Foi lançada na sexta-feira (01/11), pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a pedra fundamental do novo fórum de União da Vitória. O prédio, mais moderno, tornará a prestação de serviços à população mais eficiente, além de proporcionar melhorias nas condições de trabalho de servidoras, servidores, magistradas e magistrados.
A cerimônia de descerramento da pedra fundamental reuniu diversas autoridades na cidade da região Sul do estado. “Estamos dando uma melhor condição para bem atender à população do nosso estado. Tudo isso que estamos fazendo tem uma missão que é justamente prestar um melhor serviço à sociedade”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “É uma conquista que hoje se concretiza. É uma obra importante em uma região que vai ser toda reurbanizada. O maior beneficiário vai ser a população de União da Vitória, que vai ter um local ainda mais apropriado para ser atendida”, reforçou o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.
O novo fórum terá um pavimento térreo, três pavimentos intermediários, um pavimento técnico, um pavimento de cobertura, uma edícula, uma guarita e um estacionamento externo, totalizando uma área construída de 6.152,49 m² em um terreno de 8.685,70 m². O investimento na obra será de cerca de R$ 35 milhões.
“É um projeto de vanguarda, com um olhar voltado para o futuro, para a eficiência, para os processos digitais, para a nova Justiça que está por vir. Podemos ter certeza de que o jurisdicionado vai ter à sua disposição uma estrutura de qualidade e excelência”, ressaltou o juiz diretor do fórum, Emerson Luciano Prado Spak. “Este fórum, sonhado e pleiteado, apresenta-se como um avanço para o sistema de justiça do estado. Um espaço para que os servidores possam assegurar a boa prestação jurisdicional, que já vem se consolidando como exemplar neste que é um dos principais tribunais brasileiros”, destacou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Indira Winter.
A cerimônia também contou com a inauguração de uma placa que celebrou o alinhamento interinstitucional de diversas autoridades ligadas à União da Vitória. “Será mais um espaço de acolhimento para as pessoas na busca constante pela Justiça”, celebrou o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Fernando Quadros da Silva. “O novo fórum vai atender às necessidades da população e aproximar as pessoas do Judiciário”, emendou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff.
A Comarca de União da Vitória é de entrância final e conta com seis varas judiciais. Ela é também sede de Seção Judiciária, conforme o Código de Organização e Divisão Judiciárias (Lei nº 14.277/2003), e atende aos serviços distritais de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e São Cristóvão.
O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção do fórum foi aberto em 23 de julho. Além de União da Vitória, o edital publicado também inclui a construção de novos fóruns em Paranavaí e Campo Mourão.
Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia em União da Vitória: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter; o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas; o juiz diretor do fórum, Emerson Luciano Prado Spak; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Fernando Quadros da Silva; representando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR), o deputado estadual Hussein Bakri; o vice-presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Anderson Cardoso; e, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jeane Carla Furlan.
FONTE: TJPR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???