HELIPONTO: AGILIDADE PARA SALVAR VIDAS

 

Um espaço para atender com maior qualidade e agilidade os atendimentos de urgência, a Prefeitura de Ibaiti realizou a construção de um Heliponto. O espaço, parte do estacionamento da rodoviária, está situado num ponto estratégico do município. Bem ao lado do Hospital Municipal e em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros.

O Engenheiro Civil Antonio Vincenzi explica que o investimento da obra é de R$ 552.180,01 (quinhentos e cinquenta e dois mil, cento e oitenta reais e um centavo). Com o nome de Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos (Lei 1.090 de 8 de junho de 2022) o projeto está aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil e cumpre com as conformidades e os rigorosos regulamentos que regem as legislações de aviação.

 

Ele foi projetado tendo o helicóptero de modelo AS350B3, também chamado de “Esquilo”, como helicóptero base, para operação Diurno e Noturno com uma rampa de aproximação e decolagem. O projeto em questão considera os seguintes auxílios visuais: indicador de direção do vento (biruta) iluminado, luzes da área de aproximação final e decolagem (FATO), luzes de perímetro de área de toque e elevação inicial (TLOF) e sinalização horizontal.

 

Segundo o RBAC 155, item 155.349, as luzes de FATO devem ser uniformemente espaçadas ao longo de suas bordas, sendo obrigatório número ímpar igual ou superior a 5 (cinco) luzes nas suas laterais, incluindo uma luz em cada vértice, com espaçamento igual ou menor que 5 metros.

 

Uma vez que a FATO do Heliponto Municipal de Ibaiti é quadrada e suas laterais têm dimensão igual a 20 metros, serão instaladas 16 luzes elevadas ao longo das bordas da FATO, sendo 4 (quatro) luzes em cada uma das laterais, com o objetivo de cumprir os requisitos normativos. A distância entre as luminárias é igual a 5,00 metros. As luminárias estão 0,30 centímetros distantes da borda da FATO.

 


ESPAÇO FÍSICO

 

Para um espaço físico com toda a segurança o Gradil de proteção do alambrado tem malha 50x20cm fio 4,3mm a 5,0mm, altura 2,03m, cor verde, em painéis de 2,50x2,03, incluindo peças de poste 40x60cm x 1,50mm comprimento 3,20m, cor verde, chumbado com tampas do gradil em 3 poliamida 40x60mm cor verde, peças de fixador em poliamida verde, e peças de fixador gradil poliamida autobrocante. Pintura de alta resistência (em pvc autoaderente ou epóxi eletrostática resistente a raios ultra violeta), cor padrão verde.

 

Já o Portão de acesso ao pedestre é pivotante em tubo metálico 60x40mm, com painel 3d, largura 90cm e altura 2,03m, cor verde, seguindo todo o padrão do gradil. E o portão de acesso para a ambulância é corrediço, em tubo metálico 60x40mm, com painel 3d, dimensão 5,58m de largura e 2,03m de altura, cor verde, seguindo todo o padrão do gradil.

 

Já a calçada é em bloco de concreto intertravado, 20x10cm (paver), espessura 6 cm. O balizador do percurso entre a pista e o alambrado tem Postes externos de iluminação de pequeno porte, tipo Balizador, para área externa com foco de luz direcionado, altura de 30 a 35cm, em alumínio, voltagem 110V, potência 5,5W, luminosidade 440 Lm, fixado no piso, incluso lâmpada.

 

O prefeito Antonely de Carvalho explica que é muito importante a construção desse heliponto. “O tempo de deslocamento do paciente numa situação de emergência será reduzido e de forma mais prática. O menor tempo de tempo-resposta no atendimento será importante para salvar vidas”, comenta.



ATENÇÃO:

Este texto e foto é de conteúdo foi produzido pelo jornalista Marcos Júnior para a Revista 'AREA e seus Municípios'. Caso for reproduzir parcialmente ou integralmente não deixe de citar a fonte




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???