O Ecossistema de Inovação de Pinhais conquistou o terceiro lugar nacional na batalha de ecossistemas de inovação realizada durante o ELI Summit, evento internacional que promove a conexão e o aprendizado neste segmento no Brasil e no exterior. O evento aconteceu entre 25 e 27 de outubro, em Recife. Já são dois prêmios nacionais que reconhecem o trabalho de Pinhais em fortalecer sua comunidade de inovação. Em agosto, o Ecossistema Local de Inovação (ELI) do município de Pinhais chegou à semifinal do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a mais importante premiação de inovação do País.
Vale destacar que o Ecossistema de Inovação de Pinhais se destacou no Eli Summit ao ser o único paranaense selecionado entre os dez que competiram na batalha de ecossistemas. No total, mais de 200 ecossistemas de inovação do Brasil participaram do evento.
O Paraná, segundo Paulo Grochowicz, consultor do Sebrae/PR, foi o estado brasileiro com o maior número de participantes: “Isso se deve à eficiente articulação da governança local, às ações realizadas e à colaboração de universidades, das empresas e da Prefeitura de Pinhais”, afirmou Paulo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, a conquista coloca o município em posição de destaque: “O nosso crescimento sempre foi contínuo, pois todos os atores têm o ideal de fortalecimento e de desenvolvimento do nosso ecossistema. Queremos continuar inovando para sermos vistos como a pequena gigante Pinhais”, disse Ricardo. No evento em Recife, o Ecossistema de Inovação de Pinhais foi apresentado por Isadora Tonet, Agente Local de Inovação e bolsista pelo programa ALI Ecossistemas, do Sebrae/PR: “O papel do agente local de inovação é dar luz às ações desenvolvidas pelo ecossistema. Poder representar o Conecta Pinhais no ELI Summit foi um excelente momento para colocar em prática esse objetivo, além de ser uma grande honra”, ressalta Isadora.Ecossistema de Pinhais
O Ecossistema de Inovação de Pinhais, chamado de Conecta Pinhais, é organizado por meio de uma governança que reúne atores da tríplice hélice (governo, instituições de ensino e empresas). Atualmente ele conta com 28 empresas, cinco ambientes de inovação, três instituições de ensino (ICTIs) e duas secretarias municipais (Desenvolvimento Econômico e Educação), além de ser a segunda cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em número de startups, com 23 formalizadas.
A ideia desse grupo é de construir ações integradas que beneficiam todos os participantes. Recentemente o Conecta Pinhais já realizou um fórum de inovação e elaborou uma ementa em questão de inovação, com ações a serem executadas pelas universidades, pelo Sebrae e pela prefeitura.
O resultado desse trabalho é que foi reconhecido no ELI Summit, em Recife: “(foi analisado) como a nossa governança atuou esse ano, as ações que o grupo executou, os resultados alcançados, o nível de integração entre esses ambientes na promoção dessas ações. Foi o que chamou a atenção no evento e nós ficamos em terceiro lugar", acrescenta Paulo Grochowicz.FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???