O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”, com parte da coleção asiática que pertence à instituição. A inauguração será em 16 de maio, no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí, no Norte do Estado. A cidade conta com uma grande comunidade japonesa, diretamente ligada à colonização e à história do município.
A mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes. No total, são 63 obras de arte, um recorte do acervo de arte asiática formado por mais de 3 mil peças, doado ao MON em 2018 pelo embaixador Fausto Godoy.
“O Museu Oscar Niemeyer segue firme na missão de promover um amplo acesso à cultura e a descentralização da arte pelo Estado, diretriz fundamental da Secretaria de Estado da Cultura”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária da pasta. “É uma grande alegria ver o projeto de itinerância da belíssima coleção asiática do MON chegar a Assaí, município que tem massiva presença de descendentes de japoneses, conectando arte, história e identidade cultural”.
A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, comenta que a grandiosa coleção asiática, que hoje pertence ao MON e ao povo paranaense, foi disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do Exterior.
“Com essa exposição, o Museu Oscar Niemeyer extrapola os limites de suas paredes, democratizando o acesso a seu acervo e alcançando públicos ainda maiores”, afirma. “É importante destacar que isso não seria possível sem o olhar especial que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, tem dedicado a esse importante setor, priorizando sempre a descentralização das artes para que ela chegue a todos os públicos”.
Ela acrescenta ainda que a principal proposta do MON com a itinerância é facilitar os diálogos entre culturas e territórios por meio da arte. “A exposição instiga e demonstra que o conhecimento, múltiplo e transversal, atravessa culturas, territórios e épocas”.
NINGYOS – Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais, e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.
O significado da palavra Ningyo é “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). “Esses objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e da cultura japonesas”, comenta o doador da coleção ao MON e curador da exposição, Fausto Godoy.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Exposição “Arte Japonesa na Coleção do MON”
De 16 de maio a 21 de julho
Memorial da Imigração Japonesa de Assaí - Castelo Japonês
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30; aos sábados, das 9h às 13h e, aos domingos, das 13h às 17h.
Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???