A Ponte Estaiada de Pinhalao

 

Quem passa pela Ponte Estaiada Arzemiro Alves Izidoro na entrada do município de Pinhalão pode não lembrar ou nem saber como era o trajeto há alguns anos. No antigo espaço tinha uma ponte que suportava apenas a passagem de um carro por vez. Construída há mais de 40 anos, a decisão foi a demolição e a construção de uma nova.

 

Com uma dimensão de 572 metros quadrados, o início da obra aconteceu no ano de 2015 e terminou apenas em novembro de 2017. O valor do contrato foi de R$1.944.675,48 (um milhão, novecentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e setenta e cinco reais e quarenta e oito centavos).

 

Antigo acesso ao município

A ponte contém duas pistas de rolamento, com passeio em ambas laterais. Com 3 vãos sendo primeiro simplesmente apoiado com balanço de 3,35m e vão de 11,65m. Vão central com 25 metros simplesmente apoiado nas extremidades e terceiro vão com balanço de 3,35m e vão livre de 11,65m. Todas as longarinas assentadas nas vigas travessas de apoio com elastômeros fretados.

 

A ponte tem 10,40 metros de largura, sendo 2 pistas de rolamento de 3,5 metros cada (Padrão Classe 2 DNIT), totalizando 7 metros de faixas e com passarelas de pedestres laterais com largura total de 1,70 metros, sendo 0,10 metros para guarda-corpo, 1,2 metro para passeio público (NBR 9050/2004) e 0,40 metros para barreira rígida tipo “New Jersey” para evitar que veículos ultrapassem o espaço reservado a pedestres, protegendo-os

 

A ponte contém duas pistas de rolamento, com passeio em ambas laterais. Com 3 vãos sendo primeiro simplesmente apoiado com balanço de 3,35m e vão de 11,65m. Vão central com 25 metros simplesmente apoiado nas extremidades e terceiro vão com balanço de 3,35m e vão livre de 11,65m. Todas as longarinas assentadas nas vigas travessas de apoio com elastômeros fretados.

 

A ponte tem 10,40 metros de largura, sendo 2 pistas de rolamento de 3,5 metros cada (Padrão Classe 2 DNIT), totalizando 7 metros de faixas e com passarelas de pedestres laterais com largura total de 1,70 metros, sendo 0,10 metros para guarda-corpo, 1,2 metro para passeio público (NBR 9050/2004) e 0,40 metros para barreira rígida tipo “New Jersey” para evitar que veículos ultrapassem o espaço reservado a pedestres, protegendo-os.

 


Para a viabilidade da obra foi realizada um ‘corta-rio’ que é uma escavação destinada a alteração provisória do caminhamento do curso d’água para permitir a execução de obras e canalizações a seco. Após a execução o curso d’água voltou ao seu leito original.

 

Já o aterro foi executado em camadas, tendo no máximo 20cm de espessura. Para a compactação a menos de 4,0 metros de qualquer peça da estrutura da ponte foram utilizados compactadores manuais ou compactadores vibratórios de solo. A camisa de concreto (tubo 1200mm armado) serviu como contenção para escavação e forma para o concreto.



ATENÇÃO:

Este texto e fotos é de conteúdo foi produzido pelo jornalista Marcos Júnior para a Revista 'AREA e seus Municípios'. Caso for reproduzir parcialmente ou integralmente não deixe de citar a fonte

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Um comentário:

  1. Linda obra. Mas causou muitas desavenças e depressão na população de pinhalão.

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