Uma festa grandiosa que reúne, em um mesmo local, os aficionados pela cultura pop com os cosplays e K-pop e admiradores da arte oriental repleta de contemplação, ensinamento e disciplina. A edição 2024 da Expo Japão, evento que se consolida a cada ano no calendário da cidade de Londrina, trouxe um panorama completo do que a Terra do Sol Nascente oferece em cultura, entretenimento, respeito aos antepassados, além de diversão e muita gastronomia.
Com o tema “Tradição, Memória e Cultura”, a feira foi realizada de 29 de maio a 2 de junho, período marcado por muito sol e temperatura agradável. E o público respondeu com forte presença. “Neste ano, tivemos um público de 39 mil visitantes, um recorde histórico de todas as edições”, celebrou o coordenador do evento, Luciano Matsumoto.
Além do feriado de Corpus Christi ter ocorrido no final do mês, a organização tinha preocupações relacionadas ao clima. “Tivemos muita chuva na semana anterior ao evento, mas o tempo abriu trazendo uma resposta forte do público, fato que superou todas as nossas expectativas”, comentou.
O investimento em estrutura trouxe conforto aos visitantes, que puderam circular melhor pelo pavilhão comercial e visitar os stands que vieram com muita opção de produtos e serviços. “Também contamos com dez opções de restaurantes com um cardápio bastante variado e saboroso. A Praça Gastronômica é um grande atrativo da Expo”, acrescentou Matsumoto.
Parte da programação do evento, a 61ª Exposição Agrícola é uma das mostras mais antigas de Londrina com produtos das pequenas propriedades da região. Também focando o pequeno produtor, foi realizado o 11º Agroinovatec, evento técnico recheado de informação e inovação para o homem do campo, com destaque para a palestra do boliviano Alfredo Moya, que trouxe informações relevantes sobre sua pesquisa de produção de café e cítricos sem adubação química.
O vereador Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara Municipal, acrescentou que a Expo Japão faz parte do calendário de comemorações oficiais de Londrina, conforme a Lei Municipal nº 11.923 de 2013. Para ele, a participação da Prefeitura tem crescido a cada edição do evento, como uma forma de reconhecimento pelas contribuições da comunidade nipônica e, consequentemente, contribui para o fortalecimento da Expo Japão. “Tivemos um resultado muito bom, com recorde de público e várias atrações muito importantes para nossa cidade. E a Expo Japão 2024 também foi uma homenagem aos 90 anos da cidade de Londrina. Todo mundo ali, os voluntários, a diretoria, os coordenadores, estava realmente se entregando de corpo e alma com o objetivo de agradecer Londrina pela receptividade e, também, presentear a nossa cidade, que tão bem acolhe e trata, os descendentes nikkeis. E a quantidade recorde de público realmente mostra o quanto nós estamos inseridos junto a sociedade em vários aspectos, sejam eles culturais ou gastronômicos. Inclusive, talvez a maior parte desse público é de não descendentes”, ressaltou.
Reverenciar o passado
A primeira entidade nipo-brasileira da cidade, a Associação Japonesa de Londrina, foi fundada em 1933 pelo pioneiro Hikoma Udihara e, em 1955, da junção desta com a associação de moços, marcaria o surgimento da ACEL. “O sonho do desenvolvimento da região, o espírito coletivo moldou os nossos valores, e esta é a relevância da ACEL”, ressaltou a presidente da entidade, Luzia Yamashita Deliberador.
A edição deste ano celebrou os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e os 90 anos da cidade de Londrina. “Foram dias de convivência intensa, de envolvimento e doação dos mais de 300 voluntários, e a união de todos fez esta festa ficar ainda mais bonita”, afirmou Deliberador.
Na noite de encerramento, a organização também homenageou o presidente honorário do conselho deliberativo da ACEL, o Sr. Yasuo Hirama, imigrante que chegou ao Brasil em 1957, e iniciou sua história junto à ACEL em1965 e que prossegue até os dias atuais. “Ele é uma liderança de extrema relevância, uma inspiração para todos nós. Seu lema é “A constância é a nossa força””, contou a presidente da ACEL.
Excelente
Neste ano, a Expo Japão contou com 64 stands comerciais e o bom movimento nos cinco dias de feira, trouxe resultados positivos para os expositores. A proprietária do Armazém Café, Cristina Maulaz, festejou a grande circulação de público. “Estou muito feliz. O evento trouxe pessoas de muitos lugares, tivemos um movimento muito grande, o balanço é muito positivo”, comentou.
Diretamente de São Paulo e pela primeira vez em Londrina, a empresária Viviane Alves, da Joker Wear, trouxe diversas opções de camisetas e elogiou o cuidado da organização com os expositores. “É um evento muito diferente. Os visitantes e a organização são muito educados, respeitosos. Gostamos demais. A estrutura também estava muito boa”, avaliou.
Com experiência de mais de vinte anos em eventos, o empresário Renato Lopes marcou presença novamente na Expo Japão, com espadas e produtos de colecionadores e um stand de Bubbles, bebida com bolhas que estouram na boca, e que fez muito sucesso na feira. “Como viemos em outras edições, temos uma clientela local, que curte cultura pop e que nos visita sempre. A Expo Japão já faz parte do nosso roteiro, estamos sempre presentes”, citou.
A Expo Japão é um projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Semegrão, Bratac, Agro Hara, Sicoob Ouro Verde, Unimed Londrina, Hachimitsu, Sementes Mauá, Ponto Rural, Clínica Cinagawa, Fundação Kunito Miyazaka, Yticon, Cooperativa Integrada, Café Itamaraty, Estacenter, Sunap, Farmácia Nissei, Almeida Mercados, Hoftalon, Casa Médica, HMB Lovat, Conplan, Carbamall Palhano, Vereador Eduardo Tominaga, Grupo Midiograf, Otocentro, St. James International School, IDR Paraná, Tiro com Arco ALTA, Robotea, Loc.Med, Sanepar, Sakura, Clima Eventos.
Apoio cultural: Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Folha de Londrina, RPC. Apoio: Copel. Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Promoção: ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal/ Brasil União e Reconstrução.
Texto: Assessoria de Imprensa da Expo Japão
0 Comments:
O que você achou desta matéria???