Tercílio Turini homenageia agrônomo Tumoru Sera pelos 50 anos de pesquisa

 

São 50 anos de pesquisa e muita contribuição para a evolução nas lavouras de café, com o desenvolvimento de 13 cultivares que abriram fronteiras para a cafeicultura no Paraná, no Brasil e em outros países. Os estudos, a dedicação e o talento do pesquisador Tumoru Sera, de Londrina, representam avanços na produção cafeeira e resultam em benefícios econômicos, sociais e ambientais. O engenheiro agrônomo que completou em março cinco décadas de pesquisa e atividades no IDR-Iapar foi homenageado hoje de manhã pelo deputado estadual Tercilio Turini com Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná.

Na justificativa, Turini cita que o café já foi o maior tesouro do Paraná e proporcionou muito desenvolvimento socioeconômico. "Algumas pessoas foram determinantes nas pesquisas e aplicações práticas no campo. Um dos exemplos de grande contribuição para a cafeicultura é o pesquisador Tumoru Sera, que pode ser considerado um dos principais pesquisadores de café no Brasil, um expoente do melhoramento genético de plantas resistentes a insetos e doenças" - ressalta o deputado de Londrina.

Paranaense de Nova Fátima, Tumoru Sera estudou no Colégio Agrícola Manoel Ribas, em Apucarana, e fez a faculdade de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná. É cientista com doutorado em Agronomia pela conceituada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), além de cafeicultor e consultor em café. Iniciou as atividades como pesquisador do Iapar em 1974.

"A cafeicultura pode ser quantificada e qualificada antes e depois das pesquisas do senhor Tumoru Sera. As variedades e outros estudos científicos que ele desenvolveu têm reconhecimento nacional e internacional. Garantiram aumento de produtividade, qualidade da bebida, redução de custos de produção ao cafeicultor e – o melhor de tudo – mais rentabilidade" - comenta Tercilio Turini. Mesmo tendo se aposentado em 2011, o pesquisador segue até hoje como colaborador bolsista do Consórcio Café atuando no IDR-Paraná.

"É uma honra receber essa homenagem do deputado Tercilio Turini com a presença do secretário Norberto e tantos amigos do IDR-Iapar e outros órgãos. Fico feliz por essa harmonia, sintonia e parceria pela agricultura. Agradeço a todos e vejo meu filho Gustavo e outros colegas que seguem com as pesquisas sobre café. Fico feliz pelo reconhecimento" - comentou o homenageado Tumoru Sera. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, enfatizou que o Governo do Estado se associa à homenagem da Assembleia e que o trabalho do pesquisador foi muito importante para a criação no Paraná do maior e melhor banco genético de café, em todo o mundo.

Também participaram da entrega da Menção Honrosa a presidente em exercício do IDR-Iapar Vânia Moda Cirino, familiares do homenageado, os dirigentes da Adapar Otamir Martins e da Fomento Paraná Heraldo Neves, a coordenadora da Rota do Café Fernanda Correa, gestores e pesquisadores do IDR e outras instituições.



FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???