Prefeito Celso Góes entrega máquinas de Braille e reforça a educação inclusiva em Guarapuava

 

Recentemente o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, entregou duas máquinas de escrever em Braille para o Centro Municipal de Atendimento Educacional às Deficiências Sensoriais (CAEDS). A ação busca garantir a inclusão e ampliar o acesso à educação de qualidade para alunos com deficiência visual.

 

“Essas máquinas são um passo importante para garantir que as pessoas com deficiência visual possam aprender de maneira digna e igualitária. A inclusão sempre foi prioridade na nossa gestão, e cada conquista é motivo de orgulho. O CAEDS é um projeto que representa o compromisso em transformar a vida de quem mais precisa, oferecendo ferramentas que fazem a diferença”, destacou o prefeito.

 

As máquinas de Braille permitirão que estudantes desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita de forma mais autônoma. “Com essa máquina, eu vou conseguir fazer meus trabalhos e estudar como todo mundo. Estou muito feliz por poder usar essa tecnologia que me dá mais liberdade”, declarou Cristhian Renan Crule Bernardes, de 11 anos.

 

A professora Denise Tatiana Gaspar Neves destacou a importância dos novos equipamentos no processo educativo. “No CAEDS, temos programas específicos para atender às pessoas que são cegas. A criança cega é alfabetizada no sistema Braille e no Soroban. Hoje, ficamos muito felizes em receber essas máquinas, pois elas vão ajudar nossos alunos a serem alfabetizados. Também adaptamos o material encaminhado no ensino regular para que possam ser inseridos de forma adequada”, explica.

 

A secretária municipal de Educação, Rejane Correa da Luz, acrescentou que a entrega dos novos equipamentos é fundamental para o avanço do ensino de alunos com deficiência visual. “Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade para todos, garantindo que cada estudante tenha as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento”, finaliza.

 

CAEDS

Inaugurado em julho deste ano, o CAEDS é um espaço projetado para atender alunos com deficiências sensoriais de maneira especializada. Atualmente, o Centro atende cerca de 46 crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 15 anos, e até mesmo crianças a partir de 3 meses. O CAEDS conta com salas de aula adaptadas, biblioteca acessível e uma equipe multidisciplinar composta por professores, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais.



FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???