Em qualquer sentido da BR 153, conhecida como Transbrasiliana, é possível avistar o Pico Agudo, no município de Japira. Os interessados em conhecer o local precisam entrar na PR 436, sentido Vila Guay. Ele tem uma altura de 960 metros e um desnível de 260 metros. Para subir até o cume é necessário ir andando, por uma escada que possui 499 degraus até a rampa de decolagem.
Mas para quem vê o espaço hoje não imagina que no final da década de 90 existia um grande obstáculo. Profissionais de engenharia da época realizaram o projeto para a retirada da rede trifásica que passava pela região da pista de pouso. O Pico Agudo já sediou campeonato paranaense de Parapente e também festa do voo livre, além de prática de asa delta.
A rampa de decolagem é natural e toda gramada, sendo ampla, para 7 parapentes abertos. Já o pouso oficial é em frente ao Pico Agudo, às margens da Rodovia Transbrasiliana, e tem diversas opções para pouso alternativo. Entre as vantagens está a fácil e ampla decolagem, excelente potencial térmico com possibilidade de Cross Country, com extensas planícies favoráveis para a prática do voo de distância e com rota fácil para o resgate ao longo das rodovias existentes.
ATENÇÃO:
Este texto e foto é de conteúdo foi produzido pelo jornalista Marcos Júnior para a Revista 'AREA e seus Municípios'. Caso for reproduzir parcialmente ou integralmente não deixe de citar a fonte
0 Comments:
O que você achou desta matéria???