Assembleia Itinerante recebeu mais de três mil sugestões em 2023

 

A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios, fecha o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas. Implantando pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. A primeira edição de 2024 já está marcada: o evento ocorre em Arapongas no dia 31 de janeiro. 

Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios das regiões onde o evento é realizado recebem entidades do agronegócio e de classe, além de membros da sociedade civil organizada, para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia. Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade das principais regiões do Estado recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.

Além da participação dos deputados estaduais, é comum o evento contar com a presença de representantes do governo do Estado, de prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil. Durante o período em a Assembleia se instala em um município, aqueles que participam podem visitar os deputados em um estande do Poder Legislativo. Lá, a população pode se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também é possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. No decorrer da agenda de trabalho, são distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Avaliações

Para o deputado Ademar Traiano, a experiência da Assembleia Itinerante foi extremamente positiva. “A interiorização é um aprendizado permanente. Em cada lugar que chegamos é uma euforia total. As pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, disse.

O primeiro secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, lembrou que as mais de três mil reivindicações recebidas estão sendo analisadas e respondidas. “Algumas delas já se tornaram ações práticas. Há projetos de lei tramitando na Casa com sugestões apresentadas na Assembleia Itinerante e diversas indicações ao Governo do Estado sobre obras ou melhorias solicitadas pela população. Durante a apresentação de emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de 2024 a 2027, diversos deputados utilizaram as sugestões recebidas na Assembleia Itinerante para indicarem suas emendas”, informou. Para Curi, é preciso escutar a população. “É para ouvir e atender demandas das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está”, disse.

A segunda secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), afirma que a Assembleia Itinerante é uma iniciativa inovadora que fortalece os laços entre os cidadãos e seus representantes, além de demonstrar o comprometimento com a representação democrática. “Uma ação que une transparência, participação cidadã e construção colaborativa de políticas públicas. Um projeto inovador que deu vozes a todas as regiões do Estado”, pontuou.

Cronologia

Em Abril, a Assembleia Itinerante esteve na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Entre as demandas recebidas pelo Legislativo na cidade estão a destinação de recursos para obras de pavimentação, a suspensão de medidas que taxam o agronegócio, o pedido de apoio para instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Londrina, a criação de políticas de acesso e permanência estudantil, a intermediação de novos recursos para a retomada e a conclusão de obras paradas durante a pandemia, entre outras.

Já no mês de maio, a sessão especial foi realizada pela Assembleia Legislativa no Centro de Eventos II do Parque Internacional de Exposições de Maringá Francisco Feio Ribeiro. Entre outras, a região solicitou a destinação de recursos para o custeio de R$ 1,5 milhão por mês para o Hospital da Criança de Maringá; a efetivação do Parque Tecnológico de Maringá; a implantação de um campus da UTFPR na cidade; a execução do viaduto de Iguatemi; a construção de uma ponte de ligação entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul; além da consolidação da Região Metropolitana de Maringá.

Julho foi a vez do Litoral do Estado receber o Legislativo. Em Paranaguá, os parlamentares receberam uma série de demandas de obras de infraestrutura, melhoria da segurança pública e do atendimento à saúde. A melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá, com obras na BR-277, destaca-se entre os pedidos. No turismo, a implantação de políticas e a elaboração de cursos de capacitação empresarial e da mão-de-obra local também estão entre as sugestões. A sessão foi realizada durante a 11ª Festa Nacional da Tainha.

Castro foi a parada seguinte da iniciativa. No mês de agosto, a cidade recebeu os deputados estaduais durante o Agroleite, principal vitrine do setor leiteiro da América Latina. Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão obras de infraestrutura, melhoria da segurança pública e do atendimento à assistência social. Diversas entidades pediram a realização de obras de pavimentação em rodovias que cortam a região, além de melhoria da trafegabilidade em estradas que ligam os municípios. Na área da segurança, há a solicitação para a criação da companhia da Polícia Militar independente do município de Castro, atendendo Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, Piraí do Sul e Carambeí, além do aumento do efetivo do 1ª Batalhão da Polícia Militar.

Também em agosto, a Assembleia passou pela Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina (EFAPI). Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo está melhoria da infraestrutura nos bairros da cidade, a realização de obras em rodovias que cortam a região, além de reformas em entidades do município. Além disso, as solicitações incluíram a pavimentação de bairros da cidade, a duplicação da rodovia BR-153 até viaduto de Joaquim Távora; projetos para pavimentação e sinalização viária do Parque Industrial da cidade; a pavimentação asfáltica no bairro Distrito de Monte Real; o reforço no efetivo policial e fortalecimento da estrutura física do 2º Batalhão da Polícia Militar da 4ª Companhia; entre outros.

Em Fazenda Rio Grande, durante a 2° ExpoFazenda, a sessão especial foi realizada durante o mês de setembro. As entidades da região pedem a construção de uma sede para abrigo temporário para mulheres vítimas de violência; o aporte financeiro para subsidiar a implementação da educação em período integral; a destinação de recursos para a implementação do sistema de monitoramento e vigilância e a construção da nova sede da Guarda Municipal. Além disso, estão entre as reivindicações a destinação de maquinário e de equipamentos em geral para atendimento na área da saúde e verbas de custeio para Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A Assembleia Itinerante também foi realizada no mês de setembro em Ponta Grossa, durante a 1° Transforma Agro. Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão obras de infraestrutura e investimentos na área do turismo. Diversas entidades pedem a realização de obras de pavimentação em rodovias que cortam a região, além de melhoria da trafegabilidade em estradas que ligam os municípios. Na área da segurança, há a solicitação para a criação da companhia da Polícia Militar independente do município de Castro, além do aumento do efetivo do 1ª Batalhão da Polícia Militar. Outras demandas da região são o setor turístico, como a criação de infraestrutura turística para promoção do turismo regional e obras de melhoria nas condições estruturais do aeroporto de Ponta Grossa.

Irati recebe os parlamentares no mês de outubro. A Assembleia Itinerante foi realizada durante a II ExpoIrati. As principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura e investimentos nas áreas da saúde e segurança. Entre elas estão a destinação de recursos para custeio do Complexo Social Cidade do Idoso e para a pavimentação de bairros da cidade. Também foi solicitado viabilização de recursos financeiros para a aquisição de cinco viaturas para a Guarda Municipal e para investimentos na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati.

Por fim, a Expovizinhos, realizada em novembro em Dois Vizinhos, recebeu a última edição do ano da Assembleia Itinerante. As entidades pedem a destinação de recursos para implantação de terceira faixa, na PR-180, entre Dois Vizinhos a Francisco Beltrão; a melhoria no trevo de acesso à cidade de Verê; a construção do Contorno Sul; e a estadualização da estrada de ligação entre Dois Vizinhos a Boa Esperança do Iguaçu. Os órgãos também pedem o fortalecimento da rede de energia elétrica do município, assim como a reestruturação dos cabeamentos e fiação de energia elétrica, internet e telefonia.


FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Paraná tem ano de consolidação e aperfeiçoamento na gestão da saúde pública

 

Em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu cerca de 400 treinamentos, workshops, diálogos integrados, eventos e capacitações abrangendo mais de 20 áreas técnicas. As ações qualificaram e aperfeiçoaram o conhecimento de servidores da própria Sesa e também das 22 Regionais de Saúde e secretarias municipais para o trabalho realizado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná.

São exemplos as capacitações realizadas pelo Sistema Estadual de Transplantes, que alcançaram cerca de mil servidores, as do PlanificaSUS Paraná, com 10 mil servidores, e as voltadas à vacinação de qualidade, com mais de mil servidores beneficiados.

Voltados para cada área de abrangência e especialidade, as capacitações e cursos estão dentro da proposta de educação permanente em Saúde para a qualificação dos serviços oferecidos à população pelo Governo do Estado e também para nortear e orientar os gestores e equipes dos 399 municípios do Paraná.  

Da teoria à prática, presencial ou a distância, as iniciativas garantiram fortalecimento das ações da saúde desenvolvidas para os paranaenses. Entre elas, as 81 capacitações realizadas pelo Sistema Estadual de Transplantes, referente a etapas do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, em todo o Estado.

As ações, promovidas pelas Organizações de Procura de Órgãos de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá representaram o aperfeiçoamento de cerca de mil profissionais que atuam no processo de doação, contribuindo para que um serviço de excelência seja prestado à população e possibilitar aos paranaenses que aguardam por um transplante.

TRABALHO INTENSIVO – A Diretoria de Atenção em Vigilância em Saúde (DAV) da Sesa foi o segmento que mais contabilizou esse tipo de trabalho, já que abrange inúmeras áreas: Atenção Primária, Promoção da Saúde, Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

O público, em sua maioria, foi de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, vigilância em saúde, serviços de Urgência e Emergência, hospitais e universidades da área de abrangência de cada uma das regiões do território paranaense.

Durante o ano de 2023 mais de 134 eventos puderam ser concluídos, sendo 78 capacitações, 13 cursos, 15 webinários, 12 oficinas, 11 seminários, dois simpósios, dois fóruns e um congresso.

Além destas ações, a DAV também proporcionou um trabalho de extensão junto às Regionais de Saúde na área das arboviroses e zoonoses, com 29 capacitações, 14 oficinas e um simpósio.

Um dos destaques deste ano foi o PlanificaSUS Paraná, que visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Com um trabalho direcionado às regionais, a equipe da Sesa promoveu 55 Encontros de Tutores Regionais, além de workshops e oficinas envolvendo cerca de 10 mil profissionais de saúde. Essa estratégia busca a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS). 

VACINAÇÃO – Houve, ainda, 10 oficinas para sistematização de ações para vacinação de alta qualidade. Participaram 1.068 pessoas das regionais, dos municípios, do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

No Laboratório Central do Estado (Lacen), foram finalizados 25 treinamentos e capacitações para técnicos envolvidos nos diagnósticos de tuberculose, hanseníase, malária, raiva, esporotricose animal, resistência antimicrobiana, arboviroses, análise de água para consumo humano e Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

ESCOLA DE SAÚDE – Buscando qualificar o atendimento com oferta descentralizada de processos de ensino e levando em conta a diversidade dos 399 municípios, a Escola de Saúde Pública (ESPP) disponibilizou 136 cursos neste ano. Eles foram abertos a todos os profissionais que atuam no SUS. Além disso, também são ofertados módulos destinados à comunidade.

Eles foram ofertados nas modalidades presencial ou a distância (EaD), de especialização lato sensu, Programas de Residência em áreas da saúde, aperfeiçoamentos, formação inicial, técnico profissionalizante e cursos de capacitação e atualização, alcançando 40.142 profissionais de saúde.

"Um ano muito importante e positivo", comenta Walmir Joaquim



O vereador de Cambará, Walmir Joaquim (PSD), avaliou como positivo o ano de 2023 durante seu mandato no Poder Legislativo. Em conversa com o Blog do Marcos Júnior nesta semana ele destacou que foram apresentados nove Projetos de Lei que foram aprovados e se tornaram Leis no município.

 

“Estamos sempre conversando com a população para podermos levar até a Câmara Municipal as necessidades e também encaminhar aos setores competentes os pedidos de melhorias”, comenta Walmir Joaquim.

 

Entre as leis estão: “Instituir o janeiro branco no calendário oficial com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde mental”, “criação do circuito Cicloturismo Cambará e o incentivo ao uso de bicicletas”, “Instituir o Programa de Orientação e Assistência ao Planejamento Familiar”.

 

Na área educacional foram três projetos. “Programa Crianças seguras nas escolas da rede pública municipal”, “Projeto Câmara vai à Escola” e “desenvolvimento de políticas antibullyng nas instituições de ensino”. Além do “Dia Municipal dos Desbravadores do Sétimo Dia” e o “Dia Municipal dos DeMolay”.

 

Outro projeto apresentado pelo vereador foi o Programa de Coleta e Reciclagem de óleos e gorduras usadas de origem vegetal e animal de uso culinário e seus resíduos. “Estamos sempre dispostos para o atendimento da população em prol da melhoria de nossa cidade”, comenta Walmir Joaquim.



EMENDAS

O vereador Walmir Joaquim, do município de Cambará, apresentou três emendas no Projeto de Lei Complementar 001/2023 que dispõe sobre a concessão de benefícios e incentivos fiscais para empresas industriais e de prestação de serviços no município de Cambará.

Uma das emendas apresentadas foi que as empresas previamente já instaladas em Cambará ficam dispensadas de comprovar a criação de 30 novas vagas de empregos, mas devendo comprovar que já possuem essa quantidade mínima.

Mais uma Emenda aprovada foi o o prazo de 60 (sessenta) meses constante poderá ser prorrogado pelo Poder Executivo por uma única vez, por igual período, desde que comprovado o cumprimento dos requisitos previstos nesta Lei.

A presente emenda tem por escopo excluir a exigência de investimentos e incremento da educação, cultura, esporte e lazer do rol de condições para concessão dos incentivos e benefícios fiscais do PLC em exame.

Isso porque inexiste uma definição precisa do que consistiriam esses investimentos e incremento da educação, cultura esporte e lazer, tampouco detalhamento expresso de que tipo de projeto, informações acerca de valores, prazo de desenvolvimento, fato que pode abrir margem para a discricionariedade do Prefeito e, eventualmente, uma negativa injusta ou desarrazoada.



Festa da virada deve atrair grande público

 

Está tudo pronto para a festa de virada do ano organizada pela Prefeitura de Francisco Beltrão, através do Departamento de Cultura. Neste domingo, dia 31 de dezembro, os shows serão realizados no Centro Cívico (ao lado do Max Atacadista). As atrações musicais começam às 21h00. Os shows serão com Michele e Fernando e Fran e Digão.

      No local todos terão uma vista privilegiada para ver o show pirotécnico que está de volta no Morro do Cristo, para dar as boas-vindas para 2024. Também estarão presentes os food trucks estarão presentes com uma variada gastronomia, disponibilizando pizza cone, tapioca, churros, porções, espetinho, hamburguer, shawarma e chopp. 

       O show de fogos começa à meia-noite, para dar as boas-vindas para 2024. O diretor de cultura da prefeitura, Vilmar Mazzetto, lembra que quem comparecer terá a oportunidade de conhecer o Centro Cívico, um dos maiores projetos da prefeitura, além de assistir excelentes shows, se confraternizar e ver a beleza do show pirotécnico.

Hospital Regional de Cornélio Procópio deverá estar em pleno funcionamento a partir da próxima semana

Recentemente o deputado estadual Romanelli, e os prefeitos de Cornélio Procópio (Presidente da AMUNORPI), Amin Hannouche, e de Santa Cecília do Pavão (Presidente do CISNOP), Edimar Santos, estiveram na Secretaria Estadual de Saúde (SESA) com Beto Preto e tiveram a confirmação que o Hospital Regional de Cornélio Procópio estará em pleno funcionamento a partir de 3 de janeiro.

 

“Estou muito satisfeito com essa decisão e o resultado positivo da nossa reunião na Secretaria Estadual de Saúde”, comemorou Romanelli.

 

A construção do hospital, que ocupa uma área de 6,7 mil metros quadrados, foi realizada por meio de um convênio com a prefeitura e o governo federal, que repassou R$ 12 milhões ao município para a obra. A unidade conta com 118 leitos, sendo 87 deles de internação e 31 leitos de apoio, divididos entre UTI adulto, Unidade de Internação Pediátrica, Centro Cirúrgico e Pronto Atendimento.

 

A unidade vai atender diretamente os municípios da 18ª Regional de Saúde. São eles: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

 

Indiretamente, no entanto, a melhoria na oferta de saúde da região vai impactar também o atendimento dos moradores das 17ª e 19ª regionais, que abrange 43 municípios e uma população de mais de 1,3 milhão de pessoas.


VEJA O VÍDEO: CLIQUE AQUI

FOTO: Roberto Dziura Jr/AEN

Prefeitura de Abatiá está com concurso aberto



A Prefeitura de Abatiá retificou o edital do Concurso Público, que tem como objetivo preencher 23 vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível fundamental, médio e superior.


De acordo com o documento foram alterados itens do conteúdo programático sugerido para as provas.

Em nosso site você tem acesso aos editais e pode obter mais informações.

As oportunidades deste certame são destinados aos cargos de: Auxiliar de Serviços Gerais (1); Coveiro (1); Motorista (1); Operador de Máquina Leve (1); Operador de Máquina Pesada (1); Pedreiro (1); Agente de Endemias (3); Eletricista (1); Escriturário (1); Mecânico (1); Professor (1); Secretário Escolar (1); Agente Administrativo (2); Assistente Social (1); Dentista (1); Fiscal de Obras e Posturas (1); Fiscal Tributário (2); Fonoaudiólogo (1); Médico (1); Assistente Administrativo; Farmacêutico; Oficial Administrativo.

Quando contratado, o profissional deverá atuar em jornada de 20 a 40 horas semanais de trabalho, referente remuneração mensal no valor que varia de R$ 1.365,01 a R$ 9.213,80.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período das 8h do dia 20 de dezembro de 2023 até às 23h59 do dia 28 de janeiro de 2024, observando o horário oficial de Brasília - DF, no site da Fundação Fafipa. A inscrição será validada mediante pagamento de taxa de R$ 100,00 a R$ 150,00.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para acontecer no dia 18 de fevereiro de 2024. Para alguns cargos também haverá prova prática e prova de títulos.

O presente certame terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Pública Municipal.


EDITAL DE ABERTURA - CLIQUE AQUI

RETIFICAÇÃO - CLIQUE AQUI

FONTE: PCI CONCURSO

Paraná gera 122 mil empregos em 2023 e tem melhor resultado da Região Sul

 

Entre janeiro e novembro deste ano foram gerados 122.794 postos de trabalho com carteira assinada no Paraná. Com isso, o Estado ocupa a quarta posição do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (551.172), Minas Gerais (187.866) e Rio de Janeiro (165.70).

Os dados foram atualizados pelo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira (28). No saldo anual, o Paraná também teve o melhor desempenho entre os três estados do Sul. Santa Catarina ficou com 101.092 e o Rio Grande do Sul com 76.457.

Apenas em novembro, o Paraná gerou 7.842 vagas, aumento de 65% em relação ao mesmo período de 2022 (4.745). As três primeiras posições de novembro ficaram com os estados de São Paulo (47.273), Rio de Janeiro (23.514) e Rio Grande do Sul (11.799). Pernambuco ficou na quinta posição com 7.664.

“O Paraná vive um grande momento, com crescimento no PIB e geração de emprego em alta. Esse resultado é fruto de um grande desempenho de todos os setores da nossa economia”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Nos 11 primeiros meses de 2023 os setores que mais contribuíram para a geração de empregos foram serviços (68.996), indústria (16.032), construção civil (13.209) e agropecuária (4.551).

Em novembro, motivado pela Black Friday e as compras de Natal, o comércio apresentou o melhor desempenho do Estado (4.901), seguido pelo setor de serviços (4.889).

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a permanência do Paraná nas primeiras colocações no ranking nacional de saldo de empregos indica direções importantes para o Estado iniciar 2024 com perspectivas positivas na geração de novos empregos.

“Ao longo de 2023, o Paraná teve saldo positivo em todos os meses, ocupando excelentes posições no ranking nacional. Certamente no próximo ano teremos números ainda mais expressivos relacionados a geração de emprego e renda, acompanhando o crescimento econômico do Paraná”, destacou.

Estados com mais vagas criadas em novembro:

SP - 47.273

RJ - 23.514

RS - 11.799

PR - 7.842

PE - 7.664

Estados com mais vagas criadas no acumulado do ano:

SP - 551.172

MG - 187.866

RJ - 165.701

PR - 122.794

SC - 101.062

Legislativo devolve R$ 86 mil aos cofres de Santa Cecília do Pavão

 

Nesta quinta-feira (28/12), mais uma vez a Câmara Municipal de Santa Cecília do Pavão devolveu aos cofres públicos do Município recursos do duodécimo constitucional. Com o fechamento das contas de 2023, o Legislativo devolveu a quantia de R$ 86.000,00 (oitenta e seis mil reais.

 

O cheque simbólico com o valor do recurso foi entregue pelos Vereadores e Vereadoras ao Prefeito Edimar Santos e ao Vice-Prefeito Paulo Vietze.

 

O DUODÉCIMO

O duodécimo corresponde aos recursos que o Poder Legislativo recebe através de repasse mensal do Poder Executivo. É utilizado para manutenção dos trabalhos, servidores e demais despesas. Cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor caso julgue necessário, no entanto, cabe à Presidência definir quais serão as prioridades e quanto será gasto pela instituição.



FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL

Parceria proporciona mais segurança para produtores rurais em Conselheiro Mairinck

 

Uma parceria firmada no mês de dezembro entre a Prefeitura de Conselheiro Mairinck, Policia Militar e Associação dos Produtores Rurais inclui o município na rota da Patrulha Rural.


A reunião aconteceu na Biblioteca Municipal "Otto Leão E. Paschee" e contou com a presença de produtores rurais, da Presidente da Associação dos Produtores Rurais - Joseane Granemann -, do Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente - Vinícius Santos Santana e a equipe da PM que realiza a Patrulha Rural na nossa região.

O patrulhamento que é realizado pela Polícia Militar será feito de maneira mais ostensiva com o intuito de coibir práticas criminosas na área rural. Além de trabalhar de maneira comunitária e educativa para minimizar a incidência de práticas delituosas.

 

Para o Prefeito Alex a melhor forma de reduzir os riscos para os produtores é a parceria com a PM, justamente pelo policiamento especializado rural e a maneira diferenciada de contato com os moradores.

Além dos milionários, Nota Paraná distribuiu mais de R$ 10 mil a moradores de 67 cidades

 


O Programa Nota Paraná, vinculado à Secretaria da Fazenda, distribuiu, ao longo de 2023, prêmios acima de R$ 10 mil para moradores de 67 municípios diferentes. Oito destas cidades passaram a contar com novos milionários, que foram contemplados neste ano com o prêmio principal de R$ 1 milhão: Curitiba, Cambé, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Paranavaí e Palmas.

Ao todo, o Nota Paraná distribuiu R$ 60 milhões em premiações entre janeiro e dezembro. Foram 214 prêmios de R$ 10 mil ou mais – sendo 12 prêmios de R$ 1 milhão, 2 de R$ 200 mil, 10 de R$ 100 mil, 10 de R$ 50 mil e 180 prêmios de R$ 10 mil.

Além dos prêmios de maior valor, o programa também sorteou nos últimos 12 meses 180 mil prêmios de R$ 50. Completaram as premiações a pessoas físicas os 96 mil bilhetes de consumidores cadastrados no Paraná Pay contemplados neste ano com R$ 100.

O Programa Nota Paraná premia também entidades beneficentes. Durante o ano, 240 instituições de 85 municípios foram reconhecidas com prêmios de R$ 5 mil ou R$ 20 mil. Todos os meses mais de 1.700 instituições cadastradas receberam ao menos R$ 100.

“Os principais prêmios chegaram a moradores e instituições de todas as regiões do Paraná. Esse alcance reflete nosso compromisso em fortalecer a participação cidadã e incentivar práticas fiscais responsáveis em todo o Estado”, diz Marta Gambini, coordenadora do Programa Nota Paraná.

Além dos prêmios, o Programa Nota Paraná também devolveu R$ 301 milhões em créditos de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os consumidores.

COMO FUNCIONA – O programa Nota Paraná funciona de maneira simples. Ao fazer uma compra em um estabelecimento comercial no Paraná, o consumidor pode solicitar a inclusão do seu CPF na nota fiscal, o que lhe permite acumular créditos de ICMS.

Os créditos devolvidos mensalmente podem então ser transferidos para a conta bancária do participante ou ser utilizados para abater valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

As notas fiscais em que o CPF é inserido são convertidas em bilhetes que concorrem a sorteios mensais, durante os quais são distribuídos prêmios em dinheiro. Para participar, basta se cadastrar no site www.notaparana.pr.gov.br, onde a ficha com dados pessoais – como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço – precisa ser preenchida para a criação de uma senha pessoal.

Para ajudar as instituições, o cidadão deve doar as notas fiscais em que não informa seu CPF. Os bilhetes gerados a partir dessas notas são direcionados então às entidades sociais. Desde setembro, é possível vincular o CPF ao CNPJ de uma instituição social para que a transferência seja feita de forma automática. O cadastro pode ser feito no site ou por meio do aplicativo do Nota Paraná, disponível para Android e iOS.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Trocas de luminárias de LED em Jacarezinho

 

Recentemente foi iniciado o serviço de substituição de lâmpadas por luminária LED em diversas ruas do município de Jacarezinho. A ação faz parte do Plano de Eficiência Energética da Prefeitura. Nesta etapa serão instaladas cerca de 2.500 novas luminárias.


Segundo informações do Poder Executivo deverão ser instalados cerca de 5 mil luminárias que irá resultar em aproximadamente R$ 5 milhões em investimento. O prefeito Marcelo Palhares espera, com a medida, economizar no custeio dos serviços de iluminação pública, tanto no consumo de energia elétrica quanto na manutenção.

Loteamento Jardim Elizabeth receberá rede de água

 

As obras para a implantação de rede de água da Sanepar no Loteamento Residencial Jardim Elizabeth, na região da Raffer Confecções, em Francisco Beltrão, começam nesta quinta-feira (28). O anúncio foi feito pelo prefeito Cleber Fontana, que esteve no loteamento acompanhado do gerente regional da Sanepar, Lindomar Votteri, e do secretário municipal de Viação e Obras, Claudio Borges.

        “A parceria da prefeitura com a Sanepar vai viabilizar a execução do projeto de forma imediata para beneficiar as mais de 70 famílias que residem nesta região e que estão apreensivas à espera deste benefício”, disse o prefeito. Atualmente o abastecimento é feito através de um poço, mas as análises laboratoriais apontam que a água não é apropriada para o consumo.

      O prefeito também lembra que este loteamento foi iniciado de forma irregular há cerca de 15 anos, mas os moradores precisam ter a situação regularizada e receber todos os serviços que necessitam. “A prefeitura tem trabalhado junto com os moradores pela regularização dos imóveis e para levar a infraestrutura necessária”, enfatiza Cleber.

       Em 2021 o prefeito decretou o loteamento de Utilidade Pública, passo importante para o processo de regularização. Na sequência chegou a rede de energia elétrica da Copel e agora será a vez da água tratada, dentro do processo de implantação da infraestrutura.

Guto Silva visita Itambaracá

 

O Secretário Estadual de Planejamento do Paraná, Guto Silva, esteve recentemente na Prefeitura de Itambaracá. Juntamente com a prefeita Mônica Zambon esteve reunido com secretários e diretores municipais. “É muito importante esse contato e conversa diretamente nos municípios. Assim podemos realizar o planejamento e construir um Paraná cada vez melhor em prol da população”, comenta Guto Silva.


 


Prefeito de Pato Branco anuncia mais de R$ 50 milhões em asfalto

 

“Poucas ruas de nossa cidade ficarão sem asfalto”, assim iniciou o anúncio de mais de R$ 50 milhões de investimentos em asfalto no município, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, na manhã desta sexta-feira (22).

 

Com recursos do governo federal e estadual, além de recursos livres do município, mais de 100 ruas de 35 bairros receberão melhorias. “Não haverá custo algum aos moradores”, pontua o prefeito.

 

As obras serão licitadas entre janeiro e fevereiro. A expectativa para início da execução é de até final de fevereiro.

 

Moradora do bairro Bela Vista, Soeli Lagranha, ressalta a importância do asfalto, especialmente na segurança. “É muito importante a gente ter um asfalto, um lugar assim para a gente poder caminhar”. Já o presidente do bairro Parque do Som, Valdir Oldoni, ressalta que é um bom investimento. “As ruas que estão precárias, vai ficar muito bom”.

 

Na oportunidade, o prefeito também anunciou mais investimentos no projeto de drenagem das águas.

 

Serão investidos R$ 2.335.000,00 para a ligação do córrego a bacia de contenção do bairro Bonato, um segundo vertedor de segurança e ampliação do nível, também na contenção do bairro Bonato, galeria da Rua José Leonardi, no bairro Vila Esperança, a construção de mais uma galeria no Córrego Penso, além da drenagem nas galerias da Baixada Industrial.

 

Asfalto no interior

No montante, também está inclusa a pavimentação da estrada rural que liga a comunidade Bela Vista. Serão aproximadamente 6 quilômetros de pavimentação, com um investimento de cerca de R$ 4,8  milhões.

 

Também, a pavimentação das estradas que ligam as comunidades Passo da Ilha e Cachoeirinha. Entre ambas, são cerca de 4 quilômetros, um investimento de mais de R$ 2,4 milhões.

 

Ruas contempladas

  • Rua Castelo Branco (Entre a Travessa Pacaraí e a Rua Princesa Isabel);
  • Rua do Príncipe (Entre a Rua Andre de Barros e a Rua Princesa Izabel);
  • Rua Dom João VI (Entre Entre a Rua do Príncipe e a Rua Luiz Xavier);
  • Rua Dom Pedro I (Entre a Rua da Inconfidência e a Rua Manoel Bandeira);
  • Travessa Coelho Neto (Entre a Rua Luiz Xavier e a Rua 21 de Abril);
  • Rua Arassuaí (Entre Entre a Rua Itacolomi e a Rua Timbira);
  • Rua Ubiratã (Entre a Rua Vereador Santo Viganó e a Rua Noel Rosa);
  • Rua Casemiro de Abreu (Entre Rua Fiorelo Zandoná e Rua Constante Andreata);
  • Rua São Francisco de Assis (Entre a Rua dos Cardeais e a Rua Amália de Col);
  • Rua Brasília (Entre a Rua José Cattani e a Rua Olindo Setti);
  • Rua Pedro Caldato (Entre Entre a Rua Vinícius Cadorin e a Rua Prudêncio Alves de Oliveira);
  • Rua Vinícius Cadorin (Entre a Rua Itabira até o Lote 25-18 da Quadra 1140);
  • Rua das Adálias (Entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Jacy Rodrigues Ferreira);
  • Rua Pioneiro Arno Bohn (Entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Uruguaiana);
  • Rua José Oldoni (Entre a Rua Maria Graciosa e a Rua Maria Bombarda Oldoni);
  • Rua Maria Graciosa (Entre a Rua Pioneiro Alberto Braun e a Rua José Oldoni);
  • Rua Iguaçu (Entre a Rua Paraná até o Lote 04 da Quadra 195);
  • Rua Artibano Sutile (Entre a Rua Geraldo Veronese e a Rua Vitório Tiocheta);
  • Rua Ilda Bazzo (Entre a Rua Gelmiro Martignoni e a Rua Artibano Sutile);
  • Rua Amapá (Entre a Rua Mathias de Albuquerque Bueno e a Rua Bartolomeu);
  • Rua Vieira da Costa (Entre a Rua Fiorello Zandoná o Lote 14 da Quadra até da 1247);
  • Rua Aimoré (Entre a Rua Ambrózio Bez até a Rua Arthur Bernardes);
  • Rua José Tatto (Entre a Rua Manoel da Nobrega até a Rua Elisa Bett);
  • Rua Veríssimo Rizzi (Entre a Rua José Fraron e a Rua José Bonifácio);
  • Avenida Câmara Junior (Entre a Rua Santo Agostinho e a Rua Theophilo Petrycoski);
  • Rua 14 de Dezembro (Entre a Rua David Tirloni e a Rua Mario Sobierai);
  • Rua José Tirloni (Entre a Rua David Tirloni até a Rua Vitório Della Betta);
  • Rua Domingos Mattos (Entre a Rua Waldemar Viganó e a Rua Anchieta);
  • Rua Diogo Feijó (Entre a Rua Paulo Pezarico e a Rua Pioneiro Alberto Braun);
  • Rua Antonio Lorenzetti (Entre a Rua dos Gerânios e o Lote 03 da Quadra 1503);
  • Rua Afonso Popia (Entre a Rua Urbano Wittmann e a Rua Bruno Ceni);
  • Rua 10 de Maio (Entre a Rua Pio XII e o Lote 19 da Quadra 468);
  • Rua Iguatemi (Entre a Rua Santa Maria e a Rua Ataulfo Alves);
  • Rua Miguel Parzianello (a Rua Eduardo Pedroso e a Rua Milton Popia);
  • Rua Tomé de Souza (entre Rua Princesa Izabel e Rua Iva);
  • Rua Pedro Lobo (entre Travessa Pacaraí e Travessa Pacarai + 158m);
  • Rua Presidente Prudente (entre Rua Ribeirão Preto e Rua Sorocaba + 45m);
  • Rua Domingos Mattos (entre Rua Aida da Costa e Rua Antônio Ascari + 110m);
  • Rua Vicente Vieira (entre Rua Aida da Costa e Rua Antônio Ascari);
  • Rua Londrina (entre Rua Curitiba e Rua Bento Gonçalves + 40m);
  • Rua Augusto Peloso (entre Rua Fernando Ferrari e Rua Fernando Ferrari + 103m);
  • Rua Artibano Picolo (entre Rua Fernando Ferrari e Rua Fernando Ferrari + 103m);
  • Rua Bento Gonçalves (entre Rua Fernando Ferrari e Rua Fernando Ferrari + 110m);
  • Rua Lamartine Babo (entre Travessa Orlando Silva e Rua Lupicínio Rodrigues);
  • Travessa Orlando Silva (entre Rua Lamartine Babo e Rua Lupicínio Rodrigues);
  • Rua Itu (entre Rua Cubatão e Travessa Dourado);
  • Rua Paolina Weber Guerios (entre Rua Silmar Spagnoli e Rua Ivaí);
  • Rua Basílio Flyssak (entre Rua Silmar Spagnoli e Rua Ivaí);
  • Rua Severino Cavazzola (entre Rua Roberto Colli + 60m e Rua Francisco Debastiani);
  • Rua Francisco Gross (entre Rua Roberto Colli e Rua Eduardo Pedroso);
  • Rua Duque de Caxias (entre Rua Tiradentes e Rua Caxambu);
  • Rua Itá (entre Rua Presidente Juscelino e Rua Guaporé);
  • Rua Presidente Juscelino (entre Rua Ivá e Rua Ivá + 146m);
  • Rua Guaporé (entre Rua General Osório e Rua Ivá);
  • Rua Andirá (entre Rua Pres. Juscelino e Rua Guaporé);
  • Rua Norberto Maraschin (entre Rua Tuiuti e Rua Tuiuti + 306m);
  • Rua Antonio Didomênico (entre Rua General Osório e Rua São José);
  • Rua São Tomé (entre Rua Guaporé e Rua Antônio Didomênico + 60m);
  • Rua Santa Fé (entre Rua Industrial e Rua Industrial + 41m);
  • Rua 7 de Setembro (entre Rua Pedro José da Silva e Rua Genuíno Piacentini);
  • Rua Ledovino Fazolin (entre Marginal BR 158 e Marginal da BR 158 + 170m);
  • Rua Inconfidência (entre Rua Papa João XXIII e Rua do Príncipe);
  • Rua Érico Veríssimo (entre Rua Papa João XXIII e Rua do Príncipe);
  • Rua 21 de Abril (entre Rua Padre Vieira e Rua Érico Veríssimo);
  • Rua 21 de Abril (entre Manoel Bandeira e Rua da República);
  • Rua Fiorelo Zandoná (entre Rua Tocantins e Rua Vicente Ferreira);
  • Rua Emílio Negri (entre Rua Xingu e Rua Xavantes);
  • Rua Laffaiete (entre Rua Itacolomi e Rua Xingu);
  • Rua Dr. João Juglair Junior (entre Rua Marco Menosso e Rua Artibano Sutille);
  • Rua Itapuã (entre Rua Ambrósio Bez e Rua Ambrósio Bez + 130m);
  • Rua Paulo Pezarico (entre Rua Alagoas e Rua Bispo Dom Carlos Eduardo);
  • Rua Francisco Xavier (entre Rua Vilson Valdir Amadori e Rua Vilson Valdir Amadori + 69m);
  • Travessa Angelina Mezzomo (entre Rua Pres. Castelo Branco e Rua Pres. Castelo Branco + 58m);
  • Rua Pres. Castelo Branco (entre Rua Araribóia e Rua Araribóia + 98m);
  • Rua Nereu Ramos (entre Tr. Sebastião Pereira e Rua José Catani);
  • Rua das Oliveiras (Rua Nereu Ramos e Av. das Torres);
  • Rua Antônio Consentino (Rua Nereu Ramos e Av. das Torres);
  • Rua José Catani (entre Rua Nereu Ramos e Rua Nereu Ramos + 59m);
  • Rua Silva Jardim (entre Av. das Torres e Rua Ambrósio Bez);
  • Rua Abel Bortot (entre Rua Silva Jardim e Rua Silva Jardim + 247m);
  • Rua José Rocha (entre Rua Itapuã e Rua da Integração);
  • Rua Papa João XVIII (entre Rua Princesa Izabel e Rua Iva);
  • Rua Sebastião Lara (entre Rua Anchieta e Rua Anchieta + 83m).
  • Rua Marins Camargo (Entre a Rua Paraná e a Rua 10 de Maio);
  • Rua Padre Anchieta Trecho A (Entre a Rua Paraná e a Rua 10 de Maio);
  • Rua Marechal Costa e Silva (Entre a Rua Padre Anchieta e a Rua Maria Bueno);
  • Rua Victor Biazus (Entre a Rua Mal. Costa e Silva e a Rua Visconde de Nacar);
  • Rua Machado de Assis (Entre a Rua Padre Anchieta e a Rua Afonso Pena);
  • Rua dos Dedaleiros (Entre a Rua Padre Anchieta e a Rua Afonso Pena);
  • Rua Monteiro Lobato (Entre a Rua Afonso Pena e a Rua Itabira);
  • Rua Vicente Machado (Entre Rua Argentina e Rua Itabira);
  • Rua Dalton Trevisan (Entre a Rua Tapir e a Rua Marechal Rondon);
  • Rua Generoso Marques (Entre a Rua Tapir e a Rua Marechal Rondon);
  • Rua Ercília Corona (Entre a Rua Itabira e a Rua Argentina);
  • Rua Martins Afonso de Souza (Entre a Rua Vinícius de Moraes e a Rua Ademir Cunico);
  • Rua Maria Madalena Tatto (Entre a Rua Clevelândia e a Rua Vinícius de Moraes);
  • Rua Augustinho Tatto (Entre a Rua Clevelândia e a Rua José Fraron);
  • Rua Padre Anchieta Trecho B (Entre a Rua Ver. Cacique Ângelo Cretã e a Rua Emiliano Perneta);
  • Rua Rosina Ortolan (Trecho completo);
  • Rua Marechal Rondon (Entre a Rua Caetano Munhoz da Rocha até a Rua Generoso Marques);
  • Rua Afonso Pena (entre a Rua Itacolomi e Rua Timbira);
  • Rua Ricieri Picoli (entre a Rua Anchieta até o final da rua);
  • Rua Antônia Catusso (entre a Rua Anchieta e Rua Altamira);
  • Rua Dom Pedro I (entre a Rua Dom João VI e Rua Princesa Izabel);
  • Rua Valmor Luiz Campestrini (entre Rua Urbano Wittmann e Rua Brino Ceni);

FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO