Dia Delas enaltece combate da violência contra a mulher

 

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou nesta quarta-feira (1º) a programação da 4ª edição do “Dia Delas”, contando com várias parcerias. Dentre as autoridades presentes no evento, o prefeito Cleber Fontana, com a primeira dama Joice, vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Oberdan Saretta, e a chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel.

       A programação realizada no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi composta de palestras, orientações e serviços em diversas áreas. O evento faz parte das atividades que serão realizadas neste mês alusivas ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é fomentar a reflexão, com palestras que enaltecem a atuação no enfrentamento à violência contra a mulher, informar sobre o trabalho que é realizado e quais os canais de denúncia e atendimento a este público.

       O termo violência contra a mulher resume diversos tipos de violência que acontecem sistematicamente no Brasil e no mundo, questões de gênero e por conta de uma visão distorcida do homem em relação à mulher e a posição que ela ocupa na sociedade.

       De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, estima-se que 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência durante sua vida. Violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Essas formas de agressão são complexas, perversas e não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para as mulheres.

       Em Francisco Beltrão, de acordo com os boletins de ocorrências relacionados à violência contra a mulher, em 2022 foram 3.509 registros. Neste ano, período de janeiro a outubro, são 2.417. O CREAS é o equipamento da Política de Assistência Social que atende os casos relacionados a violação de direitos, dentre eles a violência doméstica.

       Em 2022 um total de 133 mulheres foram acompanhadas pelo CREAS e de janeiro a agosto deste ano são 144. Atualmente 95 mulheres estão em acompanhamento, com faixa etária predominante de 31 aos 40 anos.

No âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante todo o mês de novembro serão desenvolvidas atividades voltadas a esta temática, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. As ações de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência são uma pauta contínua na atuação dos profissionais da Assistência Social e apenas se intensificam neste período.

O projeto Ônibus Lilás do Governo do Estado, presente no evento, visa aproximar as mulheres paranaenses, por meio de uma ação itinerante, integrada e multidisciplinar que, articulada com os municípios, resulta em uma maior abrangência e efetividade das ações propostas pelo Plano Estadual dos Direitos da Mulher.

Parcerias

       A secretaria municipal de Assistência Social e o CREAS contaram com os seguintes parceiros: Conli Gestão de Condomínios; Bio Extratus/Chikas Cosméticos; Agência do Trabalhador; Poupa Tempo; Odontotop; Senac; Mão Amiga; Curso de Nutrição da Unioeste; Mary Kay; Curso de Enfermagem da Unipar; Óticas Diniz; Sabor e Cia e Numape.       Também esteve presente o Ônibus Lilás do Governo do Estado.

        Foram prestados os seguintes serviços: orientação psicossocial e jurídica; avaliação capilar; orientações sobre o mercado de trabalho; avaliação odontológica; orientação sobre câncer de mama; orientação nutricional; aferição da pressão arterial; corte de cabelo, penteados, esmaltação e quick massage; análise de pele; limpeza e manutenção de óculos e orientações sobre programas e serviços da polícia de assistência Social. Também foi realizada a palestra “O Ciclo da Violência”, com Tagley Cristina Moras.

Próximas atividades

       Durante o mês a palestra com o tema “Ciclo da Violência contra a mulher e o fluxo de atendimento no município de Francisco Beltrão” será realizada nos seguintes locais e datas:

•  08/11 – Colégio Estadual Arnaldo Busato – Nova Concórdia

Horário: 10 h

Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares

• 21/11 – Colégio Agrícola – Santa Bárbara

Horário: 19h 30 min

Público: Alunos a partir de 15 anos

• 22/11 – Escola Municipal Paulo Freire – Assentamento Missões

Horário: 10h

Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares

• 29/11 – Escola Municipal Deni Lineu Schwartz – Ponte Nova do Cotegipe

Horário: 9h 45min

Público: Alunos a partir de 11 anos/familiares

Durante a abertura do evento compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vereadores Ivanir Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Oberdan Saretta; chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel; secretária de Assistência Social,  Nádia Bonatto; secretária de Emprego, Mulher e do Bem-Estar Social, Flaviana Tubin;  coordenadora do CREAS, Claudinéia Lunkes Cremonese; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Edina dos Santos; representante da Delegacia da Mulher, Agente de Polícia Judiciária Carolina Brocardo de Leon Pereira; Polícia Militar/Patrulha Maria da Penha,  policiais Fernanda e Roni; e a representante dos parceiros, Juliana Fidriszewski.



FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???