O deputado federal, Nelsinho Padovani (União-PR) foi eleito, por unanimidade, o novo presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE). Importante Comissão da Câmara dos Deputados, a CINDRE tem o poder de dialogar diretamente com o Governo Federal, é através dela que o Executivo tomará conhecimento das necessidades dos municípios.
Após vacância do cargo pelo deputado Fábio Garcia (União-MT), Padovani assume a presidência com votação expressiva, foram 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário, a escolha foi por unanimidade, empossando o paranaense presidente da CINDRE.
Em seu primeiro discurso à frente da Comissão, Padovani agradeceu os votos que o fizeram ser eleito presidente. O parlamentar ressaltou a importância da CINDRE para tratar de temas sensíveis da população.
“Para mim é um momento especial, um deputado de primeiro mandato assumir a presidência de uma Comissão permanente tão importante como é a CINDRE. Quero reiterar meu compromisso com o Paraná e com o Brasil, o compromisso de trabalhar em prol da população que mais precisa e buscar meios que tragam dignidade para nosso povo”, destacou.
Preocupado com a situação do Brasil e países vizinhos, Padovani falou sobre a imigração de venezuelanos no país, uma situação delicada e que requer esforços mútuos dos poderes da República.
“Sabemos que a questão de imigração venezuelanos no Brasil, é sensível e precisamos monitorar a entrada no país. Além disso, precisamos debater questões pluviais, de ferrovias, rodovias e território”, afirmou Padovani, destacando a grandeza continental do Brasil representa.
Padovani também se colocou à disposição dos parlamentares membros titulares e suplentes, que a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, trabalhará em parceria com os parlamentares, para que a ação da Comissão seja eficaz, buscando o diálogo com os deputados e os cidadão em seus respectivos estados.
“Quero deixar aqui o meu apoio e agradecimento por terem me escolhido para representa-los. Me comprometo a promover audiências públicas e realizar debates virtuais e presenciais, não apenas aqui na Câmara dos Deputados, mas também me coloco à disposição para fazermos de fato a integração junto à sociedade, levando a Comissão até o povo. Esta presidência não medirá esforços para atender todos os pleitos”, reforçou.
O presidente chamou a atenção dos parlamentares quanto à suspensão de repasse dos recursos federais por meio de convênios e que tem sido reforço vital no caixa dos municípios para realização de obras e ações importantes. Padovani lembrou que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) são de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios.
“É de extrema necessidade que realizemos um debate amplo quanto à suspensão de repasses de recursos federais aos municípios, pois é através destes recursos que o retorno é feito aos cidadãos, trazendo desenvolvimento e manutenção de obras paralisadas e inacabadas no Brasil. Além disso, o reflexo desta decisão por parte do Governo Federal, afeta diretamente a sociedade, que por sua vez fica sem assistência. A nível Paraná, mais precisamente na minha cidade de Cascavel, esse reflexo financeiro no mesmo período do Governo anterior, é de R$ 70 milhões”, salientou.
O parlamentar lembrou ainda do projeto da Ferrovia Bioceânica, ideia inovadora do deputado Padovani que busca encurtar o trecho de escoamento de grãos para os países da América Latina por meio do uso de trilhos, saindo do porto de Paranaguá até o porto de Antofagasta, no Chile.
“É um desafio imenso, mas um desafio que estou pronto para debater e buscar uma solução que seja viável para o Brasil, tanto na questão do bom relacionamento entre os países, como também a geração de empregos e renda para nossa população”.
Padovani ressaltou que o desafio de representar os interesses dos estados e municípios é grandioso e disse estar preparado.
“Agradeço a confiança dos meus colegas parlamentares que me elegeram 1º vice-presidente. Hoje assumo a presidência desta que é, sem dúvidas, umas das comissões mais importantes desta casa. Honrando o compromisso com a população do Paraná e com o Brasil, é com muita felicidade que recebo essa importante missão”, enfatizou.
O deputado acredita no poder que a comissão terá no diálogo com o Executivo. Através de discussões sobre projetos de lei, audiências públicas e demais mecanismos que a comissão dispõe, farão com que projetos importantes sejam votados com celeridade.
Atribuições da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional debate e vota os seguintes temas:
- Regimento Interno da Câmara dos Deputados
- Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional:
- Desenvolvimento e integração de regiões; planos regionais de desenvolvimento econômico e social; incentivos regionais;
- Planos nacionais e regionais de ordenação do território e de organização político-administrativa;
- Assuntos de interesse federal nos Municípios, Estados, Territórios e no Distrito Federal;
- Sistema nacional de defesa civil; política de combate às calamidades; e
- Migrações internas.
FONTE: ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???