Na noite desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), promoveu um encontro em celebração aos 15 anos da Guarda Municipal. Criada em maio de 2009, a corporação desempenha papel vital na promoção da segurança, proteção do patrimônio público e fortalecimento dos laços comunitários. A cerimônia, realizada no auditório do Cenforpe, também marcou uma homenagem aos agentes das primeiras turmas, e contou com a presença de diversas autoridades municipais.
“À medida que celebra-se essa data, renova-se o compromisso de apoiar e valorizar nossos guardas municipais. O investimento continuado em treinamento, equipamentos e recursos é de suma importância para garantir as ferramentas necessárias para o desempenho das funções com excelência e segurança”, destaca o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes.
Ao longo desses anos, destacam-se: a implantação da Muralha Digital, com uma nova e moderna Central de Monitoramento, 15 Módulos Eletrônicos de Monitoramento, a formatura da 5ª Turma, a recente conquista da alteração no risco de morte, a ampliação da base, o aumento no número de viaturas, o reforço com a aquisição de armamento de última geração e toda a tecnologia envolvida.
Integrante da 1ª turma, a GM Evelyn acompanhou todo o progresso da instituição. “Estou muito feliz em poder comemorar os 15 anos da criação da Guarda Municipal. Como servidora desde o ano de 2010, prestando serviços em prol da segurança do município, fico muito feliz com o desenvolvimento e a evolução da nossa cidade”, celebra.
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na solenidade a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, e de Governo, Márcio Mainardes, o superintendente da GM de Pinhais, Carlos Eduardo Abrantes; o presidente da Câmara, vereador Marcinho; o superintendente da Divisional Metropolitana, Fábio Amaro; representando a 2ª Cia e 29º Batalhão de PM, aspirante Alcântara; a juíza titular da Vara Criminal de Pinhais, Daniele Miola; o promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Pinhais, Alan Rogério Vendrame de Souza; o juiz de direito da 5ª Vara Criminal de Curitiba, José Orlando Cerqueira Bremer; a deputada estadual Marli Paulino, e o ex-prefeito e ex-deputado federal Luizão Goulart.
Campanha de Doação de Sangue ao Erastinho
Faz parte das comemorações de aniversário a campanha de doação de sangue ao Hospital Erastinho. A Guarda Municipal convidou todos os servidores da prefeitura para unir forças nesta ação, durante o mês de maio, em grupos distintos de voluntários.
A iniciativa partiu da GM Ostroski, da Patrulha Escolar, inspirada por outras Guardas Municipais que já realizaram a campanha. Num primeiro momento, a ideia era entrar em contato com o Hemobanco. Porém, assistindo uma live, Ostroski viu a dificuldade que crianças em tratamento de saúde no Hospital Erastinho enfrentam e fez contato com o Banco de Sangue do Erastinho, que a recepcionou muito bem.
"A partir de então, conseguimos o apoio na organização do formulário, pois precisávamos limitar a 20 doações por dia, que é a capacidade do hospital, e também fazer o envio para toda a prefeitura. Conseguimos um ônibus com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) para levar os servidores dispostos a doar e a magia aconteceu", relata.
Nesta terça-feira (14), o ônibus saiu da base da GM rumo ao Banco de Sangue do Hospital Erastinho, com 16 servidores que se voluntariaram. "Eu estava apreensiva se as pessoas comprariam a ideia, mas me surpreendi com a aceitação dos meus colegas, tanto da Guarda como da prefeitura como um todo. Eu também doei e a sensação de ajudar o próximo, especialmente as crianças, é indescritível", declara Ostroski. A ação vai até esta sexta-feira (17) e todos que doarem neste período receberão um certificado da Guarda Municipal de Pinhais.
O guarda Caíque Machado, da recém-formada 5ª turma da GM, também doou sangue pela campanha: “Foi bastante interessante, isso incentiva as pessoas a fazerem o bem, incentiva outras pessoas a tomar coragem e demonstrar uma ajuda no aspecto coletivo, a gerar confiança e quebrar alguns paradigmas, porque na verdade é algo tranquilo, é rapidinho, cerca de 10 minutinhos a doação já está pronta, comemos um lanchinho e sucesso!”
Campanha “Só um minutinho”
Neste mês de conscientização da segurança no trânsito, Maio Amarelo, a Seset tem realizado ações nas ruas do município, com o objetivo de abordar todos os temas de regulamentação no trânsito de Pinhais.
Umas das propostas também foi pensada em comemoração ao aniversário da GM. No dia 9 de maio, os agentes contaram com o apoio da Polícia Militar na Av. Camilo di Léllis, no Centro, para chamar a atenção dos motoristas sobre o uso das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência.
Batizada de “Só um minutinho”, a ação executada pela Divisão de Engenharia, Mobilidade e Segurança Viária, da Seset, colocou cadeiras de rodas em vagas de estacionamento. Os motoristas que passaram pelo trecho receberam informativos e orientações das equipes, em reforço às boas práticas para um trânsito mais seguro e inclusivo.
Visita das crianças à Central de Monitoramento
Outra ação de aniversário foi as visitas das crianças da rede municipal. Com a Patrulha Escolar como guia, os alunos foram recepcionados pelos fantoches da Guarda, o Júlio e a Júlia, e conheceram as viaturas, equipamentos e a Central de Monitoramento. Foram três dias de visitas, nos períodos da manhã e da tarde, onde os pequenos aprenderam muito sobre o trabalho dos agentes e a Muralha Digital de Pinhais.
Corrida noturna
As ações de aniversário finalizam com a Corrida da GM que, neste ano, será noturna, neste sábado (18). O evento já conta com 500 corredores inscritos, que largarão às 20h30 da base da GM, em percursos de 5 km e 10 km. Os participantes vão receber os kits no dia da corrida, das 10h às 19h30, também na base da corporação (Rua América do Sul, 742, Centro).
FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???