Uma pista de canoagem olímpica no Norte Pioneiro

 

Dentro do Parque das Corredeiras, localizado na área central de Tomazina, foi construída uma pista de canoagem que atende a duas modalidades olímpicas (a canoagem slalom e a canoagem slalom cross). O espaço é um atrativo para atrair atletas nacionais e internacionais.

A pista de canoagem é construída anualmente através de um serviço de desassoreamento do leito do rio e limpeza das margens, porém, também anualmente no período das fortes chuvas e consequentemente das cheias do Rio das Cinzas, todo serviço é danificado novamente. A construção deste muro de gabião é justamente para conter as margens formadas por pequenas pedras soltas, com intuito de proteger a vegetação nativa, preservar o leito do rio e consequentemente se tornar apto a prática do esporte.



Pelo fato das pedras serem completamente soltas e periodicamente reorganizadas pela prefeitura de Tomazina, no momento da ordem de serviços para início de obra, todo preparo da base dos gabiões esteve nivelado e compactado. 

Na logística operacional a obra foi feita às margens para facilidade a mão de obra e transporte de material. No trecho que sobrepõe um pequeno braço do rio (para controle ordenado do fluxo de água), tem apenas 30cm de profundidade, onde acaba não influenciando no grau de dificuldade do serviço. A pista de canoagem é construída anualmente através de um serviço de desassoreamento do leito do rio e limpeza. 

GABIÃO

São elementos prismáticos retangulares, confeccionados com malha hexagonal de dupla torção produzida com arames de aço de baixo teor de carbono e revestimento polimérico adicional, especialmente produzidos para obras de engenharia. A liga do revestimento deve ser composta por 90% de Zinco e 10% de Alumínio e garantir uma maior aderência à alma do aço, essencial para uma eficaz proteção contra corrosão, enquanto o revestimento adicional além da proteção química deve garantir uma elevada resistência contra abrasão e raios U.V. (ultravioleta).



ATENÇÃO:

Este texto é de conteúdo foi produzido pelo jornalista Marcos Júnior para a Revista 'AREA e seus Municípios'. Caso for reproduzir parcialmente ou integralmente não deixe de citar a fonte


foto cedido da Prefeitura Municipal de Tomazina


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???