Programa Saúde na Escola atende mais de 10 mil educandos em Pinhais

 

Com o propósito de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino, a Prefeitura de Pinhais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), leva às unidades ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O município de Pinhais aderiu ao programa no ano de 2014. No ciclo 2023-2024, são 32 escolas pactuadas, sendo 12 escolas municipais, uma escola estadual e 19 Cmeis totalizando 10.115 educandos atendidos. 

As ações, realizadas de forma articulada entre os profissionais da Atenção Primária em Saúde e da Educação, visam contribuir com a formação dos estudantes por meio de atividades que tratam de uma série de assuntos. “De maneira lúdica, trabalhamos as atividades na apresentação dos temas, com brincadeiras, teatro e oficinas. Fazemos medição do peso e altura, verificação de carteira vacinal e aplicação de vacinas de acordo com o calendário vacinal e mediante autorização dos pais”, explica Janaina Eleutério de Freitas, da Seção de Estratégia da Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Pinhais. 

Entre os temas trabalhados estão: saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e de acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular, prevenção à Covid-19. Em 2024, será incluído o tema saúde mental.


“Algumas ações são priorizadas, como a verificação da situação vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, promoção da atividade física, promoção da cultura da paz e direitos humanos, alimentação saudável e prevenção da obesidade e o atendimento individual das crianças com obesidade”, completa Janaina. 

PSE 

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, no qual as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública de ensino, se unem para promover saúde e educação integral.



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???