Convenção confirma nome de Thiago Chamorra e Toninho Bobig em Telêmaco Borba

 

Nesta terça-feira, 30, aconteceu a convenção no município de Telêmaco Borba que oficializou o nome de Thiago Chamorra como prefeito e Toninho Bobig como vice-prefeito. O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL).

 


Além da chapa majoritária, também foram confirmados os nomes dos postulantes ao cargo de vereador na disputa que acontecerá no dia 06 de outubro. Estiveram presentes os deputados: federal Pedro Lupion e estadual Moacyr Fadel e o superintendente da Casa Civil Júnior Weiler.

 

“Obrigado a todos pelo apoio e participação. Vamos juntos construir a renovação que queremos para Telêmaco Borba”, comenta Thiago Chamorra.


FOTOS: ASSESSORIA LUPION

Paraná encerra período epidemiológico 23/24 da dengue com 595 mil casos

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta terça-feira (30) o último informe da dengue deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. Foram registrados mais 8.031 casos da doença e 39 óbitos na última semana. Somados aos dados do período, o Paraná contabiliza 939.453 notificações, 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue.

Londrina (40.552), Cascavel (32.338), Maringá (23.232), Apucarana (18.619) e Ponta Grossa (17.440) foram os municípios com mais casos confirmados neste período epidemiológico. No total, são 397 municípios com confirmações da doença. Apenas Agudos do Sul e Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, não tiveram registros – Tunas do Paraná aparecia até há pouco com um caso confirmado, que foi descartado. Em relação aos óbitos, Cascavel (57), Londrina (52), Toledo (44), Apucarana (27) e Francisco Beltrão (19) lideram a lista.

Há 33 anos a Sesa divulga o panorama das arboviroses no Paraná. Em 1991, os primeiros dados registrados apresentaram 161 notificações da dengue e 16 casos importados confirmados ao longo de doze meses. No ano de 1993 foram registrados os primeiros casos autóctones do Estado, três no total.

A partir de 1995, o aumento dos casos autóctones foi expressivo, totalizando 1.519 dos 3.595 casos notificados naquele ano. À época, a população paranaense era de 8,7 milhões de habitantes e havia uma incidência de 17,43 casos autóctones por 100 mil habitantes. Os dados atuais são de 525.631 casos autóctones em uma população de 11,5 milhões de habitantes – uma incidência de 4.532,28 por 100 mil habitantes.

Até o período 2023/2024, o ano epidemiológico 2019/2020 era o que concentrava mais casos, com 227.724, além de 177 óbitos.

Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, os dados de 2023/2024 podem ser atribuídos, em grande parte, às mudanças climáticas, influenciadas, principalmente, pelo El Niño. “As regiões que historicamente apresentavam baixa circulação viral passaram a apresentar um cenário de impacto", diz. "O aumento da pluviosidade e das temperaturas médias tem sido importantíssimos para a proliferação do Aedes, fazendo com que a densidade vetorial aumente, o que reflete na transmissão da dengue, sendo imprescindível a eliminação dos criadouros”.

A Sesa se mantém vigilante quanto ao cenário e já trabalha definindo novas e contínuas ações para o novo período epidemiológico, que teve início em 28 de julho de 2024. “Já projetamos e programamos ações para o próximo período sazonal. Só nos últimos seis meses investimos R$ 100 milhões para apoiar gestores municipais nas ações de Vigilância em Saúde. Não faltam recursos. Mas pedimos a colaboração de toda a população com a eliminação de potenciais criadouros do vetor”, complementa Ivana Belmonte. 

O secretário estadual da Saúde, Cesar Neves, lembra que o último período foi de muito trabalho e dedicação das equipes. “A dengue está presente em praticamente em todo o País, com mais de 6 milhões de casos e 4,8 mil óbitos, e no Paraná não foi diferente. Assim como em outros estados, aqui também houve enfrentamento dessa grande epidemia. Não medimos esforços para a realização de ações resolutivas, porém precisamos da ajuda da população”, afirmou.

A situação em relação à doença fez com que o Governo do Estado decretasse, em março, a situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos e óbitos pela doença. A vigência do decreto foi de 90 dias.

VÍRUS – No período 23/24, foram detectados três sorotipos de dengue em circulação no Paraná: DENV-1, DENV-2 e DENV-3. O DENV-1 teve a maior circulação nos municípios, representando mais de 80% das amostras tipificadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). “A dengue é uma doença endêmica, temos casos durante todo o ano, mas o período de maior concentração de casos notificados teve início em janeiro e foi até maio, sendo que março e abril concentram o maior número de casos”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

CHIKUNGUNYA E ZIKA – Durante este período de um ano não houve confirmação de casos de zika no Paraná. Em relação à Chikungunya, o Estado registrou 1.920 notificações, 240 casos confirmados e nenhum óbito pelo agravo. Houve o registro de 183 casos autóctones e, destes, 77 eram pacientes residentes do município de Foz do Iguaçu, concentrando 42% dos casos autóctones no Paraná.

O informativo da dengue voltará a ser divulgado pela Vigilância Ambiental da Sesa na terceira semana de agosto. Confira os dados do último relatório da dengue AQUI. Outras informações estão neste link.

Assembleia Itinerante recebeu mais de quatro mil sugestões desde sua criação

 

A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios, já contabiliza, desde sua implantação no ano passado, mais de quatro mil sugestões e reivindicações recebidas. Implantando pela atual gestão do parlamento, as sessões especiais da iniciativa foram realizadas neste ano nas cidades de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Paranavaí, além de estar presente em Umuarama, Londrina e Maringá. No ano passado, a sessões para ouvir a sociedade foram realizadas nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.

Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios das regiões onde o evento é realizado recebem entidades do agronegócio e de classe, além de membros da sociedade civil organizada, para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia. Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade das principais regiões do Estado recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.

Além da participação dos deputados estaduais, é comum o evento contar com a presença de representantes do governo do Estado, de prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil. Durante o período em a Assembleia se instala em um município, aqueles que participam podem visitar os deputados em um estande do Poder Legislativo. Lá, a população pode se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também é possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. No decorrer da agenda de trabalho, são distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Avaliações

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, a experiência da Assembleia Itinerante é extremamente positiva. “A interiorização é um aprendizado permanente. As pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, disse.

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, lembrou que as reivindicações recebidas são analisadas e respondidas. “Algumas delas já se tornaram ações práticas. Há projetos de lei tramitando na Casa com sugestões apresentadas na Assembleia Itinerante e diversas indicações ao Governo do Estado sobre obras ou melhorias solicitadas pela população. É para ouvir e atender demandas das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está”, frisou.

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), reforçou o caráter inovador e inclusivo da iniciativa de aproximar a população promovendo sessões especiais e reuniões com lideranças municipais e regionais. “É um exemplo que assegura transparência e participação cidadã”, comentou. A deputada lembrou que transferiu parte do seu gabinete para atender no estande da Assembleia Itinerante durante a Expoingá. “Ouvimos demandas da região, sugestões e ideias para projetos de lei. A participação popular é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às necessidades dos moradores”, pontuou.

2024

Em Arapongas, as principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura, além de melhorias e investimentos na área da saúde e educação. Entre elas estão a solicitação de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, uma sede própria para o CRAS do Conjunto Araucária, uma para o Conselho da Assistência Social e a reforma do CRAS do Centro Social Urbano. Além disso, estão entre os pedidos a construção de um Colégio Estadual no bairro San Rafael 2; a construção de uma Unidade Básica de Saúde e a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro Paulino Fedrigo. Também estão entre os pedidos a implementação de Unidade da Polícia Científica na cidade, a revitalização da Avenida Arapongas e o apoio para construção do contorno da cidade na BR-369.

Já em Francisco Beltrão, uma das principais reivindicações da região é a viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste. Além disso, as entidades pedem a revitalização de diversos trechos de rodovias, a implantação do ramal Cascavel-Chapecó da Nova Ferroeste; a consolidação e ampliação dos terminais aeroportuários da região; a pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade e melhorias de mobilidade e fluxo da rodovia que liga Francisco Beltrão a Dois Vizinhos. Também foi solicitado os investimentos para equipar o novo Hospital Intermunicipal, em Francisco Beltrão, e ampliar o Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pécoits, com a implantação do Centro de Hemodinâmica.

Os representantes de Telêmaco Borba solicitaram a implementação de um Centro de Atendimento Especializado destinado a crianças com necessidades especiais; a implantação de Ambulatório de Oncologia; a destinação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde; e a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar no município que atenderá Telêmaco Borba e cidades da região. Também foi solicitada a ampliação da oferta de cursos superiores e de especializações presenciais na área da Educação. Além disso, este os pedidos está a construção de dois colégios estaduais no município; a construção de sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin; e a construção de sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova.

Por fim, as principais reivindicações de Paranavaí recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura, Educação e Turismo. Entre os pedidos estão a duplicação da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina; a construção de uma ponte em Porto São José sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul; e a pavimentação asfáltica entre municípios. Além disso, é solicitado crédito de taxa 0% para projetos de irrigação; o incentivo à industrialização na Região Noroeste; melhorias e mais qualidade nas redes da Copel; e a reativação da Agência da Receita Estadual, em Paranavaí. Para a área da Saúde, os órgãos pedem a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde e unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a destinação de ambulâncias e micro-ônibus de 28 lugares; e a reforma e ampliação de unidades de básicas de saúde.


FONTE: ASSESSORIA

Rosa Maria confirma sua candidatura à reeleição em Pinhais

 

A atual prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo (PSD), lançou oficialmente sua candidatura para a eleição municipal de 2024. Professora Rosa Maria, assim ela escolheu ser chamada e como apresenta seu nome para reeleição à prefeitura, por lecionar ser o ofício do qual tanto se orgulha, há mais de 40 anos. Com a casa cheia, o evento foi realizado nesta segunda-feira (29) na União das Associações de Empregados da Sanepar.

A oficialização do nome da professora Rosa Maria, tendo como vice-prefeito o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho, ocorreu após serem cumpridos os trâmites legais em convenção partidária do Partido Social Democrático (PSD). Rosa Maria ocupa ainda a presidência desta legenda em âmbito municipal, mesmo partido do governador Ratinho Junior.

Durante o ato, também foram aprovados os nomes dos candidatos a vereador pelo PSD, totalizando sete mulheres e 11 homens.

Em pé, o público presente ouviu a fala emocionada da prefeita que é também professora, mãe e avó. “Deus me concedeu essa oportunidade, então quero realmente agradecer a cada um de vocês. Agradeço em especial à minha família pelo apoio e compreensão pela ausência em alguns momentos. A família é a coisa mais importante que nós temos. Quero agradecer muito aos presidentes dos partidos que confiaram no PSD e estarão conosco para mais esta jornada, em um projeto que fará Pinhais continuar no caminho do progresso e desenvolvimento”, afirmou.  

Rosa Maria enfatizou ainda o apoio do governador Ratinho Júnior, que foi representado pelo secretário de Estado da Administração e da Previdência, Claudio Stabile. “Nós sabemos que podemos contar com o apoio do nosso governador. Temos um hospital pela frente e o compromisso do governador de que nós teremos a sua mão forte em tantos outros projetos, mas sobretudo na área da saúde”, declarou.

Marcaram presença no evento, além de apoiadores, autoridades locais, candidatos e presidentes dos partidos coligados, outros nomes da política paranaense, como o ex-prefeito de Pinhais e presidente estadual do Solidariedade Paraná, Luizão Goulart; a deputada estadual, Marcia Huçulak; a presidente estadual do PSD Mulher, Sandra Duda; o prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Assomec, Bhil Zanetti; o candidato a prefeito de Piraquara, professor Marquinhos.

“Na condição de candidata à prefeita, junto com o candidato a vice Marcinho, quero declarar todo o meu compromisso de continuar cuidando dessa cidade maravilhosa. Reafirmo que com tudo que já fui, professora, diretora, secretária, trabalhadora, vice-prefeita e, agora, prefeita, eu me sinto hoje ainda mais preparada, mais confiante, mais obstinada e mais determinada a fazer deste um lugar ainda melhor de se viver. É por isso que nós queremos uma Pinhais no rumo certo”, finalizou a prefeita e candidata à reeleição.

Lideranças e a população prestigiam inauguração do Hospital Intermunicipal



Foi muito prestigiada a inauguração do Hospital Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araujo, no sábado, dia 27 de julho, em Francisco Beltrão. A chuva não foi empecilho para o sucesso do evento, que teve a presença de lideranças regionais e estaduais. Agora a expectativa é para o início do atendimento, que vai ocorrer até o final do ano, no mais tardar em dezembro. 

      Foram investidos R$ 40 milhões na obra, recursos do Governo Federal, contando com a contrapartida da prefeitura de Beltrão. O prédio possui mais de 12.300 m2 e terá 110 leitos para atender a população dos 27 municípios da microrregião. O hospital será administrado pelo Instituto Santé, selecionado por meio de concorrência pública. Já foram investidos R$ 15 milhões na aquisição de equipamentos, utilizando recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares. 



       Durante pronunciamento o prefeito Cleber Fontana falou sobre toda a trajetória do novo hospital público, desde as tratativas, a busca por recursos e a importância de todos os envolvidos para a concretização do projeto. “Hoje é um dia histórico, um marco para a saúde da nossa população, que terá atendimento gratuito com profissionais qualificados e equipamentos de última geração”, disse o prefeito. 

       A administração municipal homenageou o Dr. Aryzone Mendes de Araujo com o nome do hospital. Trata-se de um médico pioneiro e dono de um dos primeiros hospitais do município. Atuou na medicina por mais de 60 anos. Também foi vereador, deputado estadual e empreendedor em vários setores, em especial do Agronegócio. É Cidadão Honorário de Francisco Beltrão. Dr. Aryzone faleceu em novembro de 2019, aos 90 anos.

      Além do prefeito, também se pronunciaram na solenidade o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado federal Vermelho, o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito Eloir Lange, presidente da Amsop, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, o presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Kasten, e o médico Aryzone Mendes de Araujo Filho, em nome da família do homenageado. A bênção foi com padre Geraldo Macagnan, Vigário Geral da Diocese, e com o pastor André Padilha, presidente do Conpev. 



Compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana, com a primeira dama Joice; deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná; deputado federal, secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros; deputado federal Vermelho; prefeito Eloir Lange, presidente da Amsop; Nádia Zanella, chefe da 8ª Regional de Saúde; Tércio Egon Kasten, presidente do Instituto Santé; Rivelino Clemente, diretor administrativo do hospital; Ivone Faust Sponchiado, secretária executiva do Consud (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste); Simone Lorenset Gustestein, presidente do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde); Manoel Brazolin, secretário municipal de Saúde; Claudio Borges, secretário de Viação e Obras; Alessandro Perondi, diretor do Hospital Regional do Sudoeste e presidente do Conselho Municipal de Saúde; Maico Trevisol, diretor do Hospital São Francisco; Ida de Toni, coordenadora da UPA 24 Horas; arquiteto Dalcy Salvatti, colaborador do projeto; arquiteta e engenheira civil responsável pela Obra, Heloísa Bortot; engenheiro Odair Serraglio, da Construtora Sudoeste, executora da obra; Samira Karam Araujo, esposa do Dr. Aryzone, com os filhos, Dr. Aramis e Dr. Aryzone Filho; padre Geraldo Macagnan, Vigário Geral da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, representando o Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, e o Pastor André Padilha, Presidente do Conpev (Conselho de Pastores Evangélicos).



FONTE: ASSESSORIA

Deputado destaca novo programa de moradias para pequenas cidades no Paraná

 

Ao apontar nesta quinta-feira (29), as mais de 105 mil moradias entregues pelo programa Casa da Família, durante gestão na Cohapar entre 2003-2006, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou também a autorização, nesta semana, do Senado ao Paraná para contratar junto ao BID um empréstimo de US$ 150 milhões (R$ 825 milhões no câmbio desta sexta-feira, 30), para implantar mais um programa habitacional destinado às famílias de baixa renda.

"Aprovamos esse programa em agosto do ano passado na Assembleia Legislativa, e que poderá ser executado agora com a autorização do empréstimo pelo Senado e a garantia do governo federal. São moradias para famílias de baixa renda nas médias e pequenas cidades do Paraná", disse Romanelli.

Os recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, deverão ser destinados ao financiamento parcial do Programa Estadual de Habitação - Projeto Vida Nova. O programa, segundo Romanelli, pretende tirar das favelas famílias que moram em condição de vulnerabilidade. Essa é uma das linhas instituídas pelo programa Casa Fácil, aprovado pela lei estadual 20.394/2020, aprovada também pelos deputados

Famílias pobres

Além dos recursos do BID, a primeira fase do programa também contará com investimentos de cerca de US$ 30 milhões (R$ 169,2 milhões) do Tesouro Estadual. A previsão é que, neste estágio, seis mil famílias que hoje estão em 140 assentamentos urbanos sejam atendidas. "O Paraná, novamente, dá exemplo e referência em garantir moradia digna às famílias que hoje moram em locais impróprios e áreas de risco", disse Romanelli.

Segundo o deputado, o programa vai começar pelos pequenos municípios com a meta de acabar com as favelas e ocupações irregulares. Além de receber as moradias subsidiadas, as famílias selecionadas contarão com acompanhamento social, em um trabalho intersetorial que vai envolver 18 secretarias.

Desde 2022, um projeto-piloto do programa é desenvolvido nos municípios de Jandaia do Sul, Floraí e Rio Azul. Quando autorizados, os recursos do BID serão usados para que o Vida Nova seja ampliado. "O programa faz parte de um projeto perene que tem como objetivo zerar as favelas do Paraná em até 15 anos. A expectativa é que todos os trâmites sejam finalizados ainda neste ano, para que o programa seja iniciado até o primeiro trimestre de 2025", disse o deputado.



FONTE: ASSESSORIA

Mais de 100 mil carteiras de habilitação aguardam retirada nas Ciretrans no Paraná

 

Um levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que 103.690 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) aguardam retirada nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) desde 2019. Os documentos são devolvidos ao órgão emissor após três tentativas de entrega pelos Correios.

Os principais motivos de insucesso na entrega das CNHs são por inconsistências no endereço, falta de complemento, dados incorretos, ou por ausência de pessoas para o receber o documento.

Das emissões feitas em 2024 no Paraná, considerando até o mês de julho, são 31.690 documentos esquecidos nas Ciretrans, praticamente o mesmo volume de todo o ano de 2023, que foi de 31.361. Houve um aumento considerável se comparado aos anos anteriores – em 2022 foram 21.291; em 2021, 10.469; em 2020, 7.940; e em 2019, 939.

As principais cidades que concentram estes documentos são Curitiba, com 24.657 CNHs, seguida por São José dos Pinhais (5.486), na Região Metropolitana da Capital, Cascavel (5.225), no Oeste, Maringá (5.051), no Noroeste, e Londrina (4.147), no Norte do Estado.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, esclarece a importância do documento físico. “Estamos na era digital, e queremos modernizar todos os nossos serviços, assim como já temos a CNH Digital, mas o documento físico emitido deve ser retirado pelo portador, pois ele será solicitado na ausência do meio digital como, por exemplo, por falta de bateria no celular”, destaca.

Quem não recebeu a sua CNH deve ir até a unidade do Detran-PR para retirar o documento. Não é necessário agendamento prévio.

ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO – O cidadão pode atualizar o endereço de cadastro junto ao Detran-PR por diferentes canais. No site www.detran.pr.gov.br ou pelo Aplicativo Detran Inteligente. O serviço também pode ser realizado por correspondência, via Correios, ou presencialmente nas Ciretrans.

Núcleo da UENP responsável por terapia com cavalos atende 105 pessoas em Bandeirantes

 

Criado em setembro de 2015, o Núcleo de Equoterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa nove anos de atuação em 2024 como uma referência em práticas terapêuticas de reabilitação com o uso de cavalos no tratamento de pessoas com deficiências físicas, mentais, emocionais ou sociais. O espaço atende atualmente 105 pessoas no Campus Luiz Meneguel, em Bandeirantes, que praticam semanalmente técnicas de equitação para melhorar a coordenação motora, equilíbrio, força muscular, autoestima e a socialização.

O projeto foi idealizado pelo médico Raul Hidetoci Mioshi, que dá nome ao espaço, em conjunto com os professores do curso de Medicina Veterinária da UENP Francisco Souza e Thales Barreiros. A prática é conduzida por uma equipe multidisciplinar nas áreas de saúde e educação, que inclui fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e instrutores de equitação.

A infraestrutura do núcleo inclui uma área especialmente adaptada para garantir a segurança e a eficácia das sessões, com tratamentos personalizados de acordo com as condições e características de cada praticante. Além dos benefícios terapêuticos, o núcleo também desenvolve pesquisas e projetos de extensão voltados para a formação de novos profissionais e a disseminação do conhecimento sobre a equoterapia.

Segundo a professora Thaís Patelli, que coordena o projeto, o cavalo é o ponto-chave dentro de uma abordagem multidisciplinar. “Buscamos o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com alguma condição de saúde ou deficiência, seja ela física ou mental, nas áreas de educação, saúde e equitação”, afirmou.

O trabalho do Núcleo de Equoterapia da UENP é realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bandeirantes, a prefeitura, a Associação Anjo Azul e o Instituto Morro dos Anjos. “São essas parcerias que nos permitem trabalhar com uma equipe técnica treinada, para que nossos praticantes tenham o melhor atendimento”, enfatizou a coordenadora.

De acordo com a fisioterapeuta Suellen Tanaka, que integra o projeto, os principais benefícios, principalmente na área motora, são o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o ajuste postural. “Através do movimento do cavalo, são transmitidos impulsos que passam pela medula espinhal levando até o sistema nervoso central que tem como resposta o movimento, o que ajuda muito a criança”, explicou.

VOLTA À ROTINA – O pequeno Joaquim Manzini Rocha, de seis anos, é uma das crianças assistidas pelo projeto. Ele teve uma lesão neurológica grave em decorrência de um atropelamento. Após 19 dias internado, recebeu alta e iniciou a equoterapia. De acordo com a mãe, Carolina Manzini, o menino saiu do hospital com muita dificuldade para caminhar tanto pela lesão quanto pelo tempo de internamento.

Para Carolina, a equoterapia tem sido fundamental no processo de recuperação do filho. “Além de ajudar com o equilíbrio, a força e a coordenação motora, o Joaquim voltou a ter uma rotina. Hoje ele pode correr, brincar, conversar do jeito que era antes do acidente”, acrescentou a mãe do paciente”, comentou Carolina.

Outra criança que frequenta o espaço é Lucca Barussi Carvalho, de seis anos. Segundo a mãe, Patrícia Barussi, a recomendação do tratamento veio através da escola. “Para o Lucca tem sido excelente. Ele era bem quieto, nervoso e hoje conversa mais, brinca e está mais tranquilo em sala de aula, aprende melhor. Os profissionais do projeto são muito atenciosos e cuidam tanto da criança quanto da família, tanto é que ele adora a equoterapia”, revelou Patrícia.

Bom de Bola encerra com emoção em Cornélio Procópio

O que não poderia faltar era emoção para encerrar a fase macrorregional do 4º Paraná Bom de Bola que aconteceu na cidade de Cornélio Procópio entre os dias 26 e 28 de julho. A última partida da competição da série prata foi a vitória de Londrina sobre Pitanga por 1x0 e teve pênalti perdido, bola da trave e muita disputa.

 


As partidas aconteceram no Estádio Municipal Ubirajara Medeiros e no campo da UTFPR. Os campeões da série ouro, juntamente com o segundo lugar da série ouro e o primeiro lugar da série prata estão classificados para a fase final em Arapongas.

 


Algo que marcou a realização dos jogos foi a presença constante de uma ambulância para atendimento médicos e policiamento para garantir o bom andamento da competição.

 


Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-20 masculino e 50+ master. Faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado e é realizado pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

 


VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DA SEXTA-FEIRA - 26 DE JULHO - CLIQUE AQUI


VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DA SÁBADO - 27 DE JULHO - CLIQUE AQUI


VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DAS EQUIPES COM MEDALHAS NO DOMINGO - CLIQUE AQUI


CONFIRA OS CAMPEÕES:

 

Aos classificados para a Fase Estadual - Arapongas, fiquem atentos aos prazos.

 

15+ Ouro - Feminino

Londrina (1º Ouro - MR 02)

 

15+ Prata - Feminino

Guaraci (1º Prata - MR 02)

Manoel Ribas (2º Ouro - MR 02)

 

Sub 16 Ouro - Masculino

Cambé (1º Ouro - MR 02)

 

Sub 16 Prata - Masculino

Guaraci (1º Prata - MR 02)

Santo Antônio da Platina (2º - Ouro - MR 02)

 

Sub 20 Ouro - Masculino

Manoel Ribas (1º Ouro - MR 02)

 

Sub 20 Prata - Masculino

Londrina (1º Prata - MR 02)

Jacarezinho (2º Ouro - MR 02)

 

50+ Ouro - Masculino

Cornélio Procópio (1º Ouro - MR 02)

 

50+ Prata - Masculino

Nova Fátima (1º Prata - MR 02)

Andirá (2º Ouro - MR 02)







Osmar Blum confirma candidatura a prefeito de Carambeí



Osmar Blum oficializou sua candidatura para a disputa do terceiro mandato a prefeito de Carambeí ao lado do presidente estadual do PSD, deputado federal licenciado e secretário estadual de Infraestrutura e Logística Sandro Alex (PSD-PR), que estava representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, e do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), na noite de sexta-feira (26) com o plenário da Câmara Municipal lotado de apoiadores. 

Para o cargo de vice foi anunciado o nome da médica veterinária e empresária, Andressa Aardoom, 30 anos. “As mulheres estão ganhando espaço, que é de direito, eu por exemplo, tenho o maior orgulho de falar, a nossa candidata é do PSD, Andressa Aardoom”, anunciou Blum. 

“Alegria de estar aqui junto com o Osmar no lançamento da sua candidatura, em nome do nosso PSD, em nome do nosso governador Ratinho, é o partido do Ratinho, é o partido do Osmar, trouxe meu apoio a ele e ao time de vereadores que estaremos juntos ano que vem”, declarou Sandro Alex.



Osmar Blum, que comandou a Prefeitura de Carambeí por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, já expressava sua intenção em voltar a concorrer ao cargo majoritário e havia anunciado sua pré-candidatura em abril de 2024. 

Blum conta que decidiu se candidatar ao terceiro mandato após ser procurado pelas pessoas que pediram que colocassem seu nome novamente para a disputa ao cargo de prefeito da cidade. Em seu discurso afirmou que fará uma “nova transformação em Carambeí”. “Todos nós se juntamos para fazer a transformação que Carambeí mais uma vez precisa ter. Carambeí de volta ao caminho certo”, disse.

De 2021 a 2022, Blum esteve como coordenador regional da Casa Civil do Governo do Paraná. Nos últimos dois anos esteve como coordenador político do deputado estadual, Moacyr Fadel. 

“Foi uma honra poder estar ao lado do meu amigo irmão Osmar Blum na confirmação de sua candidatura a prefeito de Carambeí. Estamos juntos nessa caminhada por uma Carambeí cada vez melhor”, expressou Moacyr. 

As convenções dos partidos que apoiam a candidatura de Blum também foram realizadas no mesmo dia e reuniram os filiados aos partidos Solidariedade, Progressistas, Republicanos e PSB.

Convenção define o nome de Lisandro e Edinho como candidatos em Ribeirão Claro


Na noite desta segunda-feira, 29, foi realizada a convenção partidária que oficializou a candidatura em Ribeirão Claro de Lisandro Baggio para prefeito e Edinho do Açougue para vice prefeito no pleito eleitoral que acontecerá no dia 06 de outubro.


Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a reunião da coligação “Renova Ribeirão Claro”. O encontro também selou o nome dos postulantes a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições que acontecem em outubro.

 


Recentemente Lisandro e Edinho receberam o apoio do deputado federal Felipe Francischini (UB) e do deputado estadual Do Carmo (UB) que estiveram no município. O lançamento oficial da campanha já está marcado para o dia 16 de agosto.

Polícia Militar recupera dinheiro furtado em Wenceslau Braz

A Polícia Militar de Wenceslau Braz foi chamada na tarde da última sexta-feira, 26, devido a uma residência ter sido furtada. A informação era que R$ 3.000,00 foram subtraídos de uma gaveta.

 

Chegando ao local, os militares coletaram informações dos vizinhos que relataram sobre as características do autor. Após isso, realizaram busca e conseguiam localizar o suspeito com duas notas fiscais de supermercado e no valor de R$ 2.640,00 em espécie.

 

Questionado sobre a origem do dinheiro, alegou que seria da aposentadoria de sua esposa. Devido ao histórico do indivíduo, os policiais conversaram com a esposa dele que informou não saber do que se tratava e que recebia cerca de R$900,00 por mês apenas.

 

Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia juntamente com o dinheiro apreendido para apreciação da Autoridade Policial.

​A expectativa é de que mais 150 mil pessoas participem da famosa “Festa de Agosto” em Siqueira Campos

 

A conhecida “Festa de Agosto” em louvor ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, tem a expectativa de recepcionar turistas e romeiros de todo país. Todos os anos a tradicional festa reúne um número considerável de visitantes, mais de 150 mil pessoas passam pelo local.
Desde 1934 o município realiza anualmente a iniciativa escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.
 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.
A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo.
Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
SOBRE O TRÂNSITO NO MUNICÍPIO
A Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos informou que entre o dia 27 de julho (sábado) até dia 06 de agosto ( terça-feira), a Rua Minas Gerais passará a ter sentido único ( sentido centro) entre as Ruas Rio Grande do Sul até a Avenida dos Pinheiros durante o período da festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.


FONTE: Isa Machado/ Colaboração Adriana Diniz - Jornal Correio do Norte


FOTO: RÁDIO CANA VERDE

Convenção confirma Bruno Dutra e Isaque como candidatos em Andirá

No último domingo, 28, foi realizada em Andirá a convenção que oficializou o nome e Bruno Dutra e Isaque Ramos para a disputa da eleição para prefeito e vice-prefeito (respectivamente). Estão na coligação os partidos: União Brasil, PSB, PRD e PDT.

 

“Agradeço a presença de cada um, cada palavra de apoio, cada abraço, cada aperto de mão e cada gesto de carinho, sem vocês, nada teria sido igual”, comenta Bruno Dutra.