Paraná firma parceria com Google para qualificar alunos de escolas profissionalizantes

 

O Governo do Paraná e o Google Cloud Learning firmaram uma parceria para a concessão de licenças de cursos que qualifiquem alunos da rede estadual de escolas profissionalizantes. A autorização para a parceria foi assinada nesta quarta-feira (16) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e tem como objetivo capacitar os estudantes para novas tecnologias.

A cooperação, que envolve as secretarias estaduais do Planejamento e Educação, prevê que até 500 licenças sejam liberadas por escolas selecionadas pelo programa de acordo com critérios técnicos. A estimativa é que cerca de 15 mil alunos sejam beneficiados com os cursos.

“Estamos trabalhando para fazer do Paraná um grande celeiro de talentos ligados à tecnologia e à inovação. Existe uma grande demanda do mercado por profissionais capacitados em programação, que entendam de inteligência artificial e estejam preparados para lidar com estas novas tecnologias. Nosso objetivo é preparar nossos alunos para este ambiente”, disse o governador.



O fornecimento das licenças para os alunos do ensino técnico dá sequência a um planejamento de ações do Governo do Estado em parceria com o Google. Em setembro, um outro acordo garantiu a concessão de 10 mil licenças de cursos da empresa para alunos das universidades estaduais do Paraná.

“Estamos dando mais um passo, agora com as escolas técnicas. Estamos conseguindo atingir diferentes camadas, de diferentes idades, colaborando com este plano de transformar o Paraná em um celeiro de talentos em tecnologia no Brasil”, disse o diretor-chefe de gabinete da Google Cloud, Gustavo Pacheco.

EDUCAÇÃO - O acesso a conhecimentos avançados em tecnologia tende a elevar o nível de qualificação dos alunos. Os cursos previstos abrangem tópicos como aprendizado de máquina, análise de dados, aplicações em nuvem, marketing e segurança de dados.

“São trilhas específicas de conhecimento, mas muito conectadas com o futuro. É uma forma de dar ao jovem da escola pública uma oportunidade diferenciada. Formando profissionais de qualidade, vamos atrair empresas e, consequentemente, conseguir reter estes talentos no nosso Estado”, afirmou o secretário do Planejamento, Guto Silva.

A oferta dos cursos se soma a uma série de iniciativas que visam aproximar a inovação ao ensino público do Paraná, como a oferta de aulas de programação aos estudantes do ensino regular.

“A parceria com o Google proporciona uma chancela ao estudante, que ajuda com que ele saia da escola e tenha mais oportunidades no mercado de trabalho. São medidas como esta que fazem do Paraná a melhor educação técnica do Brasil”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

Programa Casa Fácil Paraná se torna modelo de política habitacional para outros Estados

 

Programa Casa Fácil, do Governo do Paraná, é uma referência nacional em projetos habitacionais. Coordenado e executado pela Companhia de Habitação do Paraná, além dos números robustos na produção de novas moradias e na regularização fundiária, o programa já acumula seguidos prêmios por essa atuação. Tanto sucesso chamou a atenção de outros estados e municípios, que agora buscam a parceria e expertise paranaense para replicarem o modelo de política habitacional em seus governos.

O Casa Fácil Paraná já serviu de exemplo para 13 estados e cinco municípios. O acordo da troca de experiência da política habitacional é realizado através da assinatura de termos de cooperação técnica, que podem ter diferentes níveis. A parceria foi firmada com os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Goiás; e com os municípios de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Itaquaquecetuba (SP), Camaçari (BA) e São José do Ribamar (MA).

MODALIDADE - De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a implementação da modalidade Valor de Entrada, do Casa Fácil, alcançou números expressivos e fez com que houvesse um grande salto na produção de unidades habitacionais para atender pessoas com renda de até quatro salários mínimos. “O formato desburocratizado do programa e esse aumento da produção de moradias fez com que chamasse a atenção de outros entes da federação”, disse Lange. “E com a disponibilidade do Governo do Paraná e da Cohapar em compartilhar os conhecimentos e os resultados conquistados, iniciou-se então a capacitação e a assinatura dos termos de cooperação com estes Estados e municípios”, acrescentou. Por fim, o presidente destacou o envolvimento da Caixa Econômica Federal como parceira da iniciativa, o que tem contribuído para consolidar o sucesso do programa.

Criado por força de lei em dezembro de 2020, o Programa Casa Fácil atua em diversas frentes, com o objetivo principal de fomentar a produção de novas moradias, com prioridade de atendimento e concessão de subsídios de R$ 20 mil para o público que recebe até quatro salários mínimos nacionais. Outras vertentes do projeto englobam a requalificação urbana, ampliação ou reformas de imóveis urbanos e rurais, bem como na promoção de regularização fundiária de áreas irregulares.

Prefeitos trocam informações e experiências

O prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete, recebeu nesta quinta-feira, 17 em seu gabinete os prefeitos reeleitos Venícius Rosa (São Jerônimo da Serra), Laine Gaspar (São Sebastião da Amoreira) e o prefeito eleito para governar Cornélio Procópio, Rafael Sampaio.

 

“É muito importante esta troca de informações entre os municípios. Sempre em busca de melhorias que possam contribuir com o  crescimento de toda a nossa região e, melhorar sempre  a qualidade de vida do nosso povo”, comenta Jamison Donizete.

Municípios do Norte Pioneiro participam da criação do Núcleo de Cooperação Socioambiental



Os municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) participaram nesta quinta-feira, 17, juntamente com a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec da criação do Núcleo de Cooperação Socioambiental. O evento aconteceu no auditório do Campus CCSA da UENP em Jacarezinho. 



Durante o dia inteiro os representantes de instituições participaram de várias atividades, propostas pelas equipes da Itaipu e do Itaipu Parquetec, incluindo palestra, apresentação de diagnóstico inicial e oficina para identificar questões socioeconômicas e ambientais da região. Os resultados das discussões foram levados em plenário para serem debatidos em conjunto entre todos os integrantes.

Novos parquinhos em Marilândia do Sul


Mais diversão para as crianças da Rede Municipal de Educação de Marilândia do Sul. Novos parquinhos foram instalados nas escolas.

Até o momento, três parquinhos já foram instalados, no CMEI Paraíso, na Escola Municipal Angelo Muller Filho e na Escola do Distrito de Nova Amoreira.
"É mais um compromisso da nossa administração sendo cumprido, que é sempre ofertar o melhor para as nossas crianças. Agora elas têm um parquinho para recreação, seguro e de qualidade", disse o prefeito Aquiles Takeda.

Nova sede da AMP é tema de reunião entre secretário da administração e previdência, Claudio Stabile, e presidente Edimar Santos

 

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, reuniu-se hoje com o secretário estadual de Administração e Previdência, Claudio Stabile, para discutir a nova sede da associação.

A AMP está alinhando com o Governo do Estado a cessão de um imóvel ou terreno para a sua nova sede, objetivando atender aos 399 prefeitos e prefeitas do Paraná com mais espaço e qualidade. O projeto de engenharia e arquitetura da obra já está pronto e prevê a construção de um imóvel com auditório para a realização de reuniões entre os prefeitos e prefeitas do Paraná, um amplo estacionamento e um moderno  espaço para a administração da AMP.

Da reunião,  participaram ainda o diretor-executivo da AMP, Joarez  Henrichs, a procuradora Jurídica, Francine Frederico, e Marta Cristina Guizelini, chefe do Patrimônio da Secretaria da Administração e Previdência.



FONTE: ASSESSORIA AMP

Brasil não adotará horário de verão neste ano

 

O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada hoje (16), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, horas após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema  Elétrico (ONS).

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília.

“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”, acrescentou o ministro, defendendo a eficácia da medida em determinadas circunstâncias.

“É importante que esta política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos, quanto negativos, no setor elétrico, quanto na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”, discorreu o ministro ao destacar que a iniciativa é adotada por vários outros países, em uns, apenas com o condão energético, mas, em outros, um caráter quase que exclusivamente econômico.

“Países que têm matrizes de energia nuclear, como, por exemplo, a França, adotam o horário de verão muito mais por uma questão econômica, de impulsionar a economia em certos períodos do ano, do que pela segurança energética”, comentou o ministro.

“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, acrescentou o ministro.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.

A partir de 2019, e durante todo o governo Bolsonaro, a iniciativa foi descartada. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia apontou que, ao longo dos anos, os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente, alterando os horários de maior consumo energético e tornando a medida sem efeito.

Neste ano, contudo, o governo federal voltou a cogitar adiantar os relógios em parte do país, como forma de enfrentar o que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), é a pior seca já registrada no país.



FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Concurso Café Qualidade Paraná seleciona 51 produtores de 11 cidades do Norte Pioneiro

 

Cinquenta e um produtores de 11 cidades do Norte Pioneiro foram selecionados na primeira fase do concurso Café Qualidade Paraná nas categorias natural e cereja descascado. Os vencedores serão divulgados no dia 12 de novembro com a premiação entregue no Mercado Municipal de Curitiba.

Os produtores classificados são dos municípios de Congonhinhas, Cornélio Procópio, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Ibaiti, Pinhalão, Ribeirão Claro, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos e Tomazina.

"É importante destacar que dos 51 produtores selecionados ao concurso, 25 são mulheres, uma referência na produção de café do Norte Pioneiro", destaca o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representante das cidades da região na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado.

Na categoria café natural foram classificados 37 produtores (22 mulheres) e na categoria cereja descascado, 23 produtores (sete mulheres). Na seleção, a região tem os mesmos produtores de café selecionados nas duas categorias.

Café especial

"O Norte Pioneiro é conhecido também pela produção de cafés especiais que têm indicação geográfica que elevam o padrão de qualidade e agregam valor na comercialização. Esse foi um belo trabalho desenvolvido pelo Sebrae do Paraná", disse Romanelli.

Hoje, a saca de 60 quilos de café commodity é comercializada a R$ 1,1 mil, em média. Já a mesma saca de café especial pode ser vendida por R$ 1,8 mil, uma variação de mais de 60%. A IG de cafés especiais foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial para a região que abrange 45 municípios, onde 90% dos produtores são de pequeno porte.

No Paraná, a cafeicultura ocupa 25,3 mil hectares com produção estimada de 670 mil sacas beneficiadas este ano. A atividade é destaque em mais de 180 municípios e principal fonte de renda em mais de 50 deles, com 80% das propriedades de pequenos agricultores familiares. 

Prova final

A comissão julgadora do concurso fez a prova física dos produtos no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) em Londrina. Foram 119 lotes - 90 da categoria natural (os frutos são secados inteiros) e 29 processados pelo método cereja descascado, em que a polpa dos grãos é retirada antes de ir para a secagem.

A análise das características físicas obedece aos critérios estabelecidos pela Classificação Oficial Brasileira e avalia características como peneira, umidade e presença de defeitos como grãos quebrados ou deteriorados por insetos.

Os lotes aprovados seguem para a prova de bebida, programada para o início da próxima semana (21 e 22), em que são julgados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais.

Em cada categoria, os finalistas classificados até o quinto lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da Bolsa de Valores Brasileira (B3) no dia anterior à premiação (11 de novembro), acrescido de 50% de ágio.

O certame é uma promoção da Câmara Setorial do Café do Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná, Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina e Associação dos Funcionários do Iapar.

Produtores classificados na região:

Categoria natural

Claudinei de Carvalho Nunes e Magna Aparecida Nunes (Congonhinhas); Orlando von der Osten (Cornélio Procópio); Lucelia Aparecida da Costa (Jaboti); Flavia Garcia Mureb Jacob Saldanha Rodrigues (Jacarezinho);

Maria Aparecida Maciel Gomes (Japira); Edson Messias de Carvalho, Jarbas Cazaroto, Loete do Carmo da Cruz, Sirlei de Fatima da Cruz Carvalho e Welinton Domingos da Cruz (Joaquim Távora); Jonas Aparecido da Silva, Rafaela Mazzottini Silva, Sirlene Soares dos Santos Souza, Solange Aparecida Pereira Braga, Vicente Batista Lima, Zenaide Peres da Silva e Simone Schauer Maia (Pinhalão); Fábio Doria Scatolin (Ribeirão Claro);

Ageu Luis Teodoro, Carlos Alexandre Siqueira, Daiane Aparecida Santos Silva, Doraci Gomes Furtado, Leandro Cesar Soares, Lucinéia Garcia dos Santos, Marcia de Jesus Andrade da Silva, Maria de Lourdes Rezende, Maria Estela Godoi Roverato, Maria José Borin Giachello e Sidilei Soares de Melo (São Jerônimo da Serra); Irani Domingues Carvalho e Natan Miguel da Cruz Carvalho (Siqueira Campos); Agnaldo Peres, Eloir Inocencia Nogueira de Souza, Marcia Cristina da Silva Costa, Maristela Fatima da Silva Souza e Valdeir Luiz de Souza (Tomazina).

Categoria Cereja descascado

Claudinei de Carvalho Nunes e Ricardo Batista dos Santos (Congonhinhas); Orlando von der Osten (Cornélio Procópio); Flavia Garcia Mureb Jacob Saldanha Rodrigues (Jacarezinho); Francisco Barbosa Lima (Japira);

Edson Messias de Carvalho e Sirlei de Fatima da Cruz Carvalho (Joaquim Távora); Pedro Alvez de Souza, Rafaela Mazzottini Silva e Sirlene Soares dos Santos Souza (Pinhalão); Bruno Scatolin Feca Rotta e Fábio Doria Scatolin (Ribeirão Claro); Aldenice da Silva Soares, Gabriel Augusto Soares, Juarez Colatino de Barros e Julio Cezar Barros (São Jerônimo da Serra); Natan Miguel da Cruz Carvalho (Siqueira Campos); Claudeir Marcos de Souza, Claudionira Inocencia de Souza, Marcia Cristina da Silva Costa, Maristela Fatima da Silva Souza, Valdeir Luiz de Souza e Vanessa Rosa Souza (Tomazina).

(com informações da Agência Estadual de Notícias)




Prefeito Cleber autoriza R$ 2 milhões para compra de medicamento



Nesta quarta-feira (16) o prefeito Cleber Fontana, de Francisco Beltrão, se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, e demais integrantes da equipe administrativa da secretaria quando autorizou investimentos de R$ 2 milhões na compra de medicamentos que são disponibilizados para a população. Serão adquiridos os mais de 300 remédios disponíveis gratuitamente nas farmácias municipais, medicamentos para dietas especiais, para a UPA 24 Horas e para o Centro de Saúde da Cidade Norte. 

        “O município investe de forma permanente na saúde da população, com atendimento médico, exames, cirurgias, remédios nas seis farmácias municipais e nas unidades de saúde. Agora estamos reforçando ainda mais a compra de medicamentos para atender a nossa gente”, disse o prefeito. Também reforça que em breve entrará em funcionamento o Hospital Intermunicipal, que será mais um importante reforço no atendimento público de saúde.

Prefeito eleito de Sertaneja visita Cornélio Procópio

O prefeito eleito de Sertaneja, Samuel do Prado, esteve na tarde esta quarta-feira, 16, na Prefeitura de Cornélio Procópio. Ele foi recebido pelo prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski.

 

Após a eleições, Samuel já vem realizando agendas em busca de ações e parcerias em prol do município. Na última semana, ele e o atual prefeito Jamison Donizete estivera em Curitiba na Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e com o Secretário Estadual de Planejamento Guto Silva.

APAE de Abatiá brilha em Curitiba e conquistam título em apresentação artística

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Abatiá brilharam na última semana em Curitiba. Eles foram campeões no 12º Festival Estadual Nossa Arte - Realizado pela FEAPAES-PR em Dança Popular. Com isso, garantiram a vaga para a apresentação nacional que acontecerá no Rio de Janeiro.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Estiveram presentes na etapa estadual mais de 800 artistas em apresentações de dança. música, artes visuais e literárias. Entre os objetivos do evento está promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos.

 

A professora Walquíria Caetano e outros professores estiveram envolvidos na coreografia. Ela explica que iniciaram com dez alunos e durante o processo chegaram ao número de 15 para a apresentação que aconteceu na cidade de Curitiba.

 

“Sempre estivemos mostrando vídeos para ensinar os passos e depois se tornar mais fácil o ensaio. A roupa foi confeccionada pelos professores e diretores dentro da cultura”, comenta Walquíria Caetano. Ela ainda destaca que após o festival regional no ano passado, desde o início do período letivo aconteceu a preparação para a fase estadual.

Pinhais promove blitz educativa sobre vagas específicas

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), realizou nesta segunda-feira (14), uma blitz educativa para conscientizar os condutores sobre a importância das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. A ação aconteceu no período da tarde, na Avenida Camilo Di Lellis, sentido Avenida Iraí, no Centro. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o secretário de Segurança e Trânsito, Alfredo Moreno, acompanharam a atividade.

O objetivo da blitz é informar a população sobre a lei municipal que garante vagas específicas, como para as pessoas com autismo, por exemplo, em estacionamentos públicos e privados. Segundo o secretário Alfredo Moreno: "Essa lei é muito importante porque coloca em prática o que já está previsto na legislação federal e amplia os direitos das pessoas com deficiência em nosso município".

Quem tem direito às vagas?

Além de pessoas com autismo, que devem portar a Credencial de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (CEPD), também têm direito às vagas:

  • Idosos acima de 60 anos com a credencial do idoso;

  • Gestantes e pessoas acompanhando crianças com até dois anos de idade.

É importante lembrar que estacionar em vagas reservadas sem a credencial é infração gravíssima, sujeita a multa e remoção do veículo.

Como conseguir a credencial?

Para obter a Credencial de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (CEPD), basta procurar o Posto Detran Pinhais, localizado na Avenida Camilo di Lellis, 453, Centro. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico com o CID.



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Prefeitos eleitos do Norte Pioneiro visitam deputado Do Carmo

 

O deputado estadual Do Carmo recebeu nesta semana em seu gabinete prefeitos eleitos do Norte Pioneiro. Estiveram na Assembleia Legislativa Luiz Eduardo (prefeito eleito em Pinhalão), Régis William (prefeito reeleito em Jaboti) e Hariel Fogaça (prefeito eleito em Japira). Eles já iniciaram os laços em busca de projetos e ações para o próximo ano na esfera estadual.




​Cinema ao Ar Livre exibe curtas-metragens infantis no estacionamento do Molini’s Mais em Jacarezinho

 

Jacarezinho recebe uma sessão especial de cinema ao ar livre com curtas-metragens infantis no estacionamento do Molini’s Mais. O evento gratuito será realizado na próxima segunda-feira, 21 de outubro, a partir das 19h, e promete proporcionar uma noite mágica para toda a família.

A iniciativa, organizada pela Fecomércio PR, Sesc, Senac e IFPD, tem como objetivo oferecer entretenimento de qualidade para todas as idades em um ambiente descontraído. Além da exibição dos filmes, haverá distribuição de pipoca e algodão doce, tornando a experiência ainda mais especial para o público presente.

O cinema ao ar livre é uma ótima oportunidade para aproveitar a noite sob as estrelas, assistir a produções voltadas ao público infantil e desfrutar de momentos em família. A sessão será realizada no estacionamento do Molini’s Mais, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 172.

O evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade, reforçando o compromisso das instituições organizadoras com o acesso à cultura e ao lazer.

Serviço:

Data: 21 de outubro de 2024 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Estacionamento do Molini’s Mais, Av. Getúlio Vargas, 172 – Jacarezinho
Entrada: Gratuita e aberta para todas as idades
Venha participar e aproveite essa oportunidade de diversão em família!


FONTE: MOLINIS

FOTO: JIVAGO FRANÇA

Projeto de lei quer ampliar o acesso à internet em áreas rurais

 

A deputada estadual Maria Victoria (PP) defende políticas públicas para ampliar o acesso à internet com cobertura de rede móvel, superior a 4G, nas áreas rurais do Paraná. A deputada protocolou o projeto de lei 602/2024 para estimular a expansão da infraestrutura de conectividade no interior.

“Uma iniciativa para garantir acesso à internet de qualidade aos 399 municípios do Paraná. Isso é fundamental para reduzir desigualdades, aumentar a produtividade, fortalecer as cadeias produtivas e promover o desenvolvimento sustentável”, diz.

Levantamento georreferenciado realizado pelo Governo do Estado aponta que 49% das áreas rurais ainda não estão conectadas no Paraná. Esse estudo permitiu identificar precisamente as regiões que já possuem infraestrutura e aquelas que ainda necessitam de investimentos.

A deputada afirma que com a instalação de antenas e infraestrutura de conectividade nas zonas rurais, os pequenos, médios e grandes produtores terão acesso a informações para melhorar a eficiência e sustentabilidade das suas atividades.

“Estamos na fase da agricultura de precisão, que utiliza tecnologias para otimizar as plantações e o uso de recursos como água e fertilizantes, por exemplo. E isso depende de uma infraestrutura digital sólida. Equipamentos conectados à internet monitoraram o solo, clima e saúde das plantações em tempo real”.

Inclusão Digital

Maria Victoria destaca ainda que a conectividade das áreas rurais tem o potencial de transformar a educação das crianças e jovens do campo com plataformas de ensino à distância, cursos online e materiais didáticos interativos.

“Essa inclusão digital contribui para reduzir a evasão escolar e melhorar a formação dos jovens”, pontua a deputada.

Políticas Públicas

O projeto visa estimular a criação de políticas públicas estaduais e municipais para atrair investimentos do setor privado e viabilizar a implementação das soluções propostas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) e outros modelos de cooperação.

“O compartilhamento de infraestrutura com as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica, visando à passagem de cabos nas áreas rurais para a prestação dos serviços de telecomunicação de que trata esta Lei, poderá ser realizado pelos municípios do Estado” traz o texto.

“Os municípios realizarão chamada pública para contratar os serviços de telecomunicação de que trata esta Lei e nela estabelecerão as condições complementares, inclusive prevendo que os fornecedores dos serviços de telecomunicação, responsáveis pela utilização da infraestrutura compartilhada, estão sujeitos às sanções previstas nos regulamentos que regem o seu compartilhamento”, aponta o projeto de lei.



FONTE: ASSESSORIA

Comissão de Saúde aprova isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público para doadoras de leite materno

 

A reunião ordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada na Sala Arnaldo Busato, nesta segunda-feira, 14, previamente convocada pelo seu presidente deputado Tercílio Turini (MDB), avaliou e aprovou três projetos de Lei em tramitação na Casa de Leis.

O projeto de Lei nº 211/2023, de autoria do deputado Samuel Dantas (Solidariedade), concede às doadoras de leite materno a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso para provimento de cargo ou emprego na administração pública estadual. Teve a relatoria do deputado Arilson Chiorato (PT) que ofereceu favorável e foi seguido pelos demais parlamentares membros da Comissão.

A Comissão de Saúde também avaliou e aprovou o projeto de Lei nº 312/2024 de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que torna obrigatória a informação sobre o fator de alto risco na carteira de pré-natal, pelos serviços de saúde públicos e privados no âmbito do Estado do Paraná. A relatoria foi do deputado Marcio Pacheco (PP) que apresentou parecer favorável e foi seguido por todos os parlamentares partícipes da reunião.

Por fim, o projeto de Lei nº 1036/2023 de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tercílio Turini (MDB), Tito Barichello (União Brasil), Arilson Chiorato (PT) e das deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Marcia Huçulak (PSD) que institui o programa de monitoramento digital contínuo de glicemia no Estado do Paraná, com o fornecimento de aparelho digital de medição e sensor de controle glicêmico, para os pacientes com idade entre 4 (quatro)  e  17  (dezessete)  anos  com  Diabetes  Mellitus  (tipo  1  e  2), aprimorando o monitoramento  e evitando a hipoglicemia das crianças e adolescentes em todo o Estado, teve como relator o deputado Luis Corti (PSB) que apresentou parecer favorável sendo seguido por todos os parlamentares participantes da reunião.

Em sua justificativa, o projeto 1036/2023 reconhece que o sensor é extremamente importante para os pacientes com dificuldade em controlar a meta glicêmica, que convivem com o grave risco de variabilidade glicêmica, com picos de hipo e hiperglicemia, e que devido ao descontrole glicêmico já sofreram complicações decorrentes mais crônicas (retinopatia, cegueira, neuropatia, insuficiência renal, amputação e incapacidade para o trabalho) ou que possuem o risco de avançar a doença.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde o seu presidente Tercílio Turini (MDB) e os deputados Arilson Chiorato (PT), Márcio Pacheco (PP), Luis Corti (PSB) e a deputada Marcia Huçulak (PSD).



FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Hospital São José realiza ações no ‘Outubro Rosa’

 

O Hospital São José em Carlópolis, administrado pelo Centro Integrado de Saúde (CIS), realiza nesta semana ações com as colaboradoras da unidade em alusão ao ‘Outubro Rosa’. Nesta semana elas tiveram atendimentos com os ginecologistas: “Dra Maria Eduarda” e “Dr Bruno Colanzi”.




Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Torneio de vôlei de praia é sucesso em Santo Antônio da Platina



Um dia propício para a prática do voleibol de praia. Assim foi o domingo, 13, em Santo Antônio da Platina. O evento organizado pelo voleibolsapfeminino aconteceu no 'Gol de Placa' com a participação de várias duplas nas categorias: Feminino Municipal, Feminino 40+, Feminino Regional, Masculino e Misto.



"O evento superou minhas expectativas com grande participação e disputas", ressalta Ana Carolina Cirino, organizadora do evento.

O torneio contou com a participação de duplas das cidades de Campo Largo, Curitiba, Fartura, Figueira, Ibaiti, Jacarezinho, Nova Fátima, Ourinhos (SP), Ponta Grossa, Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Siqueira Campos e de Santo Antônio da Platina. 

Mãe e filho

Mas uma atenção especial ficou com a segunda colocação da categoria mista que reuniu mãe e filho competindo juntos.

Atais de Oliveira e seu filho Leonardo estiveram juntos pela primeira vez. Eles são naturais de Santo Antônio da Platina. Ela faz parte da equipe de voleibol adulto do município platinense em competições regionais e estaduais.

Com estoque baixo, Hemepar solicita com urgência doações de quatro tipos sanguíneos

 

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou nesta segunda-feira (14) a urgência de doações de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para aproximadamente dois dias, o que caracteriza a situação como crítica.

Os dias chuvosos da última semana e o feriado de 12 de outubro, sábado, dia de maior movimento no Hemocentro Coordenador, situado em Curitiba, causaram uma redução significativa no número de doações.

Apenas neste ano, um total de147.756 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Destas, 45.752 são de A +; 2.155 B-; 64.279 O+ e 13.464 de O-.

Em Curitiba, o total de bolsas doadas foi de 27.096 para esses tipos sanguíneos. Embora sejam números consideráveis, a diminuição de doadores nos últimos dias acaba refletindo na situação atual.

Segundo a diretora do Hemepar, Vivian Patrícia Raksa, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas. “Quando precisamos, solicitamos que a população nos ampare e venha até a unidade para realizar a doação. E pensando no seu maior conforto, orientamos a realizar o agendamento prévio”.

O agendamento para doação de sangue pode ser feito no site saúde.pr.gov.br. Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável.

Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para exames. Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 16 mil bolsas por mês e 200 mil ao ano.

HEMEPAR – O Hemepar é uma unidade da Sesa responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue.

Conselheiro Mairinck realizou festa para o Dia das Crianças


O município de Conselheiro Mairinck realizou na última semana uma programação alusiva ao Dia das Crianças. Uma das ações aconteceu na Praça Municipal Otacílio Ferreira com diversas atividades recreativas e oferecendo a elas uma forma de entretenimento com qualidade e segurança. Outra festividade aconteceu no Ginásio de Esportes do município.

“As crianças sempre tiveram lugar de honra na nossa administração. Por este motivo elevamos nossas orações aos céus para que Deus continue cuidando e abençoando nossas crianças que são o futuro da nossa cidade”, comenta o prefeito Alex Sandro.

Serginho Marques pede passarela para maior segurança na BR 153 em Jacarezinho

O vereador Luiz Sérgio Marques, o Serginho Marques, do município de Jacarezinho apresentou nesta semana o Requerimento de Informações 74/2024. Ele solicita informações para uma passarela na BR 153 no perímetro que interliga os bairros Jardim São Luiz I e Jardim São Luiz II.

“É muito importante a necessidade de ofertar segurança aos pedestres, motoristas e motociclistas que precisam passar por aquele local”, comenta Serginho Marques. O vereador ainda ressalta que próximo ao local existe um redutor de velocidade para 60km, mas ainda pode causar transtorno para quem precisa atravessar de um bairro ao outro, tendo que utilizar a BR 153.

 

O documento foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Jacarezinho e foi encaminhado para a empresa EPR Litoral Pioneiro que é a concessionária que cuida da rodovia para explicar sobre a possibilidade da implantação dessa passarela.

‘Dia das Crianças’ foi um grande sucesso em Carlópolis

O município de Carlópolis realizou na última semana uma festa do ‘Dia das Crianças’ que aconteceu na Ilha do Ponciano. O prefeito Hiroshi Kubo agradeceu a presença de milhares de pessoas eu estiveram participando da ação.

“Parabéns aos organizadores do evento através das Secretárias Municipais da Educação, Turismo, Administração, Esportes e demais servidores públicos e voluntários”, finaliza o prefeito Hiroshi Kubo.

Romanelli destaca curso para técnico de hospedagem no CEEP de Bandeirantes

 

O deputado Luiz Claudio Romanelli destacou nesta sexta-feira, 11, a abertura de matrículas para cursos técnicos no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira, em Bandeirantes, no Norte Pioneiro. Ele ressalta a criação de uma turma para a formação de Técnico em Hospedagem.


Segundo Romanelli, o curso era uma demanda encaminhada pela diretora do CEEP, Márcia Lucila Sauer Augusto. “Recebemos um pedido de apoio para a criação da turma no ano passado. Felizmente, o trabalho em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Educação permitiu ofertar esta nova oportunidade de formação profissional para os jovens de Bandeirantes”, afirma o deputado.


Romanelli pontua que o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento socioeconômico do Norte Pioneiro. “As riquezas naturais, culturais e religiosas da nossa região estão cada vez mais em evidência. Vários empreendimentos hoteleiros estão se concretizando e é importante a formação de pessoas capacitadas para atuar na indústria do turismo”, considerou.


Santuário - Bandeirantes tem o terceiro maior santuário do mundo dedicado a São Miguel Arcanjo, que recebe milhares de devotos do Brasil inteiro ao longo do ano. O local abriga uma das maiores estátuas religiosas dedicadas ao santo. Numa área próxima, chama a atenção uma cruz de 81 metros de altura, na gruta de Nossa Senhora de Lurdes.


O santuário de São Miguel Arcanjo faz parte da Rota do Rosário, um percurso turístico que é formado por 15 igrejas e capelas localizados em cidades do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais. O templo de Bandeirantes é o mais visitado por romeiros que percorrem o roteiro. “Além do turismo religioso, o Norte Pioneiro é um ótimo destino para o turismo de contemplação, turismo náutico, de aventura e rural”, afirma Romanelli.


O deputado também observa que Bandeirantes recebe um dos maiores e mais modernos empreendimentos hoteleiros do Brasil, o Morro dos Anjos Águas Quentes Hotel Resort. “O hotel impactará positivamente a economia de toda a região, com a geração de mais de 400 novos empregos diretos e indiretos”, considera Romanelli.


FONTE: ASSESSORIA