Ortega e Edimar Santos avaliam valores do repasse do transporte escolar a municípios em 2025

 

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, reuniu-se hoje em Curitiba com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Carlos Ortega, para avaliar os valores do repasse do transporte escolar aos municípios do Estado em 2025. Em 2024, o Governo do Estado repassou R$ 235 milhões para o transporte escolar – o maior valor da história.

Na reunião, Edimar e Ortega também analisaram o planejamento para 2025 dos programas do Governo do Estado aos municípios e reforçaram a importância da participação dos prefeitos e prefeitas eleitos, reeleitos e os atuais no encontro que a AMP promoverá com o governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 18/12, às 9h, no Restaurante Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade), em Curitiba, do qual participarão ainda secretários de Estado, deputados estaduais e federais.

“A participação dos prefeitos e prefeitas neste encontro é fundamental devido à presença do governador Ratinho Junior, que é um grande municipalista e tem ajudado muito as prefeituras do Estado. Da mesma forma, os deputados estaduais e federais têm cumprido um importante papel de apoio aos municípios e à AMP, que tem ocupado grande espaço e protagonismo no movimento municipalista brasileiro”, avaliou Edimar.


FONTE: AMP

FOTO: CASA CIVIL

AMUNORPI realiza reunião em Joaquim Távora

A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) realizou nesta sexta-feira, 29, uma reunião na Câmara Municipal de Joaquim Távora. O encontro, teve a participação da Regional da Casa Civil do Norte Pioneiro, e contou com a presença dos novos gestores eleitos em outubro para o mandato 2025-2028.

Para o Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, o encontro é importante para que os novos gestores possam tomar conhecimento de ações e recursos que podem buscar a partir do próximo ano.

Em pauta tiveram temas na área de segurança, turismo, cultura e habitação. Também foram entregues certificados de reconhecimento para pessoas que realizaram trabalho em prol do Norte Pioneiro.

Estiveram presentes o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, deputados estaduais Romanelli, Cobra Repórter e Mauro Moraes, o Diretor Presidente da EPR Litoral Pioneiro, o Diretor da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche, Superintendente do Governo Ratinho Júnior, Ricardo Maia, entre outras autoridades.


FOTO: JCAMPOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO - PREFEITURA DE ASSAÍ



A Prefeitura Municipal de Assaí e o Prefeito Tuti Bomtempo vêm a público repudiar mais uma tentativa de disseminação de notícias falsas que visam confundir e alarmar a população.

Nesta terça-feira (26/11), circulam nas redes sociais informações falsas sobre a suposta implantação da Zona Azul na Avenida Rio de Janeiro.
Esclarecemos que essa informação é MENTIRA. Não existe nenhum projeto ou discussão em andamento referente a esse tema em nosso município.
Mensagem do Prefeito Tuti Bomtempo:
"Quero tranquilizar todos os moradores de Assaí quanto a essa fake news. Nossa administração sempre foi pautada pela transparência e pelo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento da cidade. Sou grato pela confiança que recebi da população ao ser reeleito prefeito, e reafirmo que todos os nossos projetos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da nossa gente e o avanço de Assaí."
Reforçamos nosso compromisso com a verdade e pedimos que, em caso de dúvidas, procurem os canais oficiais da Prefeitura de Assaí. Não compartilhem informações sem verificar a veracidade.


FONTE: ASSESSORIA

Jacarezinho é palco das Olímpiadas das APAES do Norte Pioneiro



O município de Jacarezinho é palco das Olímpiadas da APAE do Norte Pioneiro. A solenidade de abertura aconteceu na quadra de esportes do complexo SESC/SENAC com a participação de 330 atletas das 12 instituições de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.

 

Estão presentes entre os dias 27 e 28 os alunos dos municípios de Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina. Eles disputam as modalidades de: ‘arremesso ao cesto’, ‘boliche’, ‘caminhada de 20 metros’, ‘corrida de 25 metros’, ‘chute ao gol’, ‘chute ao gol’, ‘lançamento de pelota’, ‘futsal’ e ‘queimada’.

 


As competições serão disputadas nas categorias: “Síndrome de Down”, “Paralisia Cerebral”, “Deficiente Físico”, “Cadeirante” e “Deficiente Intelectual Severo”. Durante a abertura as autoridades locais e regionais destacaram a importância do evento e inclusão.

 


O esporte é uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento e saúde para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Os Jogos Olímpicos também podem promover a ética no esporte e na vida, quebrando barreiras culturais e fomentando a cooperação e a compreensão global.

 


O deputado estadual Bazana, através de sua assessora da região Andrea Oliveira, destacou a importância do evento e realizou a doação das medalhas para a premiação dos vencedores.

Prefeitura lança Plano Municipal de Cultura com mais de 180 metas e ações para desenvolvimento do setor

 


Orientar as políticas públicas culturais de Maringá dos próximos dez anos. Esse é o objetivo principal do Plano Municipal de Cultura, lançado nesta segunda-feira, 25, pela Prefeitura. O prefeito Ulisses Maia sancionou a lei municipal n° 11.862/2024, que regulamenta o Plano. O documento foi elaborado com a participação da comunidade maringaense.


O Plano Municipal de Cultura conta com mais de 180 metas e ações de médio e longo prazo. O objetivo é fortalecer a identidade cultural, democratizar o acesso, fomentar a produção cultural, apoiar artistas e produtores, descentralizar as ações, promover a educação cultural, potencializar os espaços culturais, ampliar as ações voltadas ao patrimônio histórico e garantir a continuidade de ações.


Com a regulamentação do Plano, Maringá passa a ter um Sistema Municipal de Cultura completo: Conselho, Plano e Fundo (o chamado CPF). O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) atuará em parceria com o município na manutenção das políticas públicas. Para o Fundo Municipal de Cultura estão previstas diferentes ações, como a criação e potencialização de mecanismos para captação de recursos.


Esse é um passo que consolida Maringá como uma cidade cultural, com respeito e valorização do profissional e com democratização de ações artísticas gratuitas para a comunidade. “O Plano Municipal de Cultura é uma demonstração do valor cultural que nossa cidade tem. Com essa iniciativa, o município reforça o compromisso com a cultura local e a importância da cultura para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade”, destaca o prefeito Ulisses Maia. 


O secretário de Cultura, Paulinho Schoffen, destaca que “o Plano é resultado de um amplo processo de diálogo com a comunidade de diferentes áreas artísticas. Um sonho que se tornou realidade e motivo de orgulho por todo impacto positivo que terá”.



FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Sertaneja é incluída no mapa de Turismo Náutico & Pesca do Paraná

 

O Governo do Estado lançou dois novos mapas ilustrados que destacam os potenciais do Paraná nos segmentos de Ecoturismo/Turismo de Aventura e Turismo Náutico & Pesca. Essa iniciativa da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná visa promover o turismo local, com a distribuição dos materiais em eventos estaduais, feiras nacionais e congressos internacionais. Os mapas têm o objetivo de facilitar o acesso de turistas a atividades e destinos específicos, reforçando a visibilidade do estado como destino turístico diversificado.



De acordo com Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, os mapas serão ferramentas valiosas para orientar turistas. “Certamente esses mapas serão referência para viajantes, que poderão buscar de forma mais prática as atividades de seus interesses por meio do guia”, destacou.



Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, reforçou o impacto da iniciativa. “Os novos mapas, tanto físicos quanto digitais, têm como objetivo equipar os turistas com informações detalhadas sobre os atrativos do estado, promovendo o que há de melhor no Paraná”, explicou. O processo de criação contou com pesquisas detalhadas e curadoria cuidadosa para garantir a qualidade e precisão das informações.



Sertaneja, localizada no Norte Pioneiro, ganhou destaque no mapa de Turismo Náutico & Pesca. A inclusão do município ressalta suas belezas naturais e o potencial para atividades recreativas e esportivas, como passeios aquáticos, trilhas em rios e pesca esportiva. Esse reconhecimento reforça a posição de Sertaneja como um destino estratégico para o turismo no estado.



O prefeito Jamison celebrou a inclusão de Sertaneja no mapa e enfatizou sua relevância para o desenvolvimento local. “Esse reconhecimento é um marco para Sertaneja. Nosso município possui uma rica oferta de atrativos naturais, e estar presente em um mapa de turismo estadual coloca Sertaneja no radar de turistas de todo o Brasil e do mundo. Continuaremos trabalhando para fortalecer nossa infraestrutura e acolher cada vez mais visitantes, impulsionando a economia e o orgulho local”, concluiu.








FONTE: ASSESSORIA

Teatro, banda e oficinas temáticas chegam ao Natal Encantado de Pinhais a partir desta quinta (28)

 

O Natal Encantado de Pinhais, que estreou com a chegada do Papai Noel ao Parque das Águas no último sábado (23), oferece a partir desta quinta-feira (28) novas atrações no município. Desembarcam na programação o Teatro nos Bairros, levando espetáculos para diferentes regiões, a Bandinha de Natal e as oficinas temáticas. Além disso, a Casa do Papai Noel está aberta para visitações até o dia 22 de dezembro, no Parque das Águas. A agenda completa de eventos está disponível no site da Prefeitura de Pinhais.

Teatro nos Bairros

A Cia Ilimitada apresenta a peça teatral “Bagunçando o Natal”, nos dias 28/11 a 1º de dezembro em diferentes locais de Pinhais. Confira:

  • 28/11/2024 (Quinta)

Horário: 20h

Local: Atuba (Rua Waldemar da Costa Lima, em frente à E.M. Anísio de Freitas)

  • 29/11/2024 (Sexta)

Horário: 20h

Local: Praça Maria Antonieta - Rua Maria Antonieta dos Santos, esquina com RuaAntonio de Andrade - Maria Antonieta

  • 30/11/2024 (Sábado)

Horário: 16h

Local: Jardim Karla - Rua Manacá, esquina c/ Rua Azaléia.

Horário: 20h

Local: Bosque Jerivá - Rua Jacarezinho, 1686 - Alto Tarumã

  • Data: 01/12/2024 (Domingo)

Horário: 16h30

Local: Bosque Municipal - Rua 24 de Maio, s/n - Centro

Horário: 20h 

Local: Emiliano Perneta - Rua Vanderlei Amaral Alves (em frente à quadra de futebol).

Sinopse: Na fábrica do Papai Noel tudo segue normal, até que, Papai e Mamãe Noel desaparecem. Fumaça, um duende apaixonado pela fada Charlote, que agora não quer mais nada com ele, movido pela raiva acaba buscando um jeito de acabar com o natal. Ele chama uma das maiores inimigas da bruxa Eca, sua colega de trabalho. A bruxa superiora vem acompanhada da fada Piriri, chegam com tudo bagunçando o natal. E agora, como vão resolver essa bagunça? Vale a pena conferir, porque essa peça, além de uma loucura, será uma verdadeira história de amor e união.

Bandinha de Natal

Nos dias 30 de novembro (sábado), às 19h, e 1º de dezembro (domingo), às 18h30,a Bandinha de Natal irá apresentar um repertório clássico no Parque das Águas, criando um clima ainda mais especial para a visita à Casa do Papai Noel.

Oficinas temáticas

No dia 1º de dezembro (domingo), além da peça teatral “Bagunçando o Natal”, o Bosque Municipal recebe oficinas temáticas das 14h30 às 16h30, no Espaço Condá.

Programação

A programação completa do Natal Encantado de Pinhais, que segue até o dia 6 de janeiro, está disponível no site da prefeitura. Além das diversas atividades, como a visitação à Casa do Papai Noel e a Feira de Natal no Parque das Águas, uma decoração especial enfeita toda a cidade, incluindo bosques e principais vias.

Acesse:www.pinhais.pr.gov.br/natal



FONTE: ASSESSORIA

Festa de abertura do Natal de Beltrão será nesta sexta-feira



A decoração do Natal da Alegria está sendo preparada com muito carinho pela Prefeitura de Francisco Beltrão. A abertura será nesta sexta-feira, dia 29, às 20h00, no Calçadão. Tem muitos atrativos como a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes, apresentação do Coral municipal, show pirotécnico e o show Natal feliz, com Etcheverry Santi e a Orquestra Sonata. A programação vai até 23 de dezembro. 

         “O Natal de Francisco Beltrão se tornou referência no Paraná e todos os anos atrai milhares de pessoas. Neste ano será uma das melhores edições, consolidando ainda mais o nosso Natal”, comenta o prefeito Cleber Fontana. A montagem da estrutura envolve toda a estrutura da prefeitura, tendo na coordenação a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. “Sempre iniciamos o trabalho com bastante antecedência. O Calçadão e a praça já estão prontos para receber visitantes de toda a região”, diz o secretário Leodir da Silva. 

        A praça central foi toda decorada, iluminada e recebeu a Vila do Natal, incluindo a casa do Papai Noel. No Calçadão foi montada a árvore gigante, brinquedos para as crianças e o passeio no Trenzinho do Noel. Outro palco foi colocado no espaço coberto, onde acontecerão shows todas as noites. Outros pontos da cidade também foram decorados, incluindo praças, pontes, Mercado Municipal e a avenida Atílio Fontana, na Cidade Norte. 



                                                  Expectativa para a abertura 

         A festa de abertura do Natal atrai milhares de pessoas e a expectativa é a mesma para este ano. A primeira apresentação, às 20h00, será do Coral Municipal. Na sequência acontece a bênção e o acendimento das luzes. Depois um dos principais momentos, a emoção da chegada do Papai Noel, que recebe do prefeito Cleber as chaves da cidade e faz a sua saudação para o público. Daí vem o show pirotécnico e o show musical Natal Feliz.



FONTE: ASSESSORIA

Mais de R$ 5 milhões do Nota Paraná já foram transferidos para o IPVA; prazo vai até dia 30

 

Mais de R$ 5 milhões em créditos do Nota Paraná foram transferidos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 até esta segunda-feira (25). O prazo para fazer a transferência dos valores em 2024 encerra em 30 de novembro. A Secretaria de Estado da Fazenda reforça o alerta sobre o prazo, já que o montante transferido até agora para esse fim é menor que no ano passado, que foi de R$ 6,9 milhões para desconto do imposto, ou seja, uma redução de cerca de 28%.

A utilização dos créditos como desconto no IPVA é uma das várias formas de utilizar os valores devolvidos e sorteados mensalmente pelo Nota Paraná. Contudo, como destaca a coordenadora do programa, Marta Gambini, os consumidores precisam ficar atentos ao prazo para não perder o benefício. "Neste ano, o prazo para fazer a transferência acaba em um sábado, então o ideal é não deixar o pedido para última hora, já que não há como fazer a solicitação depois do dia 30", explica. Desde 2016, foram usados mais de R$ 82,5 milhões para abater o tributo.

Até o momento, segundo a Receita Estadual, 71.089 veículos já utilizaram valores do Nota Paraná no IPVA 2025. A solicitação pode ser feita tanto pelo site oficial do programa quanto pelo app disponível para celulares. Marta reforça que não há um valor mínimo para fazer essa transferência. "Os consumidores cadastrados podem usar qualquer valor em suas contas para conseguir esse desconto, sem um mínimo", explica. "A única restrição é que não é possível pagar o imposto de terceiros, somente o de veículos atrelados ao seu nome".

Os valores disponíveis para transferência podem ser tanto aqueles obtidos nos sorteios mensais do programa quanto devolvidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Como esses créditos têm validade de um ano na conta do Nota Paraná, utilizá-los para o pagamento do IPVA é uma ótima forma de aproveitá-los", sugere a coordenadora.

COMO UTILIZAR – Para transferir, é preciso acessar o site do Nota Paraná, fazer o login com CPF e senha, clicar na aba “Minha Conta Corrente” e selecionar “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.

A opção de transferência para este fim fica disponível apenas durante o mês de novembro. Por ser integrado com o sistema do Detran/PR, não é necessário preencher dados de número de placa ou Renavam. Por isso, só é possível fazer a transferência para veículos e propriedade do contribuinte.

Caso o veículo não esteja listado no aplicativo ou no site do Nota Paraná, entre em contato pelo WhatsApp (44) 99831-9499.

NOTA PARANÁ – Programa do Governo do Estado, o Nota Paraná devolve ao contribuinte parte do ICMS pago nas compras feitas no comércio varejista. Além de créditos, também há sorteio de prêmios mensais em dinheiro aos contribuintes.

Para participar, os consumidores cadastrados devem solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Essa prática possibilita acumular créditos, os quais podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou usados no IPVA.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.

PM realiza palestra para alunos em Ribeirão do Pinhal

Os alunos do Colégio Hermínia Lupion em Ribeirão do Pinhal participaram nesta segunda-feira, 25, de uma palestra dos policiais da Patrulha Maria da Penha. O evento foi realizado nos períodos matutino e vespertino, na Casa da Cultura, e contou com a presença de aproximadamente 200 alunos.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

As palestras fazem parte da Operação Mulher Segura, que visa a prevenção da violência doméstica e familiar e a conscientização da Lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha. Entre os assuntos abordados estão os tipos de violência, o ciclo da violência doméstica, a rede de apoio no combate à violência doméstica e também as formas e canais de denúncia.

AMUNORPI realiza reunião em Joaquim Távora nesta sexta-feira

 

A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) realiza na próxima sexta-feira, 29, uma reunião na Câmara Municipal de Joaquim Távora. O encontro, terá a participação da Regional da Casa Civil do Norte Pioneiro, e contará com a presença dos novos gestores eleitos em outubro para o mandato 2025-2028.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Para o Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, o encontro é importante para que os novos gestores possam tomar conhecimento de ações e recursos que podem buscar a partir do próximo ano.

 

Em pauta terão temas na área de segurança, turismo, cultura e habitação. Até o momento já estão confirmadas as presenças do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, deputados estaduais Romanelli, Cobra Repórter e Mauro Moraes, o Diretor Presidente da EPR Litoral Pioneiro, Superintendente da Casa Civil, Júnior Weiller, o Diretor da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche, Superintendente do Governo Ratinho Júnior, Ricardo Maia, entre outras autoridades.

Eleitos em Cambará serão diplomados dia 29 de novembro


Os eleitos no município de Cambará serão diplomados oficialmente na manhã da próxima sexta-feira, 29, em evento no Fórum Municipal Dr. Otacílio Ribeiro - Salão do Tribunal do Júri. Irão receber o documento o prefeito, o vice-prefeito e os nove vereadores eleitos no pleito realizado no dia 06 de outubro. 

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

 

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

 

Prefeito:

Walcir Joaquim

 

Vice-Prefeito:

Gil dos Anjos           

 

Vereadores:

Márcio Albertini

Walmir Joaquim

Tetinha

Paulo Nunes Bacana

Francisco Peres

Jair Eletricista

Tânia Lima

Adauto Manzato

Adriano Dadona da Ambulância

MCMV autoriza construção de 320 casas em 11 cidades da base do Romanelli

Das 1.282 moradias autorizadas pelo Minha Casa Minha Vida no Paraná, 320 serão construídas em 11 cidades representadas pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) na Assembleia Legislativa: Bandeirantes, Barracão, Imbituva, Porto Amazonas, Rio Azul, Rio Branco do Sul, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São joão do Caiuá, São Pedro do Paraná e Siqueira Campos. "São moradias financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e vão atender famílias com renda mensal de até um salário mínimo (R$ 1.412,00)", disse.


"Criamos na Cohapar o fundo e o sistema estadual de habitação de interesse social para atender as famílias que mais precisam e não tem recursos para financiar a casa própria. É neste segmento que o déficit é maior. Agora o Paraná tem o programa Casa Fácil, que subsidia a entrada do financiamento  e já atendeu 85 mil famílias no estado", disse Romanelli que presidiu a Cohapar em dois períodos entre 1991 a 1994 e 2003 a 2006.


Romanelli também escreveu o livro “Direito à Moradia à Luz da Gestão Democrática”,em sua segunda edição revista e atualizada, e que analisa o alcance e os mecanismos da participação popular na gestão das políticas públicas voltadas à efetivação do direito à moradia.


O MCMV selecionou 390 moradias destinadas às famílias em áreas de risco (lixões, palafitas,  ocupações, favelas, margens de rios e loteamentos irregulares) em 15 cidades do Paraná. Dessas, 75 vão atender três cidades da base do Romanelli: São Jerônimo da Serra (25), São João do Caiuá (25) e Siqueira Campos (25).


Outras 892 moradias para mais 29 cidades são para famílias com renda mensal de até um salário mínimo (R$ 1.412,00). Dessas, 245 foram autorizadas para as cidades da base de Romanelli: Bandeirantes (50), Barracão (25), Imbituva (30), Porto Amazonas (25), Rio Azul (25), Rio Branco do Sul (20), Santo Antônio da Platina (50), São Pedro do Paraná (25).



FONTE: ASSESSORIA

Deputada Marli Paulino presta homenagem a escritor com paralisia cerebral



O escritor Marcio Sakyo Poffo Taniguti foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná, em um reconhecimento à sua obra, mas especialmente à sua superação como também jornalista. Com paralisia cerebral, em razão da falta de oxigenação no momento do parto, Marcio possui a coordenação motora e a fala comprometidas. Ainda assim, já publicou três livros, escritos usando uma ponteira adaptada à cabeça, criada por seu pai. A iniciativa foi da deputada estadual Marli Paulino (SD), que entregou a menção honrosa com votos de congratulações nesta segunda-feira (25), durante o Grande Expediente.

“Estou aqui para conhecer e compartilhar essa emocionante caminhada de superação. Devido à sua condição, Marcio possui a coordenação motora e a fala comprometidas. No entanto, ele não perdeu a vontade de viver. Muito pelo contrário, tem em sua jornada um exemplo a ser seguido. Ao lado de sua mãe, Dona Marcia, ele rompeu paradigmas, preconceitos e dificuldades. Estudou e se formou com o auxílio de sua dedicada mãe, que frequentou a sala de aula com ele durante todo o curso”, discursou a parlamentar.


Nascido em Ascurra, Santa Catarina, Marcio tem 36 anos e mora em Pinhais há mais de 30 anos. Formado em jornalismo desde 2015, ele publicou dois livros de poesia – Meus Primeiros Passos (2011) e Ecos do Tempo (2015). Em 2024, lançou o romance policial S.K.B. O Mistério, com 480 páginas, que levou quatro anos para ser concluído. E uma nova obra já começou a ser escrita.

“É uma honra indescritível e um reconhecimento que nos motiva ainda mais a continuar trilhando o nosso caminho receber essa homenagem na Assembleia Legislativa. Gostaria de fazer um agradecimento especial à deputada Marli Paulino, que também já foi prefeita da nossa cidade. Essa homenagem tem um significado ainda mais especial pelo seu apoio às causas que promovem dignidade e inclusão para todos. A minha história com o Marcio é, acima de tudo, uma história de superação e amor incondicional”, agradeceu a mãe, Marcia Sakyo Poffo Taniguti.

Segundo a mãe, Marcio encontrou na escrita a maneira de mostrar ao mundo a força e o talento, suas emoções e visões do mundo.


FONTE: ASSESSORIA

Deputada Maria Victoria garante apoio e apresenta emendas ao Hospital da Criança de Maringá

A deputada estadual Maria Victoria (PP) recebeu nessa segunda-feira (25) o futuro secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi; o consultor de negócios do Hospital da Criança de Maringá (HCM), André Nardi e o especialista de projetos da Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil, Marcelo Bezerra Lima. A Liga Álvaro Bahia é a gestora administrativa do HCM.

Maria Victoria garantiu apoio às demandas do Hospital da Criança e adiantou que apresentou emendas ao Orçamento de 2025 do Governo do Estado, destinando recursos ao Hospital.

“O Hospital da Criança é um marco no atendimento pediátrico de Maringá e de toda a região. Uma unidade que vai permitir consultas e cirurgias especializadas perto da casa de milhares de famílias paranaenses, que hoje precisam viajar para ter atendimento de qualidade”, disse.

Maria Victoria foi a idealizadora da construção do Hospital da Criança, ainda em 2017 no seu primeiro mandato. O projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família. 


Emendas

A deputada Maria Victoria protocolou uma emenda coletiva no valor de R$ 50 milhões para auxiliar no custeio do Hospital, outra emenda de R$ 100 mil para a aquisição de materiais e bens para o funcionamento da unidade e mais uma emenda para investimentos na climatização do Hospital.

Hospital

O futuro secretário da gestão Silvio Barros, Antônio Carlos Nardi, salientou a importância estratégica do Hospital da Criança para o atendimento das crianças e adolescentes de Maringá de mais de 200 municípios do Norte e Noroeste do Paraná.

“Acompanhei a consolidação do projeto quando estava no Ministério da Saúde e depois no Governo do Paraná. É uma unidade estratégica para o fortalecimento do processo de regionalização do sistema público de saúde”, disse.

O Hospital possui 24 mil m2 de área construída com 13 blocos. Atualmente, o Hospital funciona com atendimento ambulatorial em 13 especialidades diferentes, Pronto Atendimento, centro cirúrgico, leitos de hospital-dia, leis de internação e cirúrgicos com atendimento pelo SUS. A unidade possui capacidade para 148 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal e 7 salas de cirurgia.

O consultor de negócios do Hospital da Criança de Maringá (HCM), André Nardi, também agradeceu o apoio da parlamentar e explicou que há um planejamento contratual de ampliar os atendimentos para cardiologia e cirurgias cardiovasculares pediátricas, neurologia e neurocirurgia pediátrica, doenças raras, oncologia entre outras especialidades.

“São exigências do contrato assinado com a prefeitura de Maringá. A nossa estratégia passa por buscar financiamentos públicos e privados para garantir serviços de excelência aos nossos pacientes e podermos acelerar o faseamento do atendimento da instituição”

Liga

A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil é uma instituição centenária. Uma entidade filantrópica mantenedora de sete operações na Bahia. Em Salvador são três operações: o Hospital Martagão Gesteira, o Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG) e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).

No município de Lauro de Freitas há outras duas operações, o Hospital Sokids e a Clínica Transformar, especializada em TEA (Transtorno do Espectro Autista). Já no município de Alagoinhas, opera o Hospital Materno-Infantil e em Feira de Santana, faz a gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC).


FONTE: ASSESSORIA

Mais de 200 gestores paranaenses participam da abertura de evento em Brasília


O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, lidera a comitiva de mais de 200 prefeitos e prefeitas atuais, eleitos e reeleitos do Paraná que participa, em Brasília,  do Seminário Novos Gestores Sul e Mato Grosso do Sul 2025/2028.



No discurso de abertura, Edimar Santos destacou a importância da união dos prefeitos em torno do municipalismo. “A parceria e a união entre os prefeitos e prefeitas são fundamentais para fortalecer a AMP, a CNM e o movimento, garantindo a ampliação das conquistas dos Municípios”, afirmou.



O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que os prefeitos precisam apoiar a organização, mas também pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional para obter as conquistas que os municípios precisam. “Dinheiro não nasce em árvore. Por isso, os prefeitos precisam lutar para garantir o aumento de recursos de que precisam”, afirmou.