Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o voo especial de calibração do PAPI (Precision Approach Path Indicator, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, em português) no Aeroporto Regional de Pato Branco - Professor Juvenal Loureiro Cardoso.
O processo faz parte dos trâmites para a homologação do equipamento. A inspeção foi realizada por equipe técnica da aeronave laboratório e equipe de solo, com acompanhamento de responsáveis pela administração do Aeroporto, durante o sábado (21) e o domingo (22). Esse procedimento consistiu na checagem do ângulo de rampa de aproximação e pouso, em ambas cabeceiras da pista de pousos e decolagens, 07 e 25.
Agora, o relatório realizado será encaminhado para DECEA, que após analisado e homologado passa para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) Cindacta II, para os trâmites finais que consiste na emissão de NOTAM (Notice to Airman), publicações na página do Sistema de Informações Aeronáuticas na Web (AISWEB).
“O PAPI não está homologado, ainda. A inspeção realizada pelo GEIV foi satisfatória e agora entra em um novo processo. Os próximos passos são o envio do relatório do GEIV para o DECEA, que homologa e dá o parecer se está em acordo. Esse trâmite não tem prazo, podendo ser imediato ou não. Após a emissão do parecer, o processo retorna ao Cindacta II, o nosso órgão regional, para os trâmites finais”, explica a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle.
O PAPI trata-se de um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista que orienta o piloto sobre a posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso.
“A vistoria é mais um passo para a homologação do PAPI. Estamos seguindo todos os protocolos necessários para assegurar o mais alto nível de segurança no nosso Aeroporto, dando mais confiabilidade para aterrissagens. Esse é mais um avanço no projeto de ampliação do Aeroporto que logo terá operações de voos noturnos e, até mesmo, aeronaves a jato. Agora aguardamos ansiosos a homologação para que logo o equipamento esteja em funcionamento”,complementa.
Instalação
A autorização para a instalação do equipamento foi por meio da Declaração de Conformidade Inicial (DCI) nº 34/2022 e 35/2022 emitida pelo Cindacta II. No final de 2022, o município de Pato Branco recebeu a anuência nº 728/22 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para execução dos serviços de instalação do equipamento, que consiste em um sistema de iluminação com o objetivo de dar mais segurança nos pousos e decolagens.
Em janeiro deste ano, 2023, a Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação do sistema, em ambas cabeceiras da pista de pousos e decolagens. Já em maio, foi realizada a visita técnica do o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão responsável pela vigilância e controle da circulação do espaço aéreo brasileiro, para a vistoria de homologação do sistema.
Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro deste ano, houve também vistoria pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), que atualizou os pontos de origem do Aeroporto e medição cartográfica em preparação ao voo do GEIV.
Foram investidos R$ 1 milhão na instalação do equipamento composto de dois conjuntos de iluminação, sistema de luzes vermelhas e brancas, além das adequações e serviços de infraestrutura e demais serviços necessários. Do total, cerca de R$ 56 mil são oriundos da doação do projeto executivo do PAPI por empresários e lideranças pato-branquenses, o restante é em recursos livres da administração municipal.
Texto: Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco
Fotos: Diego da Rocha/Prefeitura de Pato Branco
0 Comments:
O que você achou desta matéria???