O município de Pinhais, por intermédio da Divisão de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade concorre na categoria Turismo e Identidade Territorial, com o projeto Pinhais - Cidade da Cerveja Artesanal.
"Estar entre os primeiros colocados já é uma grande vitória e reflexo do nosso trabalho. Hoje o turismo está em evidência e Pinhais está se destacando com a Rota da Cerveja Artesanal", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais, com vistas à melhoria do ambiente de negócios e ao fomento do empreendedorismo. A iniciativa tem por objetivo a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local.
A final estadual do prêmio será realizada em Curitiba, no dia 18 de abril. Pinhais concorre com a capital do estado e com Pato Branco. Os primeiros classificados em cada uma das dez categorias irão competir na final nacional, que será realizada em junho, em Brasília. No Paraná, a iniciativa recebeu 145 inscrições.
Por ser finalista, Pinhais recebeu os avaliadores do Sebrae, que realizaram uma visita técnica no dia 20 de fevereiro. Nessa reunião, a prefeita Rosa Maria falou da importância da cerveja artesanal para a construção da identidade do município.
"Hoje nós temos um produto que realmente ganhou o gosto das pessoas. Tem mostrado que Pinhais é a cidade da cerveja artesanal, e com todo esse desdobramento, com todo esse trabalho, eu julgo que seria muito forte pra nós, não apenas economicamente, mas culturalmente ganhar esse prêmio. Isso pra nós é o ponto mais forte, até me arrepio. Porque como professora que sou, eu acredito que a população precisa ter sentimento de pertencimento, e a cervejaria tem sido isso. A sociedade de Pinhais hoje se agrega em torno desse grande produto”, considera a prefeita.
Perguntada pelo coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae, Amberson Silva, porque Pinhais merece ganhar o Prêmio de Prefeitura Empreendedora, a chefe do executivo municipal não titubeou: “Eu vejo que a cidade merece muito esse prêmio pelo trabalho, pela grandeza que representa para essa cidade. Essa é a Pinhais da cerveja artesanal!. Quando esse produto se torna um produto turístico, eu vejo que ele fortalece a cidade, a Região Metropolitana, mas para mim o ponto mais forte é dizer que essa é Pinhais, que se diferencia de outras cidades, porque ela assim se construiu e foi muito sofrido”, acrescenta Rosa.
A Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais é a referência do produto turístico desenvolvido para fortalecer a identidade de uma cidade que impulsiona a indústria e o comércio local cada vez mais. Para além de uma “simples visita” a um estabelecimento comercial (cervejaria), existe o impacto cultural e social, transmitido particularmente pela paixão que os cervejeiros têm ao criar e comercializar seus produtos.
Presenças
Além dos já citados, estiveram presentes à visita técnica feita pelo Sebrae, Ivaldo Sá Barreto, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ; Fabiana Moraes Miguel, diretora da Divisão de Turismo; e os representantes do Sebrae, Luis Roberto Zaia, gestor de políticas públicas regional leste, e Angela Comandulli, gestora territorial Pinhais.
Rota da Cerveja
Integram a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais as cervejarias Yellow Bird, Coice da Mula, Way Beer, Oner, Sant Pauli, Ovelha, Rubira e Lobos, que atraem cada vez turistas de outras cidades e estados do Brasil.
Para mais informações, acesse o site da Rota da Cerveja, pelo Whatsapp: (41) 98888-4889 ou se dirija até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Divisão de Turismo, que fica na Av. Ayrton Senna, 2842, Estância Pinhais.
FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???