Casa de apoio já completa mais de seis anos em funcionamento em Jacarezinho



A Casa de Apoio Estrela da Manhã em Jacarezinho já passou de seis anos de atendimento. O espaço neste período recepciona aproximadamente 120 pessoas diariamente e já totalizando mais de 100.000 acolhimentos.

O objetivo é proporcionar um local de acolhimento para pessoas em tratamento de saúde e seus acompanhantes que se deslocam de municípios da região. Anteriormente estas pessoas ficavam nas ruas sem um local apropriado para descanso.

 

O Blog do Marcos Júnior teve acesso a um relatório que destaca: “Imbuídos do espírito evangélico pela preocupação com o próximo proposto por Jesus foi assumida a missão de criar a Casa de Apoio Estrela da Manhã.

 

HISTÓRICO

 

Em agosto de 2017 foi realizada a primeira reunião com membros da comunidade de Jacarezinho. No mês seguinte foi realizada a proposta do Estatuto e em novembro do mesmo ano a composição da primeira diretoria, assembleia de criação e aprovação do Estatuto.

 

Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018 foram realizados os encaminhamentos burocráticos para a formalização da associação. Cessão do prédio pela Mitra Diocesana para o funcionamento da Casa de Apoio. No dia 03 de abril de 2018 começou oficialmente as atividades no local.

Reuniões iniciais

 

PÚBLICO ALVO

 

O público alvo são os pacientes e acompanhantes provenientes dos 22 municípios que compõe o Consórcio Público Intermunicipal do Norte Pioneiro (CISNORPI); pacientes do SUS para atendimento Oftalmológico; pacientes para atendimento no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), entre outros, que se deslocam em veículos coletivos municipais, com prioridade no atendimento pela Casa de Apoio para gestantes, crianças, idosos, deficientes, carentes.

 

Para um melhor atendimento, os motoristas dos coletivos municipais fazem contato com a Casa de Apoio informando o número de Assistidos que necessitarão de acolhida, levando em conta as prioridades estabelecidas pela Casa.

 

O espaço é equipado com secretaria, sala de convivência, sala de TV, sanitários, quarto para descanso, refeitório, área externa e bazar. No caso de paciente em cirurgia ou internado em UTI, os acompanhantes dormem na casa quantos dias forem necessários. Também em situações em que os pacientes fazem cirurgia num dia e precisam retornar no dia seguinte. Nestes casos é servida a refeição da noite.

 

MANUTENÇÃO

 

Para a manutenção do local, a Mitra Diocesana realiza a cessão da casa. A Cáritas Diocesana faz o pagamento de água e energia elétrica. Voluntários trabalham na secretaria, cozinha, bazar e pernoite.

 

O comércio local realiza doação de diária de pães e semanal de legumes, frutas, verduras, entre outros. A comunidade realiza a doações de alimentos, roupas, móveis, equipamentos, eletrodomésticos, gás, contribuição financeira mensal pelo carnê, ou eventual.

 

As paróquias realizam doações de alimentos, produtos de limpeza, doação de recurso pela dimensão social do Dízimo. Outro ponto de recurso para manter o espaço é o bazar com a venda de roupas usadas recebidas em doação. O Programa Nota Paraná também é uma fonte com a coleta e lançamento de notas fiscais com a devolução do ICMS.

 

Chá de panela para aquisição de utensílios para o espaço

CONTRIBUIÇÕES

 

Em vista da eficácia do trabalho realizado, serviu de modelo para a criação da Casa de Apoio Francisco Pró Vida, de Santo Antônio da Platina, que acolhe Mães com filhos internados na UTI Neonatal.

 

A Casa de Apoio Estrela da Manhã quando recebe alimentos ou produtos de limpeza em grandes quantidades, reparte com outras entidades e serviços, como Asilo São Vicente de Paulo, CADD/COFADD, Marmitas Solidárias, Mosteiro da Fraternidade O Caminho.

 

 

Nova etapa

 

A Casa de Apoio necessita de construção da sede própria, mas ainda depende da conclusão das obras da sede da AME – Ambulatórios Médicos de Especialidades. Todos os esforços serão despendidos para essa finalidade, no intuito de dar melhores condições de funcionamento e atendimento. Todavia, a Casa não dispõe de fonte de recurso suficiente para dar azo a tal mister, e precisa de muita ajuda.

 

Serão apresentados novos projetos de destinação de verbas pelos Municípios beneficiários, porém necessitamos de apoio da população para impulsionar os gestores.

 

 

Ao final do relatório das atividades desenvolvidas pela Casa de Apoio, a direção realiza um agradecimento ao Bispo Diocesano Dom Antônio pelo apoio do projeto ter saído do papel e ser esse sucesso atualmente.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???