Alunos do Norte Pioneiro contam experiência na Austrália



A noite deste sábado (6) foi de muita emoção para 33 estudantes da rede estadual de ensino que retornaram após quase seis meses de intercâmbio na Austrália e se reencontraram com pais e familiares no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais – outros 13 também desembarcaram em Foz do Iguaçu. Eles integram o grupo mais recente de intercambistas da edição 2024 do programa Ganhando o Mundo que estão regressando ao Paraná trazendo diversas experiências de vida na bagagem.

Para Marcos Vinícius Bragança, 17, de Abatiá, no Norte Pioneiro, o intercâmbio para a Austrália despertou nele a vontade de se dedicar ainda mais aos estudos e a futuras viagens internacionais. “Foi mágico, uma coisa incrível. Eu tive contato com animais, lugares, pessoas, comidas e coisas que eu nunca teria no Brasil e isso me deu mais vontade de estudar, correr atrás do que eu quero, que é conhecer lugares diferentes, ainda mais agora que eu consigo entender e conversar melhor em inglês”, disse.

Também do Norte Pioneiro, mas de Santo Antônio da Platina, Maria Eduarda da Silva, 16, valorizou o amplo conhecimento cultural e linguístico obtido em apenas meio ano. “Lidar com uma língua nova é difícil no começo, mas as pessoas foram muito gentis e foi uma experiência incrível, de muito conhecimento. É uma experiência cultural que com certeza mudou muito a minha vida”, revelou.

PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

Depois dos estudantes, 96 professores e pedagogos cursistas e formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação” também foram contemplados pela iniciativa com a criação da modalidade Ganhando o Mundo Professores com intercâmbios para o Canadá e Finlândia. Ainda neste ano, será a vez de 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto.


FONTE: Agência Estadual de Notícias

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os alunos do Norte Pioneiro que participaram do intercâmbio na Austrália isso mostra para vocês o quanto é preciso estudar para ganhar o Mundo.
    Agnaldo. Conselheiro Mairinck.

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria???