Câmara recebe prêmio em reconhecimento à valorização de artistas maringaenses

 

A Câmara Municipal recebeu, durante sessão ordinária, o Prêmio Unijore de Incentivo à Cultura (PUiC) em reconhecimento à valorização de artistas maringaenses. Na atual Legislatura (2021-2024), o Poder Legislativo outorgou 30 títulos a representantes da dança, música, memória, literatura e de outras manifestações culturais.


Em 2023, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, honraria máxima do Município de Maringá, foi outorgada para o jornalista, poeta e trovador Antônio Augusto de Assis.


O sócio fundador da Unijore (União dos profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura), jornalista e escritor Joel Cardoso, lembrou que acompanha a Câmara Municipal, com mais frequência, desde que o vereador Mário Hossokawa assumiu a presidência e que já era momento do Poder Legislativo ser lembrado. 


“A legislação permite que eles (vereadores) façam a entrega de honrarias. A mais recente, são dezenas, de autoria do vereador Delegado Luis Alves, entregou o mérito comunitário para escoteiros de Maringá. Eu, ex-escoteiro, fiquei muito emocionado”, disse Cardoso, sublinhando que a lista de homenagens para artistas é importante para valorização da cultura.


Em nome dos vereadores, o presidente Mário Hossokawa agradeceu a Unijore pela homenagem e enfatizou que “o prêmio serve de incentivo para atuar cada vez mais na área cultural em benefício da cidade”.


A premiação contou com a presença do presidente da Unijore, Jaime Vieira, demais membros da entidade, vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal e convidados.



Conheça os homenageados pela Câmara Municipal de Maringá na Legislatura 2021-2024, nas áreas de dança, música, memória, literatura e de outras manifestações culturais:


Comenda Dom Jaime Luiz Coelho

Antônio Augusto de Assis (Literatura) Autor: Mário Verri e Manoel Álvares Sobrinho


Cidadania Benemérita

Tercílio Men (Música) Autor: Biazon

Antonio Roberto de Paula (Memória) Autor: Mário Hossokawa

Shiniti Ueta (Cultura) Autor: Manoel Sobrinho

Maria Eliana Palma (Literatura) Autor: Alex Chaves, Onivaldo Barris e Altamir 

Polônia Altoé Fusinato (Música) Autor: Ana Lúcia Rodrigues

Sergio Luiz Thomaz (Memória) Autor: Cristiano Niero Astrath


Cidadania Honorária

Yasuhiro Okada (Cultura) Autor: Mário Hossokawa


Brasão do Município

Orquestra Filarmônica Som Angelical (Música) Autor: Rafael Rosa

Mestre Chuppim (Cultura) Autor: Mário Verri

Escola de Dança Street Company (Dança) Autor: Sidnei Telles

Centro Português (Cultura) Autor: Ana Lúcia Rodrigues

Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena (Dança) Autor: Rafael Roza

Joel Cardoso (Literatura) Autor: Mário Hossokawa

Escola de Dança Street Company (Dança) Autor: Biazon

Banda de Música do 4º Colégio da Polícia Militar (Música) Autor: Biazon

Kiong e Myong Han (Cultura) Autor: Mário Verri

Associação do Fusca (Memória) Autor: Alex Chaves


Consagração Pública

Centro Português de Maringá (Cultura) Autor: Sidnei Telles

Academia de Letras de Maringá (ALM) (Literatura) Autor: Ana Lúcia / Bravim / Manoel

Grupo Folclórico Os Lusíadas (Dança) Autor: Ana Lúcia Rodrigues

Orquestra Filarmônica UniCesumar (Música) Autor: Mário Hossokawa

Cobra Coral (Música) Autor: Sidnei Telles


Mérito Comunitário

Letícia Fritzen Assakawa (Dança) Autor: Biazon

Técnica Beatriz Singh Galles (Dança) Autor: Biazon

Tatiana Souza (Dança) Autor: Sidnei Telles

Izidora Olanczulki Kozan (Dança) Autor: Rafael Roza

Tatiana Souza (Dança) Autor: Biazon

Ednaldo dos Anjos Moura (Cultura) Autor: Adriano Bacurau, Rafael Roza e Mário Verri

Professor Mauricio Reinert (Cultura) Autor: Mário Verri



FONTE: CÂMARA DE MARINGÁ

Pela quarta vez, Maringá é eleita a melhor cidade do Brasil para se viver

 

Maringá é a melhor cidade do Brasil para se viver. Foi isso que o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), promovido pelo Macroplan, confirmou pela quarta vez. O levantamento reuniu os 100 maiores municípios do País. Em 2024, Maringá atingiu a melhor marca da história na pesquisa, com índice geral de 0,765.


Das últimas cinco pesquisas realizadas pela consultoria, Maringá ocupou a primeira posição por quatro vezes: 2017, 2018, 2021 e 2024. O índice geral cresceu em relação aos anos anteriores em que a cidade liderou o ranking. Em 2017 o índice geral foi de 0,731, em 2018 foi de 0,748, em 2021 foi de 0,756 e em 2024 chegou a 0,765.  


Para o prefeito Ulisses Maia, o ranking reforça o compromisso do município em investir no bem-estar e na qualidade de vida da população. “O ranking comprovou, mais uma vez, que Maringá é a melhor cidade do Brasil. Esse é o resultado de um trabalho contínuo desenvolvido nos últimos anos para garantir serviços públicos de qualidade para os maringaenses. Maringá pertence às pessoas e deve ser pensada para elas”, frisa. 


A pesquisa analisa a evolução das cidades com base em 15 indicadores em quatro áreas essenciais: educação, saúde, segurança e saneamento. Maringá tem a melhor saúde (0,962) e saneamento (0,978) do Brasil. Na educação, a cidade ocupa a segunda colocação nacional, com 0,703.


Dos 15 indicadores avaliados no ranking, Maringá ficou em primeiro lugar em sete parâmetros e em segundo em outros dois:


1° - Cobertura da atenção básica

1° - Menor taxa de mortalidade infantil

1° - Taxa de matrículas em pré-escola entre crianças de 4 a 5 anos 

1° - Atendimento de água

1° - Atendimento de esgoto

1° - Esgoto tratado

1° - Coleta de lixo

2° - Menor taxa de mortalidade prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), por 100 mil habitantes de 30 a 69 anos

2° - Ideb Ensino Fundamental II (Rede Pública)


Em mais de uma década, a cidade cresceu mais de 20 posições no ranking em quatro indicadores: 28 posições no Ideb Ensino Fundamental II (Rede Pública), 27 em atendimento de esgoto, 21 em taxa de matrículas em pré-escola e 20 em redução da taxa de mortalidade prematura por DNCT.



FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

(Crédito da foto: Thiago Louzada / PMM)

Edimar Santos, Paulo Ziulkoski e Silvio Barros participam de 3º Smat Cities Park

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, participou nesta semana do primeiro dia do 3º Smart Cities Park 2024, em Nova Petrópolis (RS). Ao lado do presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, e do prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros, que palestrou no encontro, Edimar destacou a importância da participação do Paraná no evento.




Atleta do Norte Pioneiro irá representar o Brasil em evento na Rússia



O atleta de Siqueira Campos, Miguel Angelo Gentilini, irá representar o Brasil no evento: Mma Mixed Martial arts o RCC "RUSSIAN COMBAT CHAMPIONSHIP". A competição acontecerá neste sábado, 2, na Rússia.

 

O pai do atleta e treinador, sensei Danilo Gentilini, conta que Miguel é atleta de artes marciais desde a sua infância e já conta com 8 vitórias no MMA, sendo a última na cidade de Moscou, que é a capital da Rússia, em 2023.

Paraná é terceiro estado que mais gerou empregos no País entre janeiro e setembro

 

O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro da Região Sul que mais gerou novos postos de trabalho em 2024 no acumulado entre janeiro e setembro. Foram 152.898 vagas abertas, diferença entre 1.556.854 admissões e 1.403.956 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Paraná ficou atrás somente de São Paulo (561.042) e Minas Gerais (204.187) no acumulado do ano, estados bem mais populosos. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro em quarto lugar (139.378) e Santa Catarina na quinta posição (129.553). O estoque de empregos paranaense, referente a quantidade total de vínculos celetistas ativos, é de 3.244.299, o quarto maior do País.

No ano, os setores que mais contrataram no Paraná foram o de serviços (saldo de 77.750), indústria (37.544), construção (19.066) e comércio (17.805). Na agropecuária foram 739 novos postos de trabalho criados. Entre os subsetores, o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi o com maior número de postos gerados, com saldo de 38.624.

O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que as capacitações gratuitas ofertadas pelo Estado têm formando mão de obra para atender o mercado de acordo com o desenvolvimento de cada setor da economia.

“O Paraná apresentou saldo positivo de novos empregos em todos os meses deste ano. Esse desempenho, além de refletir o sucesso das políticas adotadas pelo governo para a promoção do emprego e renda no Estado, também direciona para o aprimoramento de ações de empregabilidade, em especial o incentivo que hoje é dado ao trabalhador para que ele busque o aperfeiçoamento profissional”, afirmou.

SETEMBRO – Somente no mês de setembro, o Paraná gerou 14.828 novos postos de trabalho com carteira assinada, 67% a mais que as 8.877 vagas criadas no mesmo mês de 2023. O saldo deste ano é a diferença entre as 165.300 admissões e 150.472 desligamentos no período.

Foi também o melhor resultado da região Sul do País. Santa Catarina registrou saldo de 13.074 vagas no mês, enquanto que o Rio Grande do Sul criou 10.238 empregos. Em nível nacional, o Paraná ficou atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas e Bahia.

Todos os setores registraram saldo positivo no mês, à exceção da agropecuária (-98 vagas). O setor de serviços foi o que mais gerou empregos, com 7.410, seguido pela indústria (3.096), comércio (2.375) e construção (2.045).

RECORTES – Das 152.898 vagas criadas no Paraná entre janeiro e setembro deste ano, 77.838 foram ocupadas por homens (50,9%), enquanto que 75.060 por mulheres (49,1%). No mês de setembro, especificamente, das 14.828 geradas, 7.476 foram ocupadas por pessoas do sexo masculino, enquanto que 7.352 pelo sexo feminino. Já a faixa etária que mais empregou no mês foi a de jovens, de pessoas entre 18 a 29 anos, com 8.702 vagas criadas.

BRASIL – O mercado de trabalho formal no País gerou saldo positivo de 1.981.557 novos empregos entre janeiro e setembro deste ano. Somente no último mês foram 247.818 postos de trabalho com carteira assinada, com crescimento em todos os estados brasileiros.

Nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas foram destaque o setor de serviços, que gerou 128.354 postos no mês de setembro, e a indústria, com 59.827 postos. No comércio foram registrados 44.622 novos empregos, na construção civil, 17.024, e na agropecuária, -2.004.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Ambulatório Médico Especializado tem se consolidado na área da saúde



O Ambulatório Médico Especializado (AME) tem se consolidado como um importante centro de atenção à saúde no Norte Pioneiro. Gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) ele tem como foco atendimento das linhas prioritárias do Estado do Paraná. Os atendimentos incluem gestantes, crianças, hipertensão arterial, diabetes mellitus, saúde mental e saúde do idoso.

 

A diretora técnica do CISNORPI, Gisele Gomes, explica que de janeiro à setembro deste ano foram realizados mais de 25.500 atendimentos que proporcionaram cuidados essenciais para a população. “Essas consultas foram conduzidas por profissionais especializados em obstetrícia, pediatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, psiquiatria e medicina clínica, garantindo uma abordagem abrangente e personalizada para as diversas necessidades de saúde”, explica Gisele Gomes.

 


Além do atendimento médico especializado, o AME conta com uma equipe multiprofissional, que desempenha um papel crucial no acompanhamento dos pacientes. Entre os profissionais, destacam-se enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, além de auxiliares administrativos e de serviços gerais. Essa equipe amplia o suporte à saúde de forma integral e humanizada.

O Presidente do CSNORPI e Prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, enfatiza que a estrutura do AME é um reflexo do comprometimento do Consórcio com a saúde pública, visando não apenas o tratamento dos pacientes, mas também a promoção da qualidade de vida e do bem-estar para todas as faixas etárias e condições de saúde.

"Esse aumento expressivo no número de atendimentos reforça a importância de serviços especializados e integrados, garantindo que mais pessoas tenham acesso a um cuidado contínuo e de excelência", complementa Marcelo Palhares.


 


Lupion destaca Senadora Tereza Cristina em vitória do Código Florestal no STF



Após a importante vitória nos embargos de declaração relacionados ao Código Florestal no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), destacou o papel fundamental da senadora Tereza Cristina (PP-MS) na articulação junto aos ministros da Corte.


A ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o governo Bolsonaro fez diversas incursões ao Supremo para conversar com os magistrados. Ela, inclusive, levou secretários de meio ambiente de 18 estados para explicar por que a tese da "identidade ecológica" estava incorreta.


"Quando o último embargo começou a ser analisado, tinhamos seis votos contra nosso setor. A senadora não só virou esses votos, como conquistou a unanimidade entre todos os ministros", afirmou o presidente.


A Tese da identidade ecológica surgiu a partir do voto anterior do ministro Luis Fux, relator da questão, e que pretendia alterar o previsto no Código Florestal.


Os embargos de declaração fizeram parte da agenda do agro e do Supremo pelos últimos 11 anos.


*Entendimento*


De acordo com a lei aprovada no Congresso Nacional, era possível compensar áreas no mesmo bioma. Isso fez com que pelo menos 17 estados e o Distrito Federal lançassem legislações locais que acompanhassem o código.


No entanto, em seu voto anterior, Fux disse que a compensação deveria ocorrer na mesma microbacia, ou seja, em local de igual "identidade ecológica". "Isso colocaria a quase totalidade dos produtores rurais do país, que durante anos atuaram de acordo com o código, na ilegalidade do dia para a noite", disse Lupion.


O presidente da FPA disse ainda que é fundamental, agora, a atuação dos governadores dos estados. 


"É preciso que eles façam as análises do CAR (Cadastro Ambiental Rural) dos produtores, previsto no Código Florestal, e que tem sido usado, inclusive, como justificativa para embargo a diversos produtos brasileiros no exterior. A exemplo do que São Paulo e Mato Grosso já fizeram, os demais precisam analisar pra abrir a possibilidade do PRA (Programa de Regularização Ambiental), e garantir segurança jurídica aos produtores", finalizou.


FONTE: ASSESSORIA

Polícia Penal inaugura parlatório virtual e adequações estruturais na Cadeia Pública de Wenceslau Braz

 

A Cadeia Pública de Wenceslau Braz celebrou na última semana a conclusão das adequações estruturais e a inauguração do parlatório virtual da unidade prisional. O evento contou com a presença de diversas autoridades e marcou um passo significativo para a comunidade local e para o sistema prisional.

As mudanças realizadas proporcionaram melhorias nas condições de trabalho dos servidores e na custódia das pessoas privadas de liberdade (PPL), promovendo um ambiente mais seguro e humanizado. A implantação do parlatório virtual facilitará a comunicação entre os custodiados, seus advogados, o Judiciário e os familiares, por meio de visitas virtuais. Essa iniciativa visa fortalecer os laços familiares e contribuir, também, para a reintegração social.

O diretor regional de Ponta Grossa, William Ribas, destacou a importância dessas mudanças. "Hoje celebramos não apenas a entrega do parlatório virtual, mas reafirmamos o compromisso da Polícia Penal do Paraná, por meio da Cadeia Pública de Wenceslau Braz, com a reintegração social e garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade”. 

Durante o evento, foram feitos agradecimentos a todos os envolvidos neste projeto, destacando a colaboração e a presença do Conselho da Comunidade, da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), de membros do Judiciário, representantes da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) e da Prefeitura de Wenceslau Braz.



FONTE: POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Ibiporã celebra 77 Anos com grande festa no Lago Dom Pedro Zilli

 

No próximo dia 8 de novembro, Ibiporã festeja 77 anos de história e realizações, e promete-se uma comemoração memorável para toda a família ibiporaense. O evento será realizado no lago Dom Pedro Zilli, a partir das 17h, e será uma oportunidade imperdível para reunir amigos e familiares em um clima de festa e união. Com uma programação diversificada, o dia promete agradar a todos os públicos.

A festa terá início com a tradicional Feira do Empreendedor, que iniciará suas atividades às 17h e está em sua 11ª edição. O evento reunirá expositores locais, oferecendo produtos e serviços de qualidade, além de ser uma ótima chance para apoiar os empreendedores da região. Os visitantes poderão aproveitar as delícias da gastronomia local, enquanto se divertem e conhecem as novidades do comércio ibiporaense.

Às 20h30, será a vez dos amantes do esporte se animarem com a 3ª Prova Pedestre Cidade de Ibiporã. O evento esportivo é uma ótima oportunidade para os corredores e também para aqueles que preferem torcer e vibrar pela performance dos atletas. A corrida promete agitar a atmosfera do lago, reunindo competidores e espectadores em um clima de incentivo e comemoração.

Para fechar a noite com chave de ouro, a partir das 22h, o palco será tomado pela energia da dupla Jeann e Julio, que promete animar o público com seus sucessos. A música, os bons momentos e as lembranças farão dessa celebração uma experiência inesquecível. É uma ótima chance para cantar junto e relembrar os hits que marcam a vida dos ibiporaenses.

Portanto, prepare-se para comemorar! Avise os amigos, chame a família e não deixe de participar dessa festa que marca um marco tão importante na história de Ibiporã. Afinal, celebrar 77 anos de conquistas e progresso é motivo de sobra para muita alegria e festa. Venha viver esse momento especial conosco!


FONTE: PREFEITURA DE IBIPORÃ

Cleber autoriza R$ 300 mil para a causa animal



O prefeito Cleber Fontana autorizou o repasse de R$ 300 mil para a causa animal de Francisco Beltrão, contemplando com R$ 150 mil cada a Ong Arca de Noé e a Associação de Proteção aos Animais Bem-Estar Animal. O recurso será aplicado em castrações e na compra de rações. O ato de liberação do recurso foi realizado nesta quarta-feira (30) na secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. 

       “A causa animal sempre teve uma atenção especial da nossa administração. Não basta defender a causa, é preciso garantir o atendimento e recursos para esta área”, disse o prefeito. Também destaca a implantação do Centro de Controle de Zoonozes, do Banco de Rações, a ampliação da secretaria de Meio Ambiente para também atender os animais e as parcerias com as ongs e cuidadoras. “Estamos investindo mais de R$ 1,5 milhão por ano em ações em prol dos nossos animais. Além do respeito e do bem-estar, também é uma questão de saúde pública”, disse o prefeito.   

        Também falaram durante a liberação do recurso o vereador Jean Emiliano, que é defensor da causa animal e, junto com o prefeito Cleber, viabilizou o recurso com o deputado federal Matheus Laiola, a secretária Ana Paula Nesi Tortelli, a presidente da Arca de Noé, Carla Werkhauser, e a presidente da Associação Bem-Estar Animal, Gelcimara Vincensi. Completaram a frente de honra o diretor da secretaria, Vilmar Rigo, a advogada Maressa Sales Vieira, vice-presidente da Comissão de Direito Animal da OAB, e o médico veterinário Everton Leonardi, responsável técnico do Centro de Zoonoses. 



                                                Campanha de Vacinação 

      Outra importante ação da prefeitura que está em andamento nesta semana é a campanha de vacinação de cães e gatos no Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal. Ao todo são 860 doses de vacinas, sendo 400 contra a raiva, para cães e gatos, 200 doses contra viroses para cães e 260 contra viroses para gatos. A vacinação prossegue até esta sexta-feira, dia 1º de novembro, pela manhã, das 09h00 às 11h00. 

       São contemplados cães e gatos de tutores com renda de até dois salários mínimos mensais e integrantes do Cadastro Único (CadÚnico). É preciso apresentar um dos comprovantes. Animais sob tutela de proteção devem ter o comprovante de vínculo com a Ong Arca de Noé ou com a Associação de Proteção Animal Bem-Estar. O Centro de Zoonoses fica na Pedreira Mãe Natureza, com acesso próximo da esquina da rua Curitiba com a Antonio Carneiro Neto.

Hariel e Paulinho se reúnem em Japira

O atual prefeito de Japira, Paulinho, e o prefeito eleito, Hariel Fogaça, se encontraram nesta quarta-feira, 30, no prédio da Prefeitura Municipal. O objetivo foi iniciar a transição para a próxima gestão que inicia no dia 01 de janeiro de 2025.

A transição de governo é um processo essencial para a continuidade administrativa e a estabilidade institucional no executivo municipal. O procedimento segue diretrizes determinada pelos Tribunais de Contas que visam garantir a passagem de informações e a transparência das finanças públicos. 

“PP se consolida como a segunda força política do Paraná”, diz deputada Maria Victoria

 

A deputada estadual e presidente do Progressistas no Paraná, Maria Victoria (PP), destacou a consolidação da legenda como a segunda força política do Paraná. Em discurso na tribuna da Assembleia, nesta segunda-feira (28), Maria Victoria parabenizou e desejou sucesso aos eleitos. 


O Progressistas disputou com candidatos e candidatas a prefeito as principais cidades do Paraná.  O partido elegeu 61 prefeitos e prefeitas, um aumento de 117% em relação a 2020, e o segundo melhor resultado do Estado. Também fez 51 vice-prefeitos, crescimento de 183 % e 552 vereadores, um avanço de 83% em relação à eleição anterior. 


“Fizemos campanhas propositivas debatendo as demandas e os desafios locais da população. Esse sucesso nos dá motivação e, principalmente, responsabilidade para continuar lutando pelos interesses de todos os paranaenses”, afirmou Maria Victoria, logo após ler a lista dos 61 prefeitos eleitos pela legenda em todas as regiões. 


MULHERES - A presidente do Progressistas ressaltou também as campanhas vibrantes da Professora Maria Tereza (PP) em Londrina e de Mabel Canto (PSDB) em Ponta Grossa que disputaram o 2º turno. O PP fez parte da coligação de Mabel. 


“Disputas com as mulheres sendo protagonistas e com ótimas votações. Se não foram vitoriosas, tenho certeza de que saem maiores, mais confiantes e mais preparadas para continuar o trabalho em favor dos moradores das suas cidades”, frisou. 


CURITIBA – No 1º turno, Maria Victoria concorreu à prefeitura de Curitiba no 1º turno com o vice-prefeito Walter Petruzziello.  “Caminhamos pelos bairros, ouvimos a população e fizemos uma campanha limpa e propositiva, apresentando soluções para Curitiba. Agradeço a Deus e aos curitibanos por todo carinho recebido”, pontuou.


No segundo turno, o PP foi o primeiro partido a declarar apoio ao candidato eleito Eduardo Pimentel (PSD). “Tenho certeza de que o Eduardo Pimentel continuará a ótima gestão do prefeito Rafael Greca e fará os avanços necessários para manter Curitiba no caminho do progresso, olhando com carinho para as pessoas”, disse.


Para a Câmara de Curitiba, o PP elegeu três vereadores: Nori Seto, Pier e Loréns Nogueira. O atual vereador Bobato ficou na primeira suplência. “Foram grandes votações. Desejo a eles muito sucesso na Câmara Municipal”, salientou. 


BANCADAS –  Segundo Maria Victoria, a consolidação do Progressistas como a segunda força política do Estado “é consequência do esforço dos nossos filiados liderados pelos deputados estaduais e federais do partido. Um time que atua de maneira integrada”.


A bancada do PP em Brasília é formada por Pedro Lupion, Tião Medeiros, Marco Brasil, Toninho Wandscheer e Dilceu Sperafico. Ricardo Barros está licenciado para assumir a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. Na Assembleia Legislativa, a bancada do PP é composta por seis parlamentares: Adriano José, Marcio Pacheco, Maria Victoria, Paulo Gomes, Matheus Vermelho e Cristina Silvestri.


FONTE: ASSESSORIA

Leilão de lotes da Cidade Industrial começa no dia 8 de novembro

 

Londrina se prepara para dar um salto rumo a um novo ciclo de industrialização. Nos dias 8, 11, 12 e 13 de novembro, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) irá leiloar 52 lotes da Cidade Industrial, condomínio industrial em construção às margens da Avenida Saul Elkind, na região noroeste, próximo ao limite com Cambé. As obras da Cidade Industrial estão próximas a 70% da conclusão.

Os terrenos foram divididos em quatro grupos e sorteados para quatro leiloeiros credenciados pelo Município. Para participar do leilão, as empresas precisam se habilitar nos sites dos leiloeiros. Os documentos necessários estão relacionados no edital de licitação, que pode ser baixado aqui. O credenciamento deve ser feito até 24 horas antes do início do leilão do grupo que a empresa pretende disputar.

O grupo número 1 terá a maior parte dos lotes. São 30 no total, e este leilão será no dia 8. Neste grupo, concentram-se os terrenos menores, com pouco mais de 2 mil metros quadrados. Os lances poderão ser apresentados a partir das 9h, no site www.ricardogomesleiloes.com.br .

O leilão do grupo 2, que terá 13 terrenos, está marcado para o dia 13, a partir das 9h, no https://www.nakakogueleiloes.com.br. Já o do grupo 3, com seis terrenos, será dia 11, com início às 10h no https://alleiloes.com.br/. Por último, o leilão do grupo 4, que concentra os três maiores terrenos, será no dia 12, a partir das 10h.

Um terreno por vez

Dentro dos quatro grupos, cada terreno será leiloado separadamente. As ofertas para uma determinada área só terão início depois que a anterior for arrematada.

As empresas podem se inscrever para concorrer em mais de um grupo, mas o edital impede que elas arrematem mais do que um lote entre os 52. Por isso, a cada terreno arrematado, seu vencedor será retirado da lista de participantes habilitados para os terrenos subsequentes.

Vence quem fizer a maior oferta.

Caso haja áreas remanescentes nesta primeira etapa do leilão, uma segunda rodada deverá ser realizada ainda neste ano.

Quem pode participar

Em uma primeira etapa, o leilão dará exclusividade às indústrias das cinco áreas prioritárias para o desenvolvimento de Londrina, definidas num estudo realizado em 2017 pela Fundação Certi. São elas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócio, Saúde, Eletrometalmecânico e Químico e Materiais.

Os sistemas eletrônicos só vão aceitar o credenciamento de empresas que tenham pelo menos um código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) destas atividades.

Caso não sejam arrematados todos os lotes, haverá uma nova etapa do leilão no qual outros segmentos poderão participar, desde que atendam às normas de zoneamento da região que pertence à Bacia Ribeirão Jacutinga, responsável pelo abastecimento da cidade de Ibiporã.

36 meses para pagar

Os terrenos podem ser pagos em 36 meses, sem juros. As parcelas são corrigidas apenas pelo índice oficial da inflação, o IPCA. E a carência para o começo do pagamento é de seis meses. Quem optar por pagar à vista tem desconto de 10%. As empresas ficarão isentas de IPTU por 10 anos.

Os 52 lotes têm tamanhos variados, de 2.010 metros quadrados a 22.723 metros quadrados. “No início do projeto, eram 88 lotes. Mas alguns foram agrupados de maneira a oferecer áreas maiores no leilão, atendendo a uma demanda do mercado por essas áreas”, afirma Cavazotti.

Iniciativa histórica

É a primeira vez que Londrina entrega um parque industrial com toda a infraestrutura necessária para as empresas se instalarem. Também é a primeira vez que o Município se utiliza de leilão para alienar imóveis com vistas ao desenvolvimento econômico. A modalidade está prevista na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).

A Comissão Permanente de Avaliação da Prefeitura do Município de Londrina avaliou o metro quadrado da Cidade Industrial em R$ 363,46. Considerando os incentivos oferecidos pela Prefeitura, com o desconto de 50% (máximo previsto na lei municipal 5.669), o preço inicial do metro quadrado será de R$ 181,73.

Ao todo, serão alienados 250.876 metros quadrados. Portanto, a arrecadação com o leilão será de mais de R$ 45,5 milhões.

O dinheiro obtido irá para o Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Industrial (FMIDEI), criado pela lei 13.701, que também autorizou a alienação da área. A proposta é reinvestir os valores na aquisição de novas áreas a serem destinadas à atração de mais empresas. “O fundo foi criado com a finalidade de financiar ações voltadas ao desenvolvimento do setor econômico e industrial do Município”, conta Cavazotti.



FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Cornélio Procópio inicia transição de Governo

O atual prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski receberam nesta quarta-feira, 30, o prefeito eleito Raphael Sampaio e a coordenadora da equipe de transição Mirna Soares. O encontro também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Rafael Hannouche.

A transição de governo é um processo essencial para a continuidade administrativa e a estabilidade institucional no executivo municipal. O procedimento segue diretrizes determinada pelos Tribunais de Contas que visam garantir a passagem de informações e a transparência das finanças públicos. 

Paranaguá terá Estado parceiro na nova fase de transformação, diz Santin Roveda



O governador Ratinho Junior (PSD) garantiu ao prefeito eleito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos) que os investimentos estaduais continuam prioritários na cidade e que tem como principal alavanca a atuação do Porto de Paranaguá no litoral paranaense. "Este encontro com a presença de Gilson Santos, presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos, fortalece o compromisso do Estado com o desenvolvimento urbano e social, alinhado à visão inovadora e integrada do governador Ratinho Junior", disse o secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) que acompanhou a reunião nesta terça-feira, 30, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.


Santin Roveda destaca que com a liderança de Ratinho Junior, o prefeito eleito Adriano Ramos terá uma parceria ideal no Governo do Estado para concretizar projetos estratégicos em Paranaguá e região. “Com a experiência do governador Ratinho Júnior e a disposição de Adriano, estamos prontos para impulsionar iniciativas que atendam às reais necessidades da população de Paranaguá, promovendo um Paraná de oportunidades e integração,” afirmou.


"Com o planejamento em foco e o alinhamento de ideias entre lideranças municipais e estaduais, Paranaguá se prepara para novos investimentos e melhorias em projeto para um futuro mais promissor ainda para a cidade, como um polo de desenvolvimento no cenário estadual", completou.



FONTE: ASSESSORIA

FICAFÉ é aberta oficialmente com a presença do vice-governador

 

O Centro de Eventos José Antônio de Oliveira em Jacarezinho é palco de terça-feira, 29, até quinta-feira, 31 da 17ª edição da Feira Internacional do Café (FICAFÉ) e da 3ª edição da Feira de Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. A FICAFÉ acontece desde 2008 e movimenta a economia do Norte Pioneiro do Paraná, sendo uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior. Já a Feira Sabores acontece desde 2022, sendo uma vitrine para outros produtos diferenciados da região, como goiabas, morangos, legumes e produtos da agroindústria.

.


 

A abertura oficial contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do Presidente da AMUNURPI e Prefeito de Siqueira Campos, Germano, os prefeitos de Jacarezinho (Marcelo Palhares), Jaboti (Régis William), Carlópolis (Hiroshi Kubo) e Ribeirão do Pinhal (Dartagnan Fraiz). Os prefeitos eleitos de Barra do Jacaré (Zanatta), Cambará (Walcir Joaquim), Carlópolis (Nilton Meira), Ibaiti (Beto Regazzo), Japira (Hariel Fogaça), Pinhalão (Luiz Eduardo), Ribeirão Claro (Lisandro Baggio) e Santana do Itararé (Calé).

 

As feiras contam com exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a agricultura, degustação de cafés especiais e de produtos diferenciados do agro, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, além do networking entre os membros dessa importante cadeia produtiva.