Governo precisa assumir que há crise no agro, afirma Lupion


A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu nesta semana para discutir e buscar soluções para a crise do setor agropecuário brasileiro. Com a projeção de colheita de grãos no Centro-Oeste reduzida, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a projetar para o cenário mais amplo da produção, números ainda menores. 


A preocupação da bancada é que o problema se alastre em todo o Brasil, com consequências no Produto Interno Bruto (PIB) e aumento do desemprego. 


Em relatório divulgado no começo de fevereiro, o número de 299,8 milhões de toneladas apresentado pela estatal, é 6,6 milhões menor que o previsto em janeiro e volume 6,3% inferior ao calculado para o ciclo 2022/23 (319,8 milhões de toneladas).


Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), já podemos falar em crise e a situação não será resolvida agora. “São dois, três anos de enfrentamento pela frente. Temos que nos adaptar a uma nova realidade que está pesando demais para os produtores. A quebra de safra é desequilibrada em diversas regiões e vemos um montante de crise gigantesco”.


Lupion acrescenta que é preciso indicar caminhos para a solução dos problemas e não apenas ir para o embate político. “A gente precisa se preocupar e sentar com o governo para achar alternativas. Essa é a nossa obrigação como representantes do setor. Deixar de lado essa questão política de quem é a culpa da crise, mas principalmente tentar socorrer o nosso produtor neste momento”, assegurou.


O presidente da FPA contou que tem conversado com o Ministério da Agricultura sobre o governo assumir e indicar que existe uma crise e que será necessário um montante importante e razoável de recursos para conseguir compensar essa crise, seja no Plano Safra, seja no seguro rural.



Brasília, com Agência FPA

APAE de Assaí participa do Projeto Desperdício Zero



A Escola Drª Zilda Arns - Apae de Assaí é contemplada com mais um projeto do Governo Municipal - o Desperdício Zero.
A escola recebeu da Secretaria municipal de Educação um equipamento buffet térmico e a Secretária de Segurança Alimentar e Nutrição Margareth Ferreira realizou um trabalho de orientação com os alunos visando a promoção de de uma alimentação saudável e sustentável, reduzindo o desperdício de alimentos nas refeições escolares.
O Prefeito Tuti Bomtempo acompanhou o horário do lanche do alunos nesta terça-feira (27) "É muito bonito e satisfatório ver de perto a autonomia das crianças ao se servirem com porções de acordo com sua fome e preferência e ainda a conscientização da importância de evitar o desperdício de alimentos".

2º Encontro de Carros Antigos aquece Cornélio Procópio

 

Cornélio Procópio, uma cidade rica em história e cultura, celebrou seu 86º aniversário no último domingo, 18 de fevereiro, com o 2º Encontro de Carros Antigos. O evento, que atraiu milhares de visitantes, foi um marco nas festividades da cidade.

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O Prefeito Amin Hannouche e a Vice-Prefeita Angélica Olcahneski parabenizaram a coordenação do evento. Em seu discurso, a Vice-Prefeita reforçou que Cornélio Procópio é uma cidade
plural e está sempre aberta para apoiar todas as promoções em favor dos cidadãos procopenses. Ela assegurou que o encontro de carros antigos sempre terá o suporte e apoio da Prefeitura.

Os organizadores criaram um ambiente animado, com muito rock e diversas alternativas de lazer e diversão para os participantes. Muitos modelos de carros antigos foram expostos, deixando a festa ainda mais nostálgica e agradável.

O 2º Encontro de Carros Antigos foi, sem dúvida, um grande sucesso e um belo exemplo do espírito comunitário de Cornélio Procópio. (Paulo Bueno/DECOM)



Pavimentação do Jardim Panorama chega a 65% de execução 

 

A obras de pavimentação asfáltica do Jardim Panorama, em Jacarezinho, estão em cerca de 65% de execução, de acordo com dados atualizados nesta semana pela prefeitura junto à empreiteira que realiza o serviço. 

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Aguardada há décadas pelos moradores, a pavimentação do bairro acontece com investimento de mais de R$ 11 milhões por parte da prefeitura, e deve ser concluída ainda neste semestre. 

Até o momento foram asfaltados desde a Avenida Dr. Tito, que dá acesso ao bairro (passando pelo Instituto Federal do Paraná e o campus de Odontologia da UENP) e praticamente todas as ruas da parte mais alta do Jardim Panorama, até a Rua Franco Olivieri. 

No total serão pavimentados cerca de 47 mil m² de vias públicas do bairro. Por enquanto já foram concluídos aproximadamente 30 mil m², o que representa cerca de 65% da totalidade da obra.




Antes do asfalto, foram implantados quase 4 mil metros de manilhas. São 1.550 metros de tubulação com 40 cm de diâmetro, 233 metros com 50 cm, 473 metros com 60 cm, 630 metros com 80 cm, 115 metros com 1,2 m e 643 metros com tubos de 1,5 m de diâmetro.

De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, a obra, que é uma das mais importantes de infraestrutura urbana de Jacarezinho, representa o compromisso de melhoria da qualidade de vida da população. 

"A pavimentação do Jardim Panorama é um marco, porque a população não acreditava mais que sairia do papel depois de tantas promessas. E é uma das inúmeras obras de pavimentação que tiramos do papel, como a conclusão da Vila Scyllas, conclusão da Nossa Senhora das Graças e Vila Leão, todo o Jardim Castro e todo o Chácara Maravilha e João Afonso, agora o Jardim Europa, Avenida da Cidadania, e muitas outras ruas. Estamos transformando a realidade de milhares de famílias, com um trabalho honesto, sério e eficiente", comemora.



FONTE: ASSESSORIA

Estado abre inscrições para maior edição do Ganhando o Mundo, com 1,2 mil alunos

 

Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). São 1.200 vagas disponíveis para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Esta será a maior edição do programa, além de incluir pela primeira vez a Irlanda na lista de destinos, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Os embarques dos intercâmbios estão programados para acontecerem a partir de janeiro de 2025.

Os alunos interessados podem se inscrever desta quarta-feira (28) até o dia 19 de abril na Área do Aluno (sistema próprio da Seed). O edital pode ser consultado AQUI. Para se inscrever é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual, além de ter idade entre 14 e 17 anos.

Entre os critérios de seleção do programa estão o desempenho acadêmico do ano anterior (médias iguais ou superiores a 7,0 em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular nas avaliações ao processo seletivo, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE); frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas; participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Programa Aluno Monitor. 

Cada município terá uma vaga e outras, outras 100 serão destinadas a beneficiários do Bolsa Família e 701 vagas serão distribuídas conforme critérios da Seed especificados no edital.  As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 200 para a Austrália, 500 para o Canadá, 150 para Irlanda, 200 para Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido. O resultado da classificação está marcado para maio. 

“É com imensa alegria que anunciamos a edição 2024/2025 do Ganhando o Mundo, reconhecendo a importância que o programa tem desempenhado entre os estudantes do ensino médio da rede estadual que, ao retornarem de suas jornadas, voltam não apenas mais maduros e profissionalmente preparados, mas também trazem à comunidade escolar uma visão mais ampla do mundo, inspirando seus colegas e educadores e promovendo um ambiente escolar mais diverso, inclusivo e globalmente consciente”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

GANHANDO O MUNDO – Idealizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seed-PR), o programa viabiliza a oportunidade de intercâmbio internacional a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná, no qual os alunos estudam em países que oferecem curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Ele foi instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021 e regulamentado pelos Decretos nº 4.166/20 e nº 4.785/2020.

O programa foi lançando em 2019 e, desde então, em suas quatro edições, 1.240  estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.

Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá, e na segunda, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Já na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país. No início de 2024, mais mil alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição do Ganhando o Mundo.

O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

GANHANDO O MUNDO PROFESSOR – Lançado em 2023, o Ganhando o Mundo Professores é uma ampliação do Ganhando o Mundo. Para a primeira edição do programa no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes – foram investidos R$ 3,9 milhões.

Nos mesmos moldes da versão dos alunos, os custos de alimentação, hospedagem, transporte, passagens aéreas e terrestres e outras despesas foram custeados pela Seed-PR. A seleção dos participantes levou em conta a experiência no programa Formadores em Ação e uma prova didática, em que era necessário elaborar um plano de ação abordando uma situação-problema do ambiente escolar e uma proposta de solução. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores de todas as regiões do Estado.

GANHANDO O MUNDO DIRETOR – Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro durante o Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem, que reuniu em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 2 mil profissionais da educação de toda a rede estadual. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Prefeitura lança programa 50+ DE GERAÇÃO DE EMPREGOS

 

 A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria do Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, lançou na noite de terça-feira (27) o programa 50+, destinado a incentivar a inserção e a manutenção das pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho. O lançamento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores. 

       O programa foi criado através do projeto 44/2023 do Legislativo, de autoria do vereador Silmar Gallina, sancionado em dezembro de 2023 pelo prefeito Cleber Fontana. O programa terá um cadastro para intermediar trabalhadores a partir dos 50 anos no mercado de trabalho, bem como registrar estas pessoas que exerçam atividades autônomas.

        Também prevê a realização de cursos e projetos de capacitação, reciclagem profissional, campanhas informativas e de conscientização para a redução do preconceito de idade no mercado de trabalho, além de uma série de outras ações. A operacionalização do programa será pela Agência do Trabalhador, que fará a recepção dos currículos, oferecerá cursos de capacitação e a intermediação das contratações junto com as empresas. 



       Durante pronunciamento, a secretária Flaviana Tubin disse que “a contratação de pessoas com mais de 50 anos para determinadas funções é algo muito positivo e produtivo para as empresas”. O vereador Silmar Gallina relata que se trata de uma demanda da população nesta faixa etária, que muitas vezes tem dificuldades para a inserção no mercado de trabalho. 

         Acompanharam a secretária Flaviana e o vereador Silmar na frente de honra o secretário de Gabinete, Alaércio Corazza, que representou o prefeito Cleber Fontana, o presidente da Associação Empresarial, William Madruga, a secretária executiva da CDL, Sirley Zapelini, e a diretora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé. Equipes do setor de recursos humanos e gestores de várias empresas também participaram do lançamento.


FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Regional de saúde une 22 municípios contra a dengue



Uma reunião estratégica ocorreu na última sexta-feira em Santana do Itararé, congregando representantes de 22 municípios. O encontro, centrado nas equipes de vigilância em saúde e atenção em saúde desses municípios, destacou a importância crucial da remoção de criadouros na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O foco recaiu sobre a vigilância em saúde, ressaltando a remoção efetiva de criadouros por meio de visitas domiciliares. Ao mesmo tempo, a atenção em saúde entrou em pauta, abordando a preparação das unidades de saúde e hospitais para receber pacientes sintomáticos.

Marcelo Nascimento e Silva, chefe da 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho, enfatizou a importância desse esforço conjunto para evitar a disseminação da dengue nos municípios e assegurar o devido manejo clínico dos casos sintomáticos.



FONTE: PORTAL JNN 

Jaboti está em união contra a dengue

 

O município de Jaboti está realizando trabalho constante contra o mosquito da dengue. O prefeito Régis William destaca que os ACE e ACS realizam ação de remoção de criadouros e a importância do apoio da população na causa.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Itambaracá entrega kits famílias

 

Nesta semana foram entregues kits famílias pelo CRAS de Itambaracá. A prefeita Mônica Zambon participou da entrega e destacou sobre a demonstração seu comprometimento e proximidade com a comunidade.


“Agradecemos a dedicação e o trabalho de todos que contribuíram para tornar esta ação possível. Assim, construímos uma comunidade mais unida e resiliente”, comenta a prefeita Mônica Zambon.

Santana do Itararé destaca importância do Aterro Sanitário



O perfil oficial da Prefeitura de Santana do Itararé divulgou recentemente uma nota sobre a importância do Aterro Sanitário no município. Sobre a importância de continuar a aprimorar esforços no respeito ao meio ambiente para proporcionar um futuro melhor para as novas gerações.

 

VEJA O TEXTO NA ÍNTEGRA:

Há alguns anos, a Professora Miriam Monteiro foi pioneira na separação de lixo e recicláveis em nosso município, tornando-se um exemplo para todos até hoje. Em meus primeiros mandatos como prefeito, testemunhamos as dificuldades enfrentadas por ela e muitos habitantes com o lixo, sua separação e destino final.

Criamos a Asagasi para coletar e separar o lixo até o aterro sanitário, capacitando trabalhadores que se tornaram referência na área. Nas décadas de 90 e início dos anos 2000, grandes lixões se acumulavam pela cidade, representando perigos à população com a propagação de doenças e diversas consequências do lixo acumulado em locais inadequados.

Além dos riscos à saúde, o lixo acumulado impactava o meio ambiente, contaminando solos e águas, prejudicando a fauna e a flora locais. A criação do aterro sanitário foi um marco para nossa cidade, trazendo melhorias significativas para o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes.

Embora ainda haja desafios a superar, hoje somos um exemplo na região, atraindo o interesse de outras cidades que buscam replicar nosso sistema. Reconhecemos a importância do tratamento adequado do lixo e seu destino final para construir uma cidade mais limpa, agradável, saudável e sustentável para todos.



FOTO: REPRODUÇÃO TVONLINE SANTANA

Carambeí em busca de minimizar o déficit de vagas em creche



A prefeita Elisangela Pedroso, do município de Carambeí, anunciou nesta semana em suas redes sociais que o projeto já está finalizado para a ampliação do Centro de Educação Infantil Santa Rita no Jardim Eldorado.

 

Ela destacou que em 2022 a Prefeitura fez a aquisição de 11 terrenos no bairro num investimento de 1,4 milhão. Agora com a finalização do projeto, a próxima fase será das licenças e posteriormente da licitação. O espaço será de 740 metros com um investimento de R$ 3,3 milhões.

Prefeitura repassa mais de R$ 4,3 milhões para entidades esportivas



Visando o fortalecimento do esporte pato-branquense, a Prefeitura de Pato Branco repassou R$ 4.384.496,88 para 29 entidades esportivas. O recurso é repassado por meio de termos de colaboração de subvenção financeira do chamamento público do esporte de 2024, além de indicação de emenda impositiva do Legislativo Municipal. 


O ato de assinatura dos termos foi realizado na noite da terça-feira (27), no Largo da Liberdade, com a presença de entidades, atletas e lideranças locais.


“A administração municipal acredita que o esporte transforma a vida das pessoas. Por isso estamos mais uma vez investindo nas nossas entidades esportivas, que além de levarem o nome do nosso município para competições, mostrando o nosso potencial e trazendo importantes prêmios, elas realizam um trabalho com a sociedade", destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.


Desde 2021, já são R$ 10.722.868,23 de repasse, entre termo e emendas impositivas. O secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, explica que cada entidade apresentou um plano de trabalho para o investimento do recurso. Em contrapartida, elas devem fomentar o esporte no município e fortalecer a modalidade, além de auxiliar o município em projetos sociais e competições. O recurso é referente ao calendário esportivo de 2024.


Há mais de 25 anos na modalidade do taekwondo, o treinador e professor Cláudionei da Silva, frisa que o município todo está engajando na prática esportiva. “Em qualquer bairro que você vá (o local) respira esporte”. Também enaltece a importância do auxílio da Prefeitura, “todos nós envolvidos com a comunidade do esporte, sabemos da importância que é ter o recurso para levar o atleta para a competição”, conclui.


Já Paloma Leite, representando o projeto social do Pato Basquete, destaca que é “uma realidade surreal” o que o município de Pato Brando oferece e trabalha para o esporte. Entidades esportivas e comunidade num todo. “Isso é uma realidade que muitos não têm”, frisa.


Entidades contempladas

- Associação Basquetebol Arte de Pato Branco 

- Associação Tri Team de Triatlon

- Associação Colosso da Baixada

- Associação de Handebol de Pato Branco 

- Associação de Voleibol de Pato Branco

- Associação dos Corredores de Rua de Pato Branco

- Associação Pato-branquense de Bochas 

- Associação Pato-branquense de Futsal Feminino - APFF

- Associação Pato-branquense de Kickboxing e Boxe 

- Associação Silva Taekwondo 

- Associação Esportiva Pato Futsal

- Instituto Theóphilo Petrycoski 

- Kart Clube Pato Branco 

- Quebra Freio Bike Clube Pato Branco

- Associação Cultura de Rua e Hip Hop

- Associação de artes marciais Frajola

- Associação de Xadrez de Pato Branco

- Associação dos atletas e praticantes do Judô de Pato Branco - JUDOPATO 

- Associação dos Bolonistas do Sudoeste 

- Associação dos Tenistas de Pato Branco - Pato Tênis 

- Associação dos Surdos de Pato Branco 

- Associação Atlética Primeira Camisa 

- Associação Go Ju Kan de karatê Dô 

- ICEV - Instituto Cultural Educar para a Vida 

- Pato Cicles Bike Clube 

- Projeto Futebol Social do Bairro Bortot 

- Pato Branco Clube de Paraquedismo 

- Associação Pato-branquense de automodelismo - SPEED DUCK 

- Associação Pato Pescador



Texto: Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco

Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco

Prefeitura de Campina Grande do Sul dá o “start” para as festividades da EXPOCAMP 2024

 

A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul anunciou terça-feira (27), de forma oficial em suas redes sociais, a realização da EXPOCAMP 2024, que promete ser a maior das três edições já realizadas do evento.

A 3ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Campina Grande do Sul acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril, no Parque de Eventos Quielse Crisóstomo da Silva, na Sede do município, onde fica instalada a maior arena coberta de eventos da América Latina.

Até o momento, foram anunciados os shows que acontecerão na sexta-feira (19/04) com as duplas sertanejas João Bosco e Vinícius e Guilherme e Benuto, além do Rodeio Internacional da PBR, a principal organizadora do esporte de montarias em touros no mundo. O clima de suspense ficou pela expectativa em relação aos demais shows nacionais do sábado (20/04) e domingo (21/04).

Quer saber mais sobre a EXPOCAMP 2024? Siga a Prefeitura nas redes sociais e acompanhe as divulgações oficiais da maior festa do ano em Campina Grande do Sul e região! Em breve, teremos mais novidades com a programação completa e mais informações sobre a organização do evento.



FONTE: PRFEITURA DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Sanepar anuncia investimentos de R$8,3 milhões para melhorar abastecimento de água em Ivaiporã

 

Nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a equipe da Sanepar se reuniu na Prefeitura de Ivaiporã com os prefeitos Carlos Gil (licenciado) e Marcelo Reis, que se encontra em exercício para anunciar uma série de investimentos destinados a aprimorar o abastecimento de água no município.

A reunião teve como objetivo apresentar os planos de obras, detalhar o cronograma e prazo para execução dos projetos, além de discutir medidas preventivas para evitar interrupções no fornecimento devido à falta de energia.

O gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, foi o responsável por comunicar os investimentos, destacando a importância das ações para garantir um serviço de qualidade à população de Ivaiporã.

Pontos anunciados

Entre os principais pontos anunciados estão o aumento da capacidade de abastecimento de água em 25%; operacionalização do poço P04, com capacidade de 80m³/h na saída do acesso secundário – resultando em um aumento na produção de água; implantação de um reservatório com capacidade para 200m³; melhorias na distribuição, com a instalação de 3 estações elevatórias; assentamento de 10 mil metros de tubulações, incluindo adutoras e anéis; e remanejamento dos setores de distribuição da rede de água.

A empreiteira Enob Engenharia de Obras foi selecionada para executar as obras, representada na reunião pelo engenheiro Fabrício Monastier. As obras irão custar R$8.336.000,00 com previsão de início das obras em março de 2024 e conclusão no prazo de 1 ano.

Segundo Fabrício Monastier, engenheiro da Enob Engenharia de Obras, o projeto contempla a instalação de 5 mil metros de adutora (1.700 metros de água bruta e 3.200 metros de adutora de água tratada) – além de 5 mil metros de rede de distribuição de água.

Qualidade de vida

O encontro foi considerado produtivo por Luiz Carlos Jacovassi. “Agradeço à gestão Carlos Gil e Marcelo Reis pela parceria e preocupação com a qualidade de vida da população, presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e ao governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, pelos investimentos em Ivaiporã”, reconheceu Luiz Carlos Jacovassi.

De acordo com Marcelo Reis a parceria entre o poder público e as empresas é essencial para garantir um serviço de abastecimento de água eficiente e de qualidade.

Encerrando a reunião, o prefeito licenciado Carlos Gil ressaltou a importância das melhorias anunciadas, destacando que a expectativa é que os geradores sejam instalados antes do mês de junho, o que garantirá maior segurança ao abastecimento de água. “Com o aumento da capacidade das bombas a produção de água será aumentada em 10%. Atualmente se produz 7 milhões de litros de água por dia – e passará a produzir 700 mil litros a mais. A curto prazo, a melhoria será percebida", afirmou Carlos Gil acrescentou que, em um prazo de um ano, a produção de água será incrementada em 25% graças à operacionalização do poço P04.

A ordem de serviços para o início das obras foi autorizada pela Sanepar, e a Enob Engenharia de Obras está em processo de contratação, com previsão de geração de aproximadamente 80 empregos diretos.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, vereadores Gertrudes Bernardy, Fernando Dorta, Jaffer Saganski Ferreira, Josane Disner Teixeira, José Maria Carneiro e Sandra Mara, representante de instituições e a sociedade civil.



FONTE: ASSESSORIA

Em Curitiba, Aquiles e Walmir buscam investimentos em saúde e projetos

 

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, e o prefeito em exercício Walmir Peres, cumprem agenda em Curitiba, em busca de recursos para o desenvolvimento da cidade.


Aquiles e Walmir participaram de reuniões na Secretaria das Cidades (Secid), com o diretor de apoio aos municípios, Valdomiro Hrysay, e na Secretária de Estado da Saúde, com secretário da pasta, Beto Preto. 

“Na secretaria de Cidades apresentamos projetos que queremos desenvolver em nossa cidade. Fomos recebidos pelo diretor Valdomiro e foi uma conversa muito produtiva. Depois nos encontramos com o nosso grande parceiro, o secretário de Saúde do Paraná Beto Preto. Na oportunidade agradecemos o recurso enviado para a renovação da frota da saúde de Marilândia, falamos das ações de combate à dengue e também apresentamos algumas demandas da saúde”, disse Aquiles.

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (27). “Estamos em busca de recursos, cumprir agenda em Curitiba é muito importante. É muito importante essa conversa olho no olho. Nossa cidade merece o melhor e estamos em busca”, destaca Walmir Peres.



FONTE: PREFEITURA DE MARILÂNDIA DO SUL

Meio Ambiente continua prestando serviços à comunidade de Matinhos

 

A Secretaria do Meio Ambiente realiza uma variedade de atividades voltadas para o interesse público. Nesta semana, destacaram-se os trabalhos de roçada, podas de árvores, limpeza de canais, hortas nos CMEIs e a limpeza das ruas após as fortes chuvas que atingiram a cidade.

As equipes estão comprometidas em diversas frentes, atendendo às necessidades urgentes da nossa comunidade. As iniciativas seguem o plano estabelecido pelo departamento ambiental. Além disso, a secretaria está disponível para receber pedidos específicos dos residentes.

Para agendar a retirada de lixo, os residentes podem entrar em contato através do número 0800-397-1600, ramal 760. Também é possível utilizar o WhatsApp (41) 99654-5687 para informar sobre atividades ilegais.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Câmara aprova monitoramento eletrônico em asilos e casas de repouso para idosos

 

Na sessão ordinária desta terça-feira (27), os vereadores de Maringá analisaram cinco projetos e 25 requerimentos de informação ao Executivo.

Em destaque, a aprovação, por 14 votos, em primeira discussão, do projeto de lei 16.644/2023, de autoria da vereadora Cris Lauer, dispondo sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento nos asilos, nas casas de repouso e nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) ou similares sediadas no Município de Maringá.

Os estabelecimentos referidos deverão instalar e manter em funcionamento câmeras de segurança, com função de gravação de imagem, com funcionamento contínuo, tendo suas imagens armazenadas pelo prazo mínimo de 90 dias.

Os estabelecimentos fornecerão senha de acesso para visualização das câmeras de monitoramento em tempo real aos responsáveis pelos idosos.

As câmeras de monitoramento deverão ser instaladas em todas as áreas comuns, em pontos estratégicos, principalmente junto às portas de entrada e saída, áreas de lazer, de recreação e de alimentação, bem como nos quartos. Fica proibida a instalação de câmeras de monitoramento em banheiros, vestiários e outros locais de reserva de privacidade individual.

Os estabelecimentos a que se refere esta Lei ficam obrigados a afixar, em local visível ao público, placa indicativa informando sobre a existência de câmeras de monitoramento interno.

Os estabelecimentos em funcionamento terão o prazo de um ano para se adequarem às disposições desta lei, contado da data de sua publicação. O descumprimento do disposto nessa lei sujeitará o infrator às seguintes penalidades: advertência por escrito, na primeira autuação, pela autoridade competente; fechamento da instituição pelo prazo de 180 dias, para as adequações que se fizerem necessárias, em caso de reincidência.

Em segunda discussão, foi aprovado, por 15 votos (unanimidade), o projeto de lei complementar 2.230/2023, de autoria do Poder Executivo, instituindo o Programa Municipal Universidade para Todos (PROUNI Maringá).

Também, em primeira discussão, foi aprovado, por 15 votos, o substitutivo do vereador Sidnei Telles ao projeto de lei 16.810/2023, do Poder Executivo, dispondo sobre a estrutura, organização e funcionamento dos Conselhos Tutelares de Maringá.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal n. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente e complementados por esta lei).

Permanecem instituídos os dois Conselhos Tutelares já existentes, ficando o Poder Executivo Municipal autorizado a instituir outros Conselhos Tutelares, considerando a necessidade demonstrada a partir da população de crianças e adolescentes na cidade, os indicadores de vulnerabilidades, a extensão territorial e outras especificidades locais, com vistas a garantir a equidade de acesso a todas as crianças e adolescentes residentes no Município.

Caberá ao Município criar e manter os Conselhos Tutelares, observada, preferencialmente, a proporção de um Conselho Tutelar para cada cem mil habitantes.

Os Conselhos Tutelares em funcionamento, assim como aqueles a serem criados, são administrativamente vinculados à Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente.

Cada Conselho Tutelar do Município de Maringá será composto por cinco membros, os quais serão eleitos para o exercício de mandato de quatro anos, permitida recondução em novo Processo de Escolha. O conselheiro tutelar não é servidor público em sentido estrito, não gerando vínculo empregatício com o Poder Público Municipal, seja de natureza estatutária ou celetista.

A organização interna do Conselho Tutelar deverá ser estruturada por Regimento Interno a ser elaborado pelo próprio Conselho, no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a entrada em vigor desta lei, do qual deverá constar, entre outras disposições.

Em primeira discussão, foi aprovado, por 15 votos, o projeto de lei complementar 2.271/2024, de autoria do Poder Executivo, instituindo o Auxílio Deslocamento aos Empregados Públicos que exercem a função de Agente Comunitário de Saúde na Zona Rural.

Em primeira discussão, foi aprovado, por 14 votos, o projeto de lei complementar 2.274/2024, de autoria do Poder Executivo, alterando o Anexo I da Lei Complementar 333, de 23 de dezembro de 1999, que dispõe sobre o Sistema Viário Básico no Município de Maringá.

Em resumo, ele altera a nomenclatura da Rua 33.160, situada no Loteamento Residencial Iguatemi, para Rua Sanhaço, em toda a sua extensão.
Durante a sessão, também foram analisados e aprovados 25 requerimentos de informação ao Executivo, em discussão única.

O conteúdo completo dessa sessão e todas as atividades da Câmara Municipal estão disponíveis no site: www.cmm.pr.gov.br. Siga também os perfis nas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube.



FONTE: CÂMARA DE MARINGÁ

Escola de Governo de Londrina comemora 5 anos com 159 mil certificados emitidos

 

A Escola de Governo de Londrina (EGL), vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SMG), comemora 5 anos de fundação com diversas conquistas, parcerias, formações e projetos executados. A EGL atua na formação dos servidores municipais de Londrina e, também, na formação do público externo por meio de cursos ofertados para a população. Até agora, a escola emitiu mais de 159 mil certificados e possui 26.140 usuários cadastrados. Participaram de seus cursos 5.539 turmas.


Para celebrar a data, foi realizada solenidade na manhã desta quarta-feira (28), na sede da Caapsml, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito João Mendonça, que representou o prefeito Marcelo Belinati. Ele parabenizou a EGL de Londrina por todas as suas conquistas, e os servidores municipais pelo bom trabalho executado no Município. “Temos, em Londrina, servidores extremamente qualificados e empenhados com a realização de suas funções. Sinto muito orgulho de fazer parte desta administração e de celebrar tantas conquistas da EGL, que certamente contribui para a qualidade do serviço público prestado em nossa cidade”, enfatizou.

A Escola de Governo de Londrina foi regulamentada a partir da publicação da Lei Nº 12.771, de 9 de outubro de 2018, mas atua desde 2015, quando o primeiro Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi criado para atender a formação dos servidores municipais de Londrina. O projeto foi idealizado pela professora e servidora municipal Andrea Carvalho Beluce, atual diretora da escola, que já atuava com ensino e aprendizagem em ambientes on-line na Secretaria Municipal de Educação.

O secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, ressaltou que a Escola de Governo é um projeto vitorioso, da administração do prefeito Marcelo Belinati. A iniciativa capacita o servidor público municipal, da administração direta e indireta, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público e dar condições para que os servidores desempenhem bem as suas habilidades.

Esteves, que também é servidor público municipal, enfatizou que a Secretaria de Governo tem muito orgulho deste projeto, que deu muito certo. “A Escola de Governo de Londrina tem sido referência em nível nacional e estadual. E a Prefeitura de Londrina tem uma equipe de servidores muito eficiente, que não mede esforços para fazer o melhor trabalho possível. Isso muito nos orgulha e estamos deixando este legado para a cidade”, frisou.

Justiça no Bairro e Feira Municipal de Serviços abrem programação do aniversário de Pinhais

 

No próximo sábado, 2 de março, a Prefeitura de Pinhais dará início à programação de aniversário de 32 anos do município. Em parceria com o Sesc Cidadão, será promovida a 18ª edição do Programa Justiça no Bairro juntamente com a Feira Municipal de Serviços. Por meio da iniciativa são ofertados diversos serviços gratuitos à população. A ação acontece das 9h às 17h, na Escola Municipal Anísio Teixeira de Freitas, no bairro Atuba.

Mas antes mesmo da abertura oficial do evento, já estarão disponíveis, no mesmo local, alguns serviços. A partir desta quinta-feira, 29 de fevereiro, das 9h às 11h45 e das 13h às 16h30, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estará presente para atendimento, regularização e transferências de títulos, sem necessidade de agendamento prévio. Já o atendimento da Polícia Civil para emissão da nova carteira de identidade nacional deve ser agendado previamente no CRAS de sua região. 

Importante destacar que o Programa Justiça no Bairro é uma iniciativa do Poder Judiciário do Paraná, que visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à Justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará presente prestando orientações sobre Cadastro Único, programas, projetos e serviços de proteção social básica. Além disso, será feito atendimento para a emissão da Nova Carteira de Identificação Nacional, nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, para pessoas acima de 2 anos completos. O agendamento para o serviço deve ser realizado nos Cras do município. Documentos necessários:

Solteiro (a) - Certidão de nascimento original ou cópia autenticada, CPF e comprovante de residência

Casado (a) - Certidão de casamento original ou cópia autenticada, CPF e Comprovante de residência

Divorciado (a) - Certidão de casamento com averbação de divórcio, CPF e Comprovante de residência

Viúvo (a) - Certidão de casamento com averbação de óbito ou Certidão de casamento e a certidão de óbito original ou cópia autenticada, CPF e comprovante de residência

Atendimento jurídico

Os moradores de Pinhais também poderão acessar os serviços nas áreas de Direito de Família, Infância, Cível e Registros Públicos, oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania (DEAJC), com ênfase em soluções consensuais.

Para a resolução de conflitos na área de família é necessária a presença dos envolvidos para a imediata solução de: Divórcio Consensual, Guarda, Pensão Alimentícia, União Estável (reconhecimento ou dissolução), Reconhecimento de Paternidade/Maternidade, Retificação de Registro Civil, entre outros. Documentos necessários:

Carteira de identidade e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação;

Certidão de Nascimento/Casamento - Divórcio;

Comprovante de renda de até três salários mínimos por família;

Comprovante de endereço atualizado.

As equipes também prestam orientações nas demais áreas do Direito. Nestes casos, não é preciso marcar horário, sendo necessário apenas levar documentos pessoais e os pertinentes para o atendimento.

 Feira Municipal de Serviços

A Prefeitura de Pinhais também irá ofertar uma série de outros serviços, por meio de diversas Secretarias. Confira:

Educação - Atendimento da Chamada Escolar; Central de Vagas

Habitação - Informações sobre Regularização Fundiária

Segurança e Trânsito - Apresentação dos serviços voltados à educação no trânsito, pesquisa e orientação; Orientação à população sobre documentação de veículos; Oferta de serviços ligados à infração de trânsito, impetração de recursos, informações pertinentes ao funcionamento do sistema de Gestão de Infrações; Exposição de itens da Guarda Municipal, tais como escudo balístico e outros

Junta Militar - Alistamento Militar; Emissão de guias para pagamentos de taxas e multas devidas; Emissão de certificado de dispensa de incorporação (COI); Regularização de situação militar; Informações e Orientações

Geração de Emprego e Renda - Consulta e encaminhamento de vagas de emprego

Ônibus do Turismo - Passeios em regiões de Pinhais com equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Divulgação de Serviços - Protocolo Geral; Ouvidoria; Serviços online, consulta de débitos, emissão de guias, orientações sobre dívida ativa, entre outros.

Serviço

A 18ª edição do Programa Justiça no Bairro juntamente com a Feira Municipal de Serviços acontece no dia 2 de março, sábado, das 9h às 17h, na Escola Municipal Anísio Teixeira de Freitas, localizada na Rua Dr. José Waldemar da Costa Lima, 86, no bairro Atuba. Informações sobre Assistência Jurídica Municipal: (41) 99245-4630

Confira a programação completa do aniversário de 32 anos de Pinhais no site:  www.pinhais.pr.gov.br/32anos




FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS