As agroindústrias do Sudoeste que produzem queijos mostrarão sua força na 31ª Expobel, que começa neste sábado, dia 09 de março, em Francisco Beltrão. Um dos atrativos da feira será o 1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste, que deve reunir produtores dos 42 municípios da região.
O principal objetivo é promover e divulgar a qualidade dos queijos coloniais produzidos na região. As inscrições para o concurso podem ser confirmadas até sexta-feira, dia 08. Basta entrar em contato com a comissão organizadora pelo whatsApp (46) 3520-9129 para obter o regulamento e o link para se inscrever.
O concurso é organizado pelo IDR-Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e UTFPR, com apoio da prefeitura. No dia 15 tem o julgamento. No mesmo dia, às 19h00, acontece a premiação dos melhores queijos. Os produtos inscritos devem estar registrados como queijo colonial no órgão sanitário competente (SIM ou Susaf). A exigência é a mesma para os queijos coloniais temperados, ao vinho e recheados.
Os produtos devem estar embalados e rotulados no momento da entrega das amostras que devem chegar à comissão julgadora até o dia 13. Elas precisam completar dez dias de maturação, no mínimo, até o dia 15, data da avaliação. O julgamento será feito por professores das universidades, especialistas do Sebrae e do IDR-Paraná, todos com experiência. Um grupo de leigos passará por um treinamento e vai se juntar aos avaliadores dos queijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???