônjuges, ampliando isenções para imóveis de até R$ 365 mil e verbas rescisórias de até R$ 70.170.
De acordo com o governador, essas mudanças representam um esforço do Governo para simplificar tributos e aliviar o bolso dos cidadãos. “Isso fortalece a economia e a sustentabilidade no estado”, completa.
REEMBOLSO - O motociclista que optou por utilizar os créditos do Nota Paraná para abatimento do IPVA, terá o valor reembolsado até o fim de janeiro diretamente no aplicativo do Nota Paraná.
Escola indígena do NRE de Ibaiti desenvolve projeto sobre a importância da água
A Terra Indígena Pinhalzinho, em Tomazina/PR, onde está localizado o Colégio Estadual Indígena “Yvy Porã” (Terra Sagrada), é atravessada por alguns rios que são diretamente impactados pela presença de uma granja e pela proximidade de grandes lavouras de soja.
Você ainda não
está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Diante desse cenário, a escola desenvolveu o projeto “Meu rio também é digital”, que busca refletir sobre a importância da água e discutir, de forma criativa, os perigos vivenciados pelos rios e pela população.
Combinando saberes ancestrais do povo Guarani, oralidade, memória, ciências, tecnologias e brincadeiras, em uma integração entre o território e a cultura educadora para a sustentabilidade, a comunidade escolar criou um mapa digital de afetos, alimentado com lembranças que habitam a memória, além de fotos, sons e depoimentos registrados no trajeto até o rio.
FONTE: PORTAL IBAITI
Desde sua criação, Assembleia Itinerante recebeu mais de quatro mil sugestões da população
A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Paraná, encerra seus dois primeiros anos de realização com mais de quatro mil sugestões e reivindicações recebidas. Implantando pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada em 15 oportunidades. No ano de 2024, os municípios de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Já Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia. No ano de 2023, a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Em todos os municípios, o objetivo é aproximar os parlamentares das pessoas.
Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios das regiões onde o evento é realizado recebem entidades do agronegócio e de classe, além de membros da sociedade civil organizada, para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia. Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade das principais regiões do Estado recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.
Além da participação dos deputados estaduais, é comum o evento contar com a presença de representantes do governo do Estado, de prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil. Durante o período em que a Assembleia se instala em um município, aqueles que participam podem visitar os deputados em um estande do Poder Legislativo. Lá, a população pode se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também é possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. No decorrer da agenda de trabalho, são distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.
A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.
Avaliações
Para o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, a experiência da Assembleia Itinerante é extremamente positiva. “A interiorização é um aprendizado permanente. Além disso, as pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, disse.
O primeiro secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, lembrou que todas as reivindicações recebidas são analisadas e respondidas. “Algumas delas já se tornaram ações práticas. Há diversas indicações ao Governo do Estado sobre obras ou melhorias solicitadas pela população. Durante a apresentação de emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de 2024 a 2027, deputados utilizaram as sugestões recebidas na Assembleia Itinerante para indicarem suas emendas”, informou. Para Curi, é preciso escutar a população. “É para ouvir e atender demandas das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está”, afirmou.
A segunda secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), afirmou que a Assembleia Itinerante é uma iniciativa inovadora que fortalece os laços entre os cidadãos e seus representantes, além de demonstrar o comprometimento com a representação democrática. “Uma ação que une transparência, participação cidadã e construção colaborativa de políticas públicas. Um projeto inovador que deu vozes a todas as regiões do Estado”, pontuou.
2024
Em Arapongas, as principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura, além de melhorias e investimentos na área da saúde e educação. Entre elas estão a solicitação de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, uma sede própria para o CRAS do Conjunto Araucária, uma para o Conselho da Assistência Social e a reforma do CRAS do Centro Social Urbano. Além disso, estão entre os pedidos a construção de um Colégio Estadual no bairro San Rafael 2; a construção de uma Unidade Básica de Saúde e a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro Paulino Fedrigo. Também estão entre os pedidos a implementação de Unidade da Polícia Científica na cidade, a revitalização da Avenida Arapongas e o apoio para construção do contorno da cidade na BR-369.
Já em Francisco Beltrão, uma das principais reivindicações da região é a viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste. Além disso, as entidades pedem a revitalização de diversos trechos de rodovias, a implantação do ramal Cascavel-Chapecó da Nova Ferroeste; a consolidação e ampliação dos terminais aeroportuários da região; a pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade e melhorias de mobilidade e fluxo da rodovia que liga Francisco Beltrão a Dois Vizinhos. Também foi solicitado os investimentos para equipar o novo Hospital Intermunicipal, em Francisco Beltrão, e ampliar o Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pécoits, com a implantação do Centro de Hemodinâmica.
Os representantes de Telêmaco Borba solicitaram a implementação de um Centro de Atendimento Especializado destinado a crianças com necessidades especiais; a implantação de Ambulatório de Oncologia; a destinação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde; e a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar no município que atenderá Telêmaco Borba e cidades da região. Também foi solicitada a ampliação da oferta de cursos superiores e de especializações presenciais na área da Educação. Além disso, este os pedidos está a construção de dois colégios estaduais no município; a construção de sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin; e a construção de sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova.
As principais reivindicações de Paranavaí recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura, Educação e Turismo. Entre os pedidos estão a duplicação da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina; a construção de uma ponte em Porto São José sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul; e a pavimentação asfáltica entre municípios. Além disso, é solicitado crédito de taxa 0% para projetos de irrigação; o incentivo à industrialização na Região Noroeste; melhorias e mais qualidade nas redes da Copel; e a reativação da Agência da Receita Estadual, em Paranavaí. Para a área da Saúde, os órgãos pedem a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde e unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a destinação de ambulâncias e micro-ônibus de 28 lugares; e a reforma e ampliação de unidades de básicas de saúde.
Em Astorga, os órgãos quem assinam as reivindicações pedem a construção da clínica de atendimento do Espectro Autista, a ampliação da clinica da Mulher e da Criança, além da destinação de vans para linha da saúde e a construção do Ambulatório Municipal. Também é solicitado a pavimentação de Parques Industriais, a construção de ciclovia na estrada Municipal que liga Astorga a Santa Zélia e construção do novo Pátio Municipal, além da pavimentação da rodovia PR-461, que liga Ângulo a Maringá, a pavimentação da rodovia PR-547, entre Itambé e São Pedro do Ivaí, e a duplicação e melhorias na sinalização da PR-218, no trecho entre a cidade e Sabáudia.
Por fim, as principais reivindicações recebidas pelo Legislativo em Ivaiporã envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura e Saúde. Entre as demandas estão mais agilidade para operação do Hospital Regional de Ivaiporã e a instalação de uma subdivisão da Polícia Civil, de um Batalhão de Polícia Militar e um Batalhão do Corpo de Bombeiros no município. Já as administrações públicas dos demais municípios da região reivindicam uma série de demandas focadas principalmente na área de infraestrutura, como a destinação de recursos para pavimentação asfáltica e recape de rodovias, além da construção de pontes, trevos e alças de acesso.
FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Com benção e reunião, Lisandro já comanda Ribeirão Claro
O prefeito de Ribeirão Claro, Lisandro Baggio, já está com o trabalho a
todo vapor à frente do Poder Executivo. Nesta quinta-feira, 2, juntamente com os
secretários iniciou as ações na sede da Prefeitura.
Primeiramente eles receberam uma benção especial do Padre José Lino
Oliveira da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em seguida aconteceu uma reunião
de alinhamento de trabalho.
Lisandro Baggio assumiu oficialmente a chefia do Poder Executivo na
quarta-feira, 1, durante a sessão solene de posse. Juntamente com o vice-prefeito
Edinho conquistou 4.151 votos, seja, 54,29% dos votos válidos na disputa
eleitoral de 06 de outubro de 2024.
Durante a sessão também foram empossados os vereadores da Legislatura
2025/2028: Lindomar Baggio, André Ferreira das Égua, Roni Rovina, Andorinha, Jessé
Dias, Macarrão da Cachoeira, Dr. Aguinaldo Telles, Kiko Molini e Cintia da
Saúde.
Nova administração é recepcionada por servidores e comunidade no Paço Municipal
Nesta quinta-feira, 2, primeiro dia de expediente da Prefeitura, o prefeito Silvio Barros, a vice-prefeita Sandra Jacovós e a primeira-dama, Bernadete Barros, foram recepcionados por servidores e comunidade na entrada do Paço Municipal.
Durante a recepção, Silvio Barros expressou gratidão aos servidores municipais e reforçou a importância da união da equipe para uma gestão pública eficiente. “Só conseguiremos fazer uma boa gestão se tivermos espírito de equipe. Vamos atuar com ética e transparência e valorizar cada um dos nossos servidores”, afirmou.
O prefeito destacou o compromisso com equilíbrio financeiro e com a elaboração de estratégias para captar recursos junto às esferas estadual e federal, além de estabelecer parcerias com a iniciativa privada. “Nossa meta é equilibrar as contas, sem comprometer o andamento das obras e projetos em execução”, garantiu. “Vamos garantir que os serviços públicos sejam eficientes e atendam às necessidades da população. Isso só será possível com planejamento e responsabilidade fiscal”, acrescentou.
Silvio Barros também reforçou o compromisso de preparar Maringá para o futuro. “Queremos que este seja um mandato que inspire confiança e que deixe um legado para as próximas administrações. Maringá merece mais e estamos prontos para trabalhar incansavelmente por isso”, frisou.
Gestão participativa - Para manter contato direto com os maringaenses e ouvir as reivindicações e demandas, o prefeito Silvio Barros reforçou que, a partir da próxima semana, iniciará os atendimentos à comunidade no Gabinete. Todas as quintas-feiras, a partir das 6h, ele atenderá os maringaenses pessoalmente. “Vamos, juntos, construir soluções que atendam às necessidades da comunidade”, destacou o prefeito.
FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano
Para as famílias de 75 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, o ano de 2025 começou com frio na barriga, abraços apertados e despedidas cheias de emoção no saguão de embarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesta quinta-feira (02), os primeiros grupos de alunos da maior edição do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, embarcaram rumo à Irlanda, onde permanecerão por cinco meses estudando e vivenciando nova cultura e experiências.
O primeiro grupo, composto por 60 alunos, partiu ainda de madrugada, por volta das 5h, enquanto o segundo grupo, formado por 15 estudantes, embarcou às 11h. A Irlanda, que estreia como destino do programa nesta edição, acolherá 150 alunos paranaenses que partem ao longo do mês de janeiro.
O Ganhando o Mundo está em sua maior edição, alcançando um total de 1.300 estudantes da rede estadual de ensino que terão a oportunidade de intercâmbios de quatro a cinco meses em países de língua inglesa. Além da Irlanda, os outros destinos contemplados neste ano são Austrália (para onde irão 200 alunos), Canadá (500 alunos), Reino Unido (150 alunos) e Nova Zelândia (200 alunos). Além destes, mais 100 alunos de colégios agrícolas do Estado participarão do Ganhando o Mundo Agrícola, cujo destino é o estado norte americano do Iowa.
O programa, que já contemplou 1.240 alunos desde o seu lançamento, em 2019, dá a oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas pelo governo estadual.
“Com a ampliação do programa, um número ainda maior de meninos e meninas terá a oportunidade de aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e ampliar horizontes, preparando-se para integrar o mercado de trabalho com o diferencial desta experiência internacional em seus currículos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
APRENDIZADO À VISTA - Daniele Alves da Silva, de 16 anos, é aluna do Colégio Estadual Presidente Afonso Camargo, do município de Loanda, no Noroeste do Estado. Prestes a embarcar, a jovem não escondeu a grande expectativa em relação aos próximos meses. Daniele passará 5 meses estudando na Dominican College de Dublin, tradicional instituição de ensino da Irlanda, onde realizará curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
“Pesquisei sobre a escola onde vou estudar, e vi que é um colégio somente para meninas, o que vai ser bem interessante. Vi também que a escola oferece uma série de esportes diferentes e que as equipes esportivas de lá tem notoriedade no cenário esportivo estudantil da Irlanda. Quero aprender o máximo que puder para viver a cultura irlandesa dentro e fora da sala de aula”, afirma.
Em relação à moradia, Daniele afirma estar ansiosa para conhecer a nova família. “Para me preparar, já fiz contato com minha host family, a família anfitriã, e tenho muitas coisas em comum com eles, o que me deixou bastante à vontade”, revelou.
EMOÇÃO EM DOBRO - Por falar em família, para Ana Júlia Lupges, também de 16 anos, a emoção do intercâmbio veio em dose dupla. A irmã gêmea, Ana Clara, também foi selecionada nesta edição do Ganhando o Mundo. Ambas são estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, mas, durante o intercâmbio, irão para destinos diferentes.
“Meus pais não podiam acreditar quando viram que nós duas vamos fazer intercâmbio ao mesmo tempo. Eu vou pra a Irlanda e ela para a Nova Zelândia. É a primeira vez que viajamos para fora do país. Também é a primeira vez que viajamos de avião. A sequência de ‘primeiras vezes’, somada à emoção de enviar as duas filhas ao mesmo tempo, provocou uma chuva de emoções lá em casa”, brincou a estudante.
GANHANDO O MUNDO - Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.
AGRÍCOLA – Pela primeira vez na história do programa, haverá uma edição especial destinada a alunos dos colégios agrícolas e florestais do Estado. A edição levará 100 estudantes de escolas técnicas e rurais para os Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Serginho toma posse como vereador em segundo mandato
Luiz Sérgio Marques, o Serginho Marques, tomou posse oficialmente como
vereador do município de Jacarezinho na manhã desta quarta-feira, 1, durante
sessão solene na Câmara Municipal. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT)
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
“Quero agradecer a Deus, minha família, os 903 votos de confiança
recebidos pela população, é o dobro da outra eleição, fruto de muito trabalho
durante os 4 anos”, emociona Serginho. Na eleição realizada no ano de 2020,
Serginho Marques havia obtido 456 votos, ou seja, ele obteve um acréscimo de
mais de 98% entre os dois pleitos eleitorais.
Durante a sessão solene aconteceu a eleição da mesa diretora do Poder
Legislativo e Serginho Marques foi eleito com os nove votos para ser o 2º
Secretário da Câmara Municipal no biênio 2025-2026.
Prefeito e vice-prefeita tomam posse em cerimônias na Câmara Municipal e na Prefeitura
No primeiro dia do ano, o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, a vice-prefeita, Tatiana Assuiti, e vereadores tomaram posse de seus cargos na Câmara de Araucária, em cerimônia que contou com transmissão ao vivo pela internet. Após a posse no legislativo municipal, foi realizada outra solenidade na sede da Prefeitura, que reuniu centenas de pessoas.
No discurso, o prefeito Gustavo Botogoski agradeceu à esposa, à família e se emocionou ao lembrar do pai já falecido, que estaria presente em espírito. O gestor colocou-se à disposição da população como servidor público, com o propósito de tornar a cidade cada vez melhor.
“Assumir a gestão é uma oportunidade de transformar sonhos em realidade. Araucária é uma cidade rica em potencial. Sabemos, claro, que há desafios: melhorar a área da saúde, garantir educação de qualidade e gerar mais empregos. Queremos tornar a cidade um exemplo de modernidade, sustentabilidade e justiça social. Nosso objetivo é investir no bem-estar das crianças, cuidar dos nossos idosos e oferecer mais oportunidades para nossos jovens, além de atrair investimentos para a cidade”, destacou o prefeito.
Secretariado
A gestão municipal é formada por muitas mãos e mentes focadas na melhoria da cidade, resolução de problemas e implementação de melhorias, por meio dos assistentes do prefeito que gerenciam as secretarias municipais: os chamados secretários, que foram apresentados durante a cerimônia no Paço Municipal. Confira os nomes da equipe que fará parte da nova gestão:
Procurador-Geral – Gelson Luiz Mezzomo
Secretário Municipal de Planejamento – Alberto Mario Silva Junior
Secretária Municipal de Assistência Social – Amanda Maria Brunatto Silva Nassar
Secretário Municipal de Obras Públicas – Bruno Martins Dos Santos
Secretário Municipal de Administração – Claudio Britto
Secretário Municipal de Políticas Públicas – Clodoaldo Sizenando
Secretário Municipal de Governo – Edison Roberto da Silva
Secretário Municipal de Esporte e Lazer – Everson Ribeiro
Secretária Municipal de Comunicação Social – Giovanna Leal Dalla-Côrte
Secretário Municipal de Cultura e Turismo – Glaucio Karas
Secretário Municipal de Agricultura – João Paulo Druszcz
Secretário Municipal de Segurança Pública – Laercio De Aguiar Joaquim
Secretária Municipal de Saúde – Renata Knopik Botogoski
Secretária Municipal de Educação – Tatiana Assuiti (interina)
Secretária Municipal de Gestão de Pessoas – Thaisa Botogoski
Secretário Municipal de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – Tiago Francisco da Silva
Secretário Municipal de Meio Ambiente – Tiago Rodrigo Mello
Secretário Municipal de Finanças – Vinicius Henrique Lucyszyn
Secretário Municipal de Urbanismo – Walter Emilio Voss
Diretor Presidente da Cohab – Jaime Carlos Brum
Secretário Municipal de Trabalho e Emprego – Valdecir Santos
FONTE: PREFEITURA DE ARAUCÁRIA
Palhares assume segundo mandato falando em realizações
O prefeito reeleito de Jacarezinho Marcelo Palhares tomou posse
oficialmente para o segundo mandato no município na manhã desta quarta-feira,
1, durante sessão solene na Câmara Municipal. Juntamente com seu vice-prefeito
Antônio Neto obtiveram 7.763 votos, ou seja, 84,43% dos votos válidos.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
“Foram muitas conquistas nos últimos quatro anos que beneficiaram diretamente
a população. Como a pavimentação
em bairros como o Panorama e Jardim Europa que muitos duvidaram”, destacou
durante o seu discurso. construção do Ambulatório Médico de Especialidades
(AME), investimentos na área da educação e saúde. Foram mais de R$ 115 milhões
em obras públicas.
A votação histórica e sua proporcionalidade levaram o nome de Palhares a
ranking de primeiro colocado nos municípios acima de 40 mil habitantes.
Tiago Amaral já é prefeito de Londrina
Em cerimônia realizada no começo da noite desta segunda-feira (1), na Câmara Municipal de Londrina, Tiago Amaral tomou posse como prefeito, ao lado do vice-prefeito Junior Santos Rosa e dos 19 vereadores eleitos. A sessão foi presidida pelo vereador Roberto Fu (PL), decano da Casa, e secretariada pelos parlamentares mais votados, Deivid Wisley (Republicanos) e Jessicão (PP).
Tiago iniciou seu discurso com um agradecimento emocionado à família, especialmente aos pais, pelas lições aprendidas, e a Deus, pela força e fé. “Será minha responsabilidade, ao lado de vocês vereadores e vereadoras, e de você, Junior Santos Rosa, de representar a cidade de Londrina, ser a figura de maior esperança de cada família londrinense, especialmente as de maior necessidade”, declarou.
Ao destacar os valores que nortearão sua gestão, Tiago reforçou o compromisso de modernizar Londrina, trabalhar em parceria com a Câmara Municipal e fortalecer o desenvolvimento da cidade. “Vamos juntos acelerar nossa cidade, destravar Londrina e fazê-la viver o novo tempo. Uma cidade melhor em serviços públicos e com melhores condições para criar os filhos dos londrinenses”, afirmou.
Emoção e espiritualidade
Durante o discurso, Tiago se emocionou ao agradecer ao padre Rafael Solano, da Arquidiocese de Londrina, pelo direcionamento espiritual, e reafirmou o propósito de “trabalhar pelo povo da nossa cidade, para cuidar da nossa gente”. Finalizou com otimismo: “Londrina é gigante na sua história e eu garanto que será ainda maior daqui pra frente”.
O vice-prefeito Junior Santos Rosa também discursou, relembrando suas raízes nos Cinco Conjuntos e a influência do crescimento da região em sua trajetória. “Quando meu pai chegou aos Cinco Conjuntos, ainda havia plantação de café na Saul Elkind. Junto com o crescimento daquela região, veio também o meu crescimento”, afirmou.
Ele destacou a parceria com o prefeito Tiago Amaral e o compromisso assumido com Londrina: “Estamos aqui para servir a Deus e honrar pessoas. Na nossa campanha, carregamos um slogan: ‘Deus, Londrina e família’. Se esse for o nosso foco, não tem como dar errado. Amar, servir e honrar são os princípios que temos”.
TEXTO: ROSI GUILHEN
FOTOS: VIVIAN HONORATO