Turismo social do SESC Paraná visita Norte Pioneiro para elaborar novo roteiro de viagens

 

A equipe responsável pelo turismo social do SESC Paraná composta pelo gerente de turismo social do SESC Paraná, Augusto Zórtea e pela analista de turismo social SESC, Daniele Pires esteve nesta semana em visita técnica a diversos atrativos em pelo menos nove municípios do Norte Pioneiro. As visitas foram acompanhadas do presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná - Atunorpi, Wellington Trautwein Bergamaschi, que foi quem fez o convite para a passagem da equipe na região.

Um dos objetivos da visita técnica é avaliar o potencial turístico da região e atrativos, bem como rotas e propor pacotes de viagens que explorem as riquezas naturais, culturais e religiosas do Norte Pioneiro por meio do turismo social do SESC como explicou o gerente de turismo social do SESC Paraná, Augusto Zórtea.

“Nós atuamos como operadora de turismo ou seja, nós elaboramos, formatamos e colocamos à venda pacotes turísticos para grupos então a gente veio pra identificar o potencial das cidades, conhecer o que elas oferecem de infraestrutura, de atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes até detalhes como pavimentação e conscientizar o pessoal que trabalha na área da importância de estar com a documentação recolhida para poder atuar juntamente com o SESC”, destacou o gerente de turismo social do SESC Paraná.



Ainda segundo Zórtea, o objetivo do Sesc Paraná é fazer viagens regionais. “É o objetivo do turismo social, fortalecer o turismo regional. Todas as cidades onde tem unidades Sesc são pólos emissores de turismo. Temos esse potencial de trazer não só turistas de Curitiba, como das outras regiões do Paraná também. A partir do momento que a gente conhece os produtos, a infraestrutura, o que o destino tem a oferecer, a gente já consegue visualizar e montar os roteiros a partir disso, então com certeza há possibilidade do aumento dessa oferta para os produtos da região”, afirmou.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O gerente de turismo social do SESC Paraná ainda explicou que há um planejamento de viagens geralmente de um ano, mas há casos de novos destinos como é o Norte Pioneiro que podem ser encaixados no planejamento e acontecer até mesmo em quatro ou cinco meses. “A gente tem o tempo de reservar com os fornecedores, planilhar tudo para formatar o preço, montar o roteiro, que também, quando é um roteiro novo isso é mais desafiador, e aí sim colocar à venda”, explicou Zórtea.

A visita técnica pelo Norte Pioneiro teve início pela cidade de Tomazina na terça-feira dia 1º onde foram visitados o Hotel Fazenda Carro de Boi, Salto Cavalcante, Parque das Corredeiras entre outros locais. A equipe passou ainda por Joaquim Távora e Carlópolis no primeiro dia.

Já na quarta-feira dia 2 foi a vez de visitar atrativos como a Pedra do Índio em Ribeirão Claro e Jacarezinho, onde visitaram a unidade local do Sesc, a Catedral Diocesana Imaculada Conceição entre outros atrativos.

No terceiro e último dia de visita o tour começou em Cambará no Pesqueiro Restaurante Comanelli, depois seguiu para Bandeirantes com Castelo La Dorni e outros locais, Santa Mariana e por fim Cornélio Procópio também com visita na unidade local do Sesc, o Museu de História Natural e outros atrativos.

Segundo o presidente da Atunorpi, é relevante agradecer ao presidente da Fecomércio e vice-governador, Darci Piana, pelo apoio e reconhecimento da importância do trabalho do SESC na movimentação do turismo no estado. “Essa valorização é essencial para fortalecer o setor e incentivar novas iniciativas que beneficiem a população local e atraiam visitantes para conhecerem e desfrutarem das belezas e encantos do Norte Pioneiro”, disse.

Welington Bergamaschi, presidente da Atunorpi ainda agradeceu ao SESC Paraná como um todo por acreditar no potencial turístico do Norte Pioneiro e por essa oportunidade única de colocar a região nos pacotes turísticos do SESC Paraná.

“A parceria com o SESC certamente trará benefícios significativos para o desenvolvimento do turismo social em nossa região. Esperamos que essa experiência seja bem-sucedida e que possamos compartilhar com outros destinos o sucesso desse modelo inovador. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos turistas e mostrar a eles o encanto e a diversidade do Norte Pioneiro, com a Rota do Rosário, Angra Doce e Rota do Café. Obrigado, SESC Paraná, por essa parceria com a Atunorpi e por apostar no potencial do turismo em nossa região", destacou.

O Norte Pioneiro, abrigando a Rota do Café, é um destino de turismo rural por excelência. Em diferentes municípios, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação da bebida mais consumida no Brasil e vivenciar inúmeras experiências.

Além disso, a região é uma referência em Turismo Religioso, com muitos municípios integrantes da Rota do Rosário. A beleza arquitetônica e o requinte das igrejas são destaques, mas são os santuários que se destacam como cenários para celebrações e peregrinações.

Outra iniciativa importante é a designação de Angra Doce como Área Especial de Interesse Turístico. Essa medida visa preservar a riqueza natural da região e ampliar o potencial de Turismo em águas doces que banham os municípios. São 10 municípios em São Paulo e 05 municípios no Paraná envolvidos nesse projeto, acreditando no potencial da região para se tornar um grande cartão nacional e internacional de turismo, além de buscar uma nova alternativa para o desenvolvimento regional.

Essa é apenas uma pequena amostra do vasto potencial turístico do Norte Pioneiro, com suas riquezas naturais, históricas e culturais, que encantam tanto os visitantes locais como os vindos de outras regiões do país e até mesmo de fora do Brasil. A região se firma cada vez mais como um destino imperdível para quem busca experiências autênticas e enriquecedoras.

Distâncias

Curitiba / Tomazina 300 km;

Tomazina / Joaquim Távora 44 km;

Joaquim Távora / Carlópolis 24 km;

Carlópolis / Ribeirão Claro 34 km;

Ribeirão Claro /Jacarezinho 30 km;

Jacarezinho / Cambará 20 km;

Cambará / Bandeirantes 37 km;

Bandeirantes / Cornélio Procópio 38 km;

Cornélio Procópio / Curitiba 400km.

Locais visitados:

Tomazina:

Hotel Fazenda Carro de Boi e Hotel Tomazina, Salto Cavalcante, Parque das Corredeiras, Terminal turístico da prainha, Drinkeria Rabo da Cobra e Santuário de Santo Inocêncio Mártir.

Joaquim Távora:

Santuário Santíssimo Nome de Jesus.

Carlópolis:

Hotel Portal, Pousada do Pescador, Ponte do Pôr do Sol, Caldo de Cana Amaral e Ilha do Ponciano.

Ribeirão Claro:

Pousada Victor, Pousada Curicaca, Fazenda Monte Belo, Pousada da Cascata, Queijaria Bella Vista, Restaurante Casa Chique, Restaurante Victor e Estância Pedra do Índio.

Jacarezinho:

Catedral Imaculada Conceição, Santuário Mariano de Schoenstatt - Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, Sesc e Cervejaria Brewger.

Cambará:

Paróquia Nossa Senhora das Graças, Hotel Bourbon, Pesk Pag Rodeio Pizza & Peixe e Arena Comelli Restaurante e Pesca Esportiva.

Bandeirantes:

Paróquia Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Santuário São Miguel Arcanjo Bandeirantes, Vinícola La Dorni e Restaurante Rancho da Invernada.

Santa Mariana:

Engenho Cachaça Bassi e Parque Estadual "Mata São Francisco".

Cornélio Procópio:

Monumento Cristo Rei, Santuário Mariano de Schoenstatt - Tabor Fidelidade à Igreja para a Glória da Santíssima Trindade, Catedral Cristo Rei, Museu de História Natural de Cornélio Procópio, Sesc Cornélio Procópio e Hotel London Prime



FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???