A cidade de Cascavel, já reconhecida nacionalmente por sua excelência no paradesporto, dá mais um passo importante para o desenvolvimento de seus atletas. Na manhã desta quinta-feira (18), foi inaugurado o Centro Para + Vida do Paradesporto, um moderno espaço destinado a diversas atividades esportivas e de inclusão social, localizado no Complexo Esportivo Ciro Nardi.
Com uma área total de 558 metros quadrados, o novo centro oferece uma estrutura completa para a prática de diversas modalidades, como xadrez, tênis de mesa, dança, balé, lutas marciais, e atividades multissetoriais. Além disso, o espaço conta com vestiários masculino e feminino, copa, camarim e outros ambientes que garantem o conforto e a acessibilidade de todos os usuários.
O prefeito Leonaldo Paranhos costuma chamar o espaço de “casa do paradesporto”. Segundo ele, os atletas precisam se sentir em casa no local de treinamento.
“Eu sempre sonhei que essas pessoas pudessem usar esse espaço tão maravilhoso. É a nossa demonstração de amor, de respeito a essas pessoas tão especiais nas nossas vidas. A gente vê, a gente enxerga, a gente convive, mas é preciso reconhecê-las também com esse projeto tão maravilhoso, da mesma forma que ele representa a nossa cidade no Paraná e no Brasil. Eles precisam saber que nós temos o maior amor por eles”, declarou o prefeito.
O investimento total na obra foi de R$ 1,94 milhão, demonstrando o compromisso da cidade com o desenvolvimento do esporte e a promoção da inclusão social. O centro será um importante local para a realização de eventos, campeonatos e treinamentos, além de promover a integração entre pessoas com e sem deficiência.
O secretário de Esportes e Lazer, Julio Cesar Raizel, lembra que, atualmente, o setor de Paradesporto atende, mensalmente, cerca de 600 atletas e pessoas da comunidade que utilizam o espaço. “Nesse novo espaço, a gente vai abrir, já na segunda-feira, mais de 250 novas vagas para atletas e pessoas que queiram vir participar e desenvolver as modalidades do paradesporto de Cascavel”, afirma.
O vice-prefeito Renato Silva destacou a importância do espaço, construído com amor e carinho. “Estamos felizes em poder continuar com esse olhar diferenciado para toda a cidade, e hoje em especial às pessoas que irão utilizar esse espaço”, afirmou.
De acordo com Pollyana Bastos, coordenadora do Setor de Paradesporto, com o novo espaço será possível dar oportunidade para mais pessoas com deficiência desenvolverem suas habilidades esportivas. “É um espaço de referência nacional e, com o Centro Para + Vida, tenho certeza de que vamos motivar muito mais pessoas a saírem de casa para praticar o esporte”, diz.
Suzani Gabriel Sartori Filho, presidente da Associação Olhar Down, não escondia a emoção ao ver o Centro Para + Vida inaugurado. “Meu Deus, como estamos felizes com essa conquista, onde o paradesporto vai ter um espaço totalmente adequado para as pessoas com deficiência, onde elas poderão estar nas suas salas, fazendo as suas atividades, acomodadas com mais aperfeiçoamento, onde vão se dedicar, porque são pessoas heroicas”, afirma.
Altair Antonio Alves, presidente da Associação dos Paratletas de Cascavel (Apac), afirma que o novo espaço soma muito para os atletas e será referência nacional. “Vai incentivar as pessoas a saírem de casa para virem treinar. Acontece muito de as pessoas se trancarem em casa, e queremos trazer essas pessoas para o esporte”, declara.
Homenagem
O Centro Para + Vida levará o nome de Márcio Parcenello, um grande incentivador do esporte e das atividades desenvolvidas por entidades sociais que atuam com pessoas com necessidades especiais. Parcenello, que faleceu em outubro de 2020, sempre dedicou seu tempo e recursos para promover a inclusão e o bem-estar social.
“Primeiramente gostaria de agradecer ao prefeito de Paranhos, que estabeleceu essa homenagem para nós da família. É fantástico lembrar que o Márcio, juntamente com a professora Pollyana, que foi a idealizadora do projeto, encampou esse projeto", disse Walter Parcianello, irmão do homenageado.
TEXTO: Prefeitura de Cascavel
Fotos: Vanderlei Faria/Secom
0 Comments:
O que você achou desta matéria???