Alex Canziani toma posse como secretário estadual de Inovação

 

Alex Canziani toma posse na segunda-feira (dia 3/6) como secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A nomeação foi publicada no decreto 5.955/24, editado pelo governo estadual, na quarta-feira (dia 29/5). A cerimônia está marcada para às 11 horas na Celepar, em Curitiba, local onde também é a sede da pasta. Canziani, que deixou a presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), assume a secretaria no lugar do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que é pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa.

“É uma honra atender o convite do governador Ratinho Júnior, de poder servir ao Paraná e ao seu governo. Estou muito animado com as perspectivas que nós temos e poder usar tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos em termos de relacionamento e conhecimento para buscar oportunidades em uma área que considero fundamental para o fortalecimento da economia do Estado, que é a inovação, a modernização e a transformação digital do governo”, afirma Alex Canziani. Ele acrescenta que é uma pauta fundamental para melhorar o serviço público e, dessa forma, atender melhor os cidadãos. 

“A pasta já tem uma série de programas e ações importantes, desenvolvidas pelo secretário Marcelo Rangel, e pretendemos continuar atuando nesse sentido e poder trazer mais inovações com uma equipe altamente competente”, enfatiza o futuro secretário. Londrinense, Canziani é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Gestão de Pessoas pela UniFil. Com extensa experiência na administração pública e conhecido por sua atuação nas áreas da educação, tecnologia e inovação, Canziani presidiu a Codel por cerca de um ano e meio.

O novo secretário da Inovação iniciou sua carreira política como vereador, onde esteve por dois mandatos – de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 –, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Londrina em 1993. Posteriormente, foi vice-prefeito de Londrina a partir de 1996, período em que exerceu a presidência da Codel pela primeira vez, entre 1997 e 1998. No âmbito estadual, atuou como Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná em 1999. Canziani também exerceu mandato como deputado federal por cinco mandatos consecutivos – 1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019. 

MODERNIZAÇÃO

Canziani assume a pasta criada em janeiro de 2023, que é responsável por uma ampla gama de funções estratégicas no Paraná. As atribuições da SEI incluem formular e coordenar políticas de inovação, simplificar processos administrativos, promover uma gestão pública mais eficaz e transparente por meio da transformação digital, estimular a qualificação de recursos humanos, controlar a qualidade dos serviços e fomentar ambientes favoráveis a investimentos e empresas inovadoras. 

A secretaria também monitora e coordena políticas para aumentar a competitividade do Estado, que foi reconhecido em 2024 como o mais inovador e sustentável do Brasil pela consultoria Bright Cities ISO 37120. Além disso, os ecossistemas de inovação do Estado estão sendo reconhecidos em premiações nacionais nas áreas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e cidades inteligentes. 

Para atender todas as regiões e expandir os projetos pelo Estado, a SEI também criou dez núcleos regionais da Inovação nos seguintes municípios: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Entre suas áreas de atuação, a SEI desenvolveu uma política de popularização da inovação.



FONTE: ASSESSORIA

46ª Festa Junina de Ibiporã começa neste sábado (01/06)

 

Com uma atmosfera de alegria, diversão e muita cultura, começa no próximo sábado (01) a 46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã. Intitulada “Fogueira e Viola” neste ano de 2024, o tradicional evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio de suas diversas secretarias e com o protagonismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SCMT), a festa deve receber, até o dia 9 de junho, na Praça Pio XII, visitantes de todo o estado e de fora dele.

Além dos tradicionais e esperados shows com artistas nacionais e regionais no palco principal - programados para a partir das 20h30 - a festa contará com uma ampla praça de alimentação, composta por treze entidades sociais e religiosas locais que oferecerão comidas e bebidas típicas, além de praça de alimentação com foodtrucks que estarão abertos de segunda a sábado, a partir das 19h, e aos domingos o dia todo. Ainda na gastronomia, o destaque é para os almoços de domingo, que a partir das 12h, proporcionarão uma experiência completa para toda a família.

O cronograma da festa inclui ainda apresentações de quadrilha dos alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além disso, muita animação com o mascote oficial da festa - que ainda é uma surpresa – trará ainda mais interatividade e animação ao evento, tudo isso em meio a uma decoração temática que transmite o verdadeiro espírito junino.

Cultura na Festa

A Cultura na Festa também será uma novidade da edição deste ano. Na programação, protagonizada por professores e alunos que frequentam os cursos livres gratuitos ofertados pela SMCT, atividades recreativas, ensaios, apresentações do ballet infantil, teatro e coral adulto, além de exposições de trabalhos dos aprendizes de cerâmica e artes.

Mariana & Mateus e Léo & Raphael no primeiro final de semana

A abertura oficial da 46ª Festa Junina Municipal acontece neste sábado (01/06), a partir das 20 horas. A principal atração da noite é a dupla londrinense Mariana e Mateus. Nomes conhecidos no cenário sertanejo nacional, os irmãos prometem animar os visitantes ao som de seus principais sucessos.

Já no domingo (02), a programação para toda a família começa mais cedo, a partir do meio-dia, com opções gastronômicas ofertadas pelas barracas, ao som de DJ Marcelo. Em seguida, uma apresentação de “Bumba meu Boi”, com a participação de alunos da Escola Municipal Profª Aldivina Moreira de Paula (projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura), e quadrilhas dos alunos dos CMEIs e escolas.

Encerrando a programação, quem sobe ao palco principal é a dupla Léo e Raphael, expoentes do “agronejo”. Os “meninos da pecuária” prometem colocar os visitantes para cantar e dançar.

Festa que fortalece os laços, preserva as tradições de uma das maiores que celebra a cultura, além de seu caráter social, com a renda obtida pelas entidades com a comercialização das comidas e bebidas sendo destinada aos projetos sociais, a 46ª Festa Junina de Ibiporã espera seus visitantes até o dia 09 de junho.


46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio de suas secretarias, protagonismo da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração: Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades e órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros).



FONTE: PREFEITURA DE IBIPORÃ

Festa religiosa de Corpus Christi reúne fiéis em Jacarezinho

 

Fiéis do município de Jacarezinho participaram nesta quinta-feira, 30, da festa religiosa de Corpus Christi. A celebração aconteceu na Catedral Diocesana presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Brás Benevente juntamente com os padres das paróquias, seminaristas, diáconos e a comunidade em geral.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

 


O perfil da Catedral nas redes sociais destaca que após a celebração aconteceu a procissão pelas ruas da cidade enfeitadas pelos tapetes delicados de fuxico. Os fieis seguiram o Santíssimo Sacramento, manifestando sua fé e reverência.

 


Estiveram reunidas as Paróquias: Paróquia São José Operário, Paróquia São Pedro, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e Paróquia Imaculada Conceição Catedral, foi uma linda participação ativa de suas comunidades, que se uniram em oração e cânticos durante todo o percurso.


Com informações e fotos da Catedral Diocesana

Prefeitura de Assaí distribui caixas d'água para famílias em vulnerabilidade social

 

Na manhã desta quarta-feira (29), o Prefeito Tuti Bomtempo oficializou a distribuição de caixas d’água para famílias de Assaí em situação de vulnerabilidade social.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O programa Caixa d’Água Boa, do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e SANEPAR, beneficiou 20 famílias da cidade.
O Prefeito Tuti entregou o kit completo com materiais para a instalação dos novos reservatórios de água de 500 litros. O programa prevê ainda recursos financeiros para custear a mão de obra necessária para a instalação. "Esse programa do Governo Estadual vem de encontro com o nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estaremos oportunizando mais dignidade e levando mais saúde para as famílias de baixa renda do nosso município", afirmou o Prefeito Tuti Bomtempo.
Na próxima semana, as Secretarias de Obras e de Assistência Social realizarão a entrega dos kits nas casas das 20 famílias contempladas. Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da administração municipal em promover o bem-estar e a saúde da população de Assaí.

FONTE: PREFEITURA DE ASSAÍ

Romanelli destaca papel da Itaipu no desenvolvimento sustentável

 

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) presidiu nesta quarta-feira, 29, a sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional e afirmou que a hidrelétrica cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai.

“Nestes 50 anos, a Itaipu se tornou um marco para a engenharia mundial, uma moderna fonte de energia limpa, um símbolo da união e da cooperação entre brasileiros e paraguaios e um modelo na gestão ambiental e responsabilidade social”, pontuou Romanelli. Segundo ele, agora a hidrelétrica binacional renova seu papel na sociedade paranaense com o programa Mais que Energia.

“É uma iniciativa que envolve os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul para apoiar projetos relacionados à sustentabilidade, com recursos para ações nas áreas ambiental e social”, afirmou Romanelli ao reconhecer a importância da iniciativa autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conduzida pelo diretor-geral brasileiro Ênio Verri. “Merece todo reconhecimento porque agora a Itaipu, além da grandiosidade como geradora de energia, também vira referência pela contribuição ao desenvolvimento sustentável das nossas cidades”.

Na solenidade, a Itaipu recebeu um diploma de menção honrosa do Poder Legislativo e também houve o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios. “A história da hidrelétrica se renova a cada dia e se tornou tão especial graças à competência e ao compromisso dos trabalhadores, técnicos, engenheiros, ambientalistas e educadores que atuam nos diversos programas patrocinados pela usina”, disse Romanelli.

A constituição da Itaipu Binacional ocorreu em maio de 1974 e a geração de energia começou 10 anos depois. A homenagem ao cinquentenário foi proposta pelo deputado Professor Lemos (PT) e assinada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Hussein Bakri (PSD), Arilson Chiorato (PT), Doutor Antenor (PT), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ana Júlia (PT) e Luciana Rafagnin (PT).



FONTE: ASSESSORIA

Governo entrega terceira remessa de alimentos para as escolas estaduais



O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), está entregando a terceira remessa da alimentação escolar de 2024, somando cerca de 4 mil toneladas para as cerca de 2 mil escolas da rede. O envio dos itens começou em 22 de maio e deve ser concluído até 24 de junho. O investimento nesta remessa é de R$ 45,1 milhões.

Serão distribuídos insumos como arroz polido, arroz polido orgânico, arroz parabolizado, feijão carioca, feijão preto orgânico, fubá de milho, molho de tomate, canjiquinha, banha suína, farinha de milho, água de coco, bebida à base de soja sabor maçã, bebida à base de soja sabor uva, biscoito integral, biscoito polvilho salgado sem glúten, biscoito integral chocolate sem lactose, entre outros.

Também está incluída a aquisição de alimentos perecíveis e não-perecíveis que serão utilizados no preparo das refeições, servidas nos intervalos ou almoços, que integram o programa Mais Merenda instituído no segundo semestre de 2022. O programa garante três refeições por turno, acrescentando um lanche na entrada e outro na saída das aulas.

Até o fim do ano letivo, as escolas receberão cinco remessas do programa para garantir uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes. Além disso, há também a distribuição periódica de itens perecíveis, como carnes congeladas, pães, ovos, frutas e produtos da agricultura familiar.

Segundo Andrea Burakoski, da Coordenação de Logística e Monitoramento da Alimentação do Instituto Fundepar, os itens necessários para a alimentação escolar são enviados às escolas para garantir o preparo de refeições do primeiro até o último dia de aulas dos alunos. São 100% das escolas estaduais atendidas pelo programa, além das Ações Pedagógicas Descentralizadas (APEDS).

“A merenda é importante porque ela é um complemento que vai ajudar na educação nutricional das crianças, vai fortalecer o aprendizado, vai deixar os alunos mais concentrados, além de ensiná-los que os hábitos saudáveis dentro da escola são importantes e podem ser levados pra casa” completa a coordenadora.

“A cada entrega de novas remessas sabemos que estamos no caminho certo. O Mais Merenda é um programa de reconhecimento nacional e internacional. Serão feitas mais duas remessas até o final desse ano que ajudarão a manter uma alimentação adequada e equilibrada a todos os alunos da rede estadual”, comentou a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel.

PROCESSO - Os gêneros alimentícios não perecíveis (a chamada merenda seca) são entregues pelos fornecedores na unidade armazenadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os produtos são separados, pesados e acondicionados de acordo com o padrão de armazenagem e identificados por escolas, seguindo as guias de remessa emitidas pelo Fundepar, para então serem distribuídos.

MAIS MERENDA – Desde 2022, os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino recebem três refeições por dia. O Mais Merenda oferece um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além da merenda regular que já é dada nos intervalos das aulas.

No Estado, 192 cooperativas vendem seus alimentos para a merenda da rede estadual, beneficiando cerca de 25 mil famílias de produtores. O investimento em alimentação previsto para todo o ano é de cerca de R$ 550 milhões.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Conheça os classificados no futsal na fase regional de Cornélio Procópio dos Jogos Escolares

 

A rede balançou e muito na modalidade de futsal durante a fase regional da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) que aconteceu no município de Assaí. Os campeões garantiram vaga para a fase macrorregional que acontecerá na cidade de Cambará no mês de junho.

 

Escola Estadual Carlirio G. dos Santos de Santa Amélia

No futsal feminino de 12 a 14 anos a equipe campeã foi a Escola Estadual Carlirio G. dos Santos de Santa Amélia. A caminhada foi vitória sobre o CE P. Aides Nunes da Silva de Congonhinhas (10x0), EE Maj João Carlos Faria de Cornélio Procópio (6x1) e triunfo nos pênaltis sobre a EE Bairro Bela Vista de Bandeirantes.

 

CCM P. Antônio Bitonti de Sertaneja

Já no futsal masculino de 12 a 14 anos o primeiro lugar ficou com o CCM P. Antônio Bitonti de Sertaneja. Na trajetória até o título vitórias na primeira fase sobre o CE Cívico Militar João XXII de São Jerônimo da Serra (2x1) e CE Marcílio Dias de Itambaracá (1x0). Nas quartas de finais venceu por 2x0 o CEC Dr. Antônio Pereira Lima de Santa Mariana. Já nas semifinais vitória sobre o CE. Floriano Landgraf de Santo Antônio do Paraíso por 5x4. Na final nova conquista sobe o CE Marcílio Dias de Itambaracá por 6x3.

 

Colégio Cívico Militar Monteiro Lobato de Cornélio Procópio

O futsal feminino de 15 a 17 anos teve como campeão o Colégio Cívico Militar Monteiro Lobato de Cornélio Procópio. A equipe venceu o CCM Cívico Militar João Turin de São Sebastião da Amoreira (9x2), CE P Aides Nunes da Silva de Congonhinhas (6x1), CE. Vinícius de Morais de Santa Amélia (4x1), CEEP Agrícola P Fernando Costa de Santa Mariana (2x1).

 

CEEP Prof M. LC Bomtempo de Assaí

No futsal masculino de 15 a 17 anos a primeira colocação ficou com o CEEP Prof M. LC Bomtempo de Assaí. Durante o percurso vitória sobre o CE Vinícius de Morais de Santa Amélia (4x0), CE Cívico Militar João XXIII de São Jerônimo da Serra (4x2), CCM Cívico Militar João Turin de São Sebastião da Amoreira (8x0), CE. Estadual Papa Paulo VI de Nova América da Colina (7x2). Nas semifinais triunfo sobre o CE Cyriaco Russo de Bandeirantes (3x1). Na grande final passou pelo CE. Professora Regina Tokano de Uraí por 2x0.

 

EMEE Prefeito Evilázio Rangel Cordeiro de Jataizinho

Já no Futsal DI Masculino de 12 a 14 anos a vaga ficou com EMEE Prof Elias Abrahão de São Sebastião da Amoreira. No futsal DI Masculino 15+ a conquista foi do EMEE Prefeito Evilázio Rangel Cordeiro de Jataizinho após duas vitórias sobre o EMEE Caminhos do Coração de Santa Amélia.

 


Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jogos Escolares comemoram, também, os 70 anos de existência da competição.

 


Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).