A deputada estadual Maria Victoria (PP) recebeu nessa segunda-feira (25) o futuro secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi; o consultor de negócios do Hospital da Criança de Maringá (HCM), André Nardi e o especialista de projetos da Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil, Marcelo Bezerra Lima. A Liga Álvaro Bahia é a gestora administrativa do HCM.
Maria Victoria garantiu apoio às demandas do Hospital da Criança e adiantou que apresentou emendas ao Orçamento de 2025 do Governo do Estado, destinando recursos ao Hospital.
“O Hospital da Criança é um marco no atendimento pediátrico de Maringá e de toda a região. Uma unidade que vai permitir consultas e cirurgias especializadas perto da casa de milhares de famílias paranaenses, que hoje precisam viajar para ter atendimento de qualidade”, disse.
Maria Victoria foi a idealizadora da construção do Hospital da Criança, ainda em 2017 no seu primeiro mandato. O projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família.
Emendas
A deputada Maria Victoria protocolou uma emenda coletiva no valor de R$ 50 milhões para auxiliar no custeio do Hospital, outra emenda de R$ 100 mil para a aquisição de materiais e bens para o funcionamento da unidade e mais uma emenda para investimentos na climatização do Hospital.
Hospital
O futuro secretário da gestão Silvio Barros, Antônio Carlos Nardi, salientou a importância estratégica do Hospital da Criança para o atendimento das crianças e adolescentes de Maringá de mais de 200 municípios do Norte e Noroeste do Paraná.
“Acompanhei a consolidação do projeto quando estava no Ministério da Saúde e depois no Governo do Paraná. É uma unidade estratégica para o fortalecimento do processo de regionalização do sistema público de saúde”, disse.
O Hospital possui 24 mil m2 de área construída com 13 blocos. Atualmente, o Hospital funciona com atendimento ambulatorial em 13 especialidades diferentes, Pronto Atendimento, centro cirúrgico, leitos de hospital-dia, leis de internação e cirúrgicos com atendimento pelo SUS. A unidade possui capacidade para 148 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal e 7 salas de cirurgia.
O consultor de negócios do Hospital da Criança de Maringá (HCM), André Nardi, também agradeceu o apoio da parlamentar e explicou que há um planejamento contratual de ampliar os atendimentos para cardiologia e cirurgias cardiovasculares pediátricas, neurologia e neurocirurgia pediátrica, doenças raras, oncologia entre outras especialidades.
“São exigências do contrato assinado com a prefeitura de Maringá. A nossa estratégia passa por buscar financiamentos públicos e privados para garantir serviços de excelência aos nossos pacientes e podermos acelerar o faseamento do atendimento da instituição”
Liga
A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil é uma instituição centenária. Uma entidade filantrópica mantenedora de sete operações na Bahia. Em Salvador são três operações: o Hospital Martagão Gesteira, o Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG) e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).
No município de Lauro de Freitas há outras duas operações, o Hospital Sokids e a Clínica Transformar, especializada em TEA (Transtorno do Espectro Autista). Já no município de Alagoinhas, opera o Hospital Materno-Infantil e em Feira de Santana, faz a gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC).
FONTE: ASSESSORIA