CISNORPI realiza ações quinzenalmente na Aldeia Indígena Pinhalzinho

 

Representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) realizam quinzenalmente uma visita na Aldeia Indígena Pinhalzinho no município de Tomazina. O atendimento multiprofissional tem como objetivo promover o conhecimento das vulnerabilidades e incidências de problemas psicossociais. A ação ocorre desde maio deste ano.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A responsável pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS-AD), Sibeli Lima, explica que são realizadas estratégias com intuito de prevenir agravos na área da saúde mental da população indígena da Aldeia.

 


O CAPS

 

O Projeto do CAPS é uma ação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi instituído em 2004 e atualmente são desenvolvidas oficinas terapêuticas como: “Cuidando do cuidador”, “atividade física”, “horta e jardinagem”, “pedagogia”, “artesanato” e “expressiva” que auxiliam no cotidiano dos pacientes.

O Diretor Geral Antonioni Palhares explica que o local completará em outubro 20 anos de funcionamento. . Mesmo com a Pandemia os trabalhos desenvolvidos no local sofreram algumas alterações, mas nada que atrapalhasse o atendimento dos mais de 400 pacientes dos 22 municípios pertencentes ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro.

 

A equipe oferece assistência diária com equipe multiprofissional objetivando substituir as internações psiquiátricas. A busca de recuperação por meio da integração social, autonomia e manutenção da saúde mental com um tratamento de forma humanizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???