Curitiba recebe 3ª rodada da Caravana Novos Gestores

 

Prefeitos e prefeitas atuais e eleitos das regiões da Grande Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul, Sul, Suleste e Litoral participaram hoje, em Curitiba, da 3ª edição da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Com o apoio das diretorias de 6 associações regionais de municípios (ASSOMEC, AMCG, AMCESPAR, AMSULPAR, AMSULEP e AMLIPA), o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.

A caravana foi aberta pelo presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que agradeceu pelas presenças de todos e  chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro.

“A AMP está à disposição dos prefeitos e prefeitas para oferecer apoio nas administrações municipais”, disse.  Edimar destacou ainda temas importantes da agenda municipalista,  como a PEC 14, que corrige os valores repassados aos municípios dos programas federais, e a importância de haver distribuição mais justa dos royalties do petróleo entre todos os municípios brasileiros.

A secretária estadual das Cidades, Camila Scucato, defendeu que os municípios tenham planejamento urbano sustentável e inclusivo para todos os cidadãos.

O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, destacou as ações do Governo do Paraná em benefício dos municípios.

Para o vice-presidente da Assomec e prefeito de Campo Magro, Cláudio Casagrande, os novos gestores precisam ter competência técnica em suas gestões e, para isso, precisam escolher uma boa equipe.

O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, também considerou que os novos gestores precisam se preparar tecnicamente, com uma equipe competente, para garantir bons mandatos.

Na avaliação do prefeito de Rebouças, Luiz Zak, que representou o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, os novos gestores precisam valorizar as associações de municípios e se unir para ter melhores resultados nas suas gestões.

O presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, destacou o trabalho da AMP e da CNM em defesa dos municípios. No entendimento do prefeito de Piêen, Maicon Tiguera, representante do presidente da Amsulep e prefeito de Mandirituba, Luis Biscaia, a força e a união dos prefeitos são  essenciais.

Já o prefeito de Guaraquecaba, Alessandro Soares, que representou o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que os prefeitos têm um grande desafio: fazer uma gestão pública eficiente.

Do encontro, participaram ainda as consultoras Fátima e Ana Mottim, que falaram sobre o Pro-Gov – o sistema de prestação de contas do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado); e a procuradora Jurídica da AMP, Francine Frederico.

As próximas três rodadas serão realizadas em Pitanga (14/11|), Francisco Beltrão (21/11) e Cascavel (22/11). As primeiras duas caravanas foram em Maringá (24/10) e em Londrina (08/11).



FONTE: AMP

Fortes ventos e temporal deixam rastro de destruição em Ibaiti

 

Na tarde de ontem (12), um temporal inesperado atingiu Ibaiti, deixando um cenário de destruição e preocupação entre os moradores. O fenômeno teve início por volta das 14h40 e, embora tenha durado apenas cerca de 15 minutos, foi o suficiente para derrubar árvores, destelhar casas e provocar quedas de energia em diversos pontos da cidade.

O Corpo de Bombeiros relatou que, devido à intensidade dos ventos e da chuva, várias árvores caíram, bloqueando parcialmente ruas e dificultando o trânsito. Equipes de emergência trabalharam durante toda a tarde e início da noite para liberar as vias e retirar os galhos espalhados. Moradores de diferentes bairros relataram os estragos em suas casas, especialmente nas coberturas, e algumas famílias buscaram abrigo e apoio no quartel dos bombeiros, onde receberam lonas para cobrir suas residências destelhadas.



Além disso, a tempestade causou falta de energia elétrica em várias regiões, deixando moradores sem luz até por volta das 20h. Em alguns bairros, a população enfrentou a noite sob luz de velas, aguardando a normalização do serviço.

Hoje (13), o clima amanheceu mais calmo, mas o impacto do temporal da véspera ainda é visível nas ruas da cidade, onde equipes de limpeza continuam os trabalhos para a remoção de entulhos e árvores caídas.


FONTE: INFORME POLICIAL

Beto Preto reassume a Secretaria Estadual de Saúde

 

O Decreto 7.931 desta terça-feira, 12, renomeou Beto Preto como Secretário de Estado da Saúde. O documento publicado no Diário Oficial foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

 

No dia 04 de junho ele havia pedido exoneração, durante os prazos de desincompatibilização para apoiar em campanhas eleitorais municipais.

 

Carlos Alberto Gebrim Preto, mais conhecido como Beto Preto é médico e ex-prefeito de Apucarana e eleito em 2022 como Deputado Federal. Foi considerado o prefeito mais bem votado do país para cidades de médio porte. Também recebeu prêmios importantes, com programas municipais, como a “Biblioteca Itinerante” (finalista do prêmio Jabuti); o “Terra Forte” (incentivo à agricultura familiar) e o “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima” (saúde bucal).

 

No enfrentamento à pandemia da Covid-19, defendeu a vacina, e foi um dos protagonistas em centenas de ações e medidas de prevenção para o combate à doença e da estabilização do cenário epidemiológico no Estado. O Paraná foi destaque nacional em testagem contra a Covid-19, e o estado, segundo monitoramento do G1, que pagou mais barato a unidade na compra de um respirador artificial. Cerca de 80% dos paranaenses já tomaram as duas doses da vacina.

Gil Martins é recepcionado no Palácio Iguaçu pelo Governador Ratinho Junior

 

O Governador do Estado, Ratinho Junior (PSD) recepcionou na manhã de terça-feira, dia 12, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o Prefeito eleito de Santo Antônio da Platina para o pleito de 2025 a 2028, Gil Martins, que estava acompanhado do Deputado Estadual Cobra Repórter (PSD) que está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na ocasião Gil fortaleceu ainda mais o bom relacionamento com o Governador e fez uma breve apresentação de seu plano de Governo municipal elencando alguns pontos estratégicos de investimentos num primeiro momento e a necessidade de recursos do Estado indo de encontro às demandas que pretende colocar em prática já no primeiro ano de sua gestão.

Uma das boas notícias que o Governador partilhou com o prefeito eleito platinense diz respeito às alterações necessárias que o Programa Asfalto Novo, Vida Nova, terá para beneficiar municípios mais populosos dos que já foram contemplados até o momento com recursos que proporcionarão melhorias para centenas de localidades oferecendo mais qualidade de vida aos habitantes.



Sentindo-se muito motivado, Gil Martins ressaltou: “o Governador disse que os recursos podem chegar a Santo Antônio da Platina mas, para isso, deixou bem claro que são necessários projetos bem elaborados, justificados, porque recurso disponível para investimentos terá em 2025, contemplando municipalidades com número de habitantes onde nosso município se encaixa perfeitamente, então, fiquei muito animado”. 

Na ocasião Gil expôs ao Governador exemplos de locais que precisam de asfalto como os Bairros Coelho e Colina Verde, Povoado da Platina, Distrito de Monte Real, etc., e que poderão ser atendidos pelo Programa Asfalto Novo, Vida Nova. “Ratinho Junior ainda mencionou que Santo Antônio nos próximos dois anos poderá ter cem por cento das vias urbanas com luz de LED”, que é um tipo de iluminação com o menor consumo de energia. “Aproveitei a oportunidade para apresentar ao Governador o projeto do grande Lago com parque urbano e toda a infraestrutura esportiva, recreativa e de lazer”. Gil ainda fez questão de destacar a iniciativa da Prefeitura em revitalizar toda a extensão do Ribeirão Boi Pintado que passa por várias localidades da área central e de bairros, para isso, contará com o apoio do Governo do Estado.



Turismo – Nesta viagem que fez a Curitiba na terça-feira, Gil Martins também conversou com o Secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, que é natural de Campo Mourão. O novo prefeito platinense, acompanhado da Deputada Federal Luísa Canziani (PSD/PR) falou da necessidade de investimentos no Morro do Bim, um cartão postal da Cidade que poderia atrair mais gente se oferecesse um acesso de melhor qualidade e mais seguro aos visitantes. Comentou que em 2025, a Prefeitura colocará em prática um projeto bem elaborado para que os recursos necessários cheguem ao município e uma boa infraestrutura aconteça no Morro do Bim, para atrair ainda mais visitantes ao local que já conta com um bom espaço religioso e oferece uma visita agradável e ampla da Cidade e parte a zona rural. “Estamos aqui atrás de investimentos para fomentar o Turismo no Morro do Bim e apoio também para a nossa Efapi (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial) que é uma festa regional e estadual que a Prefeitura tem que continuar sendo parceira”.

Casa Civil – Gil Martins, acompanhado da Deputada Federal Luísa Canziani e do Deputado Estadual Cobra Repórter, ainda neste dia 12, esteve em reunião com o Secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega. “Fiquei muito feliz com a ótima recepção na Casa Civil quando o Secretário Ortega colocou a Secretaria à disposição de Santo Antônio da Platina. Na oportunidade, falamos de projetos estruturantes para nosso Município”, se referindo às ações e programas que estão contemplados no Plano de Governo, que foi bem planejado estabelecendo as diretrizes da gestão, para atingir os anseios da população platinense.


FONTE: ASSESSORIA

Produtores de Tomazina dominam premiação do Café Qualidade Paraná 2024



Os cafeicultores de Tomazina (Norte Pioneiro) Maristela Fátima da Silva Souza, na categoria natural, e Claudeir Marcos de Souza, com um lote de cereja descascado, foram consagrados campeões do 22º Concurso Café Qualidade Paraná nesta terça-feira (12), em cerimônia no Mercado Municipal de Curitiba. O evento de encerramento do concurso Café Qualidade Paraná reuniu cerca de 250 pessoas, entre cafeicultores, lideranças e autoridades do segmento, pesquisadores, técnicos e especialistas na bebida.


No total, participaram da disputa 119 lotes originados de todas as regiões produtoras do Estado, sendo 90 na categoria natural, ou via seca, que envolve a secagem do fruto inteiro, e 29 processados pelo método cereja descascado, ou via úmida, em que a polpa é removida antes da secagem do grão.

“Cultura histórica, o café é parte importante da tradição do nosso meio rural. Proporciona densidade de renda e qualidade de vida no campo. Estamos apoiando os produtores com conhecimento técnico, e podemos ser campeões em qualidade”, apontou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza.

Os campeões receberam R$ 8 mil por saca de 60 quilos como oferta de compra de seus lotes. Os vice-campeões receberam R$ 6 mil e os produtores que terminaram na terceira colocação, R$ 5 mil. O quarto e o quinto colocado de cada categoria podem vender seus lotes por R$ 3,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.

A organização também ofereceu R$ 2,5 mil para os campeões regionais e aos seis produtores que receberam o certificado de “menção honrosa” pelo excelente preparo — grãos totalmente sem defeitos — dos lotes.

“Queremos qualificar o café do Paraná e acessar mercados que paguem bem. O intuito do concurso é mostrar que o Estado vem avançando e mostrar aos produtores que produzir uma bebida de qualidade é uma oportunidade de geração de renda”, disse o diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Richard Golba.

VENCEDORES  Maristela Fátima da Silva Souza, de Tomazina, conquistou o primeiro lugar da categoria natural. Ariele Miranda Afonso, de Curiúva, Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana, José Ciro Santiago, de Grandes Rios, e Sérgio José Miranda, de Jandaia do Sul, ocuparam as demais posições.

Na categoria cereja descascado, os três primeiros lugares foram alcançados por cafeicultores de Tomazina: Claudeir Marcos de Souza, Valdeir Luiz de Souza e Marcia Cristina da Silva Costa. Juarez Colatino de Barros, de São Jerônimo da Serra, conquistou a quarta posição, enquanto Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora, obteve o quinto lugar no pódio.

Aparecida de Oliveira Saboré Lopes (Braganey), João Paulo Sgorlon (Pitangueiras), Daiane Elisabete Colombo Teixeira (Jesuítas), Wilson Lopes (Mandaguari) Magna Aparecida Nunes (Congonhinhas) e José Aparecido Sanches (Terra Boa) venceram o certame em âmbito regional.

JULGAMENTO – A seleção dos lotes finalistas ocorre em duas fases. A primeira etapa avalia as características físicas dos grãos, de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB), para identificar defeitos como quebras ou danos causados por insetos.

Na segunda etapa, uma equipe de provadores aplica a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês) para avaliar aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto residual e equilíbrio da bebida.

Praça Vila São Pedro, em Jacarezinho será reinaugurada nos próximos dias

 


A revitalização da Praça Guadalajara, na Vila São Pedro, em Jacarezinho, está em fase final e deverá ser reinaugurada nos próximos dias. A empresa responsável concluirá os últimos reparos nesta semana, completando uma obra que contou com um investimento de R$ 704 mil da Prefeitura de Jacarezinho.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o projeto de modernização trouxe melhorias significativas, incluindo nova iluminação, calçamento com paver de concreto, playground, bancos, paisagismo e a instalação de uma fonte renovada.



A praça, tradicional ponto de encontro na Vila São Pedro, agora oferece uma estrutura moderna para abrigar atividades culturais e sociais, proporcionando um espaço mais confortável e seguro para a comunidade.


Essa revitalização é parte do conjunto de melhorias que a Prefeitura de Jacarezinho vem promovendo na Vila São Pedro, com foco na qualidade de vida dos moradores. Entre outras obras recentes no bairro, destacam-se a pavimentação da Rua Joaquim Ferreira de Melo, a reforma da Unidade Básica de Saúde e a instalação de centenas de lâmpadas LED nas ruas José Pavan, São Paulo e Argentina, e muito mais.


FONTE: Dayse Miranda – Assessoria 

Papai Noel e Lulu Santos abrem festividades de Natal em Maringá

 


Com o tema “É tempo de Natal”, a ‘Maringá Encantada 2024’ começa nesta neste sábado, 16, com a chegada do Papai Noel e o grande show do cantor Lulu Santos. A abertura será no estacionamento do Terminal Urbano (estacionamento da antiga rodoviária, entre a Rua Joubert de Carvalho e a Avenida Tamandaré), a partir das 19h. Além da chegada do Papai Noel e o show, haverá o acendimento da iluminação especial das vias da cidade.

 

A programação das festividades começa às 19h com a chegada do Papai Noel, que marcará o acendimento da iluminação natalina por toda a cidade. Além disso, o Espaço Sou Arte apresenta o espetáculo ‘Deu a Louca no Papai Noel’.

 

Na sequência, às 21h, o cantor Lulu Santos, um dos grandes nomes do pop rock nacional, apresenta o show ‘Barítono’. Com 50 anos de carreira, Lulu tem mais de 20 álbuns lançados e ultrapassou a marca de 1 bilhão de streams nas plataformas digitais de música. Ele apresentará grandes sucessos da carreira, como ‘Tempos Modernos’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Apenas Mais de uma de Amor’, ‘Toda Forma de Amor’, entre outras.


Nova eleição confirma Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025/26

 

A Assembleia Legislativa do Paraná confirmou o comando da Casa para o biênio 2025/26. A nova eleição, nesta segunda-feira (11), manteve os nomes eleitos em agosto, na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo, com o atual primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), como o futuro presidente, com mandato de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027. O pleito ocorreu após aprovação de nova resolução anulando a decisão anterior, alterando a data de realização da eleição e permitindo que esta seja convocada apenas a partir do dia 1° de novembro do segundo ano de cada legislatura. 

A alteração busca dar segurança jurídica à eleição da Mesa, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressar com uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país. As ADIs da PGR são contra dispositivos de regimentos internos de Assembleias que permitem a antecipação das eleições da Mesa e tramitam no Supremo Tribunal Federal. No entendimento da procuradoria, o marco temporal para a realização da eleição de Mesa Diretora de Assembleia Legislativa deveria ser o mês de outubro.

“Fizemos um ajuste em função de algumas Ações Diretas de Inconstitucionalidade questionando as eleições antecipadas. Não é o caso da Assembleia, mas em outros legislativos. Nós preferimos tomar toda a cautela para não criarmos uma situação que poderia atrapalhar a eleição da Mesa”, explicou o presidente, deputado Ademar Traiano (PSD).

Curi agradeceu a todos os deputados pelo entendimento de que a insegurança jurídica poderia causar problemas para a Assembleia. “De forma unânime entenderam que era necessária a revogação da nossa resolução, alterando o caput do artigo 13 do Regimento Interno, aprovando uma nova resolução. Quero externar a minha gratidão por, mais uma vez, ser eleito pela unanimidade dos deputados aqui da Casa”, afirmou.

Alexandre Curi reforçou que as propostas para a sua gestão são as mesmas já anunciadas com foco na transparência e eficiência. “Nós estamos em busca do selo diamante de transparência. Também vamos continuar levando a Assembleia para mais perto da população, com a Assembleia Itinerante, aumentando o ritmo ano que vem, em diversos municípios do Paraná para ouvir as principais demandas da população”, disse.

Outra meta, segundo ele, é bater o recorde de devolução de recursos ao governo do estado. “A Assembleia é a única do Brasil que devolve 30% do seu orçamento para o Poder Executivo. Esse ano vamos atingir R$ 420 milhões e a expectativa é aumentar em 2025”, planeja.

“Vamos avançar na tecnologia, na inovação, no uso da inteligência artificial. Estamos avançando num diálogo com o Google para trazer essa inteligência artificial para a Assembleia. Também buscamos a sustentabilidade, com prédios inteligentes. Queremos instalar aqui energia solar, acabar com o uso do papel. Então, temos ideias importantes para a 2025, ideias que já se iniciaram nessa gestão”, acrescentou.

Mesa

Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.

“A eleição foi só uma formalidade. A montagem dessa chapa representa todos os poderes, todas as alas dessa Casa e foi discutida no mês de agosto. Entendemos que, por uma questão de segurança jurídica, era melhor refazer essa eleição. Tivemos mais uma vez uma votação unânime e o Poder Legislativo do Paraná segue firme e forte, cada um cumprindo com o seu papel e fazendo a diferença para a sociedade do Paraná”, declarou Gugu Bueno.

Flávia Francischini se disse feliz em assumir uma posição jamais ocupada por uma mulher na Assembleia. “Mostra como cada vez mais, com competência, sabedoria e trabalho, as mulheres estão ocupando mais espaços, com respaldo dos parlamentares. Feliz de estar ao lado do deputado Alexandre Curi, que ajuda a todos, sempre com portas abertas aos deputados e prefeitos de todo o estado”.

Trajetória

Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra em fevereiro o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.

Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos. Já em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos. Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.

Eleição

A eleição da Mesa Executiva da Assembleia segue o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e é feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, exigida a maioria absoluta de votos.

A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.



FONTE: ASSEMBLEIA

Eleitos em Santo Antônio da Platina serão diplomados dia 04 de dezembro

 

Os eleitos no município de Santo Antônio da Platina serão diplomados oficialmente no dia 04 de dezembro na Câmara Municipal. Irão receber o documento o prefeito, a vice-prefeita e os treze vereadores eleitos no pleito realizado no dia 06 de outubro. 

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

 

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

 

Prefeito:

Gil Martins

 

Vice-Prefeita:

Terezinha Reinutti

 

Vereadores:

Breno do Ademir Carburadores (União)

Cação

Dr. Leonidas

Benito do Barracão

Eliane Siqueira

Vermelho – Ferrugem da Platina

Professor Diego Vieira

Buchecha

Karla da Saúde

Marcelino Maquinista

Fabinho Galdino

Flavinho Maiorky

Irmão Paulinho

Cozinheiras de Assaí Participam de Curso de Produtos Sem Glúten e Sem Lactose



Cozinheiras da Cozinha Central e da APAE participaram de um curso de capacitação para a produção de alimentos artesanais sem glúten e sem lactose, promovido pela Prefeitura Municipal de Assaí em parceria com o SENAR-PR.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O curso foi ministrado pelo consultor Freddy Mahnic, que abordou aspectos teóricos e práticos da produção desses alimentos, cada vez mais requisitados no mercado. As participantes colocaram em prática receitas variadas de doces e salgados.


FONTE: ASSESSORIA

Ações da Policia Civil em Carlópolis e Joaquim Távora

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária, orientações e exposições aos moradores de Carlópolis e Joaquim Távora durante eventos do programa PCPR na Comunidade que ocorrerão ao longo desta semana.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Serão disponibilizados serviços de polícia judiciária, orientações e atividades lúdicas. Em Carlópolis, o programa será realizado de terça-feira (12) a quinta-feira (14), das 9h às 17h, no barracão da Igreja Matriz, na rua Padre Hugo, nº 910.

Durante o evento, serão disponibilizados registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para aqueles que fizeram agendamento prévio.

 

Em Joaquim Távora, o PCPR na Comunidade será realizado durante o 33º Rodeio Tavorense. O evento acontecerá de quarta-feira (13) a domingo (17) no Centro de Eventos Marco Antônio Vieira, das 17h à 0h. No local, os policiais civis estarão disponíveis para registrar boletins de ocorrência, fazer exposição de materiais táticos e bélicos, além de expor viaturas da PCPR.

 

Em todos os eventos, os policiais civis estarão à disposição para oferecer orientações, distribuir materiais educativos, realizar atividades lúdicas para crianças e fazer apresentações de perícia papiloscópica.

 

“O PCPR na Comunidade estará presente em quatro cidades ao mesmo tempo, ampliando nosso alcance e reforçando nosso compromisso de levar serviços de qualidade à população", destaca João Mário Goes, coordenador do PCPR na Comunidade.

 

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Lançado o Mapa do Turismo de Beltrão



O lançamento do mapa do turismo urbano e rural de Francisco Beltrão marcou a abertura da Semana do Turismo. Foi sábado, dia 9, no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, em evento bem prestigiado pelo segmento turístico e autoridades. O mapa contém os principais pontos turísticos do município e será disponibilizado na versão imprensa em espaços públicos e locais com grande circulação de pessoas. 

        Na abertura do evento a diretora de turismo da prefeitura, Janaina Melati, fez uma exposição sobre o mapa, a sua importância para fomentar o turismo e a evolução da Semana do Turismo, que no início era só rural e a partir deste ano também contempla o turismo urbano. Uma importante evolução, na sua visão. 



      Após a apresentação aconteceram os pronunciamentos das autoridades e no final teve até uma trilha de 900 metros no Parque Irmão Cirilo, onde se localiza o Ecomuseu. A programação é coordenada pela secretaria municipal de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, IDR Paraná e Associação de Turismo Rural Caminhos do Marrecas. 

      A secretária Liliana Paula Andrade enalteceu o crescimento do setor turístico de Beltrão e a sua importância para fomentar a economia. “Esta união do setor público com o privado está dando certo e a força turística, tanto na cidade quanto no interior, apresenta uma forte expansão”, disse a secretária. Também lembra que a Semana do Turismo é mais uma ação para fortalecer o setor. 

      Além de Liliana e Janaína, compuseram a frente de honra o vereador Quintino Girardi, o gerente regional do IDR, Ericson Marx, o presidente da Associação Caminhos do Marrecas, Rafael Silva, o presidente do Condef e representante da Associação Empresarial, Lucas Gomes de Oliveira, o presidente da CDL, Davi Nesi, o secretário de Planejamento, Alexandre Pecoits, e o coordenador regional e turismo da Instância de Governança Regional (IGR) (Região Turística Vale do Iguaçu), Rodolfo Backs dos Santos. 

                                                    Programação 

         Nesta segunda-feira, dia 11, no Parque de Exposições, começou o Encontro de Motorhomes, que terá sequência até domingo, dia 17. Nesta terça-feira, dia 12, às 15h00, tem visita e degustação de vinhos na Cantina Betiatto, em Nova Seção. Dia 13, quarta-feira, acontece a palestra temática sobre o segmento turístico, às 15h00, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições. É dirigida para os empreendedores do município. A palestrante será Sandra Negrini, coordenadora de promoção e inovação turística, da secretaria estadual de Turismo. 

       A programação prevê para o dia 14, quinta-feira, data do aniversário dos 72 anos do município, passeio a cavalo e degustação de chopp no Rancho Medeiros, na comunidade do Divisor, no horário das 15h30 às 19h00. Dia 15, sexta-feira, feriado nacional, fechando a programação, das 10h30 às 16h30, será realizado um tour passando por diversos empreendimentos turísticos no interior do município. 

        As visitas serão na Chácara Silva, que fica no Contorno Norte, Recanto do Dário e Artesanato Filipini, na Linha São João, Queijaria Vidalat, e no sítio e cachoeira Vale do Sol, no Rio Tuna. Será disponibilizado ônibus para o passeio. O valor é de R$ 100,00, incluindo o transporte e almoço. Informações complementares sobre a programação da Semana do Turismo de Beltrão podem ser obtidas pelo telefone 3524-6457.


FONTE: ASSESSORIA

Prédio do antigo Colégio Sesi passa por manutenção para receber os alunos e equipe da Escola Rotary



Aguardada há muito tempo, a obra da reforma geral da Escola Rotary Club já tem previsão de início. A obra contará com R$ 500 mil de investimento através do Paraná Cidade, e outros R$ 400 mil de contrapartida do município.

Com o início da reforma, a Secretaria de Obras realiza uma força tarefa para a manutenção do prédio do antigo Colégio Sesi, onde durante o período de reforma da Escola Rotary os alunos e equipe usarão o prédio, que conta com salas de aulas, banheiros, cozinha, e toda estrutura necessária para o bom andamento das atividades educacionais dos alunos.
A Secretaria de Educação informa ainda aos pais que será disponibilizado transporte para fazer a logística dos alunos.
Segundo o Prefeito Tuti Bomtempo “O início dos trabalhos será uma alegria imensa para a comunidade escolar. Ela merece, e estão há muito tempo esperando por essa reforma. A educação ganha com essa obra que entregará uma escola acolhedora e moderna, capaz de formar cidadãos para o futuro. Qualificar a educação é um compromisso do nosso governo. ‘’

Prefeitos do Norte Pioneiro participam de evento de novos gestores

 

Prefeitos pertencentes a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) estiveram na última sexta-feira, 8, em Londrina participando da 2ª rodada da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O encontro também contou com gestores do Médio Paranapanema, Norte e Vale do Ivaí.

 


Representando a região estiveram os prefeitos eleitos e reeleitos: Barra do Jacaré (Zanatta), Cambará (Walcir), Carlópolis (Nilton Meira), Guapirama (Pedro), Ibaiti (Betão), Jaboti (Régis William), Jacarezinho (Marcelo Palhares), Japira (Hariel), Pinhalão (Luiz Eduardo), Salto do Itararé (Claudeci) e Wenceslau Braz (Polaco).

 


Com o apoio das diretorias de quatro associações regionais de municípios (Amepar, Amunop, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro), o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.

 


O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro.

 


O prefeito reeleito de Jaboti, Régis William, destacou que é muito importante estes tipos de encontros para poder sanar dúvidas e alertar os gestores sobre ações que serão enfrentadas diariamente na Gestão Pública.

 


Participaram os deputados estaduais Romanelli, Tercílio Turini, Cobra Repórter, a deputada federal Luisa Canziani e o Secretário Estadual do Trabalho Mauro Moraes.

Santuário de Jacarezinho completa 16 anos

 

A Família de Schoenstatt, das dioceses de Jacarezinho/PR e Ourinhos/SP, se reúne para celebrar o 16º aniversário do Santuário Mãe e Rainha, Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil.


O tríduo de preparação aborda: o jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, com destaque para o Servo de Deus, João Luiz Pozzobon; A abertura do Jubileu de 90 anos da chegada das primeiras Irmãs de Maria de Schoenstatt ao Brasil, na cidade de Jacarezinho; o aniversário do Santuário e os 110 anos da Aliança de Amor.

A Santa Missa, dia 18 de outubro, é presidida pelo Pe. Antônio Carlos Pinheiro, que destaca em sua homilia: “Não podemos nos esquecer o nosso compromisso, a nossa fidelidade com a Mãe de Deus, porque Ela não nos abandona… Ela faz, Ela acontece, Ela realiza, Ela transforma, Ela muda a nossa vida, o nosso jeito de ser. Mas, para isso é necessário nos entregarmos a Ela. Nós que aqui estamos fazemos parte desta história viva do Santuário, Fundamento de Schoenstatt no Brasil. Que este orgulho continue a crescer em nosso coração, para que continuemos este trabalho missionário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.”

Floresce na Confiança Vitoriosa

No dia de festa, 20 de outubro, com o tema: “Floresce na Confiança Vitoriosa”, as atividades começam com um passeio ciclístico e uma caminhada, da Catedral Diocesana até o Santuário, onde o Terço dos Homens conduz o Terço Mariano, seguido pela  Bênção do Santíssimo, e a Adoração continuou durante todo dia.

A Santa Missa é presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente que, durante sua homilia, destaca a importância do Santuário mariano, para Jacarezinho e Ourinhos, onde se iniciou a Obra de Schoenstatt, que se estendeu para todo o país. Ele ressalta também a importância dos missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que visitam inúmeras casas nas cidades, levando Jesus e Maria aos lares.

“Foi tudo lindo, muito bem preparado. Realmente podemos dizer: é muito bom estar aqui, de joelhos, diante da Mãe, renovar a Aliança de Amor, pedir perdão, agradecer e confiar”, diz Edna Forte.

Ao longo do dia, cada peregrino marca sua oferta ao capital de graças, com um adesivo em forma de flor, em um painel. Ao final, eles recebem mudas de árvores, como estímulo para florescerem na confiança vitoriosa.

 

Edição do texto: Suellen Figueiredo - schoenstatt.org.br