Por unanimidade, a chapa encabeçada pelo atual presidente, deputado Pedro Lupion (PP-PR), foi reeleita para comandar a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pelos próximos dois anos – biênio 2025-26.
É a primeira vez que a bancada, que possui cerca de 300 parlamentares na Câmara e mais 50 senadores, reelege um parlamentar. Isso só foi possível depois que a Frente aprovou a mudança no próprio estatuto, para assegurar uma reeleição.
Lupion comentou a importância de comandar a frente parlamentar mais articulada e de maior capilaridade do Congresso Nacional.
“Eu fiz da minha vida e do meu dia-a-dia essa FPA. Sendo filho de um dos fundadores dessa frente parlamentar (o ex-deputado Abelardo Lupion), é uma responsabilidade enorme, ainda mais em um momento de tantos desafios para o setor”.
Pioneiros
Lupion citou outros que já comandaram a Frente, como os deputados Alceu Moreira (MDB-RS) e Sérgio Souza (MDB-PR). Falou ainda de como, em 1986, quando começaram as primeiras conversas sobre uma bancada ruralista, havia o sonho de uma frente articulada e com condição de defender os produtores rurais.
“Conversava com meu pai e com (o governador de Goiás) Ronaldo Caiado sobre aqueles que começaram essa caminhada, inclusive sendo corrigido nas datas pelo deputado Dilceu Sperafico (PP-PR). Naquela época, havia o sonho, mas jamais se imaginava que haveria tanto apoio à defesa dos produtores rurais como temos hoje”.
Ele agradeceu a participação dos colegas parlamentares na construção de uma frente com grande representatividade. “Muitos aqui são da cidade, sequer produzem, mas entendem que há o mérito dos produtores rurais, defendem o direito de propriedade, a liberdade individual, a livre iniciativa e a produção agropecuária brasileira”.
“Nada melhor que uma frente coesa, de gente forte, firme e corajosa pra fazer com que tenhamos esse protagonismo no Congresso nacional”.
Câmara
A FPA recebeu, ainda nesta terça (03), o candidato à presidência da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), e garantiu apoiar a indicação dele para o cargo hoje ocupado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Motta e a diretoria da FPA se reuniram na última semana, onde alinharam as pautas prioritárias para o setor em discussão na Casa.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???