Os equipamentos da Sala de Integração Sensorial já estão sendo instalados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jacarezinho. Eles irão proporcionar um atendimento aos alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista.
O investimento de R$ 50 mil foi proporcionado pelo vereador José Roberto Souza de Assis, o Betão da Curva, através de Emenda Impositiva incluído no orçamento da Secretaria Municipal de Saúde.
“Será de extrema importância mais este apoio para os alunos da instituição que faz um brilhante trabalho. Estaremos sempre realizando o apoio necessário para auxiliar nas ações da APAE de Jacarezinho”, comenta Betão da Curva.
SOBRE A SALA
A Terapeuta Ocupacional, Juliana Scalco F. Tristão, explica que a sala de Integração Sensorial é um espaço com equipamentos como redes, piscinas de bolinhas, balanços, paredes de escalada e outros. Ambiente esse, projetado para fornecer estímulos sensoriais controlados e estruturados a indivíduos com alterações sensoriais, e com transtornos do desenvolvimento em geral.
Os profissionais utilizam essas salas para ajudar os pacientes a desenvolver habilidades de processamento sensorial, melhorar a coordenação motora, aumentar a consciência corporal e promover o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
O terapeuta ocupacional, junto a Integração Sensorial, também trabalha o treinamento em Atividades de Vida Diária (AVDs), que é essencial para integrar os sistemas motor, sensorial, perceptual, cognitivo e emocional, promovendo maior independência. Esses treinos são empregados tanto como parte da reabilitação quanto como um objetivo para alcançar um desempenho satisfatório.
Na Sala de Integração sensorial, o profissional busca proporcionar um ambiente seguro e estruturado, onde os indivíduos possam experimentar diferentes estímulos sensoriais de forma controlada. Isso contribui para que desenvolvam habilidades de regulação sensorial, promovendo uma sensação de calma e organização que pode ajudá-los a lidar melhor com as demandas do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???