Com introdução ao ensino à distância e ao funcionamento da plataforma virtual, tiveram início na segunda-feira (22) as aulas do Talento Tech, projeto do Governo do Estado voltado à formação de alunos da rede pública em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Após o conhecimento do espaço físico e entrega dos computadores, que deverão ser devolvidos ao final do curso, os mil jovens selecionados iniciaram a jornada dessa formação que vai levar 10 meses, com 800 horas de conteúdos virtuais e encontros presenciais.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou que esses jovens do Ensino Médio e Superior vão ter acompanhamento ao longo de toda formação e que receberão bolsa para poder estudar e a possibilidade de, ao final do programa, poderem sair empregados.
“Esse é o pontapé ao processo de formação desses alunos, que vão ter um futuro maravilhoso, uma possibilidade de um emprego digno sem ter que sair da sua cidade, de poder fazer esse trabalho de programação na sua casa”, disse.
Segundo Guto Silva, além de ensinar um conteúdo profissional importante que deve suprir parte da alta demanda de empregos na área, o projeto visa o desenvolvimento dos municípios, estimulando a retenção desses jovens em suas cidades de origem. “Funciona como uma grande indústria de tecnologia que vamos poder levar a pequenos municípios do Estado, podendo transformar a realidade dessas cidades com o incremento de renda e oportunidade para o jovem”, assinalou.
Selecionada para o projeto, a estudante Giovana Busato, de 16 anos, foi uma das recepcionadas no núcleo de Morretes, no litoral paranaense, onde realizou a primeira aula do Talento Tech.
"Estou no terceiro ano no ensino médio e me inscrevi no Talento Tech porque sempre gostei muito de tecnologia. Eu quis me aprofundar mais nisso, então pode ser uma boa oportunidade de conseguir um emprego e aprender mais coisas sobre a tecnologia, algo que está sempre presente na nossa vida e que vai evoluir cada vez mais", afirmou.
O Talento Tech, voltado aos 50 municípios com mais baixas taxas de desenvolvimento no Paraná, é uma iniciativa coordenada entre as secretarias estaduais do Planejamento; da Inovação, Modernização e Transformação Digital; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Educação, além da Fundação Araucária e da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Durante o projeto, que tem um investimento inicial de R$ 62 milhões para os três anos, três mil estudantes receberão bolsas mensais de R$ 1.375 (médio) e R$ 1.500 (superior) e terão acesso a um conteúdo que envolve tanto a parte técnica quanto habilidades comportamentais e competências subjetivas e o desenvolvimento de uma aplicação prática ao final dos cursos.
O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, ressaltou que além da formação, dos empregos e da melhoria na condição socioeconômica das cidades, o projeto também vai fazer com que esses alunos se tornem referências para amigos e colegas.
“Em um município menor como esses, quando nós tivermos uma pessoa empregada em uma empresa como essas, muitas vezes vai ser a maior renda da própria família, então imagine o impacto disso na família, na cidade e no Paraná como um todo. Essa é uma bela iniciativa e, com certeza, o Paraná mais uma vez se transformando no Estado mais inovador do País”, disse.
CIDADES – As cidades envolvidas: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Bocaiúva do Sul, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Clevelândia, Congonhinhas, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Doutor Ulysses, Francisco Alves, Guaraci, Guaraqueçaba, Imbaú, Inácio Martins, Ipiranga, Itaperuçu, Itaúna do Sul, Japira, Jardim Alegre, Laranjal, Lupionópolis, Mandirituba, Manfrinópolis, Mariluz, Matinhos, Morretes, Nova Laranjeiras, Piraquara, Pontal do Paraná, Porecatu, Primeiro de Maio, Ramilândia, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Maria do Oeste, Santa Mônica, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Tamarana, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Ventania e Xambrê.
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