O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) votou na terça-feira (5) pela proibição do uso da chamada “linguagem neutra” em órgãos públicos. A medida evita a adoção de termos como “todes” e “amigues”, entre outras expressões que desrespeitam as regras gramaticais.
A iniciativa foi incluída, por meio de uma emenda, que contou com o apoio de Beto Richa, dentro do projeto 6256/19, que institui uma política nacional de linguagem simples, com procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública para facilitar a comunicação com a população. A matéria segue agora para a análise do Senado.
“Nada contra a simplificação para facilitar a compreensão do cidadão sobre temas muitas vezes complexos, que são tratados e divulgados por órgãos públicos. Mas também é preciso barrar termos que afrontam as regras gramaticais. Não dá para um órgão público, por exemplo, divulgar um comunicado do tipo: ‘Convocamos todes (sic) para a campanha de vacinação’. Deixamos isso bem claro no projeto”, explicou Beto Richa.
Para o parlamentar, os órgãos públicos devem seguir o que é estabelecido nas regras gramaticais da língua portuguesa. “O poder público não é local para experimentos linguísticos”, reforçou Beto Richa.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???