O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) será o coordenador da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa. A criação do colegiado, proposta por ele, foi autorizada oficialmente com a publicação do ato 23/2023 do deputado Ademar Traiano, presidente do Poder Legislativo do Estado, no dia 5 de outubro.
“Historicamente, estou envolvido com a causa municipalista. O municipalismo está na raiz do nosso mandato”, ressalta Romanelli. “Queremos que a Frente Parlamentar seja um instrumento de defesa dos interesses das cidades e daremos visibilidade às reivindicações de muitas prefeitas e prefeitos que atualmente enfrentam grandes desafios e dificuldades administrativas em razão da perda de receitas”, explica o deputado.
Romanelli destaca ainda que um dos principais pressupostos da criação da nova frente é estimular “a promoção do diálogo entre os poderes constituídos nas três esferas da República, tendo por finalidade difundir, incentivar, fomentar, promover o desenvolvimento dos municípios, das associações e consórcios municipais”. “A frente será um fórum propositivo, que vai discutir inovações que contribuam para desatar amarras da gestão pública”, disse.
“É necessário repensar a divisão das receitas públicas. Defendo que as cidades devem ser priorizadas, pois é onde as pessoas vivem”, afirma o deputado. Ele salienta a boa parceria entre Executivo e Legislativo, que permitiu a criação de programas como o Paraná Mais Cidades, para repasses de recursos para a melhoria da infraestrutura e modernização de equipamentos urbanos.
Fortalecimento e valorização - Na avaliação do deputado, mesmo que o Paraná experimente um período de grande apoio financeiro do Governo do Estado para as prefeituras e que haja sensibilidade do governador Carlos Roberto Massa Junior (PSD) à causa municipalista, ainda é necessário promover o fortalecimento e valorização dos municípios.
“Temos no governo estadual uma gestão municipalista. São várias ações e programas criados pelo Estado para modernizar a infraestrutura e os serviços públicos nos municípios. A proposição da frente parlamentar é para reforçar este movimento de transformação e oferecer mais um mecanismo de apoio aos administradores municipais”, considera Romanelli.
Membros - Além de Romanelli, a Frente Parlamentar será integrada pelos deputados estaduais Adão Litro (PSD), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Bazana (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD), Delegado Jacovós (PL), Do Carmo (União), Douglas Fabrício (CDN), Evandro Araújo (PSD), Fábio Oliveira (PODE), Gilberto Ribeiro (PL), Goura (PDT), Luis Corti (PSB), Marcel Micheletto (PL), Marcia Huçulak (PSD), Mabel Canto (PSDB), Matheus Vermelho (PP), Requião Filho (PT), Samuel Dantas (SD), Soldado Adriano José (PP) e Tiago Amaral (PSD)
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???