Tetsuo Noda é o mais novo Cidadão Benemérito de Maringá

 

Cerca de 70 pessoas, entre familiares, amigos e autoridades, prestigiaram a sessão solene de entrega de título de Cidadania Benemérita de Maringá a Tetsuo Noda. A homenagem, realizada na noite de 29 de setembro, foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Mário Hossokawa.

Muito emocionado, Noda agradeceu o reconhecimento da Câmara e também aos familiares. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus por sua infinita bondade, ao presidente Mário Hossokawa, que propôs essa homenagem, aos demais vereadores que aprovaram a lei e aos meus familiares, especialmente minha esposa, Rosa, pelo apoio e incentivo ao meu trabalho de voluntário nas áreas de assistência social e educacional.”

Ele lembrou que o casal chegou a Maringá em 1962, quando a cidade ainda estava em formação. “De atrativa a cidade não tinha nada. Havia só poeira, barro e até tacos de madeira no meio da rua. Minha esposa sofreu bastante, mas graças a Deus ela foi muito forte, nunca falou em retornar para Araçatuba, nossa cidade natal.”




O deputado federal Luiz Nishimori parabenizou Noda e também o presidente do Legislativo, Hossokawa, pela homenagem. “É um importante reconhecimento a quem tanto fez e faz por nossa comunidade. Noda tem feito ao longo de todos esses anos um trabalho maravilhoso pela comunidade nipo-brasileira e pela igreja católica. A entrega dessa honraria a ele é mais do que merecida.”

O vice-prefeito, Edson Scabora, ressaltou o trabalho feito por Noda em favor da comunidade. “Ele foi um líder exemplar, comprometido, competente, motivador, guia, e não teve medos de enfrentar desafios; alcançou os objetivos em todos os projetos que se envolveu, com sucesso. Esse título é um reconhecimento à contribuição dele para a educação de tantos maringaenses e pela ajuda dele à comunidade que, com certeza, vai atravessar gerações.”

O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, lembrou a luta empreendida por Noda durante tantos anos para obter recursos para a manutenção da creche Monsenhor Kimura. “Entre tantas ações importantes feitas por Noda em benefício da nossa comunidade, quero destacar o trabalho realizado na área da educação, com a administração da Creche Monsenhor Kimura, que foi administrada por ele durante muitos anos e contribuiu com a educação de centenas de maringaenses.”

Hossokawa ressaltou a satisfação em poder homenagear uma pessoa tão importante para a comunidade. “É uma satisfação e uma honra entregar o título de Cidadão Benemérito a quem contribuiu e continua contribuindo de forma efetiva para o bem da nossa comunidade.”

O diácono Jorge Yamashita representou a Arquidiocese de Maringá na solenidade e falou sobre a alegria de ver o reconhecimento da sociedade maringaense ao homenageado. “Essa é uma homenagem justa a um homem de muita fé, que adotou Maringá como sua cidade, aqui formou sua família e que além de suas atividades profissionais sempre se dedicou a obras sociais, religiosas, assistenciais e educacionais.”

A esposa do homenageado, Rosa Noda, não pode participar da sessão em função de problemas de saúde. Sua filha, Nilce Noda Iwamato, recebeu um buquê de flores em nome da mãe.

O Coral Magnificat, da Paróquia São Francisco Xavier e do Centro Cultural e Social São Francisco Xavier – Missão Católica Nipo-Brasileira de Maringá, interpretou o Salmo 105 em japonês e, logo após, o Hino dos Pioneiro de Maringá. A maestrina Tieko Hiratomi e organista José Gustavo Ruiz cantaram o Hino a Maringá.



FONTE: CÂMARA DE MARINGÁ

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???