O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 26, que os dados divulgados pelo Banco Central e pelo Ministério do Trabalho mostram o potencial produtivo do Paraná muito próximo de alcançar o pleno emprego, situação em que todos os trabalhadores que buscam um emprego conseguem encontrar uma ocupação no curto prazo.
"Segundo o Banco Central, o Paraná liderou o crescimento da atividade econômica em 2023, um aumento de 7,75% em relação a 2022. Esse desempenho é três vezes maior da média nacional, o que demonstra a nossa capacidade de gerar riquezas. Além disso, a taxa de desemprego foi de 4,8% no ano passado, o que indica o caminho para alcançar o pleno emprego, quando o índice se aproxima de 4%", disse Romanelli.
Os avanços, segundo Romanelli, são resultado de políticas públicas eficientes implementadas há mais de 15 anos, que incentivaram o empreendedorismo e atraíram mais investimentos ao estado. "A gestão moderna e inovadora do governador Ratinho Junior também contribuiu significativamente para esses resultados", disse. "Mas, acima de tudo, são os trabalhadores e empreendedores paranaenses que impulsionam o estado rumo à prosperidade", completou.
Crescimento
O Paraná registrou 7,75% no ano passado, o maior crescimento entre 13 estados a frente de Goiás (6,1%), Pará (5,7%), Rio de Janeiro (4,6%), Espírito Santo (4,4%), Minas Gerais (4,4%), Bahia (3,3%), Amazonas (2,7%), Santa Catarina (2,6%), Pernambuco ( 2,2%), Rio Grande do Sul (2,1%), São Paulo (1,4%) e Ceará (1,2%). A taxa paranaense é três vezes superior à média nacional. Segundo a autoridade monetária, a economia brasileira cresceu 2,45% em 2023.
A liderança paranaense no ranking de atividades econômicas resulta do crescimento de todos os segmentos produtivos. Na agropecuária, por exemplo, o aumento foi de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em comparação a 2022, o que representa um salto de 33,3 milhões para 45,4 milhões de toneladas colhidas, segundo dados do IBGE. As exportações paranaenses, constituídas majoritariamente de produtos do agro, cresceram 13,7%.
Além da atividade primária, o Paraná é destaque no setor terciário, incremento de 11,2% do volume de serviços, enquanto os segmentos industrial e do comércio varejista registraram elevações de 1,5% e 1,1%, respectivamente, de acordo com pesquisas do IBGE que são consideradas no cálculo do IBCR, um indicador conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto).
FONTE: ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???