A partir desta quarta-feira, 28, entrou em operação
a nova concessão rodoviárias do Paraná, inclusive no Norte Pioneiro, nas BR 369
e BR 153. Uma das maiores preocupações aos usuários é sobre a cobrança da
cancela de pedágio.
A Agência Estadual de Notícias enviou uma nota nesta
semana destacando que o início da operação não significa que haverá
retomada imediata das cobranças, que devem ser retomadas até o fim de março,
conforme previsão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O órgão
federal deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data
exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os
valores. O comunicado será feito em Diário Oficial.
O segundo trecho leiloado envolve 605 quilômetros das rodovias
BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408,
PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral,
Campos Gerais e Norte Pioneiro. O contrato com a EPR Litoral Pioneiro inclui a
duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73
quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107
novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito
passa-faunas.
Uma das obras mais
aguardadas é a instalação de faixas adicionais na BR-277 em 81
quilômetros entre Curitiba e Paranaguá, que terá três pistas e acostamento nos
dois sentidos logo nos primeiros anos de contrato. Também serão instaladas vias
marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao
Porto de Paranaguá.
O contrato engloba as
duplicações de 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, 123
quilômetros da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina e
71 quilômetros da PR-239 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, além de obras
na BR-153 no Norte Pioneiro e na BR-369 entre Cornélio Procópio e a divisa de São
Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???