Ibaiti pede a colaboração da população para evitarem entulhos de reformas dos túmulos

 


A Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos, está concluindo a limpeza dos cemitérios públicos do município, para o Dia de Finados, nessa quinta-feira, dia 2. Estão sendo realizadas limpezas nos cemitérios Central, Distrito da Vila Guay, Distrito do Campinho e Distrito do Vassoural.


Há duas semanas servidores da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos estão realizando limpezas, capinação, pinturas de muros e meio fios em todos os cemitérios. A Prefeitura Municipal pede a ajuda da população para, a partir desta terça-feira (31), não realizaram reformas em túmulos (marmoreiros e pedreiros) para evitar acúmulo de entulhos nas calçadas e passeios para o Dia de Finados.


De acordo com a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos, o objetivo do pedido à população, é para garantir tempo necessário para os funcionários realizarem a limpeza e estruturação geral dos cemitérios para receber os visitantes para o Dia de Finados.


FONTE: ASSESSORIA

Cornélio Procópio promoveu capacitação em Escuta Ativa, Protegida e Especializada

 

Você já ouviu falar sobre a Escuta Ativa, Protegida e Especializada com Crianças e Adolescentes vítimas de violência? Essa é uma metodologia que visa garantir os direitos e a proteção desses sujeitos que sofrem ou testemunham situações de violência, seja física, psicológica, sexual ou institucional.

A Escuta Ativa, Protegida e Especializada é um processo que envolve a escuta qualificada, respeitosa e acolhedora da criança ou adolescente, buscando compreender a sua realidade, seus sentimentos e suas necessidades. Além disso, a Escuta Ativa, Protegida e Especializada também visa evitar a revitimização, ou seja, a exposição repetida e desnecessária da criança ou adolescente à violência sofrida.

Para realizar essa escuta, é preciso que os profissionais que atuam na Rede de Proteção à Criança e Adolescente estejam capacitados e sensibilizados para lidar com essa demanda. Pensando nisso, a cidade de Cornélio Procópio promoveu uma capacitação em Escuta Ativa, Protegida e Especializada com Crianças e Adolescentes vítimas de violência entre os dias 23 e 25 de outubro de 2023.

A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso, por meio da secretária Maria Gabrielle Druzini, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos que compõem a Rede de Proteção à Criança e Adolescente, como: Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal da Mulher, Criança e Adolescente, CRAS, CREAS, Tribunal de Justiça, Núcleo Regional de Educação, Secretaria de Assistência Social, Defensoria Pública, Santa Casa de Misericórdia, Vigilância Epidemiológica, Fundação de Esportes de Cornélio Procópio e Patrulha Escolar.

O curso teve a duração de três dias e foi ministrado pela psicóloga Daniela Zeponi Garcia Shimizu, que é especialista em Escuta Ativa, Protegida e Especializada. Durante o curso, os participantes puderam aprender sobre os conceitos, os princípios e as técnicas da escuta ativa, protegida e especializada, bem como desenvolver a sensibilidade profissional para realizar o acolhimento adequado da criança e adolescente vítima ou testemunha de violência. Além disso, o curso também abordou temas como: o fluxo da Rede de Proteção à Criança e Adolescente; o papel do depoimento especial; as formas de violência contra crianças e adolescentes; os sinais e as consequências da violência; as medidas protetivas; os direitos das crianças e adolescentes; entre outros.

A capacitação em Escuta Ativa, Protegida e Especializada com Crianças e Adolescentes vítimas de violência na cidade de Cornélio Procópio foi um importante passo para fortalecer a Rede de Proteção à Criança e Adolescente e garantir um atendimento humanizado e efetivo para esses sujeitos que tanto precisam de apoio. (Paulo Bueno / Comunicação)

Flávio Zanrosso destaca sobre Outubro Rosa

O prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, destacou nesta semana sobre as ações do ‘Outubro Rosa’. Ele lembrou que é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama

“Ela destaca a importância da prevenção, diagnóstico precoce e apoio emocional às pacientes. A campanha promove o uso da cor rosa, a realização de mamografias e o compartilhamento de mensagens de apoio nas redes sociais. É uma oportunidade de se unir na luta contra o câncer de mama e promover a solidariedade”, ressalta Flávio Zanrosso.

Programa de qualificação de jovens em tecnologia é referência estadual

 

Nesta semana o Projeto Trilha do Conhecimento teve a certificação do segundo módulo deste ano, com 20 alunos que estão tendo acesso a novos conhecimentos de tecnologia e informação. Trata-se de um projeto de extensão para a qualificação de estudantes do Ensino Médio, que funciona como complemento ao curso técnico em desenvolvimento de sistemas que frequentam. Foram dois módulos, um em cada semestre. Agora os participantes passam a ter acesso a estágio remunerado nas empresas do setor.

De acordo com o secretário do Planejamento Alexandre Pécoits, que também é o coordenador municipal de tecnologia e informação, o projeto é realizado por meio de parceria da Prefeitura de Francisco Beltrão e Associação Empresarial, envolvendo o Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologias Abertas (Nutab), que é coordenado pela secretaria de Planejamento, e o Núcleo Beltronense das Empresas de Tecnologia da Informação (Nubetec), da Associação Empresarial.

       A iniciativa conta ainda com a colaboração do Núcleo Regional de Educação, colégios estaduais que oferecem o curso técnico em desenvolvimento de sistemas, ou seja, Mário de Andrade, Suplicy e Tancredo Neves, e as empresas de tecnologia do município. “Pela primeira estamos conseguindo dar esta extensão de qualificação aos alunos do Ensino Médio. Inclusive esta iniciativa de Beltrão é pioneira e já está se tornando referência em todo o Paraná”, enfatiza o secretário Alexandre.

         Ele também lembra que muitos jovens terminavam o curso no Ensino Médio e não conseguiam ingressar no mercado de trabalho nesta área específica e acabavam partindo para outros setores, desistindo da carreira promissora de tecnologia. “Com esta união do poder público, entidades e empresas de tecnologia foi possível montar este esquema de qualificação e os participantes já tem acesso ao estágio remunerado nas empresas, que é a última etapa da qualificação. Esse projeto veio para ficar e já pensamos em ampliá-lo para o ano que vem”, conclui Alexandre Pécoits.

Assinatura da Ordem de Serviço para melhorias na iluminação pública em Ibiporã

 

Na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro, um importante evento marcou um passo significativo em direção à melhoria da iluminação pública em Ibiporã. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço à empresa responsável pela topografia e engenharia em rede de distribuição Copel de 13,8kV/220 Volts ocorreu, abrindo caminho para uma série de melhorias e adequações que prometem tornar a cidade ainda mais iluminada e segura.

A empresa vencedora desta licitação é a STEL - Sistemas Elétricos Ltda, que se comprometeu a realizar os serviços do objeto do contrato 316/2023, conforme detalhadamente descrito nos projetos anexos. O valor total do contrato é de expressivos R$ 729.669,50, demonstrando o compromisso da administração municipal em investir no bem-estar da comunidade.

Os projetos identificados no contrato pelo código incluem melhorias nas seguintes áreas: Vila Rural, Rua Galápagos, Trevo da Avenida Souza Naves, Rotatória Rua da Saudade, Avenida Ibraim Prudente da Silva e Estrada da Abóbora.

Com este contrato, a administração municipal demonstra seu compromisso com o desenvolvimento de Ibiporã e o bem-estar de seus cidadãos. A iluminação pública não apenas promove uma maior sensação de segurança, mas também contribui para a valorização da cidade, tornando-a um lugar mais agradável para viver e visitar.

A administração está empenhada em avançar, trazendo mais obra, mais qualidade de vida e mais valorização para a cidade. Este projeto é mais um passo em direção a um futuro mais brilhante para a família ibiporaense reforçando o compromisso de não deixar ninguém para trás.



FONTE: PREFEITURA DE IBIPORÃ

Com foco na sustentabilidade e na inovação, Prefeitura realiza lançamento oficial da ′Maringá Encantada 2023′

 

Principal evento turístico da cidade, a ′Maringá Encantada 2023” foi oficialmente lançada nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada no Auditório Hélio Moreira. Com apresentação musical e com a presença do Papai e da Mamãe Noel, o evento apresentou as atrações desta edição, que começa no dia 15 de novembro e segue até 7 de janeiro de 2024, com o tema ′Preservando a Magia do Natal′. Neste ano, 80% da decoração natalina será com materiais em bambu, o que torna a campanha ainda mais sustentável e inovadora. 

A abertura da ′Maringá Encantada 2023′ ocorrerá na Praça da Catedral no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, a partir das 18h. Haverá apresentação da Orquestra da UniCesumar, Coral do Colégio Adventista, a chegada do Papai Noel com o acendimento das luzes e a entrega da chave da cidade e, para fechar a noite, a banda Roupa Nova se apresenta a partir das 20h30. A Praça da Catedral se transformará em um grande complexo natalino com roda gigante, carrossel, feira de artesanato e espaço gastronômico. O local também receberá o Show da Virada. 

Criada em 2017 pela gestão municipal, a ′Maringá Encantada′ fortalece a economia e o turismo local, gerando emprego e renda. “A Maringá Encantada representa o nosso compromisso com a qualidade de vida dos maringaenses, com o fomento à economia e ao turismo, com a promoção de lazer gratuito e com o incentivo à cultura. Esse projeto é fruto de um trabalho intenso e do esforço coletivo de toda nossa equipe. Os números mostram que a cidade tem um retorno pelo menos três vezes maior no valor que é investido na campanha, o que significa mais investimento em políticas públicas”, destaca o prefeito Ulisses Maia. 

Neste ano, a ′Maringá Encantada′ segue com a proposta de descentralização das atrações, com atividades e eventos em diversos espaços da cidade e nos distritos. O Parque do Japão terá a tradicional iluminação especial que, neste ano, terá como foco a cultura japonesa, com início no dia 24 de novembro. Os distritos de Floriano e Iguatemi terão a chegada do Papai Noel e decoração natalina nas ruas e praças, nos dias 17 e 18 de novembro, respectivamente. 

A Praça Napoleão Moreira da Silva vai abrigar a Vila do Papai Noel, que terá o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A atração funcionará do dia 15 de novembro até a véspera do Natal. A Praça de Todos os Santos (Teatro Reviver Magó) terá uma iluminação especial, por meio de parceria com a Cocamar, além da Feira de Economia Criativa.

Outra novidade da edição deste ano será o ′Show das Águas Dançantes′, em parceria com a Itaipu Binacional. O espetáculo noturno com água, luzes e música ocorrerá no lago do Parque Alfredo Nyffeler (Buracão) entre 25 de novembro e 9 de dezembro, com previsão de três apresentações por dia.

Dez locais, entre praças e parques, vão sediar o ′Circuito Musical′ com diversas atrações culturais entre 15 de novembro e 24 de dezembro, às sextas, sábados e domingos. Além disso, cerca de 50 espetáculos teatrais e musicais com temática natalina estão previstos para ocorrer nas praças da Catedral e Napoleão Moreira da Silva entre 17 de novembro e 24 de dezembro.

A ′Maringá Encantada 2023′ também terá o apoio da Coca-Cola com a ′Caravana de Natal′, do Sicredi Déxis com a apresentação do coral natalino na sede da cooperativa e do Shopping Catuaí, que terá um grande mapa com todos os pontos turísticos da edição 2023.

Decoração sustentável - A ′Maringá Encantada 2023′ terá decoração sustentável, com estruturas de bambu, que correspondem a 80% dos itens que iluminarão a cidade. Portais de recepção ficarão instalados no aeroporto, na rodoviária e em rotatórias de acesso para Iguatemi, Floriano, Sarandi e Astorga. Um túnel de luz de 60 metros, caixas de presentes, anjos decorativos, arranjos de bolas, chafarizes, estrelas, pinheiros e outros itens decorativos ficarão espalhados pela Praça da Catedral.

“Nossa proposta é fazer uma ′Maringá Encantada′ ainda mais inovadora e sustentável, que é o perfil da nossa cidade. Será o maior Natal de todos os tempos. Este é um evento que impacta a nossa economia de forma muito significativa. Com esse projeto, promovemos o artesanato local, estimulamos o setor hoteleiro, gastronômico e turístico, ou seja, aceleramos a economia local, com geração de renda e emprego”, destacou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora. 

As avenidas Rio Branco, Euclides da Cunha, Juscelino Kubitschek (trecho do Parque do Ingá) e um trecho do Bosque II serão completamente iluminadas e farão parte das ′Avenidas das Cores′. Árvores simbólicas da cidade ganharão uma decoração especial, como forma de valorização da arborização da cidade, nos seguintes pontos: Praça dos Expedicionários, Praça Napoleão Moreira da Silva, Praça de Todos os Santos, Parque Alfredo Nyffeler, cruzamento das avenidas Tiradentes e São Paulo e Itororó e Nóbrega.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Nova Capela de Marilândia do Sul recebe ajustes finais para inauguração

 

A nova capela mortuária de Marilândia do Sul recebe os ajustes finais e deve ser inaugurada no dia 2/11, no Dia de Finados.


Para a inauguração, faltam apenas a fiscalização final da equipe de vistoria do Paraná Cidade e a chegada de alguns móveis. “Esse é o planejamento, de inaugurar no dia 2. A partir da inauguração, os velórios serão realizados lá”, explica o prefeito Aquiles Takeda.  

A inauguração deve ocorrer após a missa de Finados, que será celebrada às 9h, no Cemitério Municipal.
A capela, que fica localizada em frente ao cemitério, no final da Rua XV de Novembro, terá um espaço amplo, com capacidade para a realização de até dois velórios simultaneamente.

A obra da nova capela começou em agosto de 2022, sendo investidos aproximadamente R$1 milhão de reais na construção.

A nova capela contará com duas salas de velório conjugadas que quando necessário poderão se transformar em uma sala grande, banheiros, copa, um quarto de descanso e um espaço amplo com cadeiras para as famílias. Além disso, o projeto conta com uma entrada exclusiva para os carros funerários.

“Essa obra era uma das prioridades da gestão, devido a necessidade de um local mais amplo e confortável para melhor acolher os familiares e amigos durante essa situação tão difícil, que é perder alguém”, finaliza o prefeito.



FONTE: ASSESSORIA

Prefeitura alerta sobre a importância de manter terrenos limpos para limpeza de terrenos

 

Com a aproximação do verão e as intensas chuvas, muitos terrenos acabam acumulando vegetação, se tornando um possível local para acúmulo de lixos, criação de animais peçonhentos e também criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Com isso, a Prefeitura Pato Branco orienta os proprietários de terrenos, com e sem benfeitorias, para a limpeza e manutenção dos espaços, incluindo a calçada. “A limpeza de terrenos é uma obrigação legal, uma questão de saúde pública e meio ambiente.”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Matheus Eduardo Heberle Nichetti.

Conforme a Lei nº 5.347/2019, proprietários de imóveis urbanos, com ou sem edificações, são obrigados a mantê-los limpos, podendo responder pela má utilização do imóvel. Caso seja notificado, tem o prazo de 8 dias para sanar a irregularidade. Não efetivando, poderá ser multado em 40 Unidades Fiscais do Município (UFM), cerca de R$ 2.002,80

“Não queremos onerar nossos moradores, por isso estamos pedindo à população para manter os terrenos limpos, especialmente os imóveis sem edificações. A limpeza dos espaços é uma questão de cidadania e respeito, a sujeira pode causar problemas para os vizinhos, ser criadouro de mosquitos e outros insetos que transmitem doenças, além de causar impactos negativos na natureza”, pontua o secretário.



FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO

Natal de Londrina terá árvore interativa em LED, passeios turísticos e várias outras atrações

 

O prefeito Marcelo Belinati fez o lançamento do Natal de Londrina 2023 para a comunidade, na manhã desta segunda-feira (30), em seu gabinete. O momento reuniu integrantes do secretariado municipal e representantes de instituições parceiras, que acompanharam a programação detalhada e um vídeo com a simulação de como deve ficar decorado o Lago Igapó II e o Calçadão.

A programação foi apresentada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, que também trouxe o resultado atual da Lei Comemora Londrina, implementada este ano e que possibilita o investimento de empresas na decoração natalina em vários pontos da cidade. Até o momento, três instituições oficializaram apoio: Cocamar, Shopping Aurora e o Sisprime.

Esse apoio se soma aos R$ 4 milhões que o Município disponibiliza esse ano para as festividades e decorações. E o prefeito Marcelo Belinati prevê que a Lei Comemora Londrina deve ter, nos próximos anos, ainda mais empresas adeptas da parceria público-privada. “Essa possibilidade de empresas, entidades e instituições participarem com a decoração é um diferencial da cidade. Naturalmente o empresário vai perceber que é importante ele investir para atrair mais público e, ampliando a cada ano, vamos ter novos apoiadores e seremos uma referência para outras cidades”, avaliou.

Marcelo explicou que os investimentos para o Natal de Londrina são necessários para crescimento da economia e maior movimentação de turistas nesse período. “Tudo o que a Prefeitura investe acaba retornando. E com mais tributos, mais recursos, podemos investir em outras áreas”, disse. Ele lembrou que, em 2022, foram investidos R$ 5,5 milhões e o Município arrecadou R$ 16 milhões em impostos. “Não é só o dinheiro que retorna pra cidade, com mais empregos gerados, movimentação nos restaurantes, hotéis, comércio de rua e shoppings, mas outro ganho vem da alegria e esperança que levamos para nossa comunidade. Esses momentos em família e a energia boa que transforma a atmosfera com o espírito natalino é fundamental, e muita gente fica esperando por essa época”, observou.

O transporte turístico de veículos motorizados foi ampliado, em comparação ao ano passado. Neste ano, o Lago II vai contar com um ônibus panorâmico e uma carreta iluminada, além de um trenzinho com capacidade para 70 lugares. Na Praça da Bandeira, ficará alocado um trenzinho para acompanhar a Casa do Papai Noel e mais um trenzinho para atender a Zona Norte, na Avenida Saul Elkind.

A tradicional decoração da Rua Sergipe e do Calçadão será contemplada com a Casa do Papai Noel que vai receber o público a partir do dia 7 de dezembro e ficará aberta até a véspera do Natal. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Ângelo Pamplona, enfatizou a necessidade dos atrativos na área central pra fomentar o comércio. “Além da decoração do Município, vamos ter um investimento a mais na decoração porque o centro precisa ser muito atrativo. Nossa programação inclui atrações culturais que vão contribuir para aumentar o fluxo de pessoas no comércio”, ponderou.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Inscrições para Programa de Estágio 2024 da CTG Brasil terminam neste domingo

 

Aluna do curso de administração em uma faculdade de Marília, Gabrielle Bicalho Pereira, de 23 anos, trabalha há pouco mais de oito meses como estagiária na Usina Hidrelétrica Chavantes, no setor de administração de contratos. “Hoje meu maior objetivo é continuar trabalhando e me desenvolvendo nessa área, que descobri e estou gostando muito”, explica.

 

Gabrielle faz parte do Programa de Estágio da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, que lançou a 4ª edição do programa este mês. As inscrições encerram no próximo dia 5 de novembro.

 

Ao todo, são dez oportunidades para estudantes de graduação dos cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Física, Matemática e Psicologia, e cinco oportunidades para estudantes de cursos técnicos em Automação, Elétrica, Eletrônica e Eletrotécnica.

 

Para participar, é necessário ter previsão de conclusão do curso em dezembro de 2025 ou 2026 e idade a partir dos 18 anos.  A previsão de início é para março de 2024 e há oportunidades para São Paulo (SP), Chavantes (SP), Ilha Solteira (SP) e Três Lagoas (MS).

 

Os interessados poderão se candidatar na página da CTG Brasil no LinkedIn, por meio deste link (para os cursos de graduação) e utilizando este para cursos técnicos.

 

“Atuamos em um setor essencial à economia, então procuramos talentos dispostos a desenvolver uma carreira de sucesso. Nosso time é multidisciplinar, desde administração até operação de usinas. Dentro do nosso programa de estágio, o aluno terá oportunidade de conhecer melhor o setor elétrico e a própria companhia, além de colocar em prática o conhecimento que vem adquirindo na universidade”, afirma Tatiana Garrido, diretora de Pessoas & Cultura, Comunicação e Saúde Ocupacional da CTG Brasil.

 

O processo de seleção dos candidatos será virtual e envolverá testes, entrevistas com o time de Recrutamento e Seleção, painel com os gestores e entrevista com os líderes de cada área de estágio. É desejável conhecimento de inglês, pacote Office e Power BI (não eliminatórios). O programa valorizará habilidades como senso de dono, o cuidado com pessoas, adaptabilidade, agilidade, perfil colaborativo e eficiência.

 

Os selecionados receberão bolsa compatível com o praticado no mercado e benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, assistência média e odontológica.

 

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.




FONTE: Comunic Comunicação Estratégica

Câmara homenageia empreendedora com Brasão do Município

 

Os vereadores de Maringá homenagearam a empreendedora Isolene Niedermeyer com a entrega de Brasão do Município e título do Mérito Comunitário. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira (26), foi proposta pelo vereador Sidnei Telles em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade maringaense.

Isolene agradeceu o reconhecimento da Casa e compartilhou a homenagem com todas as mulheres que buscam seus sonhos. “Quero agradecer a todos pelo reconhecimento. É uma satisfação ser um exemplo para que outras mulheres possam buscar seus sonhos. Quero destacar que Maringá só perde para Curitiba em número de mulheres empreendedoras.”

Ela ressaltou que mais importante do que o que acontece na vida das pessoas é o que elas fazem com isso. “Eu tive uma difícil, mas nunca desisti. A luta das mulheres é constante e sempre podemos melhorar e contribuir para um futuro melhor. Nós somos as protagonistas das nossas histórias.”

O vereador Sidnei Telles contou um pouco da história homenageada e ressaltou as lutas dela. “Nada foi fácil na vida dessa mulher. Ela teve que lidar com muitos desafios. Quando aprendeu a fabricar lingerie descobriu uma nova paixão, com a criação da Companhia Magistral ela transformou a vida dela e de muitas outras mulheres.”

Telles informou ainda que Isolene oferece cursos presenciais e on-line. “Ao longo de 33 anos foram mais de 320 mil alunos. Nas redes sociais ela tem mais de 90 mil seguidores. Ela é também coautora do livro ‘Empreendendo na vida real’ que conta histórias de vidas de mulheres que enfrentaram muitos desafios para empreender. Quero parabenizar a Isolene pela superação dos desafios e desejar que o sucesso continue a acompanhando.”



FONTE: CÂMARA DE MARINGÁ

Jacarezinho vivencia sete dias de várias competições esportivas

O município de Jacarezinho vivenciou sete dias de várias atividades esportivas no Jogos de Aventura e Natureza. A ação também aconteceu nas cidades de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos e Tomazina.

 


Em terras jacarezinhenses aconteceram atividades de jeeps (trilha e corrida), bmx (acrobacias de bicicletas), vôlei de praia, futevôlei, show de wheeling, basquete 3x3 e o Festival da Família que envolveu pessoas de várias idades.

 


Uma delas foi a Ivete Hoffman, 65 anos, aproveitou a ocasião para acompanhar as coreografias que estavam sendo realizadas no palco. “Cheguei aqui e não via a hora de começar a animação. Tem que ser feliz”, comenta.

 


Durante as acrobacias do BMX, a estudante Márcia Andrade, 20 anos, foi chamada para participar. “Senti receio, mas depois que a primeira bicicleta passa o medo vai embora. Foi uma experiência única. O esporte não tem idade e a sensação de liberdade que nos permite sentir é sensacional”, complementa. Ela também participou da tirolesa.

 


O Presidente da Associação de Jipeiros de Jacarezinho, José Rui Braz, explica que é uma ação que proporciona muita adrenalina e aventura. “Eles realizam todo o percurso e com uma equipe de apoio caso aconteça alguma eventualidade”, comenta.

 

COMPETIÇÃO NA AREIA

 

A areia situada dentro da Arena de Rodeio do Centro de Eventos de Jacarezinho se transformou em quadras para a prática de vôlei de praia e futevôlei. Com aproximadamente 150 inscritos nas duas competições foram disputas emocionantes.

 


A última partida encerrou no final da tarde de sábado, 28, e caiu uma grande chuva no município. Mas nada que atrapalhasse as partidas de futevôlei que aconteceram na manhã de domingo.

 


Já dentro do recinto do Centro de Eventos aconteceram as partidas de basquetebol 3x3. Equipes de várias cidades estiveram em busca de fazer 21 pontos nos dez minutos de competição.

 


Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, e também com as prefeituras municipais e com o apoio das federações esportivas de cada modalidade.



VEJA O ÁLBUM DE CADA EVENTO:


DIA 21 DE OUTUBRO - BMX e Trilha dos Jeeps - CLIQUE AQUI

DIA 22 DE OUTUBRO - Evento de Jeeps e Evento da Família - CLIQUE AQUI

DIA 25 DE OUTUBRO - Vôlei de Praia - CLIQUE AQUI

DIA 26 DE OUTUBRO - Vôlei de Praia - CLIQUE AQUI

DIA 27 DE OUTUBRO - Vôlei de Praia - CLIQUE AQUI

DIA 28 DE OUTUBRO - Finais do Vôlei de Praia - CLIQUE AQUI

DIA 29 DE OUTUBRO - Futevôlei - CLIQUE AQUI

Tornado atinge a cidade de São José da Boa Vista

 


A tarde deste sábado, 28, foi um cenário de destruição em parte da área rural de São José da Boa Vista (20 km da cidade de Wenceslau Braz). Segundo informações do Programa Boa Noite Paraná da emissora RPC que confirmou com o Clima Tempo a situação trata-se de um tornado que passou pelo local.



A Defesa Civil informou ao Programa de televisão que não tem registro de feriados. Os pontos mais afetados foram os bairros Água Branca, Pescaria e saída para a cidade de Sengés.



O 'Boa Noite Paraná' ainda alertou que uma cooperativa de leite ficou bastante danificada e também um caminhão tombou com a força do vento.



Imagens enviadas em grupos de whatsapp

Alunos da rede municipal de Pinhais são premiados no Projeto MPT na Escola

 

Alunos da Rede Municipal de Pinhais receberam premiação em várias etapas e categorias do Projeto MPT na Escola - 2023. A ação integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (MPT). A temática que envolve os direitos das crianças foi desenvolvida em Pinhais nos planejamentos docentes de 51 turmas do 4º ano e 54 turmas do 5º ano, envolvendo aproximadamente 3.100 estudantes. 

Recentemente, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, recebeu em seu gabinete os alunos do 5º ano da Escola Municipal Cândido Portinari, Ana Beatriz Araújo Camargo e Renan Pereira Malverdel. Os estudantes conquistaram o 1º lugar da etapa estadual na categoria desenho. Também acompanharam a visita, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a diretora Alessandra Taborda Gomes de Lima e a pedagoga Claudia Koshima.

“Ao considerar os trabalhos realizados, algumas escolas optaram por participar do Prêmio MPT. A ação usa a arte para fomentar a participação de Secretarias Municipais de Educação, professores e educandos em ações de mobilização, conscientização e prevenção da exploração do trabalho infantil e de adolescentes”, explica Elisianne Cruzetta, do Departamento de Ensino. 

O Prêmio MPT na Escola contempla três etapas: local/municipal, estadual e nacional. A iniciativa valoriza os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais das crianças em quatro categorias: conto, desenho, música e poesia. A iniciativa tem o objetivo de levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção. 

Neste ano, dez escolas participaram do projeto com a apresentação de 23 atividades produzidas por 46 estudantes. Na etapa municipal, a Escola Municipal Poty Lazzarotto conquistou o 1º lugar na categoria conto com as estudantes Lara Valentina de Almeida Cristiano e Sarah Vitória Rodrigues. Na categoria música, os estudantes Julia de Castro Stofela, Rafaella Oliveira Lacerda, Davi Augusto Garcia e Gabriela de Quadros Lima, da Escola Municipal Lírio Jacomel conquistaram o 1º lugar. A Escola Municipal Anísio Teixeira conquistou o 1º lugar com a poesia de Pedro Maia Kuzer Lehmkuhl. 

Na categoria desenho, a Escola Municipal Cândido Portinari conquistou o 1º lugar na Etapa Municipal e, ao concorrer com as 281 atividades dos 106 municípios participantes, alcançou o 1º lugar da Etapa Estadual, por meio do desenho “Nossa realidade é bem diferente”, produzido por Ana Beatriz Araújo Camargo e Renan Pereira Malverdel.




FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Santo Antônio da Platina promove o 1° Hackathon Agro Evento

 

A prefeitura de Santo Antônio da Platina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento promove nos dias 17,18 e 19 de novembro o 1°Hackathon Agro no Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (CDTI).

O evento irá explorar soluções inovadoras do agronegócio nos setores de pecuária de leite, hortifruti agroecológico orgânico, turismo rural e agroindústria, cafés especiais e cadeia produtiva de grãos e cereais com palestras, workshops, e pré pitch com mentorias. O objetivo desta maratona é desenvolver soluções criativas, inovadoras e também tecnológicas para resolver problemas reais de questões da agricultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais do ecossistema local.

Santo Antônio da Platina é pioneira na região na realização do primeiro Hackathon Agro. O evento potencializa a oportunidade aos jovens e faz parte da série de investimentos do setor de tecnologia e inovação desenvolvidos na administração municipal através do prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão, e do vice-prefeito Francisco Monteiro, o Chico da Aramon. “Eventos como este somam o reconhecimento do nosso município como pioneiro em novas tecnologias e investimento em inovação. O CDTI tem sido palco de novas experiências e com o Hackathon Agro, os participantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e com certeza aprender muito”, destacou o prefeito Zezão. 

O Hackathon Agro SAP 2023 também contará com um concurso cultural, com premiação de R$500 a R$1.500 as maratonistas do evento.  Os interessados podem se inscrever na plataforma oficial do evento https://www.hackathonagrosap.com.br . A inscrição é gratuita. 

Realização do evento é da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina com apoio Institucional do Sistema Faep/Senar, Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural).



FONTE: PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

Momento histórico: Lançada a obra da Ponte sobre a baía de Guaratuba

 

Esta sexta-feira (27), marca um momento histórico para Guaratuba, o início da construção da ponte sobre a baía, que liga o município a Matinhos, uma obra histórica esperada há anos e que finalmente promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Guaratuba para o lançamento do marco da estrutura, com a instalação do canteiro de obras na cabeceira da futura ponte.



Em seu discurso, o governador enfatizou a concretização de um sonho antigo da população paranaense. A ponte já estava prevista na Constituição Estadual de 1989. “É um sonho que passa a ser realidade e que é importante para todo o Paraná”, afirmou. A ponte faz parte de um planejamento estratégico para o desenvolvimento do nosso Litoral”, declarou.
Ele citou, ainda, outros exemplos de investimentos encaminhados pelo Governo do Estado, como a duplicação da estrada de Garuva e a engorda da praia de Guaratuba. “Não era mais possível nem racional que duas cidades do porte de Guaratuba e de Matinhos não estivessem completamente unidas por meio de uma ponte”, seguiu.


Segundo o governador, a intervenção vai permitir um avanço exponencial para o desenvolvimento socioeconômico de Guaratuba, Matinhos e dos demais municípios da região. “Devido às próprias limitações geográficas e ambientais, não vamos trazer para o Litoral grandes indústrias, mas podemos e devemos explorar o potencial turístico da região com seus atrativos naturais. Para isso, precisamos ter infraestrutura adequada para que os visitantes tenham conforto, comodidade e segurança, gerando mais oportunidades de emprego e renda para os moradores”, finalizou.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte representa um salto qualitativo para os turistas que visitam as praias paranaenses durante a alta temporada, mas sobretudo a melhoria da qualidade de vida da população que reside nas duas cidades.


“Muito além de uma demanda dos veranistas que ficam nas filas da balsa durante um ou dois meses do ano, a ponte significa a integração do nosso Litoral e justiça social para a nossa população, que terá serviços melhores na segurança pública, saúde e educação. É uma melhoria na mobilidade que funciona como uma grande indutora de empregos e renda e fortalece a economia dos municípios do Litoral paranaense”, afirmou Justus.
O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Também serão feitas intervenções nas vias de acesso à ponte, com alargamento da PR-412 em ambos os lados, muros de contenção para proporcionar o desnível necessário com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul, será construída uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.
Um guindaste de 270 toneladas já está no canteiro de obras, o qual será montado para lançamento das peças de concreto da ponte, como vigas, peças de colunas, lajes, entre outras. Outros maquinários também já estão a caminho de Guaratuba para serem utilizados na construção.
De acordo com o cronograma do licenciamento ambiental, o projeto de construção da Ponte entre Guaratuba-Matinhos está no estágio 1, o da Licença Prévia, com a segmentação para Licença Ambiental Simplificada. O próximo passo dentro do IAT é a emissão da Licença de Instalação (LI).
PRESENÇAS – Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais das Cidades, Eduardo Pimentel; do Turismo, Márcio Nunes; da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; da Comunicação, Cleber Mata; da Saúde, Beto Preto; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Fernando Furiatti; a primeira-dama, Luciana Saito Massa; os deputados estaduais Alexandre Curi, Hussein Bakri, Nelson Justus, Cloara Pinheiro, Luiz Fernando Guerra, Alisson Wandscheer, Denian Couto; os prefeitos de Matinhos, Zé da Ecler; Paranaguá, Marcelo Roque; e Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; o ex-governador Orlando Pessuti; o representante do Consórcio Nova Ponte, Luciano Ribeiro Pizzato; secretários municipais e vereadores de municípios do Litoral.

FONTE: Prefeitura de Guaratuba Com informações AEN-PR


Iniciada segunda etapa da pavimentação do Jardim Castro

 

Foi iniciada a segunda etapa da pavimentação do Jardim Castro, em Jacarezinho, nesta quinta-feira (26). As obras vão levar asfalto à totalidade das ruas do bairro – a primeira etapa foi concluída ano passado. 

Nesta fase do projeto serão implantados mais 8,2 mil m² de asfalto, sob o custo total de R$ 886 mil. As obras estão sendo executadas pela empresa Lara e Lira, que venceu o processo licitatório. 

Na primeira etapa foram 13,5 mil m² de asfalto no bairro, com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão. Em ambas as fases as obras aconteceram com recursos de emendas parlamentar do deputado Diego Garcia e contrapartida da prefeitura. 

O prefeito Marcelo Palhares destaca a realização de mais uma importante obra de infraestrutura. “Mais um bairro que será totalmente pavimentado, trazendo muito mais qualidade de vida para os moradores, que é sempre nosso maior objetivo como gestor”. 

As obras da segunda etapa da pavimentação do Jardim Castro, exceto algum imprevisto, devem ser concluídas até o começo do ano que vem. 


Legenda: Obras vão completar a pavimentação asfáltica do bairro

Cornélio Procópio se une à luta contra o câncer de mama com a campanha Outubro Rosa

 

Cornélio Procópio se une à luta contra o câncer de mama com a campanha Outubro Rosa Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo? A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. Com esse objetivo, a vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, através da Secretaria de Saúde convida todas as mulheres para participarem da jornada Outubro Rosa. Esta é uma campanha mundial que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde das mamas.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

APOIO

A Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo que irá administrar o Hospital Regional em conjunto com a empresa JM Diagnóstico por imagem e a Secretaria de Saúde de Cornelio Procópio estarão disponibilizando o Ônibus da Saúde em prol da campanha "Outubro Rosa".

LOCAL

No Centro de Eventos, as participantes e suas famílias serão recebidas para passar por um dia agradável e consciente. As mulheres poderão realizar exames preventivos, receber orientações médicas, participar de ações educativas, além de desfrutar de atividades culturais e recreativas. O atendimento vai acontecer a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, das 14h às 20h, no Centro de Eventos. Esta é uma oportunidade imperdível para cuidar da sua saúde e da sua autoestima. Além disso, durante o mês de outubro, a Prefeitura de Cornélio Procópio também vai promover ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Fique atenta à programação e participe! Outubro Rosa: um mês para celebrar a vida e a beleza das mulheres. O atendimento vai ser realizado até domingo dia 29/10 das 14h às 20h, no Centro de Eventos de Cornélio Procópio.



FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Secretários de Estados confirmam presença em evento no Norte Pioneiro

 

Até o momento (27 de outubro) três Secretários de Estados já confirmaram a presença no Seminário Feliz Cidades dos Idosos e das Crianças na era Digital que acontecerá no dia 10 de novembro na Casa da Cultura em Santo Antônio da Platina.

 

As presenças de Santin Roveda (Estado, Justiça e Cidadania), Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e transformação digital) e Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) já foram confirmadas através das equipes que organizam o evento. Também estarão presentes deputados estaduais e federais.

 

Para o coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro, Juarez Leal (o Daio) a expectativa é de um grande público. “Realizamos a abertura de mais 200 vagas nesta semana e já encerrou. Teremos um público de mais de 500 pessoas para esse debate muito importante”, explica Daio.


FOTO DO SEMINÁRIO REGIONAL SOCIOEDUCATIVO REALIZADO EM AGOSTO DE 2023


Estudantes participam de simulado para o vestibular da UEL

 

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina UEL acontece no próximo domingo (29), e para melhor preparar os estudantes de Assaí para a maratona de provas que vem pela frente, o cursinho preparatório disponibilizado pela Prefeitura Municipal gratuitamente aos alunos, aplica um simulado e aula de correção das questões para os estudantes de Assaí.
O cursinho é ministrado pela Uel com aulas todos os sábados no CEEP Assaí, e é parte integrante do programa Passaporte Estudantil do Vale do Sol.
O Prefeito Tuti Bomtempo deseja boa sorte a todos os estudantes de Assaí "Estou muito feliz em poder oportunizar um cursinho pré-vestibular gratuito e ministrado pela renomada UEL.