Quem passa pela Ponte Estaiada Arzemiro
Alves Izidoro na entrada do município de Pinhalão pode não lembrar ou nem saber
como era o trajeto há alguns anos. No antigo espaço tinha uma ponte que
suportava apenas a passagem de um carro por vez. Construída há mais de 40 anos,
a decisão foi a demolição e a construção de uma nova.
Com uma dimensão de 572 metros quadrados,
o início da obra aconteceu no ano de 2015 e terminou apenas em novembro de
2017. O valor do contrato foi de R$1.944.675,48 (um milhão, novecentos e
quarenta e quatro mil, seiscentos e setenta e cinco reais e quarenta e oito
centavos).
Antigo acesso ao município |
A ponte contém duas pistas de rolamento,
com passeio em ambas laterais. Com 3 vãos sendo primeiro simplesmente apoiado
com balanço de 3,35m e vão de 11,65m. Vão central com 25 metros simplesmente
apoiado nas extremidades e terceiro vão com balanço de 3,35m e vão livre de
11,65m. Todas as longarinas assentadas nas vigas travessas de apoio com
elastômeros fretados.
A ponte tem 10,40 metros de largura,
sendo 2 pistas de rolamento de 3,5 metros cada (Padrão Classe 2 DNIT),
totalizando 7 metros de faixas e com passarelas de pedestres laterais com
largura total de 1,70 metros, sendo 0,10 metros para guarda-corpo, 1,2 metro
para passeio público (NBR 9050/2004) e 0,40 metros para barreira rígida tipo
“New Jersey” para evitar que veículos ultrapassem o espaço reservado a
pedestres, protegendo-os
A ponte contém duas pistas de rolamento,
com passeio em ambas laterais. Com 3 vãos sendo primeiro simplesmente apoiado
com balanço de 3,35m e vão de 11,65m. Vão central com 25 metros simplesmente
apoiado nas extremidades e terceiro vão com balanço de 3,35m e vão livre de
11,65m. Todas as longarinas assentadas nas vigas travessas de apoio com
elastômeros fretados.
A ponte tem 10,40 metros de largura,
sendo 2 pistas de rolamento de 3,5 metros cada (Padrão Classe 2 DNIT),
totalizando 7 metros de faixas e com passarelas de pedestres laterais com
largura total de 1,70 metros, sendo 0,10 metros para guarda-corpo, 1,2 metro
para passeio público (NBR 9050/2004) e 0,40 metros para barreira rígida tipo “New
Jersey” para evitar que veículos ultrapassem o espaço reservado a pedestres,
protegendo-os.
Para a viabilidade da obra foi realizada
um ‘corta-rio’ que é uma escavação destinada a alteração provisória do
caminhamento do curso d’água para permitir a execução de obras e canalizações a
seco. Após a execução o curso d’água voltou ao seu leito original.
Já o aterro foi executado em camadas,
tendo no máximo 20cm de espessura. Para a compactação a menos de 4,0 metros de
qualquer peça da estrutura da ponte foram utilizados compactadores manuais ou
compactadores vibratórios de solo. A camisa de concreto (tubo 1200mm armado)
serviu como contenção para escavação e forma para o concreto.
ATENÇÃO:
Este texto e fotos é de conteúdo foi produzido pelo jornalista Marcos Júnior para a Revista 'AREA e seus Municípios'. Caso for reproduzir parcialmente ou integralmente não deixe de citar a fonte
Linda obra. Mas causou muitas desavenças e depressão na população de pinhalão.
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