Festival Voz da Igualdade tem 19 inscritos

A 10ª edição do Festival Voz da Igualdade de interpretação de música para pessoas com deficiência visual será nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 20h15, no espaço coberto do Calçadão, fazendo parte da programação de Natal de Francisco Beltrão. 

       A promoção é do Departamento de Cultura da prefeitura, com apoio do CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual) e ARACAP (Associação Regional dos Amigos do CAP). 

        São 19 inscritos de nove municípios de várias regiões do Paraná. Subirão ao palco candidatos de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salgado Filho, Saudade do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, São Mateus do Sul, General Carneiro e Quedas do Iguaçu, que cantarão individualmente ou em duplas. 

       São três categorias musicais: gospel/religiosa; popular brasileira e regional brasileira. A premiação será em dinheiro, com valor de R$ 5.400,00 para as três categorias, até o 5º lugar, além de troféus. O diretor de Cultura, Vilmar Mazzetto, lembra que os objetivos do festival são de promover o intercâmbio, fomentar a descoberta de novos talentos musicais e valorizar o talento musical da pessoa cega ou com baixa visão.  


Foto: Imagens da edição de 2023



FONTE: ASSESSORIA

AMP vai formalizar termo de fomento para sinalização do Caminho de Compostela no Paraná


O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, participou hoje, em Curitiba, de reunião para alinhar o Termo de Fomento que assinará com o secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes, visando a instalação de 320 placas de sinalização no Caminho da Compostela no Paraná.

O caminho tem 104 km de extensão, percorrendo os municípios de Fênix, Barbosa Ferraz, Campo Mourão e Corumbataí do Sul, no Centro-Oeste do Paraná.
Da reunião de hoje, participaram a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da SETU, Tatiana Nasser; o assessor da Diretoria, Lucas Echeverria; e o diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs.

FONTE: ASSESSORIA AMP

Pedro Lupion é reeleito presidente da FPA para biênio 2025-26

 

Por unanimidade, a chapa encabeçada pelo atual presidente, deputado Pedro Lupion (PP-PR), foi reeleita para comandar a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pelos próximos dois anos – biênio 2025-26.

 

É a primeira vez que a bancada, que possui cerca de 300 parlamentares na Câmara e mais 50 senadores, reelege um parlamentar. Isso só foi possível depois que a Frente aprovou a mudança no próprio estatuto, para assegurar uma reeleição.

 

Lupion comentou a importância de comandar a frente parlamentar mais articulada e de maior capilaridade do Congresso Nacional.

 

“Eu fiz da minha vida e do meu dia-a-dia essa FPA. Sendo filho de um dos fundadores dessa frente parlamentar (o ex-deputado Abelardo Lupion), é uma responsabilidade enorme, ainda mais em um momento de tantos desafios para o setor”.

 


Pioneiros

 

Lupion citou outros que já comandaram a Frente, como os deputados Alceu Moreira (MDB-RS) e Sérgio Souza (MDB-PR). Falou ainda de como, em 1986, quando começaram as primeiras conversas sobre uma bancada ruralista, havia o sonho de uma frente articulada e com condição de defender os produtores rurais.

 

“Conversava com meu pai e com (o governador de Goiás) Ronaldo Caiado sobre aqueles que começaram essa caminhada, inclusive sendo corrigido nas datas pelo deputado Dilceu Sperafico (PP-PR). Naquela época, havia o sonho, mas jamais se imaginava que haveria tanto apoio à defesa dos produtores rurais como temos hoje”.

 

Ele agradeceu a participação dos colegas parlamentares na construção de uma frente com grande representatividade. “Muitos aqui são da cidade, sequer produzem, mas entendem que há o mérito dos produtores rurais, defendem o direito de propriedade, a liberdade individual, a livre iniciativa e a produção agropecuária brasileira”.

 

“Nada melhor que uma frente coesa, de gente forte, firme e corajosa pra fazer com que tenhamos esse protagonismo no Congresso nacional”.

 

Câmara

 

A FPA recebeu, ainda nesta terça (03), o candidato à presidência da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), e garantiu apoiar a indicação dele para o cargo hoje ocupado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Motta e a diretoria da FPA se reuniram na última semana, onde alinharam as pautas prioritárias para o setor em discussão na Casa.



FONTE: ASSESSORIA

Eleitos em Santo Antônio da Platina serão diplomados nesta quarta-feira

 

Os eleitos no município de Santo Antônio da Platina serão diplomados oficialmente no dia 04 de dezembro na Câmara Municipal. Irão receber o documento o prefeito, a vice-prefeita e os treze vereadores eleitos no pleito realizado no dia 06 de outubro. 

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

 

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

 

Prefeito:

Gil Martins

 

Vice-Prefeita:

Terezinha Reinutti

 

Vereadores:

Breno do Ademir Carburadores (União)

Cação

Dr. Leonidas

Benito do Barracão

Eliane Siqueira

Vermelho – Ferrugem da Platina

Professor Diego Vieira

Buchecha

Karla da Saúde

Marcelino Maquinista

Fabinho Galdino

Flavinho Maiorky

Irmão Paulinho

Molinis Supermercados entrega moto para ganhador da promoção

 

PRÊMIOS ENTREGUES! ✨

Confira os contemplados das 9 TVs de 43 polegadas e a tão desejada MOTO HONDA 160 START na promoção “Moto e TV para Você” do Molini’s e Biopol! 🚀

🎉 GANHADORES DAS TVs:
📺 Juliana Orlandini (Super Center) - Jacarezinho
📺 Luiza Rosa da Silva (Ponto Extra) - Jacarezinho
📺 João Lucas Bernúcio (Super Norte) - Jacarezinho
📺 Tatiana Mª de Oliveira (Molini’s Max) - Santo Antônio da Platina
📺 Licoln Santos Rodrigues (Center SAP) - Santo Antônio da Platina
📺 Larissa A. G. Braga (Molini’s) - Bandeirantes
📺 Marcelo Augusto O. (Independência) - Cornélio Procópio
📺 Cláudia Carlomagno (Molini’s) - Cornélio Procópio
📺 Débora da Silva F. (Molini’s Mais) - Jacarezinho

🏍️ GRANDE GANHADOR DA MOTO:
🚨 Sander R. da Silva (Molini’s Mais) - Jacarezinho

Agradecemos a todos que participaram! 😉












Construção do Centro de Convivência do Idoso de Assaí avança

 

A obra do Centro de Convivência do Idoso de Assaí está em ritmo acelerado, transformando o sonho em realidade.
Este novo espaço será um local de acolhimento e cuidado para os idosos do município, oferecendo um ambiente confortável, seguro e repleto de atividades.
O centro contará com atendimento de equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde, esporte e assistência social, promovendo atividades diárias que garantem bem-estar, socialização e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a nossa cidade.
O Prefeito Tuti ressalta a alegria de ver que a realização de um sonho está perto de ser concretizado "Para mim, é a realização de um sonho ver esta obra tomando forma, e chegando perto de ser entregue para a população. Nossa terceira idade terá um espaço confortável e exclusivo de cuidados. Estamos retribuindo atenção, a quem já fez muito por nós e por Assaí. E o melhor, todo o investimento desta obra é realizado com recursos próprios do município, o que mostra que o pagamento do seu IPTU está sendo revertido em melhorias para nossa comunidade."

FONTE: ASSESSORIA

Paraná + Viagem: 660 pessoas já conheceram pontos turísticos do Estado pelo programa

 

O Paraná + Viagem, programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria do Turismo (Setu), beneficiou 660 pessoas de janeiro a novembro de 2024. São idosos, estudantes e outras pessoas que não têm condições financeiras para fazer turismo. Ao longo do mês de novembro, três novos grupos conheceram pontos turísticos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral e de outros municípios. E na primeira semana de dezembro outros seis grupos vão embarcar no passeio. 

Os grupos que viajaram em novembro partiram dos municípios de Mirador (Noroeste) e Quinta do Sol (Norte), ambas com destino ao Litoral do Paraná. Já um grupo de Santa Isabel do Ivaí, também na região Noroeste, visitou o Salto Bandeirantes, localizado em Santa Fé (Norte). Juntas, as viagens reuniram idosos e estudantes, somando 263 participantes. Confira as viagens anteriores clicando AQUI.

Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, afirma que o programa é uma referência ao unir o turismo com a responsabilidade social. “Além de fomentarmos o turismo interno, estamos também possibilitando a grupos, quem nem sempre tem essa chance, de participarem de viagens ao redor do Paraná, tendo sempre como foco o fortalecimento e divulgação dos atrativos, mas também com a inclusão dessas pessoas na cadeia produtiva do setor”, disse.

“O  Paraná + Viagem foi criado para divulgar os potenciais turísticos do Paraná, junto aos próprios paranaenses. Isso impacta na geração de emprego e renda para quem vive do turismo, movimentando a cadeia produtiva do setor e incentivando a iniciativa privada e aos empreendedores para que qualifiquem seus serviços e profissionais”, complementou o secretário.

OPORTUNIDADE – A secretária de Assistência Social de Mirador, Andressa Patrícia Boni Travain, afirma que a viagem foi um sucesso. “Ver o sorriso no rosto de cada um  foi gratificante, porque pudemos proporcionar uma grande experiência a quem nunca tinha viajado e não conhecia a praia. Isso oferece bem-estar não somente físico, mas também também mental. Foi uma experiência marcante e inesquecível”, disse. 

Enercilia Vitorino participou do grupo de Santa Isabel do Ivaí–Santa Fé. “É a primeira vez que viajo dessa forma e aproveitei bastante”, disse. Do mesmo grupo, Cleide de Fátima Guandalim, reafirmou a importância da viagem para a terceira idade. “Em nome de todo o grupo, agradeço essa oportunidade. Não conhecíamos o município e o Salto Bandeirantes. Estamos muito felizes por essa oportunidade que foi dada à terceira idade”, disse.

PROGRAMADAS – Nesta primeira semana de dezembro, outras seis viagens estão marcadas, movimentando cerca de 290 turistas. Apenas nesta segunda feira (02) partem três grupos: de Guaporema (Noroeste) rumo a Curitiba; de Mariluz (Noroeste) rumo a Morretes e Antonina; e Brasilândia do Sul (Oeste) rumo a Guaratuba.

No dia 04 saem idosos do município de São Jorge do Patrocínio (Oeste), com destino a Curitiba, Morretes e Guaratuba. Enquanto estudantes de Brasilândia do Sul partem no dia 06 e idosos de Mirador no dia 08, ambos seguem rumo a Foz do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita como principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor.

MELHOR IDADE – Do total de viagens realizadas, algumas fazem parte do projeto Viaja +60, um braço do programa Paraná + Viagem, viabilizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O foco é promover o turismo rodoviário acessível e enriquecedor para a população com mais de 60 anos, incentivando também o bem-estar, inclusão social e o desenvolvimento econômico das regiões paranaenses.

PROGRAMAS – O Paraná + Viagem integra um pacote de três programas aprovados por lei, junto com o Paraná + Infra e o Paraná + Eventos. As três leis foram propostas pelo Executivo, aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 30 de novembro de 2023. 

O Paraná + Infra prevê qualificar a infraestrutura turística, melhorar a qualidade dos produtos turísticos e contribuir para a expansão do setor. Os principais objetivos incluem a consolidação de áreas e rotas turísticas, revitalização de espaços e aumento da capacidade de atendimento ao fluxo de visitantes. O programa abrange obras de construção, reforma e revitalização, aquisição de equipamentos e sinalização turística.

Já o Paraná + Eventos atua na promoção de eventos regionais e geradores de fluxo turístico, como shows, feiras e festivais gastronômicos ou folclóricos, dentre outros. Ele inclui repasse de recursos para os municípios realizarem e promoverem eventos, com o objetivo de ampliar a quantidade de viagens e roteiros internos, acarretando em um maior desenvolvimento local nos diversos setores da economia.

Parceria entre Estado e Prefeitura de Itambaracá para festas do final de ano

A Prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon, e o Secretário Estadual de Turismo, Márcio Nunes, se reuniram na última semana em Curitiba. Em pauta firmaram uma parceria para a realização das festividades de Natal e Ano Novo no município.


Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


Parque recreativo recebe banco em Jacarezinho

O vereador Luiz Sérgio Marques, o Serginho Marques, do município de Jacarezinho comemorou na última semana a instalação de dois bancos coloridos no Parque recreativo Infantil Arlete Marcelino ‘Tuta’ na Vila Setti.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Os bancos em formato de ‘lápis’ foram destinados através de Emenda Parlamentar 46, 47 e 48 do vereador no final do ano de 2023. Além disso, Serginho Marques também destinou recursos para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para aquisição de Parque Infantil com 4 torres para a instalação no local.

Prefeitos solicitam terceira faixa em trecho entre Ibaiti e Japira

Os prefeitos eleitos Luiz Eduardo (Pinhalão) e Hariel Fogaça (Japira) e reeleito Régis William (Jaboti) aproveitaram na última semana a visita do Secretário Estadual de Infraestrutura do Paraná (SEIL), Sandro Alex, no Norte Pioneiro para realizar o pedido da construção da terceira faixa num trecho entre Japira e Ibaiti.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Os prefeitos destacaram durante a reunião que o trecho da PR 272 entre os dois municípios é usado diariamente pelos moradores e devido a quantidade de caminhões em baixa velocidade acaba formando filas de veículos.

Destaques pelo mundo, atletas de badminton disputaram a fase final dos Jogos Abertos

 

A quadra do Ginásio de Esportes Colégio Estadual Izidoro Ceravolo em Apucarana recebeu no último final de semana a modalidade de badminton na fase final dos Jogos Abertos do Paraná. A competição definiu os campeões estaduais.

 

O badminton é um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores. Apesar de ser semelhante ao tênis, por ser jogado com raquetes e estar dividido por uma rede, o badminton possui suas peculiaridades. Por exemplo, em vez de utilizar uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

 


O badminton é uma modalidade que exige uma grande capacidade física dos atletas, no qual é necessário ter muita agilidade, coordenação, força, potência e rápida reação. Esse esporte é praticado por homens e mulheres, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

 

A atleta Rosalina Camargo de Souza é de Curitiba, mas durante os Jogos Abertos está representando a cidade de Londrina. Ela conta que já faz 13 anos que conheceu modalidade. “Meu marido é sócio de um clube em Curitiba e peguei gosto. Agora jogo profissionalmente”, conta.

 

Rosalina Camargo de Souza

Ela já disputou um Sul-americano em 2019 no Equador e conquistou a medalha de prata para a seleção brasileira. Em fevereiro do ano passado uma nova disputa internacional. O Panamericano no México e com o bronze. “Recebo o patrocínio do projeto Geração Olímpica que auxilia na participação dessas competições”, comenta.

 

Outra história que chama a atenção na modalidade é de Ana Júlia Naomi de Holanda Ywata. Ela tem 19 anos e é natural da capital paranaense, mas está representando o município de Foz do Iguaçu na competição. “Comecei a jogar por causa da minha irmã”, explica.


Ana Júlia Naomi de Holanda Ywata


A irmã mais velha iniciou num projeto no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo no bairro Santa Felicidade em Curitiba. “Segui os caminhos e não parei mais”, conta sorridente. Já está na modalidade faz 10 anos e já foi campeã brasileira, sul-americana e medalhista panamericana. “Na próxima semana estou indo para Santiago no Chile representar o Brasil no sul-americano”, finaliza.

 

Os JAPS são disputados por atletas a partir de 17 anos e sem limite de idade máxima para participação, e fazem parte da lista de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado, realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

Jacarezinho premia professoras destaques no Projeto JEPP



A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Jacarezinho realizou no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) a premiação dos professores municipais que mais se destacaram no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa, em parceria com o Sebrae, engajou mais de 2.985 alunos, 115 professores e 130 turmas da rede municipal, oferecendo experiências práticas de empreendedorismo para crianças desde o Infantil IV até o 5º ano do Ensino Fundamental.
O programa busca estimular a autonomia, a criatividade e o espírito de coletividade entre os estudantes, ensinando conceitos fundamentais para a gestão no cotidiano.
As escolas realizaram a feira de empreendedorismo entre os dias 5 e 14 de novembro, onde alunos e professores puderam comercializar produtos e serviços para a comunidade escolar e convidados.
Durante a cerimônia, a secretária Carla Andrade destacou o impacto transformador do JEPP, enquanto o secretário de Relações Institucionais, Vanderlei de Souza, representando o prefeito Marcelo Palhares, parabenizou os profissionais pelo papel essencial no desenvolvimento dos alunos.
Houve premiação em diversas categorias. Com a premiação, Jacarezinho reafirma o compromisso de transformar a educação em uma ferramenta de inovação, preparando os jovens para um futuro repleto de possibilidades.


FONTE: ASSESSORIA